quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

IX Interação Fraterna de Natal.



Interação Fraterna de Natal é uma iniciativa da amiga Roselia (embora internada a blogagem prossegue pela blogosfera) de todos os anos nos dias, que precedem a grande festa do Natal. Assim viemos para a IX Interação com nosso sentimento.Confira outras inspirações lá : Espiritualidade



 Então é Natal, queria falar de amor e alegrias tão comuns ligadas à data. As famílias reunidas, alimentam-se como se estivessem na festa de Babete ou numa “La grande abbuffata”Uma farta contradição para a festa de nascimento do Salvador do mundo, nascido na mais pura simplicidade.

Mas é Natal. Um menino nasce em meio a todo conforto e luxo sua vida fora assistida desde a concepção. Do outro lado da cidade outro morre no ventre de uma mãe jogada numa maca do posto de atendimento superlotado, faltava médico, amor, solidariedade e responsabilidade.

Então é Natal, alguns esquecidos num hospital do governo, clamam atenção dos familiares. É Natal, vejo um grupo sair pela noite, com alguns brinquedos e alimentos, são os anjos do Natal, seres movidos pelo amor, que levam um pouco de alegria aos esquecidos, sob os viadutos e marquises da cidade, aliviam a solidão dos invisíveis moradores de rua. Há uma caridade a perfumar a noite destes infelizes.

É noite de Natal uma criança chora vindo ao mundo e recebe o nome de Natalino, ou mesmo José Jesus, quem sabe Natanael. Vem como esperança para a família, escondida num barracão, no alto do morro. Nesta noite há uma carga emotiva, confraternização pelos lares, bares, ruas e vilas. O sorriso largo no rosto do menino com o presente na mão é a tradução da alegria contagiante.

Na minha igrejinha os sinos tocam harmoniosos, anunciam a hora do nascimento do Menino. É noite estrelada, desliza uma Estrela Guia, que anuncia a novidade. Famílias reunidas à mesa entoam músicas seguidas de uma oração de agradecimento. No meio da festa há solidão, vem das lembranças, dos que partiram ou dos ausentes, é inevitável este momento.

Então, deixo que o meu menino, durma seu sono de paz e fantasias de um Natal, que já não existe mais, que nem em fotografias consegue rever. Olho para o presépio, olhar fixo no Menino Deus e vejo, que seu olhar ainda tem o mesmo ar de piedade e de amor infinitamente lindo. Durma menino e acorde feliz para brincar, que o Menino Deus está a lhe guardar.

Enfim
 Feliz Natal amigo (a)
Assim renovo a minha alegria
de estar em sintonia todo o 2019.
Para empreender uma bela viagem.



Toninho
13/12/2018

Participando da proposta da amiga Rosélia no seu blog idade-espiritual 



22 comentários:

  1. Que linda participação, Toninho! Tenho certeza que Roselia ficará bem feliz quando aqui chegar.
    Esse periodo faz com que muitas reflexões se faça, mas também bons desejos para que o menino nasça no coração de todos!
    Abração pra ti e continuamos torcendo e pedindo pelo pronto restabelecimento da nossa amiga! Chica

    ResponderExcluir
  2. Tão bela esta publicação... O Natal é magia...:)) Adorei demais do seu texto:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderExcluir
  3. Em tua verdadeira e pungente escrita, amigo Toninho, lê-se logo abaixo da crueza visível, a esperança embalada nos olhos do menino que jamais a perdeu.
    Que o Menino nasça nos corações.
    Abração e um Feliz Natal!
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Olá, Toninho. Tudo bem?
    Até pensei que você não fosse participar...mas que bom quando li seu nome na lista.
    Olha, quase chorei, se ler de novo agora, vou chorar.
    Para mim, esta é uma das melhores postagens sobre o Natal real, de realidade. Perfeito, mais que perfeito!!!
    Parabéns, meu amigo.
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  5. Uma prosa poética notável, Toninho!... A poesia pode reflectir a vida... mas de facto, a vida, nem sempre reflecte poesia... pois a realidade, por vezes, é mesmo dura demais...
    Nossa! Não tinha ideia, que a Roselia estivesse internada... espero que não seja nada de grave... como tenho andado, por outros espaços ultimamente, e o meu tempo, também por vezes, é limitado... muita coisa me vai escapando, no intervalo de cada visita... e como amanhã também estarei ausente, só no fim de semana, conseguirei passar pelos seus espaços para me inteirara melhor...
    Deixo um grande abraço, e votos de um excelente fim de semana, Toninho...
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Toninho, voltei pra agradecer o carinho por lá! Que bom que conseguiste ver as luzes e com segurança por perto!!VIVA! abração, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Toninho.
    Não fazia ideia que minha querida amiga Roselia estivesse internada. Espero que entendido errado. Ela está internada meu amigo? Onde possa saber noticias dela ? Ela é muito especial para mim, uma amiga bem presente com uma alma gigante. Quanto a participação perfeita. Um lindo fds . Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  8. Linda poesia natalina, um hino! Que os votos de natal sejam abençoados e que venha feliz para todos nós! feliz natal!

    ResponderExcluir
  9. Siento la ausencia de Roselia y confío que muy pronto esté recuperado de sus dolencias.
    He leído con atención, como siempre hago, todas las ideas sobre la fiesta de la Navidad y es muy acertado y sincero lo que nos dice. Es una fiesta entrañable: un niño que es el símbolo de toda la inocencia de todos los niños pero que nació para salvarnos y es cierto que sembró fe, esperanza y dejó un mundo mejor con muchos millones de seres que han querido ser sencillamente buenos aunque no parece fácil que esto alcance a todos porque nuestro ego y nuestro egoísmo suelen impedirlo.

    Bonito post. Solo me resta añadir que yo también le deseo una fiesta feliz, en paz y gozando de la presencia de todos aquellos a quienes ha entregado su amor, feliz año 2019. Un abrazo infinito en el tiempo.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo post, Toninho!
    A interação com amigos de longe aquece mesmo nossos corações.
    Tenha um Natal abençoado!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Toninho,
    Na verdade durante todo ano, durante o Natal o mundo é uma perfeita contradição.
    Como podermos nós mostrar alegria, sabendo que bem perto de nós tantos estão sofrendo...
    Magnífica a sua participação com uma intervenção que adorei por demais.
    Bem haja, Toninho, por ter tido essa coragem de falar da realidade, que muitos tentam ignorar.
    Beijinhos e que o seu Natal seja pleno de amor e paz.
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. 👼👼👼👼👼
    Querido Amigo

    ⭐Uma Mensagem tão bela como o seu coração⭐

    Gostei muito da bela canção natalina🌼

    Abraço carinhoso🌟
    Em recesso, mas não morta... 🎈🎈🎈
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  14. Felizes Festas Natalinas, estimado amigo Toninho!

    "Os anjos disseram: Ó Maria! Deus te anuncia- Um Verbo, encarnado d’Ele, anjo novo é o messias, Jesus, Filho de Maria; será ilustre nesta vida e na outra; e estará entre os próximos a Deus.
    Ele falará aos homens, no berço, assim como na maturidade, e estará entre os virtuosos."

    Nem tenho palavras para lhe agradecer tanta generosidade na postagem como um todo e no carinho para comigo que me curou a cada dia... estou sensivelmente melhor.
    Sua oração fervorosa derreteu o céu, amigo querido.
    Foi uma delicadeza imensa ter colocado a intenção do meu quadro clínico pois inúmeros bons amigos em comum vieram me felicitar e interceder por mim.
    Fez-me muito feliz, bondoso e elegante amigo!
    Amei sua postagem.

    "DEUS vem nos visitar, alegremo-nos e n'Ele exultemos!"

    Sabia que iria abordar o lado social como é seu costume pois se põe, como eu, do lado dos injustiçados e dos menos favorecidos.
    Isso sim é Natal!
    Emocionei-me muito e meu 💙 se fez festa antecipadamente pois enriqueceu demais nossa IX Interação Fraterna de Natal.
    Muito obrigada pela amizade tão respeitosa e fiel, meu grande amigo de tantos anos.

    "ANIME-SE, MANTENHA O ESPÍRITO ELEVADO, AS COISAS VÃO MELHORAR".
    (Anne Frank)

    O vídeo eu ouço cá no leito várias vezes ao dia, é belo demais!
    Gratidão imensa por tudo.
    Que suas festas natalinas sejam repletas de bênçãos de toda sorte mas, de um modo especial, chegue ao seu bondoso 💙 as espirituais!
    Tenha um santo e Abençoado Natal junto à sua família linda!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  15. 🤩🍁⚘🌷🌺🌹🍅🍎🍒🍓🎋🎈🎀🎁

    ResponderExcluir
  16. Que linda participação amigo Toninho!
    Esta é uma época de recordações e também de muita saudade .Infelizmente hoje em dia muita gente esqueceu o que é o Natal.
    Feliz Natal para você e sua família.
    Beijinhos de uma "criança "que nasceu na noite de Natal e a quem puseram o nome de Natalia.

    ResponderExcluir
  17. Palavras sentidas e tão belas que iluminam o nosso coração de leitores.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  18. Meu querido amigo Toninho eis que chegamos à festa mais bonita do ANO o nascimento do menino Jesus,MAIS UMA LINDA FESTA pela mão da nossa amiga Rô.Embora doente a festa da Rô continua para ver se fica mais feliz pois nesta altura tudo toca mais ao coração.adorei pois o amigo também é dado a Jesus e semeia amor pelos mais desfavorecidos, é a minha grande preocupação nem altura do Natal deixam de brigar.Eu amo o Natal pois é amor, amor pelo nascimento de Jesus ,amor pelo outro semelhante , amor pelos animais e pela natureza,eu não compro presentes pois para mim a troca é feita por mim, com todo o meu amor, esta é a altura de paz,amor troca de afetos um grande abraço querido Toninho

    ResponderExcluir
  19. E nessa saudade explicitando o que foi na visão de experiências vividas somos tocados pelo elo de ligação que permeia sentimentos que pensávamos ser somente nossos , mas que fazem eco...identifiquei-me literalmente!Boas festas querido amigo, mas e bom que não seja como antes, pois como li aqui em outra postagem : " Natal é um mix de estações"...

    ResponderExcluir
  20. Ei toninho! Belíssima reflexão , caro poeta de minas. Bom, já não tenho meus pais, e tenho a lembrança de vários natais com eles, mas não deixemos a tristeza tomar conta de uma belíssima data, e há os esquecidos pela sociedade que merecem o nosso abraço carinhoso de natal. Obrigado pela linda reflexão. Feliz natal! Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia querido Toninho,
    Emocionante a sua participação, tão verdadeira.
    Que possa ser Natal todos os dias, é o meu desejo.
    Grande beijo , Ótimas festas.

    ResponderExcluir
  22. Querido amigo Toninho, uf... que prosa mais linda, mais comovente, amigo! Uns com tanto, outros com tão pouco ou com nada. Como deve ficar uma cabecinha sentindo e vendo essa discrepância! Teu texto aborda essa desigualdade injusta, sofrida num Natal que todos vêm com tanto amor e carinho, uma data que nunca esqueceremos.
    Agora, já adultos, vivemos outro tipo de Natal, mas nada parecido com aqueles, da nossa infância. Agora é um Natal de confraternização. Belíssima tua crônica, amigo, um pouco tristinha pelas lembranças que ficaram.
    Toninho, mesmo assim, desejo um Natal com emoções ( olha eu puxando Roberto Carlos, rss) com família reunida, com amor, amizade. E para 2019 desejo a você um ano alegre, saúde em dia, com paz. E com muita poesia! Foi muito bom o intercâmbio com você nesse ano que vai ficando. Muito obrigada pela sua presença e seus belos comentários. Continuemos em 2019!
    Beijo, amigo!

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.