Escrevendoà quinta-feira deste dia 18 de junho vem da proposta da Sylvia no seu blog onde usa a leitura de um filme Sandman, baseado neste nos deu opção de escolher um dos sete Perpetuos ou dois ou mais, para nossa historia. Confira em palabras al abismo
O Fio do Destino
Jota agora entra na escola renomada. As figuras nas paredes parecem dizer: você
pode. Dedique-se que balão sobe quando a gente solta. Ele vem de família
simples. Estudar parece um luxo distante. Ele precisa ajudar a família, como
todos os meninos da vila. Um professor vê nele o brilho. Então diz a ele uma
máxima, que "Destino não é sorte, é direção".
Na sua turma de
rua é o primeiro a fazer uma faculdade de Engenharia.
Na capital trabalha de dia, estuda à noite. Às vezes questiona se era seu
destino. Vê colegas desistindo. Sentiu o medo de não suportar, longe de casa.
Anos depois formou-se.
O estágio naquela mesma empresa onde seu pai
trabalhava, era voltar ao ponto de partida, mas diferente. Logo fora admitido
pela empresa. Agora ele seria respeitado pela função e posição de hierarquia,
ainda reencontrou alguns amigos de sua infância, o que lhe facilitou adaptação.
Ele conseguiu
ao longo dos tempos várias promoções e formações, assim anos depois, se
aposenta dos trabalhos nas minas de minério. Mas destino não aposenta. Então começa
a dar assessoria em análises técnicas, para os novos gestores com projetos de
produtividade.
As vezes na varanda de sua casa lembra
da frase de um professor, que dizia, que destino não tem ponto final. Olha para
serra de minério onde o Sol desponta e deixa escapar um leve sorriso.
Toninho
17/06/2026
Grato pela leitura.


Un camino ganado a base de esfuerzo y dedicación, tan satisfactorio que, aún continúa después de la jubilación, solo.una etapa más de logros.
ResponderExcluirAbrazo
Que lindo destino de JOTA que vindo dprimeiro de escola de periferia, conseguiu ir para uma escola renomada e desde então o balão só subiu... O tempo passa, a aposentadoria chega, mas em verdade, ele segue ajudando com seu conhecimento quando pode e por isso, pode sorrir! ADOREI! abração, lindo dia !
ResponderExcluirchica
Ese destino que vemos en el horizonte, Fue toda una escuela de aprendizaje.
ResponderExcluirCon dedicación los resultados pueden ser magnifico.
Un abrazo, muy feliz día.
Me ha encantado la idea de que el destino no tiene fin... tener siempre ese motivo en la vida para continuar. Precioso. Gracias por participar ;)
ResponderExcluirAmigo Toninho, boa tarde de paz!
ResponderExcluirFestino não se aposenta e penso exatamente igual... sigo na execução do meu ideia.
Destino comigo também não se cria...
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos
Boa tarde Mineirinho
ResponderExcluirQue belissímo texto.
Um belo retrato da passagem do tempo e das marcas que ele deixa em cada fase da vida. Simples, reflexivo e carregado de uma narrativa que toca o leitor.
Semana abençoada para você.
:)
Claro, en el libro de Destino seguro, esta escrito todo.
ResponderExcluirUn destino incierto, pero pribable
ResponderExcluirPrueba de que el origen no limita, lo hace nuestra apatía de aquí el esfuerzo, dedicación y perseverancia rinden frutos.
ResponderExcluirEl destino muchas veces lo marca uno mismo con su trabajo, esfuerzo y decisión, muy bonito tu relato.
ResponderExcluirUn abrazo.
PATRICIA F.
Querido Toninho, tú relato me transmite que el destino no es algo que simplemente ocurre, sino un camino que se construye con esfuerzo, constancia y valentía. Me gustó cómo muestra la evolución de alguien que, pese a las dificultades y los miedos, nunca dejó de avanzar. Además, deja una reflexión inspiradora: cada meta alcanzada es solo una etapa más de un recorrido que continúa mientras tengamos sueños y ganas de seguir creciendo.
ResponderExcluirUn abrazo
Hola Toninho,
ResponderExcluirJota tuvo, por los menos, dos buenos profesores, que con dos frases para recordar fue suficiente para dirigir su vida. Claro que él también puso de su parte, sobre todo las ideas clara.
Un saludo
Olá Toninho,
Jota teve pelo menos dois bons professores, e apenas algumas frases memoráveis foram suficientes para guiar sua vida. Claro, ele também fez a sua parte, principalmente por ter ideias claras.
Atenciosamente,
Esa posibilidad de construir nuestro camino hacia nuestros sueños es lo que nos debe impulsar. Buen mensaje. Un abrazo Toninho
ResponderExcluirAqui nos muestras a Destino en todo su esplendor y fuerza. Lo que veoas difoxil de cumplir , y lo queenps le importa él es que las nuevas generaciones le pidan consejo, pero bueno. De todo hay...
ResponderExcluirAbrazooo
Cuando las cosas se hacen con esfuerzo, es tan gratificante su resultado, que te animan a seguir hacia adelante.
ResponderExcluirBuen relato ejemplarizante.
Bom dia Toninho,
ResponderExcluirUm texto maravilhoso, que li como se fosse uma autobiografia.
Excelente exemplo de vontade de vencer na vida, sem desânimo!
Trabalhar e estudar à noite, não é fácil!
A perseverança ajudou a vencer o herói do conto, que pela vida fora foi ajudando outros na mesma direcção.
Parabéns, Toninho!
Beijinhos e um domingo muito abençoado.
Emília
Uma história de vida, exemplo para tantos meninos mas só alguns alcançam esse destino graças à terra fértil onde as sementes foram lançadas . Depois o destino não ficou pelo sucesso e desenrolou- se através de outros patamares sendo sempre o mesmo Jota, ou melhor cresceu ainda mais porventura no se percurso como Homem.
ResponderExcluirObrigada, Toninho , por este reflexo tão límpido !
Asi es..el destino no tiene fin porque es un Eterno..y eltenia un sueño y lo alcanzo..que bonito...bss
ResponderExcluir