segunda-feira, 2 de março de 2020

Oferenda no azul




Desafio de fevereiro 2020 do blog escrevercomamor de nossa amiga Marta lá de Portugal, que nos desafia para escolher uma cor e falar dos mistérios e sedução desta cor, seja em pensamento, poema e ou prosa e ou qualquer tipo de estrutura poética. Eu relutei em não cair no lugar comum do azul, mas como se refere a Fevereiro eu volto meus olhos para o mar e o céu e da querida Iemanjá e saiu o testo abaixo para sua apreciação Marta.
Obrigado Marta por nos provocar em poesias. Aproveitem e vejam outros participantes lá :escrevercomamor


Oferenda no azul



Eu canto por todo azul do Céu Anil.
Há encanto no azul do imenso mar,
casa de Iemanjá em forma feminil,
sob a manta azul vem me guardar.


No dia 2 de fevereiro é festa e dança,
na profusão do azul é linda sedução,
moça de azul roda com rosa branca,
que no mar azul lança com devoção.

O mar se cobre com brancas flores,
sob o olhar lacrimoso todo ansioso
no aceite à oferenda fim das dores,
boiam no azul marinho misterioso.

As águas azuis sob Céu brigadeiro,
lentas levam o barco azul enfeitado
com todas as flores, água de cheiro.
Finda a festa, sinto-me abençoado.



Toninho
02/03/2020  



Grato pela visita.
Estou um pouco atrasado
para com os amigos.
Mas estaremos juntos lá.
Feliz semana.

18 comentários:

  1. Ficou linda t u a poesia,Toninho! E te inspirada no azul ,lembrando a data recente da Iemanjá! Adorei! Abração, chica ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite azulada de paz, querido amigo Toninho!
    Que linda oferenda para a rainha do mar.
    Há muitos anos fiz uma oferenda assim num barquinho numa praia no fim do ano no ES, sem nem morar aqui, com toda pureza do meu 💙, sugerida por uma amada tia.
    Também me senti abençoada. A fé nos faz crer num copo de água que seja, numa vela acesa. Gosto da fé pura, sem nenhuma maldade, nem pretensão ambiciosa.
    Nosso povo brasileiro é um povo do sincretismo religioso e eu respeito toda devoção não elitizada.
    Para Deus, o que conta é a pureza do nosso 💙 tão somente e não fazermos o mal para ninguém. Desejar sempre o bem a todos. O mal volta todo para nós se procedermos diferente.
    Deus acolhe toda vontade de bem.
    Se Ele nos respeita, devemos fazer igual.
    Moro sempre juntinho do mar, das águas e elas me refrescam o viver na leveza.
    Também me sinto abençoada pela Criação Divina. O mar tem tido meu Amor e respeito.
    Parabéns pelo poema na iniciativa da Marta!
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Linda poesia!! Parabéns pela criatividade, e homenagem. Me inspirei e deixo o meu humilde haicai.
    Ah...rainha do mar
    em flores de oferendas
    abençoai todo amar!

    Vilma Piva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo Vilma como sempre inspiradíssima no haicai. Show amiga. Grato, Bjo

      Excluir
  4. Como sempre... excelente a sua partilha!
    Bj Toninho

    ResponderExcluir
  5. Uma grande homenagem ao Mar... um amigo, um confidente...
    Obrigada por participar...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  6. participação poética maravilhosa que aplaudo de pé.
    O Mar na sua grandeza deve estar agradecido por tão profunda homenagem
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  7. Uma bela poesia. Muitas bençãos azuis pra vc!

    ResponderExcluir
  8. O mar é sempre muito inspirador, com a sua grandeza e beleza. Você poetou bonitamente...
    O meu abraço e carinho...

    ResponderExcluir
  9. Uma poesia linda em homenagem a nossa mãe Iemanjá, rainha do mar!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  10. Lindo, lindo! O Toninho esmerou-se! :)
    -
    Em sonho de amor primeiro
    -
    Visitem o meu novo blogue sigam e linkem. Obrigada
    Desafios - Prosas e Poesias

    Beijos e uma boa noite!

    ResponderExcluir
  11. A sua participação poética ficou bem bonita, Toninho.
    A minha cor preferida também é azul...
    Por enquanto, tenho de vencer um resfriado bravo...
    Tudo bom e pelo melhor. 🍀🍀🍀
    Abraço amigo.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  12. "Eu canto por todo azul do Céu Anil.
    Há encanto no azul do imenso mar,
    casa de Iemanjá em forma feminil,
    sob a manta azul vem me guardar."
    Parabéns Toninho, pelo seu belíssimo poema «azulinho»!
    Meu querido amigo, obrigada pelos comentários
    carinhosos que deixou no meu Rol de Leituras.
    Por vezes eu desapareço, mas logo, logo, volto!
    Beijo carinhoso. Fiquei bem!

    ResponderExcluir
  13. Gosto do azul
    gosto do mar
    gosto ainda mais
    do seu lindo poetar
    Me embriago nas veias de tua poesia
    me afogo nos braços do teu versejar
    a minha alma poética está leve a suspirar
    Lindíssimo meu caro vizinho
    Beijinhos e terno abraço

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Toninho,
    Um belo poema ao azul do mar, mar este que tanto inspira os poetas.
    Magnífica participação.
    Um beijinho e uma tarde com muita paz.
    Ailime

    ResponderExcluir
  15. Olá, Toninho!
    Um desafio bastante criativo! Amei o poema também. Acho que vou escrever sobre a minha cor favorita, que é o verde, mas sem entrar no desafio, apenas usando a inspiração proposta por ele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. As águas azuis sob Céu de brigadeiro.
    Belíssima participação neste desafio, Toninho.
    Amei o vídeo!
    Um carinhoso abraço.
    Verena.

    ResponderExcluir
  17. Lindo e especial poema ao nosso mar contemplando a palavra mencionada. Diferente es BC pois se direciona à uma cor. bjs Fundo musical perfeito.

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.