segunda-feira, 8 de junho de 2026

Casa de Chão Batido

Participo com a Norma de sua série de Poetando, que nesta edição veio falando de saudades no seu blog pensandoemfamília. Lá ela inspirou em Toquinho e Vinicius de Morais com a canção Por onde anda você.

Casa de Chão Batido


Tenho grande saudade mansa 
que mora lá longe numa roça, 
de uma casinha branca simples 
onde o tempo nunca apressa.

A água vinha de muito longe, 
cantando em varas de bambu, 
era fresca, descendo a grota, 
o cheiro de mato sob céu azul.

Havia aceso um fogão a lenha 
espalhava seu calor no recanto, 
Penso na cozinha sem a senha 
de um fumegante café pronto.

Casa de chão de terra batida, 
o frio agredia os pés descalços. 
lá a vida sem nenhum segredo, 
vejo o sol riscando os caibros.

A simples vassoura de alecrim 
varria a casinha com perfume. 
Deixava a casinha perfumada, 
espantava tristeza e azedume.

Hoje a vida tem muita pressa, 
o conforto de piso, e torneira
Mas a doce saudade me leva 
para aquela casa na capoeira.


Toninho

08/06/2026

Grato pela visita


8 comentários:

  1. Essa saudade mansa daquele bom tempinho do SEM PRESSA ficou lindamente expressa em tua bela poesia,Toninho!
    ADOREI! Deu pra sentir bem o clima lá!
    abração, ótima semana, chica

    ResponderExcluir
  2. Esta saudade penso está em todos nós, que vivemos sem pressa e junto a natureza, mas sua expressão vai além; encontro com o menino que colheu estes amorosos dias.
    Bom final de tarde . Grata pela adesão, Norma

    ResponderExcluir
  3. Olá, querido poeta Toninho, que lindo poema, terno, saudoso e escrito de uma maneira que dá vontade de conhecer a Casa de Chão Batido, viver livremente junto à bela natureza, numa época diferente dessa de hoje, assustadora e de muitos cuidados.
    A imagem é linda, muito aconchego!
    Aplausos, Toninho, você é o 'Poeta' !
    Uma linda semana. com muita paz e saúde.
    Um beijo, amigo

    ResponderExcluir
  4. Amigo Toninho, boa noite de paz!
    Ainda bem que tenho a roça para matar a saudade aqui pertinho.
    Um bonito poema nos brinda.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  5. A imagem é linda!
    Adoro a inspiração 👏😘

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha viajar nos seus versos maninho poeta! Que paz ! Como a vida lá na roça tem cor sabor e uma simplicidade fenomenal ! Parabéns da Quina

    ResponderExcluir
  7. Uma saudade dessas é pintura delicada de cada detalhe que a memória eternizou; um lugar de remanso para a vida em sua pura essência.
    A imagem e o poema compuseram um dueto cantante e lindo!
    Parabéns, meu amigo!
    Feliz continuação da semana.

    ResponderExcluir
  8. Esse sim, é um poema bem mineiro, bem nosso. Saudações celestes!

    ResponderExcluir

Meus blogs:
https://poemaenosolhares.blogspot.com/
https://toninhobira.blogspot.com/
https://mineirinho-passaredo.blogspot.com/

Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.

Meu abraço de paz e luz.