sábado, 20 de junho de 2020

Saramago dez anos.



Ao Saramago, eu tinha que falar... (10 anos ausente- 18/06), ainda que em forma de acrostico.


Jaz o homem poeta em seu tempo, às cinzas volta.
Ostracizado não se calou à ditadura reinante.
Serralheiro jovem pobre fundiu a frieza do aço à dura vida.
Espalhou versos no parto dorido de “Levantado do Chão”.


Salazar o perseguiu, mas como Jacarandá não se quebrou.
Assim viveu o poeta com a miséria escandalosa da região
Renascia todo dia na crítica à dura condição do lugarejo.
Ansiava por dias melhores ao povo de vidas vazias.
Mora num jardim de Lisboa das cinzas as flores.
Agora nos braços do Pai, ainda suspira gritos aos seus.
Grita que há muito o que fazer pela dignidade humana.
Operou-se a vontade divina, descansa caro Saramago.


Pensamento Saramago:

Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia.

Curiosidade:


Em “Ensaio sobre a Cegueira”, Saramago fala do colapso da sociedade diante uma doença misteriosa deixa todos cegos. Nada a ver com premonição da epidemia vigente que nos isola socialmente.


Toninho
20/06/2020
Saramago morria e eu iniciava na blogosfera com uma pobre homenagem a ele.

Grato pela visita.

27 comentários:

  1. Boa noite de festa, querido amigo Toninho!
    Que bela comemoração de um escritor com outro escritor reverenciado!
    Há dez anos temos um amigo incondicional no mundo virtual.
    Um exemplo de ética e elegância no trato fino com TODOS amigos.
    Dar os parabéns se torna pouco, mas deixo junto a minha eterna gratidão por todo.apoio que me deu em todos estes anos. Se não houvesse tido o seu e o dos que me acompanham mais de perto mais afinadamente, talvez não me motivasse tanto.
    Deus lhe dê sempre muita inspiração, meu amigo.
    Você com sua cultura, empatia com o próximo e, sobretudo, sua humildade, vence desafios e espelha Amor fraterno na família virtual.
    Seja muito,mas muito feliz e abençoada com seu blog e na vida pessoal!
    Nós amamos o amigo pela sua enorme sensibilidade e respeito que tem a todos.
    Bjm carinhoso e fraterno nosso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *abençoado, desculpe-me, poeta de alma amigo.
      🙏🏡😘🕊️

      Excluir
  2. Se tens um coração de ferro, bom proveito.
    O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia.
    Perfeito!
    🙏🕊️🎁🎂🎂🎂🎂🎂🎂🎂🎂🎂🎂😘

    ResponderExcluir
  3. Saramago merece a homenagem. É um dos maiores escritores de todos os tempos.
    Abraço, saúde e bom domingo

    Li no blogue da Rosélia que um dos seus blogues comemora a sua primeira década. Parabéns. Venham mais 10.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderExcluir
  4. Toninho
    Está uma bela e sentida homenagem a Saramgo.
    O acróstico está excelente.
    Parabéns também pelo blogue e seu aniversário.
    bom domingo
    beijinos
    :)

    ResponderExcluir
  5. Bom dia:- José Saramago, foi um cronista/escritor/poeta exemplar. Deixou obra feita.
    .
    Um domingo feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  6. Que beleza de homenagem ao Saramago e tu sabes tão bem poetar. E tu, comemotando 10 anos no mundo virtual. E creio que nos conhecemos já de antes, nos tempos do Recanto,.não?

    Desejo que esses 10 anos se multipliquem e que a cada um deles possamos aqui festejar. Todo esse tempo, amizade, carinho, presença, interação como quase não se vê mais acontecer! Da minha parte, só posso agradecer por tudo e sempre. Vi na Roselia e me associo aos bons desejos ! abração, Felicidades e muitos anos mais na blogosfera...Lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  7. Caro Toninho

    Os meus parabéns pelo 10º aniversário do seu bog. Venho do blog da Rosélia que o homenageia e dá conhecimento aos amigos desta bela data.

    Adorei encontrar aqui Saramago. Sabe que quando ele foi laureado com o Nobel eu ainda não tinha lido sequer um livro dele? Uma vergonha, pensei eu!
    Então comecei com "Levantado do Chão", livro que o Toninho cita tão bem no acróstico. Fiquei sem fôlego ao lê-lo. Depois foi um atrás do outro.

    E não esqueceu "Ensaio sobre a Cegueira", romance emocionante que nos conduz a uma situação deveras aterradora.

    Felicidades, meu Amigo!

    Abraço

    Olinda

    ResponderExcluir
  8. Uma homenagem sentida ao nosso José Saramago, um escritor que já li e reli e não me canso de ler. Fazem-nos faltas escritores e homens como ele que não se vergam àquilo com o qual não concordam.
    O seu belíssimo poema em forma de acróstico diz tudo sobre ele. O "Ensaio sobre a cegueira" é um livro "terrível", o mesmo digo do "Ensaio sobre a lucidez" que ambos põem a descoberto o que a natureza humana é capaz em situações anormais e de perturbação da vida. Parabéns meu Amigo por esta sua postagem.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Toninho,
    Que grande post!
    Uma homenagem belíssima e completa por quem é conhecedor do Homem e da Obra de Saramago, o nosso Prémio Nobel!
    O seu poema é de superior qualidade.
    Obrigada, Toninho, por este momento tão belo.
    Mas, claro, não esqueci não, os meus PARABÉNS pelo 10º aniversário do seu maravilhoso Blogue que muito prazer me tem dado acompanhar.
    Que muitos e bons anos se repitam nesta data.
    Com um beijinho de gratidão.
    Ailime

    ResponderExcluir
  10. Acredito ter escrito um texto no nosso blog "FALANDO SÉRIO" para o qual todos vocês tiveram o maior respeito e adesão um texto que necessita de que todos opinem ,pois confesso minha relativa incerteza para o que está acontecimento.O texto chama-se " DEPOIS DA PANDEMIA" e as opiniões com certeza poderão traçar um mosaico de referencias e opções menos complicados do que aquele que hoje se apresenta na nossa sociedade.Peço desculpas por invadir-lhes o blog o qual eu sigo, mas chegou a hora de ouvirmos a todos sobre os rumos futuros da nossa sociedade!
    O link do blog é :http://ptamburro.blogspot.com ou então tendo acesso pelo simples clique neste comentário.
    Agradeço a todos que puderem esclarecer e amenizar dúvidas tão evidentes como as quais se apresentam nesse momento.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  11. Olá caro amigo Toninho!
    Uma belíssima homenagem muito sentida, ao nosso ilustre e nobre escritor " Saramago", O Prémio Nobel. Parabéns pela inspiração Poética muitíssimo bem delineada e enquadrado entre algumas das obras cujo o escritor, com elas nos presenteou enriquecendo ainda mais a nossa Literatura Portuguesa. Gostei muitíssimo, amigo Toninho!
    Beijinho de paz e gratidão, continuação de bom Domingo com saúde e esperança de melhores dias.
    Luisa

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde meu amigo!
    Que maravilhosa homenágem ao nosso belo escritor,
    José Saramago. Um nóbel da pás da Literatura Portuguesa. Deixou uma vasta obra na qual nos devemos orgulhar. Adorei este poste que álem do seu intersse está muito bem escrito!
    Já vi que o seu blogue, fez dez anos, dou-lhe os meus sinceros parabéns, e desejo que este dia se repita por muitos mais anos.
    Beijo com carinho, amigo poeta.Tenha uma boa semana, com saúde, paz, e esperança em tempos melhores!
    Grata por suas visitas meu amigo!

    ResponderExcluir
  13. Bela homenagem, gosto muito de tudo que ele nos legou. O video ficou perfeito. Bom final de domingo, aqui calorento. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Voltei para deixar aqui meus parabéns pelo seu blog e dizer da minha satisfação de tê-lo entre meus amigos virtuais e que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente. Vc é uma amigo presente e é um presente na blogesfera. Parabéns que suas poesias continuem nos enlevando e inspirando neste caminhar do poetar. bjsss

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Toninho!

    Parabéns, poeta, pela belíssima postagem (rica é a matéria desta edição), que fecha com Saramago, a Chave de Ouro:

    Em “Ensaio sobre a Cegueira”, Saramago fala do colapso da sociedade diante uma doença misteriosa deixa todos cegos. Nada a ver com premonição da epidemia vigente que nos isola socialmente.


    Uma boa semana caro amigo Toninho com muita paz e saúde.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Toninho,muito bela sua homenagem,você sempre inspirado.Preciso conhecer mais a obra de Saramago.Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  17. Querido Amigo.
    Gostei muito da sua homenagem a Saramago, escritor que ousou ser diferente...
    Apenas quero precisar que ele era rigorosamente ateu, pelo que, a sua criação sobre a tal epidemia não tem nada de premonitório...
    Também tenho um 'post' para publicar em sua homenagem...
    As suas cinzas jazem debaixo de uma oliveira que veio da terra onde o Nobel nasceu e que se encontra defronte da sua fundação.
    💌
    Parece que celebra 10 anos deste blogue.
    Lamento que não tenha feito uma comemoração à altura.
    Longa vida ao Mineirinho e muita saúde e criatividade ao seu autor... 🥇
    Tudo pelo melhor.
    Abraços
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Majo, sou pouco ligado a este negócio de número e ruim de datas. Estava lendo um jornal mineiro que falava dos 10 anos sem Saramago, daí lembrei que quando da sua morte eu estava iniciando em blog vindo do Recanto das letras e fiz rápida homenagem. Reeditei e falei sobre minha postagem de 10 anos atrás.
      Mas minha primeira postagem foi sobre a bola Jabulani na Copa da África.
      Bjo

      Excluir
    2. Repito: gostava de ter visto uma grande comemoração e de ter recebido um convite para a festa...
      Porém, o mais importante é que o blogue está a funcionar em pleno, com grande criatividade e a marca inteligente do seu autor, apesar do amigo andar muito disperso por outras redes sociais.
      Gosto sempre de passar por aqui, mas o meu tempo ficou muito limitado com os 3 blogues... São mais de 60 comentários que tenho de retribuir 2 vezes por semana, pois há muitos leitores com 3 e mais blogues...
      É por isso que estou necessitada de uma pausa...
      Abraço carinhoso e festivo. 🍀🌿🌹🍀🍀
      ~~~~

      Excluir
  18. Toninho, mesmo atrasada, parabéns pelos 10 anos do blog que começou tão bem apesar da perda, uma linda homenagem!
    Que não nos falte sensibilidade humana!
    Adorei, abração!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Toninho!

    Que bela homenagem, gosto muito dos escritos de Saramago.
    Uma bonita forma de comemorar os dez anos do seu blog, parabéns.

    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  20. Justa homenagem.
    Confesso que só li Ensaio Sobre a Cegueira. Preciso conhecer mais!
    Abraços, Toninho.

    ResponderExcluir
  21. Aqui está uma tocante homenagem ao escritor que sabia temperar a acidez com pequenas doses de mel, sem camuflar verdades, apontava os descaminhos.

    Parabéns, amigo, teu painel ficou eclético em belezas artísticas.
    Abs,
    Calu

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Toninho, pelo 10º aniversário deste lindo cantinho.
    Tenho andado arredada mas o carinho continua igualzinho.
    Beijo, feliz domingo.
    (Gostei da homenagem ao grande Saramago.)

    ResponderExcluir
  23. Uma fabulosa homenagem, Toninho!
    Parece que foi ontem... e já passaram dez anos...
    Aproveito para deixar igualmente os meus parabéns, pelo aniversário do seu blogue, Toninho! Que muitos mais aconteçam, com a criatividade e talento a que já nos habituou!
    Eu também raramente costumo assinalar o aniversário do meu... quando dou por isso... a data passou... e nem de tal me lembrou!... :-))
    Também sou super distraída com datas...
    Ainda sobre o Ensaio de Saramago... apesar de não relacionado... mas é curioso, como muitos paralelismos se podem estabelecer, com os tempos actuais...
    Beijinho!
    Ana

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.