terça-feira, 15 de outubro de 2013

Professoras de um tempo.

















Lembranças de minhas mãos travadas,
Que apenas brincavam naquele lugar.
Ai delas se não fossem as abençoadas,
De uma professora para me ensinar.

Longe muito longe vejo uma imagem,
Saias azuis as meninas bem vestidas,
Carregavam seus sonhos na bagagem,
As normalistas estudantes pretendidas.

Hoje perdidas nestas belas lembranças,
Eu as vejo nas escolas como invisíveis,
Sem um respeito perdem-se as heranças,
Da educação com valores inesquecíveis.

Hoje cada palavra que compõe o verso,
Há uma marca daquela sua dedicação,
Pois que ao me abrir para um universo,
Encantaram-se palavras na inspiração.

E hoje quando as vejo nesta humilhação,
Que foram submetidas pelos governantes,
Queima no peito uma grande indignação,
Com a educação de números alarmantes.

Então nos resta a elas uma homenagem,
Como um perdão diante a nossa inércia,
Em assistir das autoridades a sabotagem.
Professor você é tradução da sabedoria.

Toninho
15/10/2013

Em especial às minha amigas blogueiras e professoras.
Uma simples homenagem às professoras de todo o país, que mesmo sem valorização perseveram na missão de fazer do país uma grande nação.
************************************************************
***************************************
 

19 comentários:

  1. Olá, Toninho. Antes, era uma grande honra tornar-se professor. Hoje, as pessoas nos olham com pena. Alguém me perguntou por que eu tinha escolhido ensinar, se os professores ganham tão pouco. Fiquei só olhando...

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de poesia e homenagem onde tocas noas feridas da profissão:falta de reconhecimento merecido! Que um dia esse quadro mude e os professores tenham o devido e justo RESPEITO!

    abração,parabéns aos professores! chica

    ResponderExcluir
  3. Não existe mais respeito pelos mestres , uma tristeza Toninho.Que fiquem as lembranças e a poesia como protesto
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amigo Toninho
    Lindíssima homenagem. Senti-me confortada com cada palavra delineada com tanto carinho e reconhecimento. Quero parabenizá-lo pelo dia de hoje pois todas nós somos educadores na arte que escolhemos e você é um exímio poeta que nos presenteia com tuas postagens magistrais. Meus cumprimentos a você, Mestre na arte que escolheu e que nos oferece com tanto carinho. Tenha um dia feliz!
    Beijos da amiga
    Gracita

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Toninho, venho conhecer o seu cantinho e retribuir a amável visita que fez aO Berço, que me deixou muito feliz, ainda mais com os comentários de apoio que deixou. Muito obrigada.
    Dizem que os professores são os únicos que não precisam fazer vénia perante o imperador, no Japão. Não sei se é verdade mas, em caso afirmativo, diz muito sobre respeito pela educação.
    Já me registei (embora não tenha avatar) e virei "visitá-lo" mais vezes.
    Um abraço desde Portugal
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  6. Toninho bom dia , uma bela homenagem, aos professores,, eu agradeço , tenho três filhas professoras e são por amor, vocação mesmo. Naide
    é bíólaga tem um campo vasto para trabalhar, por opção escolheu ser professora,as outras as mesmas coisas e os netos são mais sãbíos além de professores tem outros empregos. Deus os proteja ao fazer voto de pobreza , a minha alegria é que estão sendo útil a uma sociedade carente. Um abraço fraterno, Celina

    ResponderExcluir
  7. Pois é meu querida, nesta tua poesia, belíssima, disseste tudo.... Do valor do professor a alguns anos atrás a sua desvalorização e descaso como são tratados por governantes e os próprios alunos que não mais os respeitam.... triste demais. Um grande abraço querido.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo!
    Você faz uma bela e justa homenagem aos professores. No Brasil como em Portugal o ensino está de rasto... é isso que depreendo das suas palavras. Os nossos governantes estão a dar cabo de tudo. Onde vamos parar?! Parabéns pela sua chamada de atenção...é importante falar deste assunto.
    Beijos.
    M. Emília

    ResponderExcluir
  9. Um belo dia a aqueles responsáveis por grande parte de nossa história, feliz dia dos professores!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Uma boa homenagem aos professores.Tenho professores
    na família e sei como é difícil mas ao mesmo tempo
    gratificante essa profissão.
    Um bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  11. Linda tarde pra vc!!!

    Uma poesia que ofereço a todos professores


    Abraços com carinho

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  12. Olá amigo, bela homenagem, não tenho muitas lembranças dos meus professores de infância, mas reconheço a importância que certamente tiveram na minha formação! Parabéns a todos que se doam a este oficio tão desafiador! Abraçosss

    ResponderExcluir
  13. Belíssima homenagem!! Deus te abençoe e continue a te inspirar.
    *soninha*

    ResponderExcluir
  14. Maravilhosa poesia que me transportou aos dias de minha infância, quando minha primeira professora ensinou-me o mundo mágico nas palavras, nas leituras. Como foram lindos aqueles dias! Revivi ainda há pouco com o belo filme que passou na sessão da tarde, um filme do Ziraldo que eu não conhecia, A Professora Maluquinha, lindo.
    Amei sua poesia amigo Toninho, você é um poeta do coração.
    um grande abraço carioca


    ResponderExcluir
  15. Linda sua homenagem feita em poesia que nos remete a um tempo em que ser professora era status, mas que hoje virou humilhação.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Que maravilhosa homenagem e agradeço por mim e meus colegas! Somos muito desvalorizados porque é interessante ao país um povo sem instrução,infelizmente! bjs,

    ResponderExcluir
  17. Linda homenagem Toni! Tenho dentro de mim doces lembranças de alguns professores que marcaram muito minha mente. Acho que todos nós temos boas lembranças do tempo de escola. Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  18. querido toninho
    Um poema maravilhoso para uma homenagem a uma classe que,aqui como aí, está a ser totalmente desvalorizada.
    Com a agravante de que aqui, até os vencimentos estão a ser diminuídos.
    Parece que os governantes acham que o saber representa perigo. Informação é poder!
    Pobre (des)governo!!!
    Muitos parabéns,Toninho, pela maravilhosa homenagem e exaltação do professor.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  19. Caro Toninho

    E fica para sempre esta linda canção e o filme que comoveu o mundo e que jamais será esquecido.
    Linda homenagem em versos aos nossos professores que deveriam ser vistos com mais atenção pelos nossos governantes.

    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.