sábado, 10 de agosto de 2019

Menino determinação.






Pensando em família é o blog de nossa amiga terapeuta Norma está de festa em completar 12 anos e somos convidados a participar com uma proposta.
Voltar à puberdade e de lá trazer uma imagem, uma palavra que nos marcou.
Minha imagem é um menino livre, esperto dentro de suas calças curtas e a palavra que define este menino é Determinação. Com estes dados inspiro minha participação abaixo.

Confira os participantes aqui: pensandoemfamilia


Menino determinação.

Mentalizo o menino de calças curtas, mas sempre com bolsos, era exigência do menino, onde guardava suas bolinhas de gudes e às vezes algumas moedas, que usava para comprar pé de moleque de dona Alexandrina, que tinha a arte de faze-los assim como pasteis e pudim de pão velho e os picolés de Tonico Correia. Era o Menino de feliz idade.


Vejo o menino livre e feliz pelas ruas de pedras da vila operaria da Vale do Rio Doce, onde se sentia o dono, o rei da rua. O dia era grande e rolava sob seus pés descalços, seja de dia ou de noite com seus vizinhos amigos, onde brincar era o máximo, não existia televisão nas casas, exceto na casa de um senhor, que as vezes deixavam os meninos assistirem do alpendre da casa. Os meninos gostavam mesmo era da rua e de algumas aventuras no pequeno rio, que passava pela fazenda do poeta Carlos Drummond, onde um pomar rico em frutas era tentação dos meninos.

Posso ver claramente o menino feliz a caminho do grupo escolar, depois na escola de preparação para os exames do SENAI da Vale, onde receberia metade do salário mínimo para aprender uma profissão. Meninos que cedo perdiam a adolescência, mas que era alegria para os país, pois seria um passo para a Vale. Nascia ali o menino determinação, dedicação total nas lições. Ainda tinha aulas particulares com um expedicionário, famoso matemático. Gostava de ouvir suas façanhas em Monte Castelo. Hoje sei que era neurótico pois mudava de humor no meio de suas histórias.

Menino da vila era assim, influenciado a ser como os pais e irmãos trabalhando na empresa, usando aquela farda brim caqui. Assim o menino determinação ingressou na Vale após conclusão do SENAI. Primeiro sonho realizado, ainda em sua determinação, atingiu a maioridade. Sentiu necessidade de dar asas à sua vocação profissional, ser engenheiro da Vale. Para tal deixou a Vale e seu interior. Voou para a capital o menino determinação levando na mochila o menino feliz e leve enfrentar os vestibulares de uma universidade. Mas aí já é outra história da juventude determinada. Mas o menino de calças curtas e do SENAI ficou tatuado para sempre em sua vida. Assim foi forjado em aço forte o menino caracterizado pela determinação.



Toninho
07/08/2019


SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na cidade de Itabira fora mantido pela Vale uma parceria para formar mão de obra direta para suas necessidades e assim promover o profissionalismo dos filhos de seus operários.
Cia Vale do Rio Doce, empresa criada pelo governo de Getúlio Vargas com capital americano, para exploração de minério de ferro no Pico do Cauê e transportado até o porto de Tubarão na cidade de Vitoria- Espirito Santo.



Parabéns aos pais presentes 
os ausente que permanecem
na memoria e historia de 
cada um.

******************
Força Diná.
Força Zizi
estamos com vocês.



17 comentários:

  1. Boa noite de festa e de paz, querido amigo Toninho!
    Hoje foi um dia de muita emoção ao ler todas paticipações dos amigos. Desde a manhãzinha, sigo emocionada ao ler tanta coisa bonita e, na lista da Norma, você era o que faltava linkar.
    Acabei de receber sua atualização, vim espiar e me deparar com algo que já havia lido um pouco em outras postagens nestes anos, mas que nunca deixa de ter uma novidade cada detalhezinho que nos conta com riqueza e emoção. Dá para sentir daqui sua emotividade ao se recordar de tudo, da sua determinação em vencer na vida.
    Toda minha adolescência, lendo nos livros que o padrinho amado me dava para me enriquecer, a seguinte frase me marcou profundamente: "Hei de vencer!" Ele escrevia de propósito para o seu subconsciente gravar e ele venceu assim como você venceu, meu amigo.
    Nossa vida foi de vitória custasse o que custasse, somos vitoriosos. Eu não tive adolescência 'normal' também pois, como descrevi no meu post, só estudar me era permitido e, no Sábado, fazer a faxina da casa, bem como no Domingo a Missa dominical e a macarronada por minha conta para receber tios e primos pois minha avó morava conosco.
    Ao ler depoimentos subjetivos eu me emociono muitíssimo.
    Assim foi aqui e não poderia esperar diferente.
    Nossa amiga Norma foi sábia ao nos propor uma temática bem condinzente com a data do seu blog.
    Muito interessante a proposta e todas participações que li até então estão lindas.
    Diná, falei com ela hoje e está bem melhor das dores. Já Zizi, sem notícias atualizadas.
    Vamos rezando que Deus está operando com carinho de Pai.
    Parabéns, Menino Determinação! Você teve força em si e Deus o abençou muito.
    Tenha dias serenos e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho esse menino determinação! Muito bom e isso o impulsionou pra chegar a conseguir o sonho. Sonhou, buscou, conseguiu!! Adorei e tive que rir dos bolsos e sua utilidade... Muito legal! Parabéns,valeu! abração e feliz dia dos pais pra ti e todos da tua família! chica

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Toninho. Determinação, penso que me identifiquei com sua dedicação e persistência nos estudos, pois assim também fui. Nos remeter ao passado nos traz esta possibilidade de confirmação das conquistas. Este menino feliz, determinado e sábio pois tinhas suas exigências da meninice satisfeitas. Grata por sua atenção e intensa participação. bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Toninho,
    Muito rica e positiva sua história de vida.
    Menino Determinação que brincou, estudou e foi seguindo seus sonhos.
    Gostei de ver sua foto com seus calções tão característicos na época.
    Toninho foi um prazer ler seu escrito sobre a sua puberdade e conquistas posteriores.
    Sua determinação foi peça chave.
    Beijinhos e abençoado domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que belo relato! Vc disse que a infância era curta pois cedo começavam a trabalhar , mas apesar de curta era bem vivida, era realmente infância. Sua determinação sem dúvida foi sua grande arma para conquistar seus sonhos.Adorei te ler Feliz dia dos pais, abraços

    ResponderExcluir
  7. Querido Toninho
    Um vídeo perfeito para o seu texto!
    Uma história maravilhosa, que me transportou a outros tempos. Parabéns à determinação deste menino e à sua Participação neste desafio.
    Feliz domingo.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, "menino determinação"!
    Participastes,com uma emocionante história.
    Linda nova semana.
    Um abraço carinhoso de
    Verena.

    ResponderExcluir
  9. Linda sua participação na festa da Norma! Maravilhoso conhecer um pouco da sua trajetória que expressa a determinação de um menino que lutou para conquistar seus sonhos e ser o homem feliz e sábio que é hoje. Cada vez mais me encanto com você amigo!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  10. Bonita história do menino que seguiu seus sonhos com determinação. Autobiográfica?
    Uma boa semana.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  11. Sua participação na festa da Norma ficou lindíssima!
    Determinação, palavra viva e eficaz na sua vida, Toninho!... Que beleza é olhar para esse menino de tempos atrás e ver agora o homem forte e de caráter que vai à luta a cada manhã... Bonita lembrança compartilhou...
    Abçs

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde amigo, você tem nas veias a determinação e a liberdade de ser sempre essa pessoa verdadeira que é hoje,! Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Báh, meu amigo, que fantástica essa história de vida, de vencedor! Se não fosse essa partilha promovida pela Norma não ficaríamos sabendo dessa sua linda história!?
    Aplausos, querido amigo, você só poderia ter uma trajetória dessas...com o tempo a gente vai conhecendo os amigos da blogosfera!! Que bom.
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito dessa historinha .
    Não sei dizer quanto, sem necessidade de qualquer comentário. Só aplausos! daqui, de longe e perto.

    ResponderExcluir
  15. Fui colocar o meu comentário na postagem dos fogos da Amazónia, no dia 22.
    Peço desculpa pelo lapso.
    Mais uma vez, os meus parabéns pelo teu fantástico e extraordinário percurso.
    Tudo bom.
    O meu abraço.
    ~~~~

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.