sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Não é do meu feitio.










O ser humano é movido pelo comportamento, que é elemento, que o insere na sociedade, onde será analisado, aceito e ou odiado. Muitas vezes ouvimos alguém dizer, que eu sou isso e aquilo e pronto. Quem quiser que o aceite como. Mas outros se moldam numa maneira amistosa e ficam bem com todos. O fato é que nosso comportamento busca sempre nos fazer parecer melhor do que muitas vezes o somos. Porem o ser humano passou adotar a expressão: não é do meu feitio, que muitas vezes é utilizada como uma espécie de defesa e ou negação a uma situação, na qual não queremos ser incluídos, que nos causa desconforto. Assim passamos a enumerar uma serie de situações, onde o nosso feitio não se manifestaria ou se aplicaria normalmente.

Não é meu feitio, olhar fixamente as pessoas nos olhos, quando falo com elas, no entanto isto não quer dizer, que estou mentindo, nem que eu seja exageradamente tímido, mas é meu feitio ser amigável com todas as pessoas indiferente de sua posição social e ou profissional. Não é meu feitio, proferir palavrões mesmo quando em conversas em grupo de homens em clube ou trabalho, o que não quer dizer, que não sejam proferidas em certos momentos específicos do desequilíbrio humano.

Na blogosfera, não é meu feitio comentar textos de amigos sem procurar entrar no pensamento deste, como não é meu feitio, ler os comentários de outros para balizar o meu, ainda que eu não condene quem o faça, pois talvez seja mais coerente, do que comentar sem nada a ver com o trabalho árduo do escritor de criar. Ainda aqui não é do meu feitio, usar do email dos amigos para enviar tipos de mensagens não se aplicam ao nosso relacionamento ou que funcionam como as correntes chantagistas e ou apelativas, ou mesmo aquelas que possam fomentar uma série de ataques movidos pela intolerância.

Na minha vida em geral não é meu feitio ser uma pessoa irrequieta, mutante, e mal humorada, como não é meu feitio, expor as pessoas a uma situação ridícula e ou constrangedora, não é meu feitio, envolver em discussões por pensamentos políticos, religiosos, futebolísticos e gosto em geral. Não é do meu feitio, ser uma pessoa radical e ou inconveniente. Não é do meu feitio, calar diante a injustiça. Não, definitivamente não é do meu feitio.

Toninho.
08/11/2012.

***************************************************
 Convite - Ciranda interativa - O que não é do meu feitio,  convite da nossa amiga Calu do blog Fractais de Calu. http://fractaisdecalu.blogspot.com.br/

33 comentários:

  1. Olá, amigo Toninho
    Vim cedinho pois não podia perder o seu post (não é do meu feito deixar de lado os amigos que sempre me visitam)...
    Pois bem, gostei muito quando vc dizia o que não lhe era peculiar mas explicando não ser daquele jeito significar algo ruim... é legal isso!!!
    Por exemplo: "não costumo olhar no olho das pessoas"... disse vc e logo explicou: "o que não significa: que seja tímido, mentiroso", etc.. como a gente convenciona falar...
    Toda regra tem exceção e é na sutileza que podemos desmerecer alguém.... por isso destaco a sua justificativa... preciosa para somar valores e não tipificar o outro (semelhantes)...
    O final foi muito lindo... Fico uma fera com injustiça (aprendi, com o tempo, que é do meu temperamento.... Ponto positivo pra ele e para VC!!!
    Bjs fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Toninho, nunca te imaginei ao contrário. Te imagino mesmo uma pessoas bem amiga, sem procurar encrencas, amável e educada. Sabemos que lês o que comentas, não sais sem deixar uma opinião TUA. Esse teu jeito de ser é que faz com que tenhas tantos amigos.

    Gostei de confirmar o que És, sabendo o que não és. Legal! abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Com toda certeza, Toninho, nada disto é do seu feitio!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Toninho. A transparência, o respeito, a solidariedade e a humildade deveriam ser do feitio de todos. Como é do teu feitio ser uma pessoa excelente por quem não se conseguiria passar despercebido simplesmente. É do meu feitio declarar minha admiração aos que têm a coragem de demonstrar nobreza de sentimentos e comportamentos, mais do que falando, assumindo a postura coerentemente.
    Tenha uma excelente sexta-feira e receba um abraço de luz e paz!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Toninho,
    além de esclarecer o significado amplo da palavra feitio, vc nos brindou com um seleto destaque do que é e do que não é do teu feitio, trazendo aqui exemplos partilhados por muitos de nós.

    Me vi em cada linha do último parágrafo, e contente confirmo meu entusiasmo nesta ciranda que superou minhas expectativas.
    Agradeço sorridente tua participação.
    Abraços festivos,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Oii amigo, tudo que não é do seu feitio mostra o qto vc é uma pessoa equilibrada, tbém não aguento esses e-mails apelativos tipo se vc ama Jesus passe a frente, não aguento isso, as pessoas usam o nome do SR em Vão muito fácil! Abraçoosss

    ResponderExcluir
  7. A sinceridade, o respeito, a humildade, a gentileza, a discrição são características de pessoas sensatas e do bem, como vc, que acabou de nos mostrar como és... um a pessoa maravilhosa e com certeza amigos dos teus amigos. Tenha um bom dia, parabéns pelo belo texto e obg por ser meu amigo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Creo que eres buena gente.

    un abrazo

    fus

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, amigo, gostei muito do teu texto, sinto a sinceridade nas palavras...me identifiquei com muitas coisas da sua personalidade! Parabéns!!

    Tenha um dia encantador!
    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
  10. Oi Toninho bom dia,, não precisava nem dizer, para sabermos e valorizar a tua personalidade, sois a pessoa que todos gostaria ter como amigo.Um abraço fraterno. Celina

    ResponderExcluir
  11. Oi Toninho!
    Gostei muito do que li, do que percebo em você e em muitas coisas somos parecidos, muitas mesmo. Como tive pouco tempo para escrever o meu não lembrei de peculiaridades que me identifiquei aqui. Engraçado isso, não costumo dizer palavrões, não gosto destes e-mails, não gosto de ler comentários alheios, sou amigável, agora sou irrequieta, gosto de mudar, renovar.rsss
    Abraço e um feliz fds!

    ResponderExcluir
  12. Amigo Toninho, é do meu feitio (durante minhas agitadas horas de trabalho) eu fazer uso das pausas - do cafezinho ou almoço - para acessar as páginas dos amigos e, dar uma espiada nas últimas novidades. Infelizmente na maioria das vezes estas pequenas pausas não me permitem deixar um comentário. No entanto algumas vezes o prefácio de um particular post me deixa tão curiosa que "abdico" do cafezinho para beber o que ali no post está escrito. Este foi um destes post!
    Meu amigo, fiquei muito admirada com a similaridade dos nossos feitios. Assim como você, eu não sou adapta de palavrões, não gosto de fazer uso dos e-mail de amigos para estes fins, e realmente desprezo quem gosta de usar de situações para por o próximo em situações constrangedora e etc...
    Valeu apena fazer uma pausa no meu cafezinho amigo!
    Um lindo quase fim de semana para você!
    Ange

    ResponderExcluir
  13. Normalmente quando as pessoas se falam mais ou ficam mais unidas dizem ser por causa das afinidades.
    Penso ser também uma das razoes que um 'grupo de amigos' , vão se encontrando e desenvolvem essa cumplicidade boa e saudável aqui nesse mundinho virtual.Cúmplice na elegância com que se respeitam e se gostam.
    Fiquei encantada com sua maneira de se colocar e citar características que deveria permear em todos os meios.
    Parabéns Toninho, que bom ser sua amiga!
    mandando meu abraço

    ResponderExcluir
  14. Ficou ótima a sua participação na Calu, sempre exaltando a dignidade e os bons costumes...


    É do meu feitio valorizar os blogs dos amigos de causa!

    bjsMeus
    Catia

    ResponderExcluir
  15. Toninho,
    Gostei muito da sua transparência e em especial do que disse sobre os comentários, concordo contigo, é importante ler absorvendo o que se lê e comentar sobre o que se leu, sem ser evasivo ou superficial, é o que tento fazer também quando leio os colegas por aí. Parabéns por sua participação. Gr. Bjooo!

    ResponderExcluir
  16. Ah, Toninho você é um gentleman!
    E é por isso que eu e tantos outros que pensam deste modo, se aproximam, gostam e comentam o que você escreve.
    Você já deve ter percebido por este mundo da blogosfera quem é quem, não é? E sobre o que falou dos comentários, acho que é exatamente assim que devem agir as pessoas que se consideram blogueiros de verdade, pois quando você visita um blog e comenta apenas 'que lindo, amei e beijinhos, tchau', significa que você não leu de verdade, que não tem paciência para o mesmo e então, o que está fazendo por aqui? É melhor ficar no facebook que tem lá um clique no Curtir e se utiliza de poucas palavras para qualquer assunto.
    Só lhe digo, pra terminar, que você é daquelas pessoas que a gente gostaria de se encontrar sempre, pessoalmente, bater papos, trocar ideias, rir da vida e outras coisinhas mais.
    Sua participação foi linda, tal qual seu coração.
    um abraço grande, carioca

    (mudei o número da postagem do táxi e deixei lá minha resposta, obrigada)

    ResponderExcluir
  17. Que texto mais bonito,Toninho!Conseguiu dizer tudo sobre vc e de um jeito muito especial que vc é!É bom demais ter um amigo assim!Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  18. Por tudo que li... é do seu feitio ser uma pessoa do bem... e so isso ja basta...isso é o que realmente tem valor...
    Otimo fim de semana Toninho...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, querido amigo Toninho.

    Você é muito ético e diplomático...
    Sobre a injustiça, eu também não faço vista grossa.

    Que seu fim de semana seja abençoado de saúde, paz, e alegrias.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Como é bom saber o que "não é do seu feitio".
    E, posso dizer, que gostei do seu feitio.
    Bom te ler.

    ResponderExcluir
  21. Impecável seu texto, assim como vc também o é! Parabéns! Adorei! Beijos e lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  22. Esse é o Toninho que realmente sinto ser você.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  23. Interessante meu amigo,,,sempre muito legal seu texto,,,abraços fraternos e um belo final de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  24. Muio bom dia meu querido amigo, não é de meu feitio ser hipocrita e comentar os blogues dos meus amigos sem que primeiro os tenha lido, apenas é muito do meu feitio ser sincera e não falsa, o que por a maioria das vezes não quero dizer que sejam todas porque o ser humano não é perfeito! É sim, de meu feito gostar para toda a vida quando gosto dou sempre várias oportunidades para que as pessoas se arrependão; mas também meu querido isto já faz parte do me génis, quando deixo de gostar jamais sou capaz de voltar atrás. Adorei a sua escrita e como vaidosa que sou adorei o seu comentário. tenha um lindo fim de semana com tudo de bom e me desculpe, mas como tagarela que sou, faço um comentário que mais parece as cartas de amor que os namorados enviavam para as nossas antigas colónias de Angola...
    Beijinhos de luz, e muita paz na sua vida.

    ResponderExcluir
  25. Um texto bem consciente meu amigo. Tem muitas coisas que também não são do meu feitio, mas como sou mutante e vou me moldando conforme vou aprendendo e experenciando, então vou seguindo o meu fluxo.
    Penso que o importante entre amigos são as coisas em comum e o respeito. Sou uma pessoa franca e autêntica, e é do meu feitio tocar em pontos fortes, até porque é da minha profissão também.
    Sempre bom nos expressarmos, gostei do teu texto. Bom fim de semana, paz e harmonia pra todos nós, beijos!

    ResponderExcluir
  26. Oi Toninho!
    Essa "Brincadeira" chamada, "não é do meu feitio"
    que de brincadeira não tem nada, pois até agora vi os que dela participaram, responderem com muita seriedade.

    Nota mil pra vc,pela sua sinceridade.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde, Antonio. Um texto riquíssimo e inteligente onde pude descobrir muito mais de você.
    Em alguns pontos eu me identifico demais contigo, outros, um pouco apenas.
    Cada um é de um modo e age fielmente ao que é. Eu sou assim. Mudo às vezes, sou mais explosiva, olho nos olhos, nisso parece, que diferenciamos, sou mais mutante no humor, mas e uma questão de característica de personalidade não querendo dizer, que uma seja melhor do que a outra, apenas diferente.
    Aprendi demais com o seu belíssimo e esclarecedor texto.
    Obrigada pelo carinho e amizade de sempre.
    Tenha um fim de semana de paz!
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Toninho apesar que ainda não fui dormir, sabe é muito bom colocar pingos nos is e nos jotas da forma sutil que você fez, eu sou uma pessoa que tenta sempre se modificar quando em exame próprio percebe que realmente isto ou aquilo não foi legal, quando me arrependo por chegar a conclusão que poderia ter feito ou sido melhor, principalmente no que se refere às minhas explosões, é meu amigo eu explodia muito isto até uns trinta anos, um dia ajoelhei e pedi muito a Jesus que me ajudasse a segurar a lingua dentro da boca, devagarzinho foi acontecendo e quando dei por mim eu já praticamente não explodia, sabe me senti bem melhor, claro que tenho outros defeitos e sei que ainda preciso de muito polimento, mas vou tentando ser uma pessoa um bocadinho melhor, adorei saber mais sobre você e ter certeza que fiz a escolha certa quando o coloquei no meu rol de amizades, obrigada por me honrar com a sua, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  29. Querido Toninho, descobri que seu feitio é bem parecido com o meu! Não é por acaso que tanto nos identificamos! Achei excelente o seu texto! Grande abraço, meu amgio!

    ResponderExcluir
  30. Oi Toninho,
    vez por outra a gente se encontra nas BCs, em geral da Norma, mas desta vez na ciranda da Calú.
    Postei somente no sábado e depois andei bastante ocupada, ainda que tenha visitado os primeiros da lista de participação.
    É com prazer que chego agora no seu texto. Por acaso, é de meu feitio conversar olho no olho, mas se noto que há pessoas que ficam desconfortáveis com isso, desvio o olhar.
    De resto, também não é de meu feitio reencaminhar correntes de mails, nem pressionar as pessoas em nada.
    Assim como, se comento blogs amigos, comento com alma. Não é de meu feitio ser superficial.
    Gostei de conhecer um pouco mais de você. Obrigada por compartilhar.
    Abraço de boa semana.
    Rute

    ResponderExcluir
  31. Toninho, só agora estou visitando os blogues participantes porque quando iniciou esta Ciranda da Calu, foi próximo ao ENEM e depois acabei viajando, portanto, por este motivo estou comentando os textos dos participantes com atraso.
    O que você disse a respeito de querermos mostrar apenas o melhor do que somos, ou querer ludibriar as pessoas a acreditarem nisto, é o que sempre me fez duvidar de autobiografias. Ninguém consegue ser totalmente sincero em suas auto-descrições. Apoio seu pensamento, pois percebo que muitas pessoas ao tentarem se descrever em seus blogues, algumas se esforçam e usam de bastante sinceridade, por isto não dá para generalizar, contudo, algumas parecem querer mostrar apenas "o lado bonito" que possuem, como se fossem isentas de defeitos ou imperfeições e isto fica evidente que não é real a quem lê.
    Temos feitios um pouco diferentes, não sou politicamente correto e falo palavrões.
    Gosto de falar olhando nos olhos, eu nunca dei credibilidade e até tinha receio de quem não olha nos olhos, é como se pessoa não tivesse sinceridade. Agora, com seu post, pude entender melhor porque alguns tem este tipo de comportamento e foi um aprendizado para que eu não generalize pessoas que agem assim.
    A respeito do mundo virtual, temos muito em comum, eu tampouco comento por comentar e nem li os comentários anteriores, embora por vezes eu o faça, não para copiar, mas para talvez, formar um debate caso o assunto seja aberto a discussões.
    A respeito dos e-mails desnecessários, eu adoraria que todos tivessem esta mesma atitude que a sua. Acho muito inconveniente estas correntes, pps e outras coisas que enviam em massa e tenho que me dar ao trabalho de enviar pro spam.
    E, lendo o final do post percebo que na vida real temos sim, algumas particularidades semelhantes, tampouco gosto de expor (e de pessoas que expõem) as outras ao ridículo e a situações constrangedoras. Infelizmente, já presenciei isto em blogues e acabei me afastando. Tampouco gosto de discussões dos temas que citou, entro nos assuntos quando se trata de debates, pois acredito que é possível comentar sobre diversos assuntos dos mais variados pontos de vista sem que acabe em discussão, mas, infelizmente, há pessoas que acabam levando tudo como ofensa pessoal, neste caso, o silêncio é a única saída.
    Gostei bastante da sua participação e já me tornei seguidor do seu blogue.


    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  32. Meu amigo, participou de forma brilhante nesse desafio. Seu texto mostra o quanto é verdadeiro. Como você, não leio comentários antes de postar o meu, pois acredito que ele deve resultar do que as palavras nos disseram, ainda que não correspondam à intensão de quem as escreveu. Bjs.

    ResponderExcluir
  33. Amigo, não podes me ver neste momento, mas estou te aplaudindo: amei teu texto!
    Também não uso palavrões. Fico chocada ao vê-los em programas de TV que cada vez mais está baixando o nível em todos os sentidos; detesto correntes por e-mail e quebro todas que me mandam (kkkk); e-mails com mensagens que ameaçam ou são apelativas ou textos cheios de "carinho" e "elogios" tipo "copy & paste". E minha tolerância é zero para qualquer tipo de injustiça. Afinal, sou de Libra. kkk
    Amei!
    Beijos meus!

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.