terça-feira, 15 de outubro de 2024

Lembranças da vovó.

 

Botando a cabeça para funcionar um belo projeto da Chica de todos os dias 5, 15 e 25 para uma imagem escolhida no seu blog chicabrincadepoesia, onde tem links dos amigos. Confira e participe. 

São vivas as lembranças da casa da vovó na roça. Cada peça da casa tinha uma história de família. A vovó gostava de lembrar como tudo aconteceu. O seu quarto aconchegante numa simplicidade. O quadro do vovô era intocável ao lado do seu. Naquela cama eu me refugiava dos meus medos das assombrações, mula-sem-cabeça, lobisomem e outras criaturas, que diziam passear pelas noites da Quaresma, que para mim era o ano inteiro.

Naquele quarto eu me sentia seguro no cantinho da vovó, ouvindo o deslizar de um terço em suas mãos em orações, que eu ouvia nos seus sussurros. Quando findava suas orações, ela apagava a lamparina e eu ficava de olhos arregalados debaixo do cobertor e ouvia seus suspiros num sono sereno e o canto de uma agourenta coruja. O cheiro forte de querosene me fazia dormir vencendo os meus medos.

Bem cedo ela acordava naquele quarto, quando o sol raiava no por entre as arvores invadindo as gretas da janela de três tabuas. Eu menino dormia e só acordava, quando o cheiro de café preto entrava por toda a casa de apenas dois quartos. Lá fora algazarra das galinhas e pássaros assanhados pelo canto do galo carijó. Era magia acordar naquele quarto voltado para o quintal.

Hoje este quadro na parede reescreve uma linda infância num lugarzinho pacato sem energia elétrica, onde vida parecia fluir bem devagar. Há uma saudade, que faz festa no meu coração nas lembranças desta vovó.

 

Toninho

15/10/2024

Grato pela leitura.





Meu carinho admiração a estes guerreiros 
da educação.
Sem eles nada seria possivel.
Axé !


4 comentários:

  1. Mágico e lindo demais,Toninho!
    Adorei as lembranças tão bem descritas e me deu vontade de ser acordada com um cheiro de café preparado por outra pessoa e sentar numa mesa já posta!
    ADOREI!
    Obrigadão! abração, tuuuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Quanta ternura, mineirinho!
    Não há amor como o de vovó...
    Beijo, querido Amigo.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
  3. Que lindo,Toninho. Lembranças tão vividas que me veio a mente o despertar com o cheiro de café fresco,galinhas cacarejando no quintal. Ah,quantas saudades, o fogão a lenha... Fantástico suas memórias descritivas
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Boa noite de Paz, querido.amigo Toninho!
    Muito obrigada pelas mensagens de carinho via e-mail e direct. Fez mais feliz meu dia onde estávamos viajando com professores aposentados. Chegamos na cidade agora há pouco. Foi tudo muito animado por lá.
    A vovó Cema jamais será esquecida.
    Lindíssimo conto como é sua habilidade de cronista.
    Tenhamos amor no coração pelas nossas vovós!
    Beijinhos

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.