sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Onde as crianças dormem?







 “Ó, mundo tão desigual
Tudo é tão desigual...
Ó, de um lado este carnaval
Do outro a fome total”              (Gil,Henert Viana,Baroni)

  
 
Um país que se pretende uma nação de primeiro mundo, ainda convive com as desigualdades sociais tão agressivas a ponto de serem odiosas, diante dos volumes exorbitantes de cifras publicas, para contas em paraísos ficais ou mesmo para as peças intimas do vestuário de alguns parlamentares, bandidos, símbolos da locupletação, que mancha ainda mais a historia vergonhosa da política nacional. 

Sonhamos com o dinheiro publico que possa resgatar a dignidade de muitas crianças espalhadas por este Brasil, estas que nunca conheceram uma escola. Crianças que ainda neste interior imenso, empregam suas mínimas forças em pedreiras, plantação de cana ou carvoaria em sistema próximo da escravidão. São estas mesmas crianças, que quando chega o fim do dia, exaustas e famintas deixam seus corpos num catre duro feito de paus irregulares. Mortas de cansaço sonham e adormecem e num sonho imaginam coisas, que às vezes veem numa revista ou numa televisão, quando de passagem por uma cidade grande no seu pau de arara. 

São seres enegrecidos pelo sol, pela fuligem da cana queimada, do carvão que alimenta as siderurgias ainda espalhadas pelo Brasil. Onde dormem estas crianças não importa aos parlamentares e ou governantes deste país, todos omissos de uma realidade que nos envergonha, mas sorrateiramente são colocadas sob o tapete persa dos palácios onde eles preparam uma armadilha a cada dia, no sentido de locupletarem cada vez mais e aos trabalhadores mais e mais taxações como vampiros. 

Nas grandes cidades circulam pela noite. Podemos encontrar estas crianças surradas pela vida, empunhando um cachimbo, ou mesmo uma lata de cola de sapateiro. Seus olhos perdidos num mundo inexistente namoram as vitrines das lojas, dos bares, arquitetando uma maneira de adquirir suas fantasias da maneira mais comum a elas, o roubo. Quando exaustas de sonhar e rodar pelas ruas, sem sucessos nas suas investidas, as encontramos sob as marquises dos centros, ou mesmo numa área de autoatendimento de bancos. Outras simplesmente se largam num banco de praça, ou mesmo junto das colunas de um viaduto. Lá que elas adormecem e num pesadelo assustadas veem o dia clarear no seu rosto, lhe convidando para mais uma peregrinação em busca do nada e assim é sua vida, até que morte lhe surpreenda e alivie a dor.

São seres humanos, trapos de gente circulando entre as pessoas limpas, que lhes torcem o nariz, algumas vezes lhes jogando uma moeda, que eles disputam se arriscando em meio aos veículos que circulam. Ainda pode-se vê-las nas rodovias, mãos estendidas, junto de suas mães, em lugares onde os veículos desaceleram, por buracos ou outra deficiência de nossas péssimas estradas. São solidárias tapando as crateras em época de chuva e assim pensam merecer dos motoristas um trocado, ou mesmo algum tipo de lanche que por ventura tenham no carro. São elas que fazem o que os órgãos de conservação ignoram e assim elas aliviam o sofrimento de quem navega por estas rodovias. E ali adormecem no canto da estrada.

Eu as vejo espalhadas pela nação, que os relegam aos projetos sociais, que inoperantes e mal gerenciados servem apenas para coletar os recursos e desvia-los ao bel prazer. Para espanto geral noticia-se que algumas esposas de prefeitos desviam o dinheiro para compra de suas fantasias, que diferem em muito das fantasias destes meninos, que dormem em lugares que aos olhos nus nos causam tamanha indignação. 

São elas as crianças do Brasil, que não sonham com Natal, com camisas de marca de um time internacional ou mesmo de um craque de futebol brasileiro. Elas apenas alimentam o velho sonho, que um dia serão felizes, que chegarão em casa e encontrarão o pão, a cama quente, o aconchego de uma família. Mas na realidade a maioria queda morta com este sonho estampado no rosto encardido da fumaça da rua.



Toninho.
30/11/2011

Inspirado numa série de fotografias com este titulo, onde os contrastes da vida são registrados. Faz saber que esta pobreza não tem cor e raça, ela é geral nua e crua, de Norte a Sul, Leste a Oeste passando pelo Centro Oeste onde tudo acontece.


30 comentários:

  1. Construa um paraiso de alegria e paz. Basta você querer o bem para todos.
    Ser otimista. Ter fé em Deus e em si mesmo.
    Compreender que Deus não tem preferências é uma forma de se sentir seguro.
    Tenha um abençoado final de semana.
    Beijos no coração.
    Não se esqueça que..
    Estou seguindo -te e te amando .
    Evanir

    ResponderExcluir
  2. E AMIGO, É COM TRISTEZA QUE VEMOS TANTA MISERIA POR AÍ PRINCIPALMENTE COM CRIANÇAS, DÁ UMA DOR NO CORAÇÃO DA GENTE, QUANDO VEJO UMA MESA FARTA BEM DECORADA FEITA PELA FAMILIA PARA UMA CEIA DE NATAL ,EU PENSO NAQUELES QUE NÃO TEM UM PEDAÇO DE PÃO PARA MATAR A FOME, POR ISSO AMIGO COUPERO TODOS OS ANOS CMOM DIVERSAS INSTITUIÇOES, SEI QUE NÃO VAI DAR PARA TODOS, MAIS AO MENOS AQUELES VÃO TER UM NATAL DECENTE NÃO EM LUXO MAIS COM O NECESSARIO,VOU TE DIZER MAIS O DIA DE NATAL PARA MIM ´´E UM DIA TRISTE PENSANDO NA MAIORIA QUE FALTAM TUDO, AS MINHAS FILHAS FAZEM TUDO PARA ME ALEGRAR, EU CHEGO A RIR AQUELE RISO AMARELO. ESTE ANO ESTOU MAIS ALEGRE TRES VIDAS HABITAM POR ENQUANTO O MEU PE DE SAMAMBAIA, TRES COISINHAS MINUSCULAS, COM OS BIQUINHOS ABERTO ESPERANDO OS PAIS CHEGAREM PARA OS ALIMENTAREM, OS PAIS ALUGARAM POR UNS DIAS O MEU XAXIM,VOU SENTIR SAUDADES QUANDO SE FOREM, MAIS ELES PRECISAM VOAR VIVER A PROPRIA VIDA É A LEI DA NATURESA,CADA QUAL PARA O SEU LADO, ABRAÇOS CELINA.

    ResponderExcluir
  3. Toninho,uma realidade muito triste e revoltante se pensarmos no tanto de dinheiro que nossos politicos desviam dessas crianças!Como conseguem dormir?Belo e forte artigo!Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Uma pena que isso seja verdade. Sempre lindos teus gritos!!!abração,chica

    ResponderExcluir
  5. Chocante, Toninho!
    As imagens disseram muito e chegam a doer na alma.
    Infelizmente, nossos governantes desconhecem o sentido de sua responsabilidade perante o povo e perante Cristo. A lei do retorno funcionará também para eles.
    O povo brasileiro é muito generoso e sempre procura, através de centros de ajuda de suas igrejas, a aliviarem algumas necessidades dessas crianças. Mas, e os sonhos? Como realizá-los sem o concurso de providências governamentais?
    Muito triste!
    Carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Toninho te encontrei lá no blog do meu filho William do blog paratenepse, me deu saudadinha vim.
    Olha que texto que emociona, na verdade é de cortar o coração esta realidade né amigo, tudo pelo egoísmo, olhar apenas para o próprio umbigo,uma falta de discernimento, é uma vergonha para humanidade, uma pena que a grande maioria seja assim, neste Brasil, neste universo.

    Hahah se o mundo interio me pudesse ouvir...da vontade de dar um grito de liberdade, ou melhor um grito de prisão para estes bandidos.
    Com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  8. Oi Toninho!
    Que retrato triste e o mais cruel é que é verdadeiro. Tanto se gasta em elefantes brancos, tanto se desvia de dinheiro público e pouco se faz para buscar sol~ução pra estes graves problemas. O que vemos mesmo é muita conversa, discussões e nenhuma ação.
    Hostei muito de seu jeito franco e objetivo na abordagem deste tema tão nevrálgico.
    Abraço e um ótimo fds!

    ResponderExcluir
  9. É AMIGÃO,E SABER QUE BASTARIA INVESTIR NA EDUCAÇÃO QUE TUDO SE AJEITARIA.TÃO SIMPLES,TÃO FÁCIL E AO MESMO TEMPO TÃO DIFÍCIL POR PARTE DOS NOSSOS GOVERNANTES.E COMO DIRIA PITÁGORAS:EDUCAI AS CRIANÇAS E NÃO PRECISARÁS PUNIR O HOMEM.É ISSO AI,ABRAÇOS.TÃO

    ResponderExcluir
  10. É meu querido amigo, quem tem nobre coração se compadece com as amarguras e maldades deste mundo tão desigual e tão desonesto, quantos saláros de cada deputado ou secretários de estados podiam tirar uma migalhinha que fosse, para fazer a diferemça na vida de cada frágil ser. Por isso se diz é mais fácil entrar um camelo pelo cu de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus, por isso o mundo sofre, por isso o mundo chora, porque se sente uma gota de água no oceano e nada pode fazer se não afundar mais o seu barco, para que mais pobres se salvem. Infelismente tudo isto se passa no mundo inteiro, não te peço que fique alheio, mas que não sofra tanto, pois um dia a sofrer assim será mais um que se vai juntar a eles. Mas mal por mal que sejamos todos um só. Beijinhos de luz e carinhos mil em seu lindo coração.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente temos que conviver com esse mundo desigual...um dia quem sabe né? muda tudo..abraços de bom sábado pra ti amigo.

    ResponderExcluir
  12. Um texto marcante você escreveu aqui meu amigo,
    Um filme de contexto triste, polémico, vergonhoso e infelizmente verídico.
    Onde dorme nossas crianças? Vi a resposta estampada aqui, não pude resistir de deixar cair uma lágrima ao assistir este filme.
    Seu texto e a escolhas das suas palavras deram um impacto tremendo a este enredo sombroso. Um texto para ler, emocionar-se, reflectir e guardar na memória.
    Um lindo e iluminado fim-de-semana para você.
    Lembranças
    Ange

    ResponderExcluir
  13. Eis aí uma dura e cruel realidade, cá me pergunto até quando?

    Bom domingo meu amigo.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  14. Tudo isto é muito real, mas tenho sentimentos tão paradoxais em relação as crianças de rua: tristezaXmedo,entre outros, pois fazem de tudo para sobreviverem a vida cruel. Muitas reflexões e indagações, amigo.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Pena de morte e cadeia são penalidades que existem em todos os lugares do mundo de forma mais ou menos institucional. Já se percebeu que a cadeia não funciona muito para educar e a pena de morte, quando não é praticada pelo estado, as condições de vida material das pessoas cuidam de eliminá-las do mapa. Ou pelo larápio que surrupia recursos de quem precisa. O cara que rouba, por exemplo, o dinheiro da merenda escolar de crianças não está contribuindo para a morte delas também? Ou o outro que doava remédios vencidos à população carente em troca de votos, que é isso? E eu pergunto: Cadeia para esses sujeitos resolve? Acho que só confiscando a riqueza suspeita de muita gente para que eles expliquem e provem que ela foi construída honestamente é que daria um jeito de limitar a sanha desavergonhada desses sanguessugas, para mim verdadeiros assassinos de sonhos e dignidades humanas.

    PS: eu vi esta exposição na internet, é um apanhado muito intrigante, mas realista das crianças pelo mundo.

    Grande abraço, meu amigo. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  16. A dura realidade das desigualdades sociais, amigo!
    Beijos meus! Bom domingo!

    ResponderExcluir
  17. Sabe Toninho?
    Muitas vezes fico me perguntando: Será que estas pessoas, que fazem esse tipo de crime, conseguem dormir?
    Será que não percebem que nada é eterno, e que um dia irá ser tarde para arrependimento?
    E vergonha na cara? Estas pessoas talvez
    nem a tenham.
    Há tanta falta de caráter no mundo, que realmente é espantoso.
    Teu texto é muito bom , ele nos mostra como a relaidade é bem mais complexa, do que julga nossa vã filosofia.

    Beijo meu amigo

    ResponderExcluir
  18. ♥✿⊱╮
    º°♥❤ Olá, amigo!

    ❤ Diante do exposto é muito difícil pensar em um futuro... cheio de paz.

    Boa semana!
    Beijinhos.
    Minas ♥✿⊱╮
    º°♥❤ ❤

    ResponderExcluir
  19. Uma palavra Toninho: Indignação!!!
    E a gente fica assim sem entender onde está, como está o coração do homem e para onde caminha a humanidade...
    Beijos e bom domigo de Advento!!
    :D

    ResponderExcluir
  20. Olá Toninho,

    Somente hoje liguei o computador e vi seus comentários, muito obrigado, é muito bom ter um leitor como você.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  21. Olha Toninho,
    nem sei mais o que falar sobre este tema.
    Bjs e uma boa semana pro cê!

    ResponderExcluir
  22. Olá,Toninho!!

    Que triste realidade...preisamos de gente interessado no bem de todos, de justiça social,de educação,PRECISAMOS DE AMOR!!!AMOR PELO PRÓXIMO!!
    Beijos meu amigo!!

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    " Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador"...

    Fico tão sem palavra para agradecer o carinho imensurável com que me cumula ao longo do ano que só posso lhe dizer que:
    Seja muito abençoado e feliz, amigo!!!
    Bjs fraternos de paz e FELIZ NATAL... apesar de qualquer vestígio de dor em seu coração....

    "Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes,

    e então saberás que eu me feri e também me curei."

    Tagore

    ResponderExcluir
  24. Como é bom ter vc comigo. Quero neste momento te agradecer por ter tirado um tempinho e passado na minha Viagem.
    Seu carinho faz do dia de hoje menos triste.
    Não se esqueça que ... Estou seguindo-te e te amando ...
    Desejo de todo coração uma semana abençoada.
    Que seus sonhos sejam realizadas para completar sua felicidade.
    Uma paz infita para sua vida.
    Beijos de paz e luz.
    Evanir.
    Estou deixando endereço do blog de trabalho da minha filha para
    você seguir e comentar .
    Ela estava afastada por motivos de saúde
    agora foi abençoada para voltar.
    Conto contigo.
    Beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  25. Excelente manifesto amigo Toninho,este que não deixa as injustiças sociais caírem na banalidade.Sabemos desde sempre de todos estes descalabros, mas não podemos ficar inertes e sim, de alguma forma mostrar nossa indignação.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  26. Amigo querido, voce não imagina como o meu espírito e alma já sofreram neste mundo por coisas assim, cruéis e tão desumanas...arregacei as mangas e fiz muito trabalho social em prol destas criaturas. Meu sofrimento era grande demais convivendo com eles e vivendo de perto a sua miséria de sorte nesta vida, que mais me parecia uma violência desumana e avassaladoramente cruel do Universo...
    Até que um dia , somente na espiritualidade, consegui compreender...
    Esses políticos que hoje também não fazem nada socialmente por aqueles que os colocaram onde estão e torram dinheiro em supérfluos e fazem somente engordar suas contas em paraísos fiscais, onde achas que amanhã estarão? Existem Leis Universais nesta vida, poeta, a que todos somos subordinados, onde quer que estejamos, e desta, ninguém escapa...o retorno é certo. Amanhã, onde achas que esses mesmo políticos corruptos e ladrões estarão? acredite, amigo. Na mesma situação daqueles a quem hoje renegam a mão, a ajuda, a cooperação, que por leis desta vida, lhes seriam obrigatórias: direito ao estudo, à alimentação, a saúde, a uma vida digna e humana. E creia, estas pessoa que hoje passam por isso, também um dia não o fizeram oor merecer. E entram nesta roda cármica, até que um dia compreendam que somente o amor poderá lhes tirar desta situação.
    O que nos resta, é exercitar a nossa compaixão, oferecendo a elas o ensino de como pescar o peixe. Sim, sempre ensiná-las a pescar o peixe, mas nunca, dar-lhes o peixe. Pois só assim, um dia, poderão com toda a certeza do mundo, quebrar a roda cármica, e caminhar rumo a um mundo melhor...
    Não se esqueça, essas pessoas que hoje sofrem, foram ontem os corruptos que hoje roubam. Nenhuma delas foi uma pessoa bondosa, generosa e que plantou amor. Por isso, hoje sofrem as mesmas mazelas que ontem cometeram, infelizmente, a Lei de Talião. Ensinemo-as, então a Lei do Amor, da caridade, da humildade, da compaixão. Só assim um dias elas poderão realmente ser felizes...

    Um beijo grande no seu coração sensível, tão caridoso e humano...espero que um dia encontres consolo e compreensão do porquê disso tudo, como eu comecei a encontrar...e hoje meu coração sofre menos...muito menos...beijos grandes....

    ResponderExcluir
  27. Boa noite meu dileto amigo!
    Texto bem redigido como tambem gritante...Desejo que um dia o vento suavize para que esse drama seja rsolvido...
    Bjs meu doce amigo!

    ResponderExcluir
  28. Bem colocado e muito verdadeiro. Uma realidade que é visível a todos nós e que dói. Seus sonhos são tão pequenos! A maioria só que amor.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  29. Ai, Toninho, essa é uma verdade de cortar o coração e deixar a gente envergonhado perante o mundo!
    Pagamos tantos impostos, hoje mesmo chegou aqui em casa o IPTU carésimo, pois aqui em Niterói o IPTU é o segundo mais caro do Brasil e pra onde vai todo este dinheiro que pagamos todos os anos?
    O que fazem estes malditos corruptos com os nossos impostos?
    Envergonha-me saber que um desses políticos safados, deu notebooks para dezenas de crianças numa cidade pobre nordestina, mas para quê pergunto, se não têm condições de ter em suas casas como pagar a conexão?
    Enquanto isso, eles já têm garantidos muitos votos para a próxima eleição.
    Desolador e muito triste tudo isso!
    abraço carioca

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.