terça-feira, 25 de junho de 2019

A lição canina.


Botando a cabeça para funcionar é a BC da Chica nos dias 5, 15 e 25 de cada mês onde uma imagem é oferecida para livre manifestação e inspiração. Conheça e participe neste agitar dos neurônios. Abaixo minha participação e vamos ler os outros amigos e deixar uma frase, um pensamento lá no chicabrincadepoesia



O homem precisa, aprender a respeitar as leis principalmente as de transito. Torna-se evidente a falta de consciência e educação diante as várias infrações cometidas. Sempre com desculpas esfarrapadas. O tempo tem sido uma destas, agem como se fossem bombeiros em ação, onde a pressa é até aceitável, mas mesmo nesta precisa ser consciente.

Isto faz lembrar a morte de uma colega (Déa Lucia) de escola no tempo de ginasial, quando em ação para combater um incêndio num casarão público, o velho caminhão de bombeiro trafegava em contramão, perdeu o freio e acabou causando sério acidente e neste a colega que andava pela calçada, acabou sendo esmagada junto ao paredão.

É comum ver pelas ruas cachorros em travessia consciente, embora muitos como humanos se arriscam e são atropelados indo a óbitos. Mas tenho visto cães que pacientemente esperam o sinal fechar para os veículos e observando os pedestres, fazem a travessia segura. Creio que muitos dos cães se arriscam, por ver pedestres em correria contra o fluxo de veículo.

Olho para a imagem e vejo, o quanto eles estão a ensinar, ainda que o ser humano não tenha olhos para captar a mensagem silenciosa, que os animais nos passam, seja prudência, calma, união e até de solidariedade, como um caso, que um cão é atropelado e os amigos dele não fogem assustados, ficam em volta, tentando o arrastar para o meio fio, cena que comove e leva à várias reflexões.

Precisamos saber nosso papel no mundo em sintonia com os três reinos da natureza. Os animais de inteligência um pouco avançada, nos copiam em ações e assim temos uma responsabilidade em fazer o certo independentemente de onde estamos e como estamos.

Desacelere homem e veja quanta calma, um animal lhe passa e veja, como eles muitas vezes fazem exatamente como fazemos e o fazem por nos observar. Quando for atravessar uma rua, lembre-se de o fazer com segurança e inclusive ajudar a orientar os menos conscientes e ou com dificuldade de locomoção e assim estender seu olhar para os animais, principalmente os cães pelas ruas das grandes cidades. Saber que nosso ato pode salvar vidas, é tudo que se espera de uma pessoa cidadã.


Toninho
24/06/2019


Que a semana flua bem e leve.
Grato pela visita

16 comentários:

  1. Realmente eles n o s ensinam de verdade! Adorei! Qdo der levo link.
    Indo no trem lá na Oma,parece a coisa tá feia lá! Abração, chica

    ResponderExcluir
  2. Cidadania é uma disciplina que deveria abranger todos os anos de escolaridade... Bj e gosto da partilha!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde de paz, querido amigo Toninho!
    Que texto espectacular!
    Quanta gente perde a vida na faixa porque atravessa com a atencao voltada ao celular e perde o bem mais precioso que temos.
    Quantas licoes de vida valiosas ha aqui.
    Creio piamente que deva haver essa correlacao do reino animal conosco. Tambem fiz esta abordagem embora noutra perspectiva ( afetiva ).
    Gostei muito da sua esmerada participacao, parabens, meu amigo.
    Tenha dias abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Muito, muito bom :))

    Voltei... Quando o sol surge pela aurora.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Toninho, excelente reflexão, quanta verdade existentes, todos estamos em evolução inclusive os cães, aprendem conosco, mas nós temos muito a aprender com eles, principalmente amar, abraços querido.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Toninho.
    Excelente crônica!
    Também tenho uma história sobre cães e trânsito para contar. Acho que vou participar dessa brincadeira.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Vim dizer que levei teu link! Obrigadão! abração, chica e as coisas lá na Oma estão feias... Vamos esperar o melhor pra ela!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Toninho!
    Escreveu coisas lindas e tão necessárias para uma vida feliz e ordenada... A pressa e a falta de educação trazem prejuízos enormes. Os cachorrinhos da imagem estão nos proporcionando grande aprendizado.
    O meu abraço...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, amigo Toninho
    Participastes com um texto verdadeiro.
    Os animais nos ensinam. Pena que os humanos não se mirem nos seus exemplos.
    Tenha um excelente dia.
    Um carinhoso abraço de
    Verena.

    ResponderExcluir
  10. palavras muito sábias Toninho!
    precisamos de reaprender a ser pacientes e a usufruir dos benefícios da contemplação!
    o que tentei fazer nas ultimas semanas, andei "fugida", sem conseguir postar :)
    abraço
    Angela

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Toninho,
    Grande reflexão!
    Como toda a natureza os animais, neste caso os cachorros, dão-nos grandes lições.
    Assim o Homem enxergasse.
    Um beijinho e resto de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Sabias palabras. Me gustan los animales.
    Buen jueves.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Toninho.
    Você tem razão, eu não gosto de dirigir. Hoje, de cada dez motoristas, seis estão falando no celular.

    ResponderExcluir
  14. Grande verdade, amigo Toninho. Já observei como os animais esperam para atravessar ruas. Vejo muito em cachorros.Os ditos irracionais têm muito que ensinar aos humanos.

    Obrigada pelas visitas e volte sempre
    Beijos sabor carinho e uma noite de quinta-feira de paz
    Donetzka

    ResponderExcluir
  15. Oi Toninho
    Muito oportuno o texto sobre como devemos observar e aprender com os animais, que por sua vez também aprendem com a gente.A foto é lindinha!
    Você sempre excelente no que faz.Parabéns, amigo

    ResponderExcluir
  16. Um texto de uma lucidez, e consciência em termos de colectivo... que faltará a tantos indivíduos... que andam neste mundo, apenas para idolatrar o seu próprio umbigo...
    Os humanos têm muito a aprender com a humanidade dos animais!...
    É um facto... por cá... viaturas de bombeiros e ambulâncias por vezes também não praticam uma condução segura!... transportando doentes, ou dirigindo-se para situações de emergência... tais pressas têm de ser bem ponderadas... pois de facto, muitos destes excessos, fazem vítimas pelo caminho... muitas morrem na hora... mas outras ficam a sofrer durante o resto da sua vida...
    Belíssima participação, Toninho! Adorei a sua conscienciosa leitura da imagem!
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.