Casa de Chão Batido
Participo com a Norma de sua série de Poetando, que nesta edição veio falando de saudades no seu blog pensandoemfamília. Lá ela inspirou em Toquinho e Vinicius de Morais com a canção Por onde anda você.Casa de Chão Batido
Tenho grande saudade mansa
que mora lá longe numa roça,
de uma casinha branca simples
onde o tempo nunca apressa.
A água vinha de muito longe,
cantando em varas de bambu,
era fresca, descendo a grota,
o cheiro de mato sob céu azul.
Havia aceso um fogão a lenha
espalhava seu calor no recanto,
Penso na cozinha sem a senha
de um fumegante café pronto.
Casa de chão de terra batida,
o frio agredia os pés descalços.
lá a vida sem nenhum segredo,
vejo o sol riscando os caibros.
A simples vassoura de alecrim
varria a casinha com perfume.
Deixava a casinha perfumada,
espantava tristeza e azedume.
Hoje a vida tem muita pressa,
o conforto de piso, e torneira
Mas a doce saudade me leva
para aquela casa na capoeira.
Toninho
08/06/2026
Grato pela visita

Essa saudade mansa daquele bom tempinho do SEM PRESSA ficou lindamente expressa em tua bela poesia,Toninho!
ResponderExcluirADOREI! Deu pra sentir bem o clima lá!
abração, ótima semana, chica
Esta saudade penso está em todos nós, que vivemos sem pressa e junto a natureza, mas sua expressão vai além; encontro com o menino que colheu estes amorosos dias.
ResponderExcluirBom final de tarde . Grata pela adesão, Norma
Olá, querido poeta Toninho, que lindo poema, terno, saudoso e escrito de uma maneira que dá vontade de conhecer a Casa de Chão Batido, viver livremente junto à bela natureza, numa época diferente dessa de hoje, assustadora e de muitos cuidados.
ResponderExcluirA imagem é linda, muito aconchego!
Aplausos, Toninho, você é o 'Poeta' !
Uma linda semana. com muita paz e saúde.
Um beijo, amigo
Amigo Toninho, boa noite de paz!
ResponderExcluirAinda bem que tenho a roça para matar a saudade aqui pertinho.
Um bonito poema nos brinda.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos
A imagem é linda!
ResponderExcluirAdoro a inspiração 👏😘
Que maravilha viajar nos seus versos maninho poeta! Que paz ! Como a vida lá na roça tem cor sabor e uma simplicidade fenomenal ! Parabéns da Quina
ResponderExcluirUma saudade dessas é pintura delicada de cada detalhe que a memória eternizou; um lugar de remanso para a vida em sua pura essência.
ResponderExcluirA imagem e o poema compuseram um dueto cantante e lindo!
Parabéns, meu amigo!
Feliz continuação da semana.
Esse sim, é um poema bem mineiro, bem nosso. Saudações celestes!
ResponderExcluir