quarta-feira, 15 de julho de 2026

O Banco da Praça

 

Escrevendoàs quintas que nesta semana vem com convocatória de somosartesanosdepalabras onde pede: Como são seus personagens favoritos? Crie uma historia sem mostrar as qualidades, mas deixando subentendidas.

O Banco da Praça

Desde criança, Juca e Mulato dividiam tudo. O picolé, a merenda, a caixa de lápis colorido, a bicicleta emprestada e os segredos no fundo do quintal.

 Juca era meio falastrão. Falava com todo mundo. Se metia na briga dos outros para separar, vendia os pastéis de dona Alexandrina, contava causo até para as paredes. Mulato era o oposto. Observava muito. Consertava a bicicleta do Juca sem ele pedir e deixava na porta de sua casa.

Cresceram ali no vilarejo Sapucaia. Tempos depois o Juca formou-se professor na cidade próxima. Os alunos na escola sempre diziam: “lá vem o professor que fala muito”.  Já o seu amigo Mulato virou mecânico com referência, montou uma oficina e a abria às 6h religiosamente sem nenhum alarde.

Um dia a dona Mariazinha, mãe de Juca, adoeceu. Ele sumiu das redes sociais, da escola e até do bar no fim das tardes. Ficou dias no hospital, sem dizer nada para ninguém. Na terceira noite, Mulato foi ao hospital com uma refeição, uma coberta e algumas frutas. 

Foi até o leito, trocou o soro de lugar, ajeitou o travesseiro da dona Mariazinha e foi embora sem fazer discurso. Só deixou um bilhete: “Eu estou aqui amigo"

Meses depois, com dona Mariazinha recuperada, Juca voltou a dar aula no vilarejo Sapucaia. No primeiro dia, levou os alunos para a praça. Sentou no banco velho onde ele e Mulato brincavam para contar uma história. Falou por mais de 40 minutos. No fim, olhou para o lado. Mulato estava lá, calado, descascando laranjas com seu canivete. 

Após terminar pegou a laranja e foi dividindo os gomos com Juca, como fazia a muitos anos atrás no vilarejo Sapucaia.

 

Toninho

15/07/2026

Grato pela visita

14 comentários:

  1. Maravilha,Toninho! Dois personagens, uma linda história de vida e traços de personalidades de cada um! A bondade sem alarces, as falas e aprontadas bem mostradas...Mesmo assim, a amizade permaneceu! Adorei!
    abração, lindo dia, chica

    ResponderExcluir
  2. Que história linda. Tão cheia de solidariedade. Adorei ler.
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Linda história, meus parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho gostado tanto dos seus contos que faz a gente reviver as amizades, as partilhas e tudo que nem se vê mais com frequência. Pode começar a crônicas nos seus blogs porque estão muito lindas
    Beijinhos meu amigo querido

    ResponderExcluir
  5. Sublime conto.
    Uma amizade que não precisa de barulho para existir. Juca fala, Mulato age . É justamente nessa diferença que o conto mostra a força dos gestos silenciosos.
    A lição fica clara: na vida, a presença verdadeira vale mais do que qualquer discurso.

    Mais um conto/ história da vida que connosco partilhaste.
    Obrigada!
    5*****

    Beijinho e ótima semana, Toninho😘.

    ResponderExcluir
  6. Que bonita história. Gostei especialmente da forma como mostras a amizade através dos gestos e não das palavras. O Mulato quase não precisa de falar para percebemos a grandeza do seu coração, e o Juca transmite aquele calor humano que aproxima as pessoas. O final, com a partilha da laranja no mesmo banco de infância, é simples, mas cheio de significado. Fez-me sorrir e lembrar que as amizades verdadeiras permanecem, mesmo quando a vida muda o rumo.

    **Beijinho na alma,
    Daniela Silva | Alma Leve**

    ResponderExcluir
  7. Esos gestos de cada uno de ellos demuestran perfectamente sus personalidades, me ha gustado mucho tu historia, sobre todo porque es muy positiva, esos amigos lograron mantener su amistad a lo largo de los años y eso es maravilloso.
    Muchas gracias por participar de nuestra propuesta Toninho, un abrazo.
    PATRICIA F.

    ResponderExcluir
  8. Ah una amistad entre dos es lo mas valioso del mundo casi similar a los vinculos de hermandad

    ResponderExcluir
  9. Bellisimoooo...Este relato muestra el valor de la amistad verdadera, que permanece a pesar del paso de los años y de las diferencias entre las personas. Juca y Mulato demuestran que no siempre es necesario hablar mucho para expresar cariño y apoyo; a veces, las acciones silenciosas dicen más que las palabras...bss

    ResponderExcluir
  10. Cuando la amistad es real es ternura así como lo es tu relato
    Me ha gustado mucho
    Un abrazo feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  11. Hola Toninho,
    Una preciosa historia de amistad. Y es que gracias a la amistad conviven caracteres, modos de pensar, de comportarse y de ver la vida muy diferentes. Basta para ello respetarse y apreciarse que es lo que nos demuestran tus protagonistas.
    Tu relato de hoy no es solo una bonita historia, es también una lección.
    Un saludo.

    Olá Toninho,
    Uma linda história de amizade. É graças à amizade que personalidades, maneiras de pensar, comportamentos e perspectivas de vida muito diferentes podem coexistir. Tudo o que é preciso é respeito e apreço, que é exatamente o que seus personagens demonstram.
    Sua história de hoje não é apenas um conto encantador, é também uma lição.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  12. Uma bela história de vida! Bom fim-de-semana 😘

    ResponderExcluir
  13. Me ha gustó mucho el contraste entre Juca y Mulato, porque refleja cómo dos personas tan diferentes pueden complementarse y estar siempre el uno para el otro. Es una historia emotiva y con un mensaje precioso sobre la lealtad y el cariño sincero.
    Un abrazo

    ResponderExcluir

Meus blogs:
https://poemaenosolhares.blogspot.com/
https://toninhobira.blogspot.com/
https://mineirinho-passaredo.blogspot.com/

Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.

Meu abraço de paz e luz.