segunda-feira, 16 de maio de 2022

Na gruta santa.

 

Botandoa cabeça para funcionar uma BC da Chica de todos os dias 5, 15 e 25, hoje participo com esta leitura da imagem que a Chica trouxe. Veja mais aqui: chicabrincadepoesia. Abaixo a imagem e minha inspiração próxima de uma realidade vivida pelas Minas Gerais nos anos 60.


        Na gruta santa.

Nas minhas caminhadas uma protetora,

na simplicidade a minha santa da gruta.

Sinto vir suavidade das mãos redentora,

um alivio no meu dia na dureza da luta.

 

Das pedras jorra a agua fria, cristalina.

Ininterrupta sacia a sede refresca a face,

dos bravos trabalhadores da velha mina,

crentes dos poderes das aguas no enlace.

 

Encantam-me ver as flores pequeninas,

encrustadas entre pedras na resiliência,

a natureza como belas lições cristalinas.

Bebo a agua fria que me dá resistência.

 

Desde menino que a gruta me encanta,

a cada dia a minha parada obrigatória,

numa garrafinha levava da agua santa,

professo toda fé junto ao meu oratório.

 

Toninho

16/05/2022

Gratidão por sua visita.




13 comentários:

  1. Que delicados e bonitos versos, Toninho! Acho tão inspirador as santinhas que a gente encontra nas grutas, principalmente Nossa Senhora, parece que nos revigora mentalmente. Ótima semana para ti, beijos ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sempre inspirado e pronto a participar e colaborar
    em qualquer tema... Poetizando e encantando com a mais valia da voz do Milton...
    Uma boa semana. Abraço, amigo.
    ~~~~~
    Por aqui, há pintura no meu prédio e limpezas gerais... Um reboliço!...
    ~~~

    ResponderExcluir
  3. Tão linda tua poesia, Toninho! Quem não gosta dessas grutinhas nos caminhos? Sempre,como tu, desde pequena, adorei encontrar e ver!
    Ficou linda e cheia da fé que habita em teu coração! Obrigadão! abração, lindo dia, aqui quase voando...Só rezando... chica

    ResponderExcluir
  4. Comovente o seu versejar, Toninho, mediante recordações que por marcarem o nosso mundo interior, se transforma numa linda poesia e que nos renova a nós também.
    Feliz semana

    ResponderExcluir
  5. Bonita participação, a música também muito bem escolhida.
    Orar e ter fé, sempre!... Deus é bondoso e fiel...
    Grande carinho

    ResponderExcluir
  6. Em inconfundível olhar poético que ressalta os detalhes em cada visão, lindos versos se constroem em forma de oração.
    Teu poema nos faz orar, Toninho.
    Abração,
    Carmen

    ResponderExcluir
  7. Aplausos ao seu magistral poema! Amei 💖
    -
    Labirinto de emoções...

    Beijos, e uma excelente semana

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Toninho
    Um trabalho poético bem conseguido ao tema pretendido.
    A fé e a oração ainda é o que nos resta.
    A imagem em completa sintonia.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Toninho,
    Muito lindo o seu poema em que as palavras poéticas e a fé estão de mãos dadas!
    Um momento sublime que apreciei imenso.
    Beijinhos e continuação de boa semana com muita paz.
    Ailime

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Toninho.
    Linda poesia, maravilhosa e singela participação.
    Amei essa frase: a natureza como belas lições cristalinas. (Sim, sempre)
    A busca vigilante na fé e no amor, na natureza e em tudo, que reflete o amor de Deus...
    Abraços fraternos,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  11. Vídeo muito bem escolhido e versos que tocam o coração. Sua leitura da imagem foi sensível e apropriada, trazendo sentimentos reais e sinal de fé. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Bom fim de noite de sexta, querido amigo Toninho!
    Que riqueza terminar o dia com uma poesia tão linda e mística!
    Dos meus nove aos dezessete anos, tinha como refúgio uma grutinha de Lourdes no colégio das freiras onde me refugiada com devoção.
    Muito emocionante sua participação.
    Desculpe a demora em passar.
    Estou pondo leituras em dias aos poucos, com calma.
    Tenha um final de semana abençoado de paz!
    Beijinhos carinhosos e fraternos
    😘🕊️💙

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.