Encontro de focinhos.
Foi
na lavagem das escadarias do Bonfim,
uma
bela jumenta seguia puxava carroça.¹
Um
burro assistia a tudo comendo capim,
piscando
o zoião para ela com uma troça.
Mas
era amor que nascia de uma olhadela.
Um
som de um trio elétrico povo na dança,
na
carroça a galera dançava sem cautela,
são
advertidos pelo homem da segurança.
O
burro foi seguindo o cortejo apaixonado,
a
jumentinha entediada olhava de soslaio.
Então
acelerou numa marcha apressado,
queria
o fim do cortejo partiu como raio.
No
Bonfim pedras soltas pelos caminhos,
a
Carroça virou galera espalhou no chão,
burro
e a jumenta com beijos de focinhos,
na
fuga felizes no meio daquela multidão.
Toninho
15/09/2025
Grato pela visita.
Nota:
1- Na
festa sincrética do Bonfim, era comum usar animais puxando carroças, saindo da
Igreja da Conceição até o Bonfim. Felizmente foi abolida esta tradição. Os
burros, jumentos e cavalos eram muito enfeitados para o cortejo. E nasceu a máxima, de que quem tem fé vai a pé, hoje o cortejo é a pé.
Assim,
quando alguém se enfeitava muito, se dizia, que a pessoa estava mais fantasiada
do que jumento na festa do Bonfim.


Bom inicio de dia, querido amigo Toninho!
ResponderExcluirQue Gracinha!
O encontro de focinhos deu match, kkk.
Que burro inteligente! Conquistou o coração da jumenta.
Ficou uma linda história de amor. Devem ter tido um final feliz, pelo visto.
Haja criatividade!
Tenha um dia abençoado!
Beijinhos fraternos
Meu Deus, tua criatividade é demais! Adorei desde a música que fazia um tempão não ouvia. Beleza!! E a poesia cheia de romantismo do casal de jumentos...Tive que rir ao imaginar o zoião dele pra ela,rs...E ela quem puxava a carroça emquanto ele só na boa? rs... E o final hilário... Que bom ficaram de focinhos juntos.... Muito tri! abração praiano, lindo dia! OBRIGADÃO!
ResponderExcluirAqui feriado hoje!
chica
Olá!
ResponderExcluirQue ternura nas tuas palavras! Consegues transmitir afeto e alegria de forma simples, fazendo-nos sorrir e sentir o momento.
Com carinho,
Daniela Silva ♡
alma-leveblog.blogspot.com — espero pela tua visita no meu blog!
Belíssimo e ternurento poema em que o amor acontece entre um casal de Jumentos.
ResponderExcluirConsegues prender-nos à leitura do teu poema, ouvindo a canção alegre e humorística que o acompanha .
Adorei o post, Toninho.
Beijinho e óptimo dia com paz e saúde.😘
Olá amigo Toninho
ResponderExcluirQue história de amor mais inusitada e divertida! Adorei como o poema misturou a tradição do Bonfim com essa paixão animal.
Brilhante inspiração, vizinho
Beijinhos poéticos
Toninho querido,
ResponderExcluirTua estória em quadras trouxe leveza, música e ternura no compasso da festa do Bonfim. Gostei demais de como misturaste a alegria popular com o humor do encontro dos dois focinhos apaixonados. É poesia que sorri, que dança e que guarda o encanto das tradições. Fiquei com a cena viva na imaginação: o povo, o trio elétrico, a carroça, e no meio de tudo isso, o amor simples e bonito dos bichinhos. Uma crônica rimada que deixa a gente com gosto de festa e coração aquecido.
Bela participação!
Amei!🥰
Abraço fraterno,
Fernanda
Olá Toninho , muito bem humorada a estória de amor dos dois apaixonados . E que confusão no final . Cada um na sua a se divertir e nem se deram conta daquele flerte sutil que inspirava cuidados . Pois entre amor de equinos coisa boa não há de vir . Mas enfim , que sejam felizes os dois e os focinhos sempre se acarinhando . Abraços .
ResponderExcluirparticipei aqui
https://kantinhodasmensagens.blogspot.com
Sorrisos...
ResponderExcluirForam tão castigados
Sorrisos...
ResponderExcluirOs jumentos foram tão castigados!... Autêntica escravatura!
Finalmente saíram vitoriosos no seu conto de amor.
Por aqui, só existem em quintas modelo para passear crianças.
Tudo de bom.
Um abraço.
===
Que graça isso, meu amigo! Adorei que tradição bonita, pena que acabou, mas era necessário. Vi tudinho, como a um filme, ops, vídeo, perfeito! E deixou ditado popular. abração!
ResponderExcluirUm conto de amor bem humorado como esse nos traz sorrisos e a sensação de estarmos diante da cena acontecida num final feliz.
ResponderExcluirExcelente participação, Toninho.
Bom final de semana.
Abração