sábado, 21 de dezembro de 2013

Eu fico pensando












O Menino nasce trazendo esperanças e outro morre numa viela estreita levando na mão apenas um pedaço de pão, mas cheio de emoção.
É Natal, há mesa farta e a mesa que tudo falta, nada de novo.

Então é Natal, gente esquecida num hospital do governo, gente que clama por mais atenção e no palácio sobra euforia e mentiras na hipocrisia.Então é Natal e um grupo de almas perfumadas sai com alguns brinquedos e alimentos, são os anjos do dia, que levam alegria aos seres invisíveis, esquecidos, abandonados sob um viaduto ou praça da cidade. Há caridade perfumando a noite destes pobres infelizes.

É Natal uma criança chora ao vir ao mundo, os pais felizes lhe dá o nome de Natalino, ou Jésus da Silva, carrega a esperança para a família, abrigada num barracão, lá no alto do morro, onde se deveria ter uma orientação no controle da natalidade, que assusta os números das estatísticas. Mas não, ali apenas procriam.


É Natal, há carga positiva de pensamentos espalhados pelos lares. Penso na felicidade em cada caixa que se abre, em cada embrulho multicolorido. Há endividamento estimulado, bem como há angustia dos desejos não atendidos. Na emoção misturam-se lembranças das pessoas que se foram para outro plano e outras que estão distantes. Há tristeza na noite, sorrisos escondem frustrações, na mesma sala há festa e solidão.

Sinos anunciam a hora sagrada do nascimento. No Céu uma estrela guia faz lembrar a determinação dos três reis magos. Nas casas a oração natalina em forma de agradecimento. Entre abraços e beijos, lágrimas se misturam na alegria, lembranças que assaltam o coração. Por que tanta tristeza uma noite feita para alegria? Até parece que nós humanos somos mesmos seres esquisitos. E neste clima acelera uma indignação de saber da desigualdade e da inoperância reinante.

Mas, durma em paz Menino e acorde feliz a brincar, que seu Pai o embala nesta noite de luz, a zelar para que seus dias sejam de alegrias.

Toninho.
21/12/2013

Feliz Natal a todos vocês que fazem parte de minha vida, que talvez nunca nos encontremos, mas já os levo em meu coração. Que a fraternidade seja nosso prato predileto, que nos revigore para a vida. Renovo o meu contrato de estar com vocês em mais um ano que se aproxima. Feliz 2014 com sonhos em penca na mais perfeita evolução e realização.
 
Nota:
Uma pausa, mas estarei a visita-los, pois adoro viajar com vocês, isto é, se eu conseguir,rsrs.(lembrei da querida Chica)
Beijos no coração.
 




43 comentários:

  1. Já não espero o natal com a alegria de antes e este especialmente, será como se não existisse, Feliz tudo pra ti querido.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo Toninho
    Que lindo e comovente. São tantas as verdades contidas em suas palavras que me veio um nó na garganta tamanha a emoção.Natal deveria ser de alegrias pelo nascimento do Menino Jesus mas bate uma tristeza e nos deixamos envolver pelo clima de desilusão. Maravilhoso texto meu querido.
    Obrigada por sua maravilhosa companhia e que estejamos unidos em 2014 num lindo processo de interação e amizade. Um feliz e abençoado natal e um ano novo de vitórias e conquistas.
    Beijos com meu excepcional carinho e amizade
    Gracita

    ResponderExcluir
  3. Oi Toninho um Natal de muita paz e um o ano novo repleto de felicidades para vc e família. Eu compreendo amigo a sua preocupação, com aqueles que não tem uma ceia ou mesmo um pedaço de pão, durante a ceia eu fico triste pensando neles,mais o que posso fazer eu faço, para não ver tanto sofrimentos, ainda bem que a minha família pensa assim também, fazemos campanhas de roupas e alimentos,mesmo sabendo que uma gota d’água no oceano mais aqueles que foram contemplados, trouxemos um pouco de alegria para eles, a minha filha que trabalha na área de saúde procura orientar as clientes muitas reclamam dos maridos que não aceitam , Paciência amigo façamos a nossa parte, que Deus já faz a dele., Um abraço fraterno Celina,

    ResponderExcluir
  4. Que as FESTAS de fim de ano possam trazer AMOR, PAZ, SAÚDE e muita HARMONIA.
    Que a essência divina nos acenda as chamas da fé e da esperança.

    FELIZ NATAL e um ANO NOVO repleto de grandes realizações.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Toninho,
    Lindo o seu texto!!!
    Feliz natal para você e toda a sua família!!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  6. Oi Toninho
    Muito obrigada pela linda mensagem natalina, desejo a você e família um natal abençoado, e um novo ano cheio de saúde, paz, sucesso e prosperidade.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus abençoe seu Natal
    seja uma noite linda junto dos seus familiares,
    pois é uma noite muito especial.
    Que as estrelas dos céus brilhe sobre
    todos nós.
    Obrigada por ter convivido
    comigo mais um ano ,
    que você contiue com um lindo sorriso sendo
    anjo bom na minha vida.
    Um abraço e meu carinho.
    Um Feliz Natal para você e sua preciosa
    família.
    Que o amor de Deus
    esteja em nossos corações sempre.
    Carinhosamente, Evanir.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo Toninho

    Que neste Natal a magia da criança que fomos esteja presente nos nossos corações...que não seja apenas uma comemoração de um dia, mas momentos de amor que se prolonguem por todo o ano...unindo almas e encurtando distâncias com o carinho de uma palavra...o calor de um abraço que se sente como um lenitivo para todas as dores.

    FELIZ NATAL junto de todos os que amas

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  9. Não é assim que vejo o Natal!
    Ainda acredito que o ser humano tem conserto!
    A maioria ainda tem jeito!!!!
    ¸.•°♡♡⊱彡

    Muita paz e muita luz em nossas vidas, no Natal e sempre!!!

    ⋱ ⋮ ⋰
    ⋯ ✰ ⋯
    ⋰ ⋮ ⋱


    ░F░E░L░I░Z░
    N░A░T░A░L░!!!

    ¸.•°♡♡⊱彡

    ResponderExcluir
  10. Que o natal, possa fazer renascer em cada ser humano o seu melhor lado, o lado luz. E que seja sempre natal em nossas atitudes, o trabalho voluntário de assistir irmãos necessitados, traz paz, alegria e sentido as nossas vidas. Linda mensagem, Toninho. Desejo a vc, e toda sua família um Feliz e abençoado Natal.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, amigo, Toninho. Eu me emocionei com as verdades escritas nesse belíssimo texto.
    Uma mescla de crítica, solidão e amor.
    Pessoas abandonadas que não tem a bênção de uma família, que não sabem o real significado do Natal, que vivem pelas ruas, certamente, é triste demais.
    Poder público que nada faz, e almas caridosas tentando minimizar os estragos deixados na sociedade.
    Que possamos ter amor em nosso coração os 365 dias do ano, que seja o real Natal em nós, mas sem a falsidade naturalmente imposta pela data sagrada.
    Que exista sentimento bom de verdade em todas as fases do ano.
    Você foi perfeito, adoro os seus escritos e sua alma.
    Uma bênção para mim foi te conhecer, mesmo que não pessoalmente, mas nada é impossível!
    Desejo que tenhas um abençoado 2014 repleto de realizações, amor, saúde e fé!
    Muita paz no seu coração e um Natal diário para você.
    Agradeço pela sua amizade e espero que continuemos mais unidos ainda no próximo ano.
    Desejo tudo de excelente para você e sua família.
    Beijos na alma e paz!

    ResponderExcluir
  12. Toninho,

    Sou uma seguidora de Playing for Change, fantastica iniciativa, sou apaixonada.

    Amigo,

    Eu desejo tudo de bom a voce, seus familiares e a todos nossos amigos presentes.

    Que seja a magia do amor o instrumento para a transformação de cada dia num outro ainda melhor.

    Boas Festas, muita paz.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Meu querido Mineirinho, amigo Toninho!


    Agradeço a sua presença e participação nos meus blogs ao longo deste ano. Sem você meus blogs não teriam sentido. Faço tudo especialmente para você.

    Infelizmente, por problemas de saúde, este ano eu desacelerei minhas atividades na internet. Atrasei as atualizações dos meus blogs como nunca antes. Minhas visitas aos blogs dos amigos estão atrasadíssimas. Só não me afastei do Facebook e do Twitter, pois posso publicar direto dos blogs e visitar essas redes sociais é rápido. É tudo muito prático, pois é só clicar e pronto!

    Espero retornar ao meu ritmo (quase) normal de antes. Digo "quase", pois eu ficava demais no notebook e isso deve ter acentuado o meu problema na coluna.

    Desejo que estejamos juntinhos(as) em 2014.

    Que o seu Natal e de sua família seja maravilhoso e que 2014 seja inesquecivelmente feliz!

    Meu Natal virá cheio de esperanças!

    Com desejos de dias melhores para mim,

    para minha família,

    para meus amigos

    e para o mundo!

    Meu Natal virá renovar e reforçar a minha fé!

    Será uma oportunidade de reflexão,

    de renovação,

    de aproximação da família

    e dos amigos reais e virtuais.

    Meu Natal virá com a certeza de que tudo pode se transformar.

    Tudo pode se renovar.

    Tudo pode melhorar.

    Tudo pode evoluir.

    Basta a gente querer de verdade.

    Meu Natal virá com o desejo sincero de que o seu Natal

    será maravilhoso, inesquecível e feliz.

    Boas Festas! Feliz Natal! Um excelente 2014! Que seja o melhor ano de sua vida!!!

    Meu vídeo de Natal:

    http://youtu.be/uUKifE63_WU

    Muitas beijocas!

    Sônia Silvino

    Obs.: Esta mensagem está postada no meu agregador de links 1. Hoje estou copiando e colando (o que não costumo fazer), mas após as festas prometo retornar com mais calma e passear pelos seus blogs. Grata pela sua compreensão e presença nos meus blogs mesmo com a minha ausência nos últimos meses.

    ResponderExcluir
  14. Olá Toninho!

    Uma excelente reflexão, sobre o que deveria ser o Natal em nossos corações...
    Para si, amigo e para os seus, os meus votos de um Feliz Natal e de um Novo Ano repleto de Alegria...

    Agradeço a mensagem deixada no meu blogue...:)

    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  15. Meu querido amigo vim agradecerte tão honros sentimentos que a mim escreveu..Para ti meu amado desejo o dobro de todas as tuas palavras ,e desejo que em 2014 seja tu a diferença de todas as coisas bonitas e perfeitas..pois ser diferente é anunciar a graça da paz que a natureza nos oferece no dia a dia de nossas vidas.

    Meu querido amigo obrigada e feliz festas e um ano novo cheio de sucesso e que este sucesso também me acompanhe junto ao melhor da vida...O Amor!

    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  16. amei a musica
    Feliz Natal =)
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Toninho!

    Vim te desejar um feliz natal e um ano novo de muita paz, saúde, sucesso e muito amor!

    FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO TONINHO!

    ResponderExcluir
  18. SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !!!!!!!!!!!!!
    VIM AQUI DESEJAR UM NATAL DE LUZ !!!!!!!!!!!!
    MEU AMIGO MINEIRINHO! QUE SAUDADES QUE TENHO DE VOCÊ E DOS DEMAIS AMIGOS.
    FUI CLONADA E TIVE QUE ME AFASTAR DO MEU BLOG,MAIS EM CADA CANTO QUE VOU VEJO OS AMIGOS RESSALTANDO MINHA AMIZADE COMO VERDADEIRA,ISSO ME DEIXOU MUITO EMOCIONADA E ESTOU CRIANDO FORÇA PARA CRIAR UM OUTRO BLOG PARA CONTINUAR INTERAGINDO COM OS AMIGOS.ESPERO PODER CONTAR COM SEU APOIO E SUA AMIZADE VERDADEIRA.
    ABRAÇO FRATERNO !!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SADADESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Toninho pelas mensagens pelos poemas sempre tão perfeitos e que nos fazem refletir nos encantam e deixa nosso dia mais feliz.
    Obrigada por ser um amigo tão gentil!
    Feliz Natal e enquanto ficamos pensando o mundo recebe nossas energias positivas e por certo um dia há te se fazer mais justiça e haverá mais Amor nos corações,
    abraços e Feliz Natal
    nos vemos em 2014.

    ResponderExcluir
  20. Oi meu querido amigo, na parte que aqui me cabe venho desejar em dobro todo o Santo Natal com paz, amor e muita saúde, beijinhos de luz e muita paz.

    ResponderExcluir
  21. Mineirinho, às vezes penso que essa desigualdade é um caminho para despertar a solidariedade. Há muitos que se preocupam e pensam nos que nada recebem no Natal. E outros tantos que colocam Papai Noel em evidência e se esquecem do sentido real da data. Talvez um dia todas as barreiras caiam e nos tornemos, verdadeiramente, irmãos.
    Feliz Natal!!!!!!!!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Olá Toninho,

    Você foi perfeito nestes devaneios de Natal. Quanto contraste, infelizmente! Há muitos corações ainda fechados para o amor, a caridade e a justiça social, mas, graças a Deus, ainda há seres humanos imbuídos do espírito natalino, que pensam em levar lenitivo aos sonhos daqueles que não podem ter um Natal conforme desejado. Que pelo menos o Menino Jesus possa estar presente em todos os corações neste momento sagrado, despertando-lhes os sentimentos nobres do amor, da caridade, da fraternidade e da solidariedade.
    Que Cristo renasça todos os dias dentro do nosso coração!

    Grata pela preciosa companhia e pelos prazerosos momentos
    de bela leitura por aqui.

    Natal feliz e iluminado para você e família e um 2014 de muitas alegrias, sucesso e realizações gratificantes.

    Bom descanso e ótimas festas.

    Grande e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  23. Que a magia do Natal permaneça em nossos corações durante os próximos 365 dias!! Muita luz!!

    Feliz Natal!! ♥

    ResponderExcluir
  24. Amigo,
    Desejo a você e toda família um Feliz Natal, com muito amor, saúde, paz e harmonia.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  25. SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !!!!
    Aproveitando o dia de NATAL,para rever os amigos queridos e,você é um deles,do qual sempre presei.Guardo muitos comentários ou melhor dizendo.Guardo todos que deixastes ao longo do nosso convívio.Hoje o FOLHAS DE OUTONO se encontra sem movimentação,mais deixo dito que breve entrará o FOLHAS DE OUTONO II e,com certeza você será convidada para a inauguração dele.
    Hoje só vim matar as saudades e ver se você está bem.
    FELIZ NATAL !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Caro amigo Toninho
    Fiquei muito emocionada com esta maravilhosa postagem.
    Lembrei-me de um episódio que vivenciei num dos Natais aqui em Sampa:

    um sorriso triste
    refletido no sonho de cristal
    menino de rua

    Texto dígno de ler e reler e o vídeo a completar.
    Desculpe-me da ausência. Mas neste Ano Novo vou colocar as minhas visitas em dia.
    Dias natalinos bem iluminados para você e toda a família.
    Um Feliz Ano Novo e bom descanso.
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  27. Hoje, na Igreja quando orava rapidamente me passou tudo isto que vc tão bem relata.
    Minha neta acordou risonha e aconchegada, mas sabemos que muitos lares foram desfeitos pela intempéries do tempo, por acidentes etc e agradeci e orei por tantos desalentos.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  28. Muchas felicidades en estas navidades y que el pròximo año te traiga todas tus inquietudes.
    un abrazo

    fus

    ResponderExcluir
  29. Depois de três meses sem net, ela finalmente chegou bem na véspera do aniversário de Jesus, para mim um presentão, poder estar de volta ao convívio dos amigos, Toninho tantas são as diferenças neste mundo, tantos passam fome, frio, dor material ou moral, bem sabemos, a humanidade sabe, e não haverá mudanças enquanto a humanidade não entender que só se revestindo do mais puro amor, aquele que Jesus tanto pregou, é que estes tristes quadros serão sanados, um aquecerá o outro, repartirá, e ninguém se sentirá feliz enquanto uma só lágrima estiver a solta no olhar de um irmão, mas para isso ainda é necessário um longo caminho para muitos, somos tão imperfeitos e tão egoístas, pena porque o jugo Dele é leve muito leve, abraços e um Feliz Natal

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde,Toninho
    O seu texto é uma magnífica reflexão.Estamos em perfeita sintonia. Com o passar dos anos,já não vivo o Natal do mesmo modo.
    Esses «anjos de dia».que oferecem uns presentes nesta altura,deviam fazê-lo durante os outros 364 dias. Têm possibilidades,mas essa atitude soa-me como que uma estratégia de marketing,para obter «favores» mais tarde. É o «politicamente correcto»,ou «socialmente correcto».
    Na semana passada,uns jogadores de uma equipa de futebol foram visitar a ala pediátrica de um Hospital do Norte do país e,um deles dizia aos microfones de um canal televisivo que gostaria de fazer isto mais vezes,no decorrer do ano,porque há sempre crianças hospitalizadas. E estava certo.Mas,quem deveria tomar estas atitudes, não as toma.
    Apesar destes pesares,desejo-lhe a continuação de Boas Festas,junto da família e um 2014 cheio de Paz,Luz e Harmonia.Espero que haja menos sofrimento para os que vivem abrigados por pontes e viadutos.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  31. Um texto para refletir pois amor e solidão podem andar juntos...
    Um ano novo cheio de expectativas, abraço Lisette.

    ResponderExcluir
  32. Toninho, muito lindas as tuas rreflexões compartilhadas aqui! Vim agradecer e desejar um lindo 2014 com tuuuuuuuuuuudo de bom que mereces, junto à tua família! Boa viagem, boas f´perias e , se fores como eu,m sempre que sobra um tempinho, dou uma escapadinha pra ver vocês,rs abração,chica

    ResponderExcluir
  33. Olá Toninho!
    Partilho das suas ideias.Parabéns pelo texto.
    Venho agradecer e retribuir os votos de FELIZ ANO NOVO!
    Que haja mais justiça,paz e amor! Um ano repleto de saúde e de boas publicações!
    Um abraço de Portugal.
    M. Emília

    ResponderExcluir
  34. Toni,

    Fica meu abraço carinhoso e um desejo de muita Paz e realizações pra ti meu amigo! Escreva sempre! Teu talento é sensacional e adoro estar por aqui! Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  35. Oi, querido Toninho!

    Espero que seu Natal tenha sido bom, isso é, vivido na essência e não na opulência.

    Não consegui comentar seu post, pelos motivos que você já conhece.

    Desejo a você e família um excelente ano novo, com saúde, paz e muito amor.

    Beijos, com carinho da Luz.

    ResponderExcluir
  36. Consegui deixar comentário. Estou super feliz.

    Beijos, querido amigo!

    ResponderExcluir
  37. Querido amigo Toninho. Agora fico imagin(e)ando um mundo melhor para todos neste novo ano.
    Feliz 2014 com muita paz, saúde e amor.
    Um carinhoso abraço.
    Elisa

    ResponderExcluir
  38. Olá, Toninho,

    Passando para agradecer e desejar um 2014 cheio de saúde e paz, que Deus ilumine todos os dias da sua vida e dos que lhe são queridos.
    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  39. Com muito carinho venho desejar um abençoado ano novo,
    que as ooo hora do dia 31 de Dezembro entraremos em 2014 deixando
    alegrias , tristezas , dores , saudades na virada de mais um ano.
    Deus nos cubra com seu manto de cura e nos envolva
    de carinho para mais 365 dias e 8 horas de felicidade plena
    de realizações sonhadas para nossas vidas.
    Um abraço carinhoso mil beijos de pura amizade.
    Amigos para sempre :A viagem.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  40. Meu querido doce amigo, nesta quadra de fim de ano a minha euforia pelos fogos de artifícios já ficaram muito para trás, mas temos imensos jovens para quem esta quadra os deixa numa verdadeira alegria.
    Pois meu bem é a eles a quem eu dedico. Todos nós ainda temos jovens uns mais perto e outros mais longe, desejo de todo meu coração que seja uma quadra ou apenas uma noite de verdadeira alegria e, que todos eles saibam estar no sitio certo e na altura certa com a verdadeira mão Divina sobre suas cabeças, que não bebam demais nem usem drogas, para felicidade deles e de seus pais queridos.
    Desejo que entrem em suas casas assim como saírem, para que os nossos tão queridos seres cheguem há minha idade e muito mais além. E que amanhã deem os mesmos conselhos as seus filhos e netos.
    Só assim o mundo será respeitado com muita paz e amor.
    PS: a si meu amigo mais um grande, grande, muito obrigado pelo prazer que me fez sentir em partilhar da sua amizade, carinho e dedicação, e que 2014 como é um ano com um numero lindo seja assim também lindo em todos os corações que anseiam por um mundo melhor.
    Assim seja e assim será. FELIZ ANO NOVOS COM TODAS AS ENERGIAS RENOVADAS.

    ResponderExcluir
  41. Neste ano a findar
    Eu dou graças a Jesus
    Pelos caminhos me guiar
    Na direção desta luz.

    Dois mil e treze se finda
    Dois mil e quatorze a chegar
    Eu vou dando graças a Deus
    Por estes amigos me dar.

    Caminhamos lado, a lado
    Sem nunca nos avistar
    Mas sentindo a emoção
    Que nos fez aqui chegar.

    Esta vida é mesmo assim
    É como as ondas do mar
    Uns partindo outros chegando
    E o tempo sempre a rodar.

    Temos amigos ficando
    E outros logo a abalar
    Mas alegria de os ter tido
    Ninguém nos pode roubar.

    FELIZ ANO NOVO, com beijinhos de luz e muita paz.

    ResponderExcluir
  42. SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !
    Daqui a pouco o ano termina... Com a ida dele, chega a expectativa... O desejo de fazer diferente, a vontade de modificar o que não está legal, a ânsia de crescer e abraçar todos os planos do mundo...
    Finais de ano servem de balanço e de balança... A gente vai e vem, o pensamento viaja, o coração faz retrospectiva, a memória guarda o que foi bom...
    E todos fazemos votos de um ano novo melhor...
    Eu espero de verdade que eu, você, nós... sejamos pessoas melhores... e que nós possamos ser a mudança que esperamos e queremos ver no mundo...
    Que 2014 seja melhor para você do que foi 2013, em todos os sentidos... Que todos sejamos vencedores... E, principalmente, que todos os seus desejos se realizem neste novo ano ...Assim é o meu desejo diante do seu desejo.
    Abraço de saudades sempre!
    Severa Cabral (escritora)

    ResponderExcluir
  43. Nem me fale de pessoas em hospitais públicos, muito triste...e pensar que elas estão pagando por um tratamento melhor.
    Adorei a visitinha, obrigada. Beijos!

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.