domingo, 24 de março de 2024

Vazio.

 


Uma palavra num conto é um projeto da Norma em seu blog "pensando em família", onde ela apresenta a palavra para inspirar contos nas suas estruturas minimizadas. Participe e leia os amigos com links por lá no blog pensandoemfamilia. A palavra da vez é: Vazio


Um vazio.

A palavra vazio nos remete a espaço, uma lata que não contem nada será somente lata. Mas não há vazio maior que as perdas de pessoas. Mas com Tertúlia nos anos 60 a coisa foi diferente, não havia lata, não havia perdas, apenas sonhos de criança, ser uma médica para cuidar dos velhos, como os que ela convivera.

Estudos fundamentais e preparação para a faculdade consumiram sua juventude com livros, cursos complementares e idiomas. Enfim veio o vestibular. Tertúlia estudava dia e noite para o vestibular, nada de baladas e encontros.

Enfim chegou o grande dia, ela na porta para ser a primeira a entrar na sala. Prova feita e ansiedade pelo resultado, dias angustiantes pela incerteza.

Na televisão a informação dos resultados, com lista que seria afixada na portaria da universidade e nos jornais da capital. Comprou o jornal e viu o nome cravado na lista. Correu para casa com o jornal. Entre lagrimas dos pais e risos ela entrou na sala com gritos de eu passei, eu passei!

Os pais com olhares triste e lacrimosos informam a ela, que seriam exilados devido a ditadura implantada no país. Tertúlia sentiu-se caindo num buraco, instalou-se um vazio na sua vida. Sonho adiado, distanciar dos amigos, da cidade, do jardim da casa. Lagrimas mancharam o seu nome no jornal caído no chão.

 

Toninho

24/03/2024

Grato pela visita.


Para todos uma Feliz Semana

Santa.


Nota:

Como busco participar de todas as BCs, e tenho apenas dois blogs, então as vezes se superpõem as postagens. Veja a anterior sobre imagem em 140 caracteres.




11 comentários:

  1. Bom final de domingo de Ramos, querido amigo Toninho!
    Música muito marcante.
    Tertúlia honrou seu esforço.
    Lembro da minha adolescência/juventude onde também não havia espaço para baladas nem nada pelo estilo pois os estudos eram a preferência.
    Parabéns pelos que se dedicam aos estudos como Tertúlia fez!
    O afastamento do ninho deixa um vazio que, muitas vezes, não tem volta.
    Muito bem montado todo seu conto.
    Seu empenho em participar de todas as iniciativas é de aplaudir de pé.
    Tenha uma Semana Santa abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderExcluir
  2. Senti uma dó de Tertúlia, tão feliz pela conquista e receber a notícia do exílio que irá destruir sua alegria, seus sonhos, deixando apenas o vazio. Uma participação excelente e emocionante!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  3. Pobre Tertúlia! E quantas Tertúlias, Marias, Franciscas,passaram por esse triste período onde ali sim, cabe bem um VAZIO! Um VAZIO nunca esquecido!
    Ficou maravilhoso o conto,Toninho! abração, ótima semana! chica

    ResponderExcluir
  4. Gosto sempre muito de ler o que escreve. Este conto é maravilhoso e sensível.
    Uma boa semana Santa e uma Páscoa abençoada.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Siempre me gustan tus participaciones.
    Muchas veces nos esforzamos por conseguir algo y, bien no lo logramos, o nos pasa algo parecido a lo sucedido con Tertúlia ¡Cuántos sueños y esfuerzos perdidos!
    Menos mal que el ser humano tiene en potencia una fuerza interior que nos mueve a vencer todas las adversidades, yo pienso que Tertúlia logrará lo que se propone en otro lugar y llenará ese vacío que le ha quedado en el corazón.
    Cariños-
    kasioles

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Excelente, sensível e triste conto que nos coloca diante de uma realidade que custou a muitos superar. bjsss boa Semana Santa.

    ResponderExcluir
  7. Lindíssimo e emocionante conto, Toninho
    Adorei!
    Tenha uma Semana Santa abençoada, amigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que vazio tão cheio de qualidades, inspirações e incertezas de prosseguimento, amigo! Também como tu, só tenho dois blogues, não consigo dar cabo a tantas blogagens coletivas, não consigo de chegar a todos, para comentar. Querer parar, não! É vida pra mim! Grande abraço e semana abençoada!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Toninho,
    Que conto lindo e tão inspirado, que não deixa ninguém indiferente, decerto.
    Que pena a menina não ter podido concretizar seu sonho!
    A vida é feita tantas vezes de encruzilhadas que deixam seus vazios, que fazem doer.
    Beijinhos e uma Semana Santa muito abençoada.
    Emília

    ResponderExcluir
  10. Triste e bonita participação, Toninho! Uma reflexão que traz verdades cruéis e desafiantes superações...
    O meu abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Toninho que bela participação. Parabéns pela criatividade. Os vazios que a vida nos trás nem sempre são preenchidos. Mas temos um Deus que tudo pode. Só buscarmos refúgio nEle. Abcs amigo. Já te desejo uma feliz Páscoa. NalPontes

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.