sexta-feira, 28 de junho de 2019

O laranja na Festa da Xunandinha 10 anos de blog.



“A franja na encosta
Cor de laranja
Capim rosa chá
O mel desses olhos luz
Mel de cor ímpar...” (Trem das cores) Caetano Veloso



A cor laranja nos diz sobre alegria, vitalidade, criatividade, prosperidade e sucesso.
É uma cor quente das misturas do vermelho e amarelo. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias. 

Assim hoje vamos homenagear a amiga Xunandinha brincando com a cor laranja. Visite-a e deixe um carinho e incentivo a continuar: conversascomxunandinha


O livro predileto Meu pé de laranja lima,
que guardava com carinho na cabeceira.
o menino pobre morando junto da mina,
era o Zezé naquele sobe e desce ladeira.




Férias na casa da vovó era minha alegria,
andar no pomar de belas frutas maduras,
como o rei do mato criava minha fantasia,
subir o pé de laranja naquela doce fartura.



Fim de semana o cheiro bom de laranja,
perfumava a casa e terreiro onde corria.
Um bolo de laranja sempre após a canja,
quando então me fartava desta iguaria.


Quando o dia raiava levantava bem cedo
corria para o pomar, laranjas eu já colhia
era coisa que fazia como fosse brinquedo,
catava as mais doces, bom suco eu bebia.


Mas o que me encanta, é o fim de tarde
quando há no Céu a mistura das cores,
um alaranjado final desejo que retarde,
cerro os olhos, aprisiono minhas dores.


Toninho
27/06/2019

Param você Xunandinha um refresco natural.


Grato pela sua
visita.


terça-feira, 25 de junho de 2019

A lição canina.


Botando a cabeça para funcionar é a BC da Chica nos dias 5, 15 e 25 de cada mês onde uma imagem é oferecida para livre manifestação e inspiração. Conheça e participe neste agitar dos neurônios. Abaixo minha participação e vamos ler os outros amigos e deixar uma frase, um pensamento lá no chicabrincadepoesia



O homem precisa, aprender a respeitar as leis principalmente as de transito. Torna-se evidente a falta de consciência e educação diante as várias infrações cometidas. Sempre com desculpas esfarrapadas. O tempo tem sido uma destas, agem como se fossem bombeiros em ação, onde a pressa é até aceitável, mas mesmo nesta precisa ser consciente.

Isto faz lembrar a morte de uma colega (Déa Lucia) de escola no tempo de ginasial, quando em ação para combater um incêndio num casarão público, o velho caminhão de bombeiro trafegava em contramão, perdeu o freio e acabou causando sério acidente e neste a colega que andava pela calçada, acabou sendo esmagada junto ao paredão.

É comum ver pelas ruas cachorros em travessia consciente, embora muitos como humanos se arriscam e são atropelados indo a óbitos. Mas tenho visto cães que pacientemente esperam o sinal fechar para os veículos e observando os pedestres, fazem a travessia segura. Creio que muitos dos cães se arriscam, por ver pedestres em correria contra o fluxo de veículo.

Olho para a imagem e vejo, o quanto eles estão a ensinar, ainda que o ser humano não tenha olhos para captar a mensagem silenciosa, que os animais nos passam, seja prudência, calma, união e até de solidariedade, como um caso, que um cão é atropelado e os amigos dele não fogem assustados, ficam em volta, tentando o arrastar para o meio fio, cena que comove e leva à várias reflexões.

Precisamos saber nosso papel no mundo em sintonia com os três reinos da natureza. Os animais de inteligência um pouco avançada, nos copiam em ações e assim temos uma responsabilidade em fazer o certo independentemente de onde estamos e como estamos.

Desacelere homem e veja quanta calma, um animal lhe passa e veja, como eles muitas vezes fazem exatamente como fazemos e o fazem por nos observar. Quando for atravessar uma rua, lembre-se de o fazer com segurança e inclusive ajudar a orientar os menos conscientes e ou com dificuldade de locomoção e assim estender seu olhar para os animais, principalmente os cães pelas ruas das grandes cidades. Saber que nosso ato pode salvar vidas, é tudo que se espera de uma pessoa cidadã.


Toninho
24/06/2019


Que a semana flua bem e leve.
Grato pela visita