terça-feira, 16 de agosto de 2016

Estabilidade emocional




Todo ser busca a estabilidade emocional, para isso exercita um otimismo, porém sem postura ilusória, a calma que não é condescendência. Para o sucesso há que se viver da tolerância, dosar emoções respaldado em lógicas de pensamentos. Buscar atividades que exercitam o corpo e que nunca se permita trilhar o caminho sombrio da apatia. Acreditar no próprio potencial é sempre um caminho que pode nos levar a este estado de espírito onde há a crença num Deus, que nos conforta e inspira a conhecer as adversidades e de como vencê-las ao longo de nossa jornada.

Na vida também temos um elemento que nos trava, o apego exagerado. Este leva a pessoa inclusive a perder a vida, como nos casos de assaltos, onde as pessoas colocam suas vidas em risco na tentativa de reter um bem, seja um aparelho de telefonia de ultima geração, uma joia ou um carro adquirido com muito esforço. Ainda que o carro tenha um seguro confiável, fica sempre um fogo do apego na hora de ver seu bem fugir de suas mãos. E quem não viveu este descaminho, fica a questionar e imaginar, qual seria a sua reação. A receita é sabida, mas com emoção pouco se pode fazer, quando esta fraqueja. Autocontrole é o que pensamos ter.

Diante todas as armadilhas da vida com caminhos sinuosos e escorregadios nasce um ser inabalável, que enfrenta sem desespero as condições mais adversas possíveis e estará cada vez menos vulnerável e conseguirá manter a calma e solucionar cada problema com maior naturalidade, acredita na vitória no passo seguinte é o ser dotado da resiliência, que se aproxima da inteligência emocional. Para este ser o mundo azul é uma possibilidade diante do controle das emoções, no mais lindo exercício da tolerância em saber das não potencialidades do outro e ainda assim, manter uma serenidade e calma, que não deixa contaminar as relações.

O mundo violento cruel com muitos povos, nos impõe um sentir emocionalmente agredidos, violentados em nossos sonhos, esta constatação faz nos leva buscar métodos que nos propiciem estabilidade. E vem de Deus esta força, que muitos adquirem para obter esta excelência sobre as emoções. E movidos por esta fé e crença que subimos e surfamos nesta onda azul que nos leva ao mais desejado sentimento de estabilidade emocional.





Toninho
16/08/2016


**********************************

Com este texto concluo minha participação na linda festa azul do blog  idade-espiritual da Rosélia em seu Sétimo aniversário espalhando espiritualidade. Parabéns amiga por aglutinar tantas almas perfumadas e que possa estar por aqui por mais Sete anos e depois mais sete.


  A todos uma feliz 
semana abençoada.

25 comentários:

  1. Acompanhei todas as tuas participações e foram lindas sempre e hoje, ainda conseguiste te superar! Maravilha! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Toninho,
    O título desta sua ótima crônica, “Estabilidade emocional”, prepara o leitor para um texto sério, cujo objetivo é ajudar as pessoas, no sentido de que a valorizem, pela importância que tem esse estado de espírito em nossas vidas, principalmente depois de nossa chegada à idade adulta, ainda trazendo os resquícios de insegurança da adolescência. Aqui, o desapego à coisas materiais você trata com sabedoria, pois tal apego é mesmo um dos motivos que atrapalham as nossas vidas (vidas que às vezes sucumbem), sem que disso saibamos.
    Parabéns, amigo, pelo belo texto, que certamente servirá à muitas pessoas.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, querido amigo Toninho!
    Sem sombra de dúvidas, fiquei sem palavras...
    Muito tiro do seu post, cheio de sabedoria e experiência de vida, para meu próprio viver...
    Há tempos que se fala em inteligência emocional como primazia pro bem viver, inclusive o QE tem valor preponderante nas grandes empresas...
    Quando fiz o Eneagrama (numa linhagem não empresarial e sim espiritual) em 2000, foi, justamente, para vencer-me!
    Um pouco mais tarde, em 2004, formei-me, na Pós, em Terapia Comunitária para compreender-me e amar-me como sou... e encaixar-me adequadametne na sociedade onde vivo onde as sombras e virtudes não podem ser empecilhos para uma vida de qualidade e sim nossos auxiliares até...
    Seu post está es-pe-ta-cu-lar com uma leitura literal do Tema da semana do Projeto Está Tudo Azul... parabéns uma vez mais!
    Deus é nosos Auxílio e Estabilidade Emocional e, com Ele, seremos resilientes até o fim...
    Um obrigada todo particular pelo seu empenho em todas as 7 semanas do nosso Projeto que foi, como você bem disse, uma grande Onda Azul de paz, do bem e de alegria... obrigada também pelo seu carinho em toda participação...
    Seja muito abençoado e feliz!
    Até o dia 22 com uma grande festa de encerramento nesta maratona.
    Bjm muito fraterno, festivo e azul

    ResponderExcluir
  4. Soberba participação, nesta onda azul da Rosélia, Toninho
    Tenho que te aplaudir!
    Um forte abraço fraterno de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi querido amigo Toninho!
    Muito boa a tua participação, e que belo texto!
    E muito verdadeiro. Para se viver bem é necessária a estabilidade emocional!
    Um grande abraço, tudo de bom!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  6. Magnifica participação Toninho!
    É isso,temos que saber nos controlar para viver bem,amar a Deus e nos amar muito.
    Gostei muito.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. Exuberante momento caro amigo Toninho ,palavras que reflectem certamente a condição humana ,quando o próprio ser humano muitas vezes se mutila apesar de inteligente comete as maiores atrocidades neste mundo com tanta falta de amor ,um grande abraço felicidades.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Toninho voce sempre se supera a cada postagem e bem colocado, administrar o coraçao e falar a lingua dos anjos! Lindo! abraços.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Toninho voce sempre se supera a cada postagem e bem colocado, administrar o coraçao e falar a lingua dos anjos! Lindo! abraços.

    ResponderExcluir
  10. Amigo Toninho, muito boa a sua participação, esse texto me fez relembrar o quanto que é preciso saber desapegar, isso já salvou a vida do meu marido, ele já teve três carros roubados, sendo um deles com o assaltante apontando uma arma para ele, entregou sem titubear, levaram o bem material, mas a vida foi poupada, nada se pode deixar de pensar em como há riscos, muitos riscos em apegos, portanto foi mesmo a estabilidade emocional que o fez agir com sabedoria, os bens se vão, mas a vida, ah, essa é primordial!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  11. Olá querido Toninho adorei sua participação,você escreve com coração cheio de amor, beijinhos e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. Toninho querido, o tempo tem me deixado mais serena diante de tantos saltos, mas lhe digo que caminhar aqui, e ler seu texto, foi maravilhoso. É como realmente "surfar" numa "onda azul"
    Amei!
    Boa noite meu amigo querido!

    ResponderExcluir
  13. Bela participação poeta Toninho, e a estabilidade emocional nos dias de crise de hoje precisamos de paciência, fé, perseverança e muito pensamento positivo, tempo pra gente mesmo e crer em dias melhores, resiliência.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo seu texto, que estabilidade emocional podemos ter com essa mega crise que atravessamos no país? Sem falar fora do país que a maré não está pra peixe.
    Também sou dessa opinião: de que vale tanta coisa, tanta porcaria comparando com a vida? Segurança zero; saúde zero; educação zero. Um país, um povo como o brasileiro, passando por apertos dessa natureza. Nada mais certo do que o desapego e cuidados que temos de ter. O resto, não importa. Só teremos paz, se cuidarmos mais do espírito. Veja só o que estão passando essas criaturas políticas que nunca desistiram de seus objetivos. Vale?
    Um beijo, amigo Toninho.

    ResponderExcluir
  15. Toninho, sempre nos surpreendendo com maravilhosas participação!Lindo e verdadeiro texto!Adorei!!
    Um grande abraço
    Amara

    ResponderExcluir
  16. Ah! Se não fosse Deus pra me dar suporte... Não sei que seria do meu emocional, da minha vida.
    Bjk e muita paz!

    ResponderExcluir
  17. Toninho...seus textos são bálsamos para a minha alma!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  18. Toninho...seus textos são bálsamos para a minha alma!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  19. Perfeito, amigo. Controle emocional, ponderação, confiança em si, mas sem exagero, sem egolatria também, e claro, não podia faltar o desapego, esse sim, nos trava.
    ===
    Curtindo sim a Ibituruna que continua linda, maldade fizeram com nosso Rio Doce. Na verdade, sou de Ipatinga,onde mora quase todo meu pessoal, mas moro em GV. Gosto das duas cidades. Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Participou maravilhosamente, Toninho!
    A música também é muito bonita, inspirada no Salmo 139...
    E viva a festa da Roselia!...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Profusamente rica nas mais verdadeiras reflexões acerca do tema é essa tua participação, amigo Toninho.O que nos sustenta é a fé e a esperança num porvir melhor que nos lastreie na tão buscada estabilidade emocional.

    \o/ Meus aplausos efusivos!
    Abraço amigo,
    Calu

    ResponderExcluir
  22. Tem nos cutado muito manter a estabilidade emocional nesse caos em que o mundo esta... mas é preciso...

    Sua participaçao foi perfeita...parabens...

    Beijos, Toninho...

    ResponderExcluir
  23. Olá Toninho
    Eu sei que ando me repetindo muito sabe mas atualmente meu vocabulário está ínfimo para comentar um texto tão grandioso como este que acabei de ler. Delineaste com propriedade e sabedoria todas as nuances pelas quais o ser humano transita em busca da estabilidade emocional. E eu aqui na minha pequenez linguística vou aplaudi-lo de pé pela primazia da tessitura. Parabéns por mais esta belíssima participação
    Beijos com afeto querido vizinho

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Toninho.
    Uma participação especial, vindo de uma pessoa que pela bela postagem é uma pessoa com estabilidade emocional e sabe viver bem a vida, priorizando o que realmente vale a pena, tudo que podemos comprar com dinheiro, devemos usar, nunca amar, e o que eu vejo é pessoas amando coisas e usando pessoas. Perdendo a vida por pocarias independente do valou monetário. Amei ler a sua postagem. Um feliz final de semana. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite Toninho,
    Que texto tão lindo! Nem tenho palavras para comentar. Fico a saborear este encantamento azul que com a sua sensibilidade de forma sublime partilhou.
    Fechou com chave de ouro.
    Os meus Parabéns!
    Rosélia merece toda esta dedicação.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.