segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Oração materna.

 



Oração materna.


Gosto de sentir o roçar dos dedos,

ás mãos da mãe lustroso Rosário.

Silenciosa como a contar segredos,

o colar de contas era o seu diário.

 

Orações soavam como merencório,  

no olhar fixo à imagem da parede,

ajoelhava junto ao velho oratório,

elevava as mãos como quem pede.

 

O menino na oração era conforto,

contra os medos de assombrações,

de trovões, do homem do pé-torto,

o notívago habitante dos casarões.

 

Assim que adormecia seu menino,

sob manto confortável da oração,

que a mãe ensinou como um hino.

Rosário na mesa bela recordação.

 

Toninho

01/11/2020 


Minha participação no desafio literário este mês proposto pela amiga Vall idealizado pelo escritor Rodrigo Meyer para este mês a palavra sugerida pela Vall foi Oração visitem e participem no seu blog Poetizando


Grato pela visita

Feliz Novembro

de alegria e poesia.

18 comentários:

  1. Aplausos daqui! Consegues sempre nos tocar com tuas lindas poesias, em cada verso! Adorei a participação! abração, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. tanta ternura comovente Toninho!
    gostei muito, essas orações na sua pura e singela
    evocação, traziam paz e conforto, um ritual para quem vivia vidas simples, mas também para quem tinha mais riqueza!


    Assim que adormecia seu menino,

    sob manto confortável da oração,

    que a mãe ensinou como um hino.

    Rosário na mesa bela recordação.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de oração e fé, querido amigo Toninho!
    Hoje é um dia de silêncio fecundo, não de tristeza.
    O Rosário para mim é um doce aconchego.
    Todo santo dia ele me faz carinho ao debulhá-lo. E companhia na Presença doce de Maria Santíssima.
    Na noite passada, por familiar doente, ele não saiu da minha mão.
    As mães têm por ele apreço carinhoso.
    Seu poema vem confirmar isso.
    Muito lindo seu poetar e a devoção aqui ressaltada.
    Tenha um dia de muita paz!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  4. A oração e a fé fazem bem ao nosso coração. E a oração materna é a mais bela que reconhecemos.
    Uma boa semana, meu Amigo, com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde de finados caro Toninho.
    Linda participação. Obrigada por estar entre nós e nos saudar com a delicadeza desde oração.
    Trouxe-me tanta recordação. Minha mãe tinha o rosário e tanto orou por mim e pelos seus. Grata por este momento. O colar de contas era seu diário. Seu portal entre uma mãe com alegrias e angústias na terra,entregava seus amados filhos à misericordiosa Mãe de Jesus.
    Xeru

    ResponderExcluir
  6. Participou lindamente, meu amigo. Me trouxe lembranças, porque minha mãe sempre orava por todos nós, seus filhos. Nunca se afastou do terço. Gostei muito. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Uma publicação simplesmente fantástica!! :))
    --
    "É preciso acreditar em bons ventos"
    -
    Beijo, e uma excelente Semana
    Proteja-se...

    ResponderExcluir
  8. Toninho, querido poeta, você arrepiou neste post, sinceramente, que lindo!
    Desde a bela música de Caetano ao seu poema forte, sublime, enfim ... um momento de encantamento por aqui. Parabéns! grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. A beleza das suas palavras aquecem uma alma fugidia de luz!
    Um abracinho outonal, Toninho!💛🍂💛
    Megy Maia🌈

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde amigo Toninho!
    Que linda sua participação, receba meus aplausos!
    Ficou divinamente linda tua poesia, e essa música do Caetano é tudo de bom.
    Perfeita combinação.
    Tua poesia me fez lembrar da minha mãe. As orações que ela fazia por mim, me fortalecia completamente. A oração é muito importante na nossa vida. É um presente quando alguém ora pela gente.
    Uma boa semana para você amigo.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Toninho,
    Uma bênção ser testemunha da fé e orações da Mãe!
    Momentos que ficam gravados na memória e jamais se esquecem.
    Emocionante seu poema.
    Um beijinho e continuação de uma boa semana com muita paz.
    Ailime

    ResponderExcluir
  12. Quanto amor e ternura nestas recordações!...
    Ensinamentos carinhosos de mãe duram uma vida!
    Uma participação muito doce e muito expressiva, acompanhada pelo talento do Caetano...
    Saúde e dias bons, meu amigo.
    Abraço grande.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  13. A força da oração é o refrigério da alma e conforto do coração
    Belíssimo e ternurenta expressão da fé
    Beijinhos querido vizinho

    ResponderExcluir
  14. Desafio cumprido com maestria, Toninho
    Oração linda que me emocionou.
    Um carinhoso abraço.
    Verena.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Toninho!

    A oração de uma mãe sempre traz acalento.
    Lembrei da minha mãe que era devota de Nossa Senhora Aparecida e sempre a via orando em frente a uma imagem que tínhamos em casa.

    Um abraço e feliz mês.
    Sônia

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso, registro na mente de preces maternas, parabéns, amigo, pura emoção em seu poema!
    Abraço e obrigada pela linda canção de Caetano!

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.