sábado, 2 de novembro de 2019

Senhora simpatia.




Senhora simpatia.

Estou convicto da elegância da emoção da simpatia, que nos coloca na vida das pessoas como passe de mágica, naturalmente as agregamos como nossa. Há magia neste sentimento, que as vezes nem sabemos explica-la, ela existe e pronto. Laços se criam em amabilidade, sinceridade e cooperação.

Simpatizamos com coisas, cidades, pessoas, partidos políticos, clubes de futebol, animais e uma infinidade de coisas. E nos surpreendemos em não simpatizar com alguém mesmo sem ter um motivo, não saberia explicar, mas sabe-se, que não se simpatiza. Note que você sempre usa esta palavra para justificar um não querer, como uma palavra de escape, do que realmente sentimos por esta.

Assim nos blogs criamos laços e entrelaçamos outros por serem seguidos por alguém que nos é simpático e cria-se uma rede de simpatias. Creio que seja uma evolução da simpatia e passamos a comunicar com várias pessoas pelo mundo. Pela simpatia que somos como link ativo para os seguidores, que nos entrelaçam aos seus seguidores e ou leitores.

Nesta condição ficamos cativos a estas pessoas e sentimos falta destas quando por algum motivo, elas se afastam da blogosfera. Ser simpático é uma arte, que temos de exercitar, pois envolve paciência, tolerância, respeito ao que o outro é. Ser simpático é ser atencioso.

Compartilho como ilustração um pensamento de Fernando Pessoa:

Eu quero ser sempre aquilo com quem simpatizo, Eu torno-me sempre, mais tarde ou mais cedo, Aquilo com quem simpatizo, seja uma pedra ou uma ânsia, Seja uma flor ou uma ideia abstrata, Seja uma multidão ou um modo de compreender Deus.
E eu simpatizo com tudo, vivo de tudo em tudo. São-me simpáticos os homens superiores porque são superiores, E são-me simpáticos os homens inferiores porque são superiores também, porque ser inferior é diferente de ser superior, E por isso é uma superioridade a certos momentos de visão.
Simpatizo com alguns homens pelas suas qualidades de caráter, E simpatizo com outros pela sua falta dessas qualidades, E com outros ainda simpatizo por simpatizar com eles, E há momentos absolutamente orgânicos em que esses são todos os homens. Sim, como sou rei como sou rei absoluto na minha simpatia, basta que ela exista para que tenha razão de ser. (Fernando Pessoa)
Assim somos absolutos em nossos sentimentos, para com as pessoas que fazem no nosso viver mais ameno e mais divertido e creio que mais iluminados. Não entendo como alguém pode se fazer de antipático. A simpatia leva à empatia. Creio num mundo onde as pessoas se doam, vivam em comunhão e assim possam mudar o mundo com simpatia em perfeita harmonia com a natureza.

Com este texto homenageio nossa amiga Professora Lourdes, que simpaticamente nos reuniu sem nos conhecer, para um projeto ousado de espalhar poesias na blogosfera e ainda mais ousada e laboriosa, coletou textos de cada amigo e compilou um lindo livro para ofertar aos amigos.


Toninhobira


Obrigado simpática poetisa Professora Lourdes !

Para você


Aos amigos incentivo que adquiram o livro, pois assim estaremos contribuindo com uma entidade beneficente a ser definida.
Siga o link direto por favor
Agbook 

Recortes do livro





Um bom domingo
feliz Novembro azul.



25 comentários:

  1. Boa noite de serenidade, querido amigo Toninho!
    Estou emocionada, o dia ja se dispoe assim e ainda mais vendo sua sensibilidade poetica ao redigir uma prosa poetica tao bela.
    Nossa querida amiga Lourdes merece tudo de melhor.
    Nada precisaria ser acrecentado a sua delicadissima postagem homenagem... Entretanto ouso abusar um pouco dizendo que sua mensagem e deveras reconfortante para mim
    Como e bom ser simpático e empatico aos nossos amados amigos virtuais.
    Tudo que dissermos sobre eles ainda sinto que seja pouco.
    Lourdes e a Senhora Simpatia Poeta do mundo virtual que emana uma sensibilidade e delicadeza inusitada.
    Nesse momento, lágrimas de emocao deslizam em minha face.
    E maravilhoso o mundo virtual e, dentre tantos beneficios (inclusive físicos ate)... Ainda os parceiros blogueiros dizem por nos o que, com palavras, nao saberiamos dizer com tal emocao.
    Reitero, convictamente, que Lourdes e plena de elegancia virtual, como o amigo aqui colocou.
    Ficou belo seu registro da coletanea preciosa onde temos a imortalidade da amizade em forma de Poesia.
    Muito feliz e abencoada sou por estar junto com honrados e integros poetas que Lourdes reuniu na tocante iniciativa.
    Termino minha noite virtual agradecida a Deus por ter "conhecido" todos os 17 poetas que Lourdes uniu.
    Obrigada, amigo, pela mensagem edificante que nos deu com uma licao de bom senso diferenciada sobre o mundo virtual.
    Como disse aos demais poetas, muito honrada estou.
    Seja muito feliz e abencoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *acrescentado... Desculpe-me

      Excluir
    2. Bom dia Rosélia posso entender esta emoção do dia desta saudade molhada. Bom domingo de restauração da alegria,do sorriso que é nosso escudo para os dias tão duros que vivemos neste mundo desencontrado.
      Bjs de paz
      Grato sempre.

      Excluir
  2. «Não entendo como alguém pode se fazer de antipático. A simpatia leva à empatia. Creio num mundo onde as pessoas se doam, vivam em comunhão e assim possam mudar o mundo com simpatia em perfeita harmonia com a natureza.»
    Viva amigo Toninho, parabéns por este texto encantador.
    Eu gosto de pessoas simpáticas. De pessoas azedas fujo a sete pés. Felizmente a vida tem colocado no meu caminho mais torrões de açúcar que de fel.
    Hoje deixo muitos beijos: para si, para a querida amiga Lourdes, e para todos os/as poetas que participaram no magnífico projecto "Poetizando e Encantando".
    E finalizo, agradecendo, meu querido amigo virtual, toda a sua simpatia.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Teresa!
      Vem de além mar a adubação de minha simpatia,o quanto de carinho vêm de vocês e credito na conta da amiga simpatia Chica, que me proporcionou encontrar tantos de vocês e cada dia chegam mais. Obrigado amiga.
      Bom domingo.
      Beijos.

      Excluir
  3. Toninho, que beleza de texto e homenagem à querida Lourdes que passou trabalho, teve gastos, gastou seu precioso tempo par nos dar um pouco mais de carinho e acolheu assim a todos numa linda coletânea! E ela é mesmo a própria simpatia e gentileza na blogosfera! Coisa boa que é esse convívio como bem lembraste. E, como tu, não sei os motivos que podem levar alguém a querer ser antipático..É tão bom aqui no virtual poder imaginar um sorriso no amigo/amiga ao ler e claro, no virtual nem se fala!

    Adorei tua mensagem e o pensamento de Pessoa!

    Ficou TRI e sem duvida , muito cheia de teu sentimento essa homenagem,agradecimento à querida amiga Lourdes! Valeu! ADOREI! abração, tuuuuuuuuuuuuudo de bom, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  4. Caro Toninho,
    Falou muito bem em seu texto!
    Eu não conheço o amigo pessoalmente, mas, simpatizo contigo, muito por tu ser mineiro (como os meus saudosos pais e avós)... E também pelo estilo que você utiliza na blogosfera. Assim, os laços se criam e nem percebemos.
    Nós, podemos ter estilos diferenciados de "blogar", porém, cada um sabe apreciar o trabalho um do outro.
    Dessa maneira, vamos indo, plantando cultura e colhendo amigos (que mesmo alguns sendo virtuais), sabemos da dileção e estima que temos e sentimos que eles tem por nós também.
    Um abraço e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  5. Lembro mesmo a frase de Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe: " Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." A Lourdes e uma simpática amiga que nos cativa. Linda Homenagem!!!!

    Antoine de Saint-Exupéry

    ResponderExcluir
  6. lá meu amigo querido! Quem pensou que do outro lado da telinha fria, voando nas asas da net, não encontraríamos pessoas maravilhosas, amigos e amigas, anjos que nos fazem tão bem. Muitas vezes na minha solidão, mesmo estando acompanhada, muitas das suas poesias e de todos os participantes, alegraram minha vida e encheram de luz. O que eu fiz é o mínimo! Todos vocês merecem muito mais! Quando imaginei solicitar os vossos endereços, a minha dúvida era, SERÁ QUE IRÃO CONFIAR EM MIM! Mas o meu coração dizia que a maioria nem iria perguntar no privado para que! Simplesmente confiaram e me enviaram. Quanto ao livro, como escrevi no agradecimento, um anjo lindo me ensinou como fazer e foi importantíssima essa ajuda e incentivo. Vieram as dúvidas e os medos, será que vão gostar! Mas estou feliz porque quase todos aprovaram, afinal amigo, nem Deus agradou a todos! Mas o que fiz foi simplesmente dizer, obrigada amigos! vocês merecem muito mais, pois são grandes poetas. neste mundo moderno ter pessoas com o coração e a alma poética como todos os participantes, é uma grandeza que não pode ficar guardado a sete chaves, o mundo tem mesmo que apreciar. Tenho grandes ensinamentos dos meus pais e passo isso para minhas filhas e netas. O NOSSO VALOR ESTÁ NA NOSSA DIGNIDADE, A NOSSA PERSONALIDADE NÃO PODE SER MUTANTE, DEVE SER FIRME E A FÉ É O QUE NOS MOVE. Amigos, cada um de vocês ganharam um lugar especial no meu coração. Um dos momentos mais gratificantes ao longo dessa BC, alem das belas poesias, foi esse laço de amizade que se formou entre nós. Quando eu recebi o diagnóstico de que tive câncer na tireóide, o meu mundo caiu, pensei agora vou morrer. Então navegando entre amigos me deparei com uma postagem de uma amiga, da qual não quero me referir aqui do que se tratava, mas a querida a miga é a Xuanandinha. Então eu vi que o meu problema se tornaria ainda maior se eu quisesse. levantei a cabeça, naqueles dias eu ia parar com o poetizando e todos os meus blogs, mas tomei como exemplo de vida, de força e de luta e continuei. Hoje confio em Deus que estou curada. Como a blogosfera me ensinou, como me ajudou. Amigo, suas palavras nesta linda mensagem poética é um balsamo na minha vida. Mas quero aqui ser justa, todos nossos amigos são simpáticos, elegantes, amigos, anjos!

    "Creio num mundo onde as pessoas se doam, vivam em comunhão e assim possam mudar o mundo com simpatia em perfeita harmonia com a natureza".

    Também creio num mundo assim amigo, um dia os corações mais duros irão compreender que pela força do amor, da doação, da comunhão entre os outros, o mundo mudará.

    Obrigada amigo por sempre engrandecer o POETIZANDO com suas lindas poesias e sua atenção para comigo e com todos os participantes, sempre visitando e comentando a todos com muita atenção e carinho.
    Fico feliz pela sua aprovação da nossa coletânea. Ficaremos um pouco de férias, mas voltaremos se Deus quiser para a segunda edição.
    Deus lhe conceda muita saúde, paz, e continue iluminando seu coração para que continue nos encantando com seus versos e suas prosas poéticas.

    OBRIGADA! OBRIGADA! OBRIGADA!
    Amei as rosas, senti o perfume. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Tão bonita esta homenagem merecida!

    Ainda não recebi o meu. Estou até com medo que se perca! Tenhamos fé! :)

    Beijos. Boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde mineirinho poeta. Uma belíssima homenagem, a quem de direito. Texto grandioso em reflexões, meu querido amigo. Simpatia é tudo isso, e Fernando Pessoa a retratou com zelo e sem discriminações. Disse tudo, quando citou que algumas pessoas se afastam da blogosfera por motivos desconhecidos, e quem somo nós para julgar, se desconhecemos o motivo. Eu mesmo, vez ou outra me afasto, pois a vida atrás da telinha não é nada fácil, e o cansaço cobra a conta.... Volto, quando a serenidade do descanso e permite. Parabéns por trazer um texto tão rico, e que nos dá a oportunidade de poder explicar um pouco de nossas dificuldades, pois nem todos podem ir aos blogues todos os dias. A você meu caro poeta: toda a simpatia do mundo! Grande abraço mineiro! Feliz semana.



    ResponderExcluir
  10. Boa noite meu simpático amigo Toninho, que sempre nós leva animo e palavras carinhosas e suas poesias ate nós alegra e nós fazem ver o sol na sombra. Esta certíssimo meu amigo não vejo o porque existe tantas pessoas antipáticas, de mal com a vida e que só pensam em azedar a vida dos outros em vez de adoçar usando a simpatia e o carinho uns aos outros. Uma bela homenagem bem merecida a querida Lourdes. Um poema muito belo e sensato do Fernando Pessoa. Uma abençoada semana, carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  11. Toninho,
    que bela homenagem à nossa poetisa Maria Luíza. Por certo ela é muito merecedora,
    não só por seus poemas mas também pela
    ideia de coligir os poemas num livro e ainda
    de vendê-lo com fins beneficentes.
    Você também é um poeta simpático.
    Recebam os dois os meus parabéns!
    Procurarei adquirir o livro.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Oi amigo Toninho
    Ando sumidinha né? É que o pequeno e arteiro Pedro ainda precisa de fisioterapia e reabilitação e te confesso que é bem puxado a maratona de cuidar de um bebê. Mas aqui estou sorvendo com deleite sua linda homenagem à amiga Lourdes e parabenizando-o pela lindíssima coletânea.
    Beijokinhas e dias felizes

    ResponderExcluir
  13. UEs preciosa la entrada que le has dedicado a la profesora Lourdes.
    Ella ha tenido la feliz idea de reunir a un escogido grupo de poetas en un libro que dejará profunda huella en todo aquél que lo lea y, sobre todo, a aquellos que hablando tu idioma, sabrán captar y valorar los giros, metáforas y demás recursos que se suelen emplear en una poesía.
    Por mi desconocimiento del idioma, me pierdo cantidad de conceptos, pero aún así, voy entendiendo lo que escribes.
    Y reconozco que no es difícil ser amable y atento con los demás, encontrar amigos que perduren en el tiempo sí que es un privilegio, el que tiene un verdadero amigo, es como una joya, se guarda en el alma para que nadie pueda romper esos lazos, tan sinceros, que logran hacernos mejores y encontrar la paz.
    Es un placer haberte leído en prosa.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderExcluir
  14. Bonita homenagem à professora Lourdes com um texto excelente sobre a simpatia. Quanto a Fernando Pessoa ele disse tudo o que nós gostaríamos de dizer…
    Uma boa semana, meu Amigo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  15. Uma linda homenagem, Toninho!
    Parabéns a vocês todos do projeto "Poetizando e Encantando".
    Um beijo e ótima semana.

    ResponderExcluir
  16. Gostei imenso de o ler, querido Amigo.
    Foi pelos seus valores que expressa no que escreve que imediatamente simpatizei consigo e houve empatia ente nós. Foi um bom encontro que tive na vida.
    Pense em editar um livro seu com poemas, textos e haicais, a favor dos meninos de Odolum... Eu posso ajudar.
    Dias realmente bons e bem aproveitados.
    O meu abraço grande.
    ~~~~~
    Tenho um soneto...
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  17. Bravo, amigo Toninho!! Perfeito e simpático esse texto sobre simpatia! E o vídeo é maravilhoso.
    Bem, hoje, Pedro e eu falando de postagens, de blogs, dos amigos blogueiros, eu disse a ele que tínhamos feito uma roda de amigos em que todos nos encontramos pelo menos uma vez na semana, blogar é muito bom, é aconchego, é carinho em ir e receber as visitas dos amigos. Quando estamos chateados com alguma coisa, a blogosfera logo nos alivia!Conheço todos os amigos que estão aqui, que coisa boa, Toninho! Quero isso pra mim e pra todos durante muito tempo! Estamos vivenciando tantas coisas desagradáveis em nosso país, que escrever já significa fugir um pouco disso tudo, descansar. E creio que fazemos isso muito bem.
    Beijo, querido amigo, aplausos pra você, uma feliz semana.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!

    Em primeiro lugar parabenizo a minha amiga Lourdes Duarte por este projeto chegar tão longe e com tanto sucesso, a festa das 100 edições belíssima e bem merecida a todos os participantes, assim como você prestaram lindas homenagens a ela. Parabéns a você e a ela. Não foi possível participar deste evento lindo com meus alunos, mas a semente plantada pela Lourdes na nossa escola germinou amiga. Editamos um livro, e lançamos na culminância do projeto POETIZANDO E ENCANTANDO da nossa biblioteca com as produções dos alunos leitores e escritores que participavam desta maravilhosa BC.

    Fiz uma postagem, aguardo você nos visitar. Estou tentando voltar com o blog, mesmo ainda sendo aprendiz.

    Parabéns a todos pela linda coletânea, um livro fantástico! Em especial a você !
    A Lourdes não poedeira ter ideia mais louvável.

    Abraços da amiga Elza Interaminese.

    ResponderExcluir
  19. É, a simpatia, ela é mesmo inexplicável, você simpatiza com a pessoa, e pronto, é uma coisa mágica!...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Absolutamente notável, a sua homenagem, Toninho, ao extraordinário trabalho da Profª Lourdes, que a todos arrebatou com tal surpresa...
    Maravilhosa a forma como as suas palavras, se entrosaram tão bem, com o texto de Pessoa!
    Lindo de se ver, como a inspiração e a amizade, formaram laços inquebráveis, perante tais iniciativas!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.