domingo, 22 de agosto de 2021

Meu Olhar Espiritual na Pandemia.

 

Meu Olhar Espiritual na Pandemia é um texto para participar da interação festiva do blog da Rosélia Reis pelo aniversário de 12 anos de seu blog idade-espiritual. Que ela possa por mais tempo manter o espaço com igual graça e alegria com seus textos voltados para a espiritualidade. Veja outros pensamentos por lá. Parabéns Rosélia pelo espaço que busca seres melhorados.


Meu Olhar Espiritual na Pandemia.


Viver em pandemia é como atravessar um abismo de olhos vendados e sobre uma corda bamba, o que tem exigido uma certa disciplina muito mais do que o medo. O medo é irracional a disciplina se adquiri e pode ser lapidada dia após dia e assim poder sentir-se um pouco seguro.

São válidas a fé cristã e o exercício diário de orações, que venham nos fortalecer o espirito e assim viver como multiplicadores da esperança e ainda ser elemento incentivador da obediência aos cuidados e protocolos, que permitem uma mais eficiente proteção.

A pandemia sacodiu a humanidade e colocou em cheque o poder de reação e até acordou o sentimento de solidariedade entre pessoas e nações, o que nos faz crer, numa nova mentalidade mundial na reconstrução do homem melhorado, com uma força espiritual mais elevada e sólida, onde os olhares se cruzariam e convergiriam para uma só direção, a proteção coletiva. Mas o que se vê, é uma séria e indevida falta de noção/intolerância dentro de um egoísmo desprezível das vidas ceifadas.

Um novo tempo de uma normalidade diferenciada pelos novos seres mascarados, mas espiritualmente consolidados e do outro lado os sem noção com suas caras limpas, desprovidos de conhecimentos do que é uma pandemia, que dificultou os sucessos no controle do vírus, até que se concebesse um método mais eficiente pela ciência que foram as vacinas.

A pandemia acelerou-me o processo de meditação no uso de maior tempo sem atividade num isolamento jamais visto, que contribuiu para um autoconhecimento espiritual. A pandemia está tendo um papel importante no olhar para dentro e expurgar sentimentos, que até então eram difíceis. Assim creio no retorno melhor da normalidade, com o espirito em calmaria diante o vendaval que passa, posso levar com dignidade e resignação, mas com um peso no lado esquerdo das perdas, que venho acumulando nesta pandemia.

 

Toninho

21/08/2021


Grato pela visita

Paz e bem.



40 comentários:

  1. Seja bem-vindo à XII Interação Fraterna, querido amigo Toninho
    Com efeito, atravessamos um abismo de olhos mascarados. Todos estaríamos numa corda bamba, se não fosse nossa fé, exercícios diários de oração, nada seríamos. Nosso espírito enfraqueceria.
    Feliz de quem pode ser multiplicador de esperança mesmo com o �� sangrando.
    Quanto mais obedientes formos, mais eficazes seremos no combate.
    Sinto melhora em muitos seres humanos até porque não há outro Caminho, mesmo havendo vários caminhos.
    Que bom pode parar um pouco e refletir sobre a calma e a vida corrida que o amigo levava, ainda que em prol de ajudar aos demais, altruisticamente.Formidável!
    O autoconhecimento é indispensável para nossa reconstrução. Não há prática de Espiritualidade sem uma meditação exaustiva sobre nosso eu real com sombras e virtudes que todos temos.
    Olhar para dentro traz inúmeros benefícios para nosso arredores.
    Sua família deve ter lucrado ainda mais com sua presença mais efetiva no lar.
    Expurgar sentimentos ruins faz um bem enorme. O que nos faz sofrer muito é arrancarem nossos mais puros sentires. É dilacerante, querido amigo.
    Lamento muito pelas perdas suas. Meus sentimentos de pesar.
    Gostei:
    "espiritualmente consolidados'...
    Excelente participação que muito nos enriqueceu.
    Conte com minhas preces, amigo.
    Ore por mim também.
    Seja muito feliz e abençoado!
    Beijinhos festivos com carinho de gratidão
    ��������️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S. Muito obrigada pelo lindo mimo que estará nas Ressonâncias no final de semana, amigo. Adorei sua delicadeza. Deus lhe abençoe muito. Beijinhos

      Excluir
    2. Amigo, passando na metade do dia para lhe parabenizar pela escolha do vídeo, meus Retiros Espirituais inúmeros me disseram coisas que só eu acreditei. Deus nunca me iludiu, mas até os familiares não creram neles e no que ouvi de Pistas Divinas para minha vida. Já fui taxada mesmo de "gente maluca"... por estar mais de trita anos envolvida com eles diretamente, sem viver a vida, segundo eles.
      Linda música que não conhecia e ouço-a com calma mais de uma vez para iniciar a tarde mais pacificada na alma. Muito obrigada pelo carinho da sua sensibilidade na escolha da música muito bem escolhida. Fique com Deus!

      Excluir
  2. Bom dia, Amigo Toninho

    A Fé "numa nova mentalidade mundial na reconstrução do homem melhorado",
    que bem refere no seu maravilhoso texto, é o caminho que deveremos
    seguir, realmente.

    Pensar que o que tem acontecido não terá sido em vão,
    que nos deixará mais solidários e amáveis uns para com os outros,
    alivia-nos das dores e temores.

    Bela a sua participação neste desafio da nossa querida Amiga
    Rosélia. Continuemos pois nesta senda, lançando um olhar de
    Amizade e praticando a Bondade, condição cara aos nossos
    corações.

    Grande Abraço, meu Amigo.
    Olinda

    ResponderExcluir
  3. Um texto maravilhoso, meu Amigo Toninho. Que reflexão profunda você faz. Precisamos todos de esperança e de acreditar na vida.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Toninho,que linda participação a tua. Realmente o olhar de dentro foi marcante...Além do sentido profundo, o literal: só víamos o DENTRO, o POR DENTRO...Incrível! E não fosse noso espírito, teríamos desanimado.Ainda bem que até agora todos aqui estamos uns aos outros ainda podendo ler e brincar...Que acabe de uma vez e que sigamos mascarados pois o bicho se multiplicou em novas cepas... Vamos que vamos.
    Adorei teu olha! abração e parabéns novamente à Roselia! chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Toninho,
    Uma participação magnífica plena de espiritualidade. Tem sido um tempo de retiro interior acreditando que só Deus nos pode ajudar na causa.
    Com muita fé e esperança também creio que o vendaval passará e em breve poderemos voltar ao nosso normal.
    Um beijinho e muitas bênçãos de Deus.
    Muita paz.
    Ailime
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Muito linda a sua participação nos festejos da nossa queria Roselia!!!
    Muito lucidas suas palavras e realmente a pandemia nos forçou a olhar para dentro e fazer mudanças, infelizmente nem todos passaram conscientes, nestes tempos.
    Mas por certo a fé cresceu e quem passou por esse processo, há de sentir a maturação de seu modo de ser, agir e pensar.
    Parabenizo a Roselia e seu Blog, que Deus abençoe!!!
    Uma abençoada semana, Toninho!
    Um grande abraço para você e pra Roselia!
    Valéria

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Toninho.
    Que bálsamo essa leitura ainda pela manhã. Ganhei meu dia, que participação calorosa, edificante, verdadeira.
    Post maravilhoso, gratidão por suas palavras...
    Amei essa frase: O medo é irracional a disciplina se adquiri e pode ser lapidada dia após dia e assim poder sentir-se um pouco seguro.
    É exatamente isso, precisamos adquirir conhecimento, lapidar e apurar as informações, para não ser marionetes nas mãos de pessoas com más intenções...
    Foi isso que fiz ainda mais nesse tempo de pandemia, busquei conhecimento, usei meu tempo com sabedoria, afim de fugir do laço da ignorância...
    Gratidão mais uma vez, por palavras edificantes, uma postagem de muita sabedoria.
    Abraços,
    Ju

    ResponderExcluir
  8. Assim vamos seguindo com olhar atento para dentro de nós e para o entorno que nos obriga a cuidar com mais disciplina de nós e dos outros. Bonita participação com sua clareza do momento que atravessamos . Parabéns a você e a amiga Rosélia pela oportunidade de reflexões nesta celebração. bjs

    ResponderExcluir
  9. Gostei de seu texto e secundo seus votos para Rosélia.


    Beijinhos a ambos :)

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Toninho!
    Tão bom festejar lendo um texto lindo como esse que você escreveu. Simplesmente adorei tua participação! Palavras claras e adequadas ao momento que estamos tendo que enfrentar. Que nossa fé se fortaleça cada vez mais.
    Um grande abraço para você e para nossa homenageada, a querida Rosélia!
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  11. Elogio e aplaudo a sua participação, Toninho.
    Deixo um abraço para você e Rosélia.
    Com carinho
    Verena.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigo Toninho
    A pandemia isolou-nos e nos tornou mais introspectivos. Estamos revisitando nossos valores e conceitos e expurgando aqueles que nada trazem de bom
    Na passagem deste vendaval muitas vidas foram tragadas pelo inimigo invisível
    Oxalá saiamos desse caos mais fortalecidos e espiritualizados
    Meus aplausos por esta crônica tão plena de sentimentos
    Beijinhos para você e Rosélia

    ResponderExcluir
  13. Olá, amigo Toninho!
    Essa terrível pandemia que ninguém imaginou que um dia iria vivê-la, na verdade causou um rebu dos infernos. E claro que estamos aprendendo muito com ela, passamos a entender muitas coisas, passamos a conhecer o ser humano melhor, uns com suas virtudes, solidariedade, garra, fraternidade, outros infelizmente podemos ver o pior que um humano pode ter. O egoísmo, o pouco caso, um "nem estou aí". E também sentir, de perto, que a vida é muito breve e que está sempre por um fio. Muitos passaram a ver que poucas coisas na vida devem nos preocupar, e muitas é tempo perdido.
    Seu texto está brilhante, Toninho! Mostra a real que estamos vivendo; mostra o peso e a importância das coisas.
    Como sempre, você deixa o recado tornando visívil a razão, mas também deixou o coração, a emoção falar.
    Uma feliz semana, amigo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Toninho, excelente participação, amei a música!
    Aprendemos um pouco a cada dia nestes tempos, sobre nós e sobre a sociedade.
    Abração!

    ResponderExcluir
  15. Só posso dizer que você participou brava e lindamente. A pandemia foi conhecida de perto, antes, só sabíamos da possibilidade e, estudamos a respeito do nome, ainda quando crianças. Eita, que mal horrível, balançou a estrutura mundial, "só Deus na causa" para que os sobreviventes recuperem a lucidez e espontaneidade. Mas, nunca mais seremos os mesmos, "os calos" trarão um outro nível de felicidade e possibilidades.
    Parabéns aos dois, a você e a Roselia!... 👏🎈🎈👏

    ResponderExcluir
  16. É verdade... e eu espero que tenhamos aprendido a lição com esta pandemia!!! Bj

    ResponderExcluir
  17. Parabéns amigo Toninho pelo seu cuidado, sincero e sábio texto.
    Disciplina, oração, solidariedade, ingredientes cruciais para fortalecermos o corpo e o espírito.
    Penso que este isolamento forçado, embora sofrido, fortaleceu-nos mentalmente, pois provámos a nós próprios, que somos mais fortes do que pensávamos.
    No lado esquerdo do peito, permanecerá para sempre, uma ferida aberta.
    Bem-haja à nossa querida Rosélia, por nos unir espiritualmente.
    Parabenizo-o também pela escolha da música, um sinal que conhece bem a nossa amiga.

    Beijinhos para ambos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Toninho.

    Parabéns por esta sua excelente participação, nesta cruzada solidária.
    Desde a escolha do vídeo, ao texto reflexivo sobre um tema que afectou a forma de viver a nível da população mundial, em tudo está patente a sua extrema sensibilidade, meu amigo.
    Um abraço que faço extensivo também à amiga Rosélia.
    Paz e saude para ambos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Robinho,essa sacudida da pandemia trouxe medo,as pessoas começam a perceber que nunca tiveram nenhum controle. E que sem a fé nada nem ninguém pode resistir.
    Texto bem escrito para nós fazer rever quem somos.
    Xeru

    ResponderExcluir
  20. Olá, amigo Toninho,, grande parte do todo que se passa no mundo depois da pandemia, está elencado nessa sua bela crônica. É verdade que a pandemia fez com que as pessoas mudassem de hábito em quase todo o planeta. Aqui em casa, por exemplo, a vida do dia a dia da família, mudou muito e para melhor. As coisas fúteis não fazem mais parte de nossas compras. As horas, em que passamos trancados em casa, são aproveitadas com melhor qualidade, sempre procurando o lado prático em tudo, pois o que não é muito importante deve ficar de lado. Muito mais, Toninho, está nessa sua crônica, onde vemos muitas mudanças de hábitos ali referida.
    Parabéns, poeta!
    Uma excelente semana com saúde,
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Toninho!

    A pandemia revelou duas doenças, amigo, uma delas de ordem moral. Todavia, encheu-nos de Deus de uma maneira renovada.

    Rosélia nos une em belíssima interação.

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Renata e Laura
      Beijinhos fraternos

      Excluir
  22. Boa tarde, Toninho. A Pandemia mexeu e ainda mexe com todos nós. O isolamento social é importante, mas, de fato, existem os incrédulos achando que nada acontecerá com eles. Eu fico receosa com o mundo como está, as mortes, a banalização das pessoas sobre o assunto,a ausência de saúde mental e a queda da economia. Enfim. Você escreveu muito bem sobre o seu olhar. Só Jesus.
    Beijos na alma e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  23. Prezado amigo Toninho,
    Muito bacana sua forma de homenagear a Rosélia em seu aniversário de blog!
    Nem vou me alongar muito devido a tantos comentários que ratifico como minhas palavras.
    Seu texto mostra que o lado espiritual neste momento é o que mais precisamos fortalecer além dos cuidados necessários e, penso eu, todos nós que estamos envolvidos com coisas mais leves, etéreas, do coração, como a poesia, música e artes, passaremos muito melhor todos esses dias difíceis. Pelo menos pra mim foi assim e desejo a todos esta paz interior.
    um grande abraço e uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  24. Amigo Toninho,
    nestas adversas circunstâncias nas quais a humanidade foi arremessada, viveu-se dores e temores, mas também, vimos ressurgir em nós a valorização da face espiritualista de cada um, como vc apontou em tuas claras considerações.
    Falou mais alto o que de bom havia em nossa essência pessoal. Voltamo-nos para cultivos que estavam sendo esquecidos.

    Está marcante tua participação na festa da Rosélia.
    Abração,
    Carminha

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.