segunda-feira, 29 de julho de 2024

Noite sem estrelas de Lis

 

Eu tenho comentado sempre nos blogs de amigos, que postam fotografias, que eles fazem poesia visuais e que eles nos inspiram. Assim foi na imagem abaixo e legenda da amiga Lisette  Obrigado Lis.


Noite sem estrelas de Lis


Eu tinha as estrelas lá no meu Céu,

minhas noites eram tão luminosas.

O casebre iluminado por um carcel,

assediado pelas suicidas mariposas.


Agora neste alto de puro concreto,

não mais as vejo no Céu cintilantes,

nem mesmo o tal inseto irrequieto,

que suicida nas janelas suplicante.


Quem roubou as estrelas da noite,

quem desvestiu o meu Céu de gala,

que nesta nudez estelar é o açoite,

ao poema que na noite se embala.


É saudade da roça neste instante,

onde uma Lua vinha me alumiar,

beijava um verso como a amante,

e vestia-se de luz a me vislumbrar.

 

Toninhobira

29/07/2024

Grato pela visita


Inspirado na foto e legenda de Lis 

Aqui:

https://lis-costa.blogspot.com/2024/07/e-se-prolongam-as-horas.html

 

 

 


24 comentários:

  1. Boa noite de Paz, queridos amigos Toninho e Lis!
    Estou já rezada para dormir, o calor me deixou atônita na cama.
    Foi bom ter entrado aqui para saborear tamanha beleza que lá na amiga tinha lido e aqui, não é diferente do habitual da sua escrita poética.
    Muitos tentam tirar as estrelas dos nossos céus, mas nossa luz e a Luz divina nos fazem brilhar ante o Criador de todas criaturas.
    O vídeo é um dos que amo ouvir.
    Estive na roça no final de semana, um céu inusitado por lá me rendeu fotogratia bela.
    E lá, o céu é mesmo para se beijar como se beija um amante amado , mesmo na ausência da lua e das estrelas.
    Tenham uma nova semana abençoada repleta de poesia visual ou não!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa poesia ,Toninho!
    Não podemos aceitar que as estrelas sumam dos nossos céus...E no céu das cidades do interior ,lá na roça, na certa eles aparecem e se mostram iluminadas e espalhando o brilho que tão bem nos faz!
    Adorei! Çomda a foto da Lis!
    Fiquei feliz que tu conseguiste dar um jeito no blog dela fazendo surgir as "estrelas" no céu dela novamente!
    Parabéns pelo empenho e dedicação com os amigos de cada cantinho dessa blogosfera! abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. fotos podem ser objetos de arte. Tua inspiração foi ótima para a foto da Lis.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada ,Toninho pela deferência e fico feliz se inspirei tão linda publicação. Parabéns pela criatividade e cumplicidade. Beijinhos e bons dias , sempre !

    ResponderExcluir
  6. Uma poesia encantadora, inspirada numa bela foto. Eu tenho o privilégio de nos finais de semana, na chácara, contemplar um céu estrelado e uma lua brilhante, alumiando meu sertão.
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
  7. Todos os céus repousam em nossos olhos, ainda que "desestrelados".
    Por aqui aprecio o retorno em luz, em sincronia feliz, tua luz, tuas estrelas-lis.

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  8. Este teu céu alumiado em prata, resplandece nas memórias poéticas que aqui vc nos presenteia, amigo.
    Diálogos inspiradores criam maravilhas.
    Boa continuação de semana.
    Carmen

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Caro Poeta Mineirinho
    Um poema muito criativo, inspirado na bela foto da Lis, que por acaso conhecia do blogue dela.
    Gostei muito.
    Boa semana com saúde e paz.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  10. É meu amigo! O mais triste é que muitos não vão nunca admirar o céu, como nós admiramos um dia!

    Ótimo poema.

    ResponderExcluir
  11. Uma foto que inspirou versos? Maravilha! É verdade, na cidade vemos poucas estrelas, mas no interior até a lua é mais bonita. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá, caro amigo Toninho,
    Há imagens que valem mais que mil palavras. E esta foto é o exemplo disso mesmo. Belíssima foto, sem dúvida alguma! Parabéns para a Lis!
    E grato pela partilha.

    Votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    ResponderExcluir
  13. É verdade, estimado Amigo, as noites estreladas no campo são especiais de tão graciosas e as de luar são realmente emocionantes.
    E ao tempo que, também, não as vejo e sinto!...
    Neste mês de Agosto, no Algarve, as constelações iluminam as portas das casas rurais.
    O seu poema é belíssimo, de um lirismo encantador e as saudades de Itabira comoventes.
    Agradeço os deliciosos momentos de leitura.
    A Lis publica fotos interessantes com legendas adequadas. Aprecio os seus blogues.
    Beijos para ambos. 💛💛💛
    ~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  14. Andei a pesquisar...
    Sabia que os filhos de Mãe Menininha de Gantois eram de Santo Amaro, coisas que aprendi com Jorge Amado. Pensava que era um bairro de Salvador e eis que descubro que é uma cidade da Baía... Então, eles não são de Salvador?!...
    Gostei da canção, é amorosa.
    Abraço, Mineirinho... passaredo...
    ====

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Escolástica da Conceição Nazaré, conhecida como Mãe Menininha do Gantois (Salvador, Bahia, 10 de fevereiro de 1894 – 13 de agosto de 1986. Como vê Majo, é de Salvador mesmo. Eu cheguei aqui tres meses antes dela morrer, não tive a chance de conhecer pessoalmente. Quem é de Santo Amaro da Purificação é o Caetano Veloso, Maria Bethaniam filhos de dona Canô.
      Bjs

      Excluir
    2. Fiz confusão por causa da canção da M Betânia "Minha mãe menininha, menininha de Gantois"... E sempre pensei que Santo Amaro era uma zona de Salvadior.
      Tudo esclarecido... Vivendo e aprendendo...
      Um mês de Agosto ameno, agradável e feliz. b
      Bjo

      Excluir
  15. Amigo, continuo fascinada ainda pelas estrelas. Cresci na fazenda de minha avó e lembro-me muito bem que à tardinha, deitávamos na grama para ver quem é que via aparecer a primeira estrela e lá não existia luz elétrica, então tu já sabes o incrível céu que eu cresci vendo! Tão lindo os seus versos e precem meus quanto às saudades daquele meu céu de infância. Fique bem! Com carinho!

    ResponderExcluir
  16. Que poética é esta sua memória alumiada que não temos na área urbana, mas que ainda podemos encontrar. Feliz que ajudou a Lis, gosto muito do blog e o resultado da amizade está aqui, em ação e poesia. Gosto muito desta melodia. união perfeita em imagem, música e poesia. Boa noite de paz.

    ResponderExcluir
  17. Caro Toninhamigo
    Muitos são os blogues em que te vou encontrando - mas são tantos os contribuidores que neles aparecem que não me é possível visitar e comentar todos... Além disso vou a caminho dos 83 anos (20 de Setembro...) e tenho tido percalços de saúde que felizmente vou ultrapassando...
    Mas, a curiosidade de jornalista (também sou escritor, podes ver o que sou em «A nossa Travessa» o meu blogue) levou-me a aqui chegar. E em boa hora o fiz.
    Um poema sentido, uma foto maravilhosa, um tema esplêndido: as estrelas, resultam num momento que me fez muito bem ao ego. E embora seja mais de prosa, obviamente, um bom naco de poesia não é para desprezar. É este o teu caso - com a cumplicidade de uma Amiga comum: a Lis.
    Finalmente um muito obrigado: deste-me a conhecer a Mãe Menina de Gantois, fazendo-me recordar simultaneamente dois grandes Amigos da cidade mais portuguesa do Brasil: São Salvador da Bahia.
    Nela fizemos (a minha mulher Raquel e eu) dois grandes Amigos com os quais convivemos e até almoçámos: Jorge Amado e Zélia Gattai.
    Espero-te, agora no meu barraco (não é pedir muito...)
    Abração
    Henrique

    ResponderExcluir
  18. Olá, amigo Toninho
    Passando por aqui, relendo este belo poema, e deliciando-me com estas belas fotos que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana com tudo de bom.
    Abraço amigo.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Que maravilha, querido amigo, é verdade, os céus do campo, da natureza, são belíssimos, muito diferentes destes nossos, dos que moram no alto...na verdade, não há muito encanto! Não há sonhos.
    Gostei muito de "Noite sem estrelas de Lis".
    Um bom domingo, muita paz e alegria, meu amigo!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. É sempre um prazer ler as suas poesias, Toninho
    A foto da Lis te inspirou lindamente.
    Um abraço fraterno
    Verena

    ResponderExcluir
  21. Celestino Arturo04/08/2024, 22:35

    O senhor Pedro e a sua empresa de crédito têm sido extremamente úteis para a nossa empresa, disponibilizando uma linha de crédito para o nosso crescimento contínuo do negócio agrícola. de crédito que concede me $ 8.000.000,00 para empréstimos comerciais.
    O senhor Pedro e a sua empresa também concedem qualquer montante de empréstimo a particulares ou empresas que procurem uma forma de expandir ou executar o seu projeto com juros baixos de 2% de retorno anual. Contacte-os para adquirir o seu empréstimo comercial, empréstimo pessoal, empréstimo comercial, empréstimo inicial, empréstimo automóvel, empréstimo à habitação. em
    Whatsapp +393510140339
    pedroloanss@gmail.com

    Boa sorte"

    ResponderExcluir
  22. Restauração Financeira Com a ajuda de Pedro, um agente de crédito que trabalha com uma conceituada empresa de crédito, o seu endereço de e-mail: pedroloanss@gmail.com também fala com ele através do whatsapp: +393510140339. Este é o e-mail dele. Sou Leonardo Hugo, um agrónomo que conseguiu fazer renascer a sua moribunda Fabrico de Ração para Gado com a ajuda de um credor enviado por Deus conhecido por Pedro Jerome, o Oficial de Empréstimos. Quero que saiba que o Serviço dele é o lugar certo para si para resolver todos os seus problemas financeiros porque sou um testemunho vivo e não posso simplesmente guardar isso para mim quando outros pedem uma forma de ser levantado financeiramente. Quero que todos vocês contactem este credor enviado por Deus usando os dados indicados para participar nesta grande oportunidade e também eles trabalham com um banco bom/respeitável que transfere dinheiro sem demora para a minha conta.

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.