segunda-feira, 26 de julho de 2021

Senhoras Gentileza.

 



 

A qualidade que eu mais admiro numa pessoa é a gentileza. Não me refiro à educação: falar "bom dia", "boa tarde", "obrigado". Isso, embora esquecido por muita gente, é uma questão de civilidade, necessária para convivermos em sociedade. Gentileza é mais que isso. Muito mais. Educação se recebe, se aprende. Gentileza é algo inerente ao caráter. Uma pessoa gentil é necessariamente educada. Mas uma pessoa educada pode não ser gentil. Ser gentil é ser nobre, cortês, cavalheiro, generoso. É ser amável, delicado.

 Um homem delicado, por exemplo, é absolutamente sedutor. Gentileza tem a ver com sentimento, sensibilidade, altruísmo. Uma pessoa gentil se preocupa com o outro, seja ele conhecido ou não. Uma pessoa gentil faz algo para o próximo sem esperar nada em troca, sem segundas intenções. Faz apenas pelo prazer de ver o outro feliz.

A canção de Marisa Monte bem diz:

Nós que passamos apressados, Pelas ruas da cidade, Merecemos ler as letras e as palavras de gentileza" Apagaram tudo pintaram tudo de cinza, só ficou no muro, tristeza e tinta fresca.".

O mundo virtual me ensina coisas que o real as vezes nos nega.

Com esta simples postagem quero deixar registrada minha admiração, respeito, carinho e agradecimentos às amigas Lucia Haddad e Rosélia Reis aniversariantes de hoje 26/07 dia dedicado aos Avós no Brasil, Portugal e Espanha e assim meu carinhoso abraço à todas estas que são um doce na vida dos netinhos.

 

Toninho

26/07/2021

Para as aniversariantes 

Lucia Haddad e Rosélia


Meu carinho a todos os Avós.



47 comentários:

  1. Ah meu querido poeta, grata pelas felicitações e pelo carinho. Sou sua grande admiradora e fã. Mesmo não sendo assídua nos blogs, venho ler seus textos e poemas. Belo texto sobre gentileza! "Gentileza Gera Gentileza", sempre! Parabéns e Felicidades, Rosélia. Bjoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoada, querida Lúcia!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Junto aos seus os meus parabéns às duas amigas, desejando que elas tenham não só um dia feliz, mas uma longa e feliz vida.
    Abraço e saúde para os três.

    ResponderExcluir
  3. Que linda homenagem, tão merecida às queridas amigas! Gentileza sempre faz bem e nas duas a encontramos sempre! Deisxo aqui também os parabéns pra Roselia e Lucia, desejando muita SAÚDE, AMOR, ALEGRIAS! beijos às duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E obrigadão pelo carinho dia dos avós! Valeu! abração,chica

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo carinho! Bjoooo

      Excluir
    3. Seja feliz e abençoada, querida Chica!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Meu querido amigo Toninho!

    "O mundo virtual me ensina coisas que o real as vezes nos nega."

    Acabei de abrir meus olhos para um novo dia e as lágrimas vêm lavá-los antes de me levantar. Chora meu coração num misto de sentimentos. Vai ser um dia muito difícil onde desde à meia noite eu era acarinhada de mil maneiras durante os últimos anos.
    Meu peito dói muito. Todo meu ser está em pranto há meses.
    Não tenho palavras para te agradecer, meu amigo. A cada ano, lembra de todas as amigas. Guardo com carinho e gratidão todos seus cartões. Muito obrigada por este.
    Perdoe-me por não estar feliz, me é impossível sem o amado do meu coração há seis meses. Um dia, se Deus permitir, voltarei a sorrir, querido companheiro virtual que a todas nós trata com respeito e carinho fraterno.
    Perdoe-me pelos sentimentos tão sentidos que abrigo em meu ser, mas me deu muito contentamento sua GENTILEZA.
    SUAS PALAVRAS QUE AQUI ME CONTEMPLAM.
    Você foi direito a um ponto que mantém no mundo virtual: ser gentil com todos é minha maneira de ser. Gratuitamente. Sei que para o mundo, soa falso devido aos valores não findos estarem fora de propósito no coração de muitos, mas... MUITO OBRIGADA por este registro de delicadeza de alma para comigo, algo que não custa dinheiro e pode mudar o mundo de um ser humano, pode preencher lacunas de grandes ausências...
    Ser "senhora gentileza" é um troféu que guardarei dentro bem lacrado no fundo de minha alma.
    Perdoe-me por ter sido extensa, mas as lágrimas seguirão externando minha emoção doravante em que encerro aqui minha humilde gratidão.
    Deus abençoe você, sua família toda, incluindo MG e SP. A minha hoje se resume num tiquinho de gente, meu bondoso amigo.
    Que você não "perca" a quem ama, pois sai uma lasca enorme da gente e perdemos o gosto pela vida que hoje agradeço a DEUS por ainda conservá-la mesmo tendo vivido uma vida de grande provações e um "pequeno oasis de felicidade" que teve fim..
    Que você encontre muitas Senhoras Gentilezas visto que de brutalidade todos fugimos como "aquilo" da Santa Cruz, amigo.
    Que o mal nunca te alcance, Toninho! Eu rezo por ti.
    Que seus relacionamentos virtuais passem de meros bom dia, boa tarde ou boa noite sem calor humano! É muito triste a superficialidade. Você e meus amigos merecem muito mais..
    Seja muito feliz e abençoado, nosso anjo bom no mundo virtual.
    Beijinhos festivos de muita gratidão por todo estímulo de sempre.
    A música é um grande presente também.obrigada. vou levar o cartão para o Flor do Campo.

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Lúcia!
    Tenha um feliz aniversário cheio
    de sorrisos e gargalhadas, repleto
    de paz, amor e muita alegria.
    Parabéns por mais ano de vida!
    Seja muito abençoada e feliz!
    Que o frio daí não congele o coração dos que lhe rodeiam deixando de ser para você uma lareira de aconchego em todos os dias da sua nova vida!
    Beijinhos festivos e fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata, Roselia pelo carinho.
      Meu coração ficou quentinho. Tudo de maravilhoso pra vc! Que Deus conforte o seu coração. Bjbjbjbjbj

      Excluir
  6. Um beijinho muito gentil para todos (onde me incluo) avós do mundo.
    .
    Início e semana feliz. Cumprimentos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoado, amigo Ricardo!
      Abraços fraternos

      Excluir
  7. Gostei do seu texto sobre a gentileza e de ouvir Marisa Monte. parabéns à suas amigas.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoada, querida Graças!
      Beijinhos

      Excluir
  8. Tudo perfeito, Toninho, e é tal e qual diz . Gentileza é genuina , educação crescimento e quiçá evolução.
    Gentileza pertence-lhe por inteiro e aqui deixou bem patente ao lembrar os aniversarios das duas amigas
    Parabéns
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoada, querida Manuela!
      Beijinhos

      Excluir
  9. Oi Toninho! A gentileza é realmente o melhor modo de tratar todas as pessoas que queiram ser bem tratadas e assim o façam também. Muitos confundem gentileza e educação como sinal de ser idiota e querem manipular sentimentos ou até mesmo "passar a perna", já tive provas disso, amigo.
    Então tenho comigo que gentileza pode ter limites, no entanto, grosserias, jamais.
    Parabéns aos aniversariantes!
    Linda música, amo a voz poética da Marisa Monte!
    Abração e ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. amigo tudo o que diz é bem verdade sim gostei de ler e desejo as meninas um feliz aniversario assim como tuas avos um feliz dia das avos bjs saude

    ResponderExcluir
  11. Bonita publicação!
    A Nossa Amiga Rosélia faz anos? Feliz aniversário com muita saúde. Para a outra Senhora também :) 🌹💙🍾🥂🎂
    --
    Feliz dia dos Avós...
    -
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoada, querida Cidalia!
      Beijinhos

      Excluir
  12. Que gentileza a sua Toninho(tão típica de você amigo) em fazer uma merecida homenagem a sua amiga Lucia e a nossa doce amiga, Rosélia!!!
    Deus as abençoe com saúde, com muitas alegrias!!!
    E feliz dia aos avós, para quem é avô ou avó!
    Uma boa semana, amigo, um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoada, querida Valéria!
      Beijinhos

      Excluir
  13. De boniteza em boniteza, tua prosa enfeita o dia, aquece a sensibilidade e enaltece o belo e o bom na postura gentil e cavalheiresca, Toninho.
    Apreciei muito a leitura, como também, a caprichada homenagem às aniversariantes do dia, nossas amigas, Lúcia e Rosélia!

    Parabéns, queridas!
    Uma abração festivo para todos.
    Carminha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoada, querida Carminha!
      Beijinhos

      Excluir
  14. Boa noite de paz, querido amigo!
    Relendo seu texto com uma sensibilidade na diferenciação explícita entre educação e gentileza que, além de perfeita, me sensibilizou muito.
    O mundo está precisando de muita Gentileza já que o povo tem um alto patamar de nível educacional (pós graduados, mestrados, doutorados) como nunca, mas gentileza que é bom...
    Seu porte gentil para com todos e hoje para comigo resgatou minha dignidade.
    Deus lhe dê toda recompensa que merece.
    Que o Universo conspire a seu favor, amigo.
    Gratidão uma vez mais.
    Beijinhos 😘🎁🎂🍬🕊️🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Que lindo, Toninho!
    Que maravilha de homenagem você fez à Lucia e à Rosélia. São duas queridonas que merecem toda nossa atenção e apreço. Como não sei falar bonito, peço licença para unir-me à você e fazer coro a essas palavras tão gentis e delicadas que você escreveu.

    Deus abençoe as aniversariantes, com saúde, alegria e disposição na vida.

    E para os avós, feliz dia!

    E para você, uma ótima semana!
    Bjs
    Marli

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Toninho,
    Que texto maravilhoso e tão certo sobre o dom da gentileza!
    A nossa amiga Rosélia se enquadra perfeitamente nele e é um privilégio tê-la como amiga e já ter privado com ela ao vivo! Saudades desses dias em Portugal.
    Reitero meus Parabéns para Rosélia e deixo também um abraço de Parabéns para Silvana.
    Linda homenagem aqui lhes prestou também no dia dos Avós!
    Beijinhos e um dia muito abençoado, pleno de oaz.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoada, querida amiga Ailime!
      Beijinhos

      Excluir
  17. Retifico, Toninho. Lúcia e não Silvana. AS minhas desculpas. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  18. Querido e gentil amigo Toninho.
    O que mais lamento, é eu não ter tempo, para dar a atenção merecida a todos que quero bem.
    Para mim a amizade é coisa séria, é lealdade, generosidade e gentileza.
    Todas estas qualidades encontro, tanto aqui, com o meu amigo, como com a nossa querida Rosélia.
    Ambos merecem as maiores bênçãos !
    A gentileza é reveladora da nobreza de carácter, ou se tem, ou não!

    Beijinhos renovados de parabéns querida Rosélia. Outro beijinho para a Lúcia.
    Para o amigo Toninho, um beijinho com um até breve, pois vou fazer uma pausa por uns tempos.

    Cuide-se, e seja muito feliz!

    ResponderExcluir
  19. Olá,Toninho.
    Muito bom este seu texto que induz todos a serem gentis. Um abraço às aniversariantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoado, Geraldo.
      Abraços fraternos

      Excluir
  20. Muito bonita sua homenagem! Realmente ser gentil é uma grande virtude e graças a Deus que gentileza gera gentileza! Parabéns as aniversariantes!

    🥰🍰🥂

    ResponderExcluir
  21. Oi, Toninho!
    Há mesmo uma grande diferença nas relações quando adicionamos gentileza à educação. Me lembrei de uma musiquinha que ouvia quando criança dos Looney Tunes, que era praticamente um hino e várias escolinhas adotaram. Se educação vem de berço, a gentileza é algo que quando adicionamos aos nossos dias, tornam as convivências diárias muito mais saudáveis.
    Parabéns às amigas blogueiras!! Que a nova idade traga mais alegria e realizações!!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde, Toninho!

    Gentileza e amigos que merecem diariamente chuvas de bençãos sobre vocês e sobre todas as áreas de suas vidas.

    Muito bela homenagem abrindo as portas de tanta cortesia e afabilidade.

    Parabéns à todos!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja feliz e abençoada, querida Renata e Laura.
      Beijinhos

      Excluir
  23. Parabéns por sua imensa sensibilidade.
    Que seja abençoado, assim como todos os avós e todos os seus amigos. Abraços 💐
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.