quinta-feira, 27 de junho de 2024

Discreto cortejar.

 


Em homenagem ao dia dos namorados nossa amiga Rosélia convida a um dueto amoroso com seus poemas .Veja, participe no blog amorazul01 Abaixo o poema 8 da Rosélia e o meu. Abaixo a imagem e os poemas


Rosélia

"Ele se aproxima, tão timidamente
ela permanece bem indiferente...
não ao som dos pássaros ao redor,
nem ao ruido do córrego em cascata,
Tampouco à natureza viva no cenário.


Compraz-se com painel verdejante,
admira tudo, silenciosamente...
é una com paisagem edificante,
tem em seu coração tudo de cor,
vê rolar toda cena em passeata,
tem boa sintonia e muito brio.


Ele a percebe recolhida, sentida,
ao ver desfilar o local admirado,
sem coragem de quebrar o silêncio.
Ela, absorta, agradece o momento,
sente toda gratidão ao contemplado.


Ambos se vão embora? Irão juntos?
Separados? Quiçá determinados!...
Antes só do que mal acompanhados,
têm certeza da solidão assumida,
seguros da decisão, firmes na lida."


****************************************

Toninhobira

Discreto cortejar.


Havia naquele olhar mistério,

algo que tanto me encantava,

tirava do eixo, corroía o sério,

que a emoção me paralisava.

 

Do rio vinha uma bela canção.

O frescor das aguas socorria,

um torpor no tocar a sua mão,

sob o teu olhar, já me derretia.

 

Às vezes eu passo pela estrada,

uma vã esperança me assedia,

o rio ainda corre com a toada,

mas dela somente a sinestesia.

 

Fecho os olhos pela passagem,

como a fuga daquele cortejar,

mas ainda é viva tua imagem,

com este desejo a me torturar.


Toninhobira

26/06/2024

Grato pela leitura.


9 comentários:

  1. Bom dia de Paz, querido amigo Toninho!
    Fico muito contemplada e feliz ao receber sua participação como a de todos os amigos.
    Seu poema é belíssimo, cheio de encanto num lindo cortejar bem expresso fazendo um Dueto com o meu onde os sentimentos de ambos se cruzam.
    O Amor nos tira do eixo mesmo.
    "Sob o teu olhar, já me derretia."
    Uma verdadeira hipnose dos sentidos...
    "Uma vã esperança me assedia"
    O verso acima resume o cortejo do poema que faz entrelaço.
    A sinestésica lembrança assedia o coração dos amantes que o primeiro poema não deixa claro o destino. Você voa, como poeta, e deixa nuances claros de que restou a saudosa lembrança de um amor que tatuou uma "lembrança viva".
    Muito bonito seu poema.
    Ainda alindou com uma música cativante.
    Seu poema nos faz sonhar com os personagens protagonistas (a mim, com meu eterno amado inesquecível e saudoso).
    Tenha dias abençoados!
    Muito obrigada por estar na terceira semana junto com o grupo, fechando-a com chave de ouro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Toninho ! Amei seu "romântico " cortejar . Hoje em dia as coisas são mais rápidas . E esse cortejar é atraente demais . Bem adequada também a música de Gilberto Gil. Perfeito !Uma bela e romântica participação. Abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Vocês dois fazem ótimos duetos poéticos! "Cortejar" é uma coisa que não existe mais, não é?

    ResponderExcluir
  4. Dois gigantes se entendendo ,lindamente !
    Bravo, Toninho, sabes bem o quanto te admiro., já virou clichê dizer que esta perfeito e que sabes tudo !
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Coisa mais linda vocês dois e ainda ao som de Gilberto Gil, perfeição!
    Beijo, beijo, querido.

    ResponderExcluir
  6. Que legal esse dueto de poesias!
    Vocês dois são muito bons nisso. Eu me arrisco de vez em quando em fazer alguma poesia, mas sou ruim nisso.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Tão belo cortejar que já não se faz assim. E a música de fundo muito me agradou. Um belo entrelaço entre os duetos. Aplausos. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  8. Um dueto digno de aplausos! O poema da Roselia romântico, belo e apaixonado e o seu cortejar encantador como o amor a pulsar nos corações apaixonados.
    Abraços e viva São Pedro!

    ResponderExcluir
  9. Um dueto poético, o cortejar discreto do passado a encantar no presente. Lindo!
    Dois beijos para dois amigos. Um lindo fim-de-semana.

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.