segunda-feira, 26 de março de 2012

Haikais das Minas Gerais



Espinho fatal.
Polpa misteriosa_
Pequi natural.




Informação:
Rico em vitamina A, e vitaminas do complexo B. Sua castanha contém gorduras, cálcio, fósforo e ferro.
Funções: Preserva a visão noturna. Protege das infecções. Atua no desenvolvimento dos ossos e na formação de dentes. É bom para a pele.

Cuidado ao consumir o pequi: ele possui espinhos entre a castanha e a polpa. Apenas raspe a polpa.

**********************************************************



Chuva bem vinda.
Colheita Recorde_
Cafezal  de Minas.


Informação:
As chuvas que fizeram alguns estragos em Minas
não atingiram a região cafeeira.Estima-se recorde na safra.

*********************************************************

Pensamento:
A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas. [Johann Goethe]
*********************************************************
Interação da querida amiga ELisa.T.Campos do blog Pintandohaikais.

Pequi, pequiá
É piqui-do-cerrado
que grande achado

Neste céu de anil
Tem um imenso cafezal
com sabor de Brasil

28 comentários:

  1. Meu querido a foto vista assim mais me pareciam limões, mas de certo que não calhava lá muito bem uma pessoa tão doce como você.
    Amigo já tinha saudades de cá vir mas como deve ter visto eu tenho tido umas contradições que vem quando a gente menos espera, mas enfim cada um de nós temos a nossa carga que por vezes pensamos ser mais pesada que a do vizinho, mas Deus só nos dá aquilo que nosso corpo pode aguentar.
    Beijinhos de luz e paz em sua vida...

    ResponderExcluir
  2. Além de lindos, informativos!!!abração,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Toninho!!

    Belos haikais, preciosas informações e pensamento perfeito!!!Que maravilho meu amigo!!
    Mas eu ainda não comi pequi.
    Beijos!!!Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Bonito, informativo e uma celebração à natureza.
    bjs
    Bom início de semana

    ResponderExcluir
  5. Genial, junto à poesia uma informação valiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Belos e sábios haikais!

    Preciosas informações!!!

    Amigo, carinhos...
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Toninho!
    Tudo perfeito! Lindos haicais acompanhados de boas informações. Não comi piqui quando aí estive, mas meu marido como grande experimentador, comeu.rsss
    Abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Toninho, amei.
    É natureza.

    Pequi, pequiá
    É piqui-do-cerrado
    que grande achado


    Neste céu de anil
    Tem um imenso cafezal
    com sabor de Brasil

    Obrigada pela informação
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi, Toninho!

    Belos haikais, amigo. E os informativos, completaram a beleza dos versos. Não conheço o pequi, mas, percebi que é um fruto muito rico em nutrientes, né? Valeu!

    Um abraço
    Paz e Bem!
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  10. Boa noite meu amigo querido e amado tbm!!!!!!!
    Gosto tanto desse amigo!
    De seus escritos e de suas musicas que embalam a terra e nossos pensamentos.
    Hoje vc trouxe dentro dos haikais uma verdadeira aula,com seus ensinamentos...
    bjs de boa noite!

    ResponderExcluir
  11. Beleza e cultura!!
    Beijos amigo!!!

    ResponderExcluir
  12. Sou fera em come pequi como desde bebê. gosto de arroz carreteiro com pequi
    muito bom deu haicai
    hoje vou postar um tambm
    beijos

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA AMIGO, VIM AGRADECER O SEU COMENTÁRIO, COMO SEMPRE MUITO GENTIL, VINDO DE VC NÃO PODIA SER DIFERENTE. QUE BOM QUE OS CANAVIAIS. TENHA SIDO PRESEVADO DAS CHUVAS,ESTÁ TUDO ÓTIMO NO SEU BLOG, TE PROMETO VOU APRENDER ALGUMAS NOCÕES, DO HAIKAI, PARA COMENTAR TAMBÉM.UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, amigo Toninho,
    conhecimentos revestidos de poesia, cantam com maior profundidade suas significações.
    Café e pequi, forte combinação, lindos haicais.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  15. Caro amigo Toninho

    Compartilhar com você os haicais é uma prática fascinante que me acrescenta demais, sabia?
    Eu aprendo muito com você que faz haicais típicos da região.
    E é isso aí, de norte a sul interagindo na natureza deste nosso querido Brasil.
    Uma linda semana
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Toninho querido muita bacana saber sobre Pequi...esses dias alguem falou comigo sobre essa fruta..preciso me lembrar quem foi!!!..nunca ví..não conheço..mas tenho vontade de experimentar..
    Um abraço e obrigada pela sua visita tão querida e estimada..
    boa quarta feira.
    titi

    ResponderExcluir
  17. Olá Toninho, em mim, seus haicais acrescentam em poesia e informação! Maravilha! Parabéns!! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Bem interessante náo conhecia, abraço Lisette.

    ResponderExcluir
  19. Toninho além de ler belos haikais eu ainda por cima ganho informação, genial meu amigo, sabe que nunca comi pequi? beijos Luconi

    ResponderExcluir
  20. Nunca consumi um pequi, quem sabe me deparo com um pra conhecer...
    Xeros

    ResponderExcluir
  21. Toninho,que graça esses haikais mineiros!Vc sempre escrevendo coisas lindas!Bjs,

    ResponderExcluir
  22. Hoje é aniversário de uma amiga
    muito especial para mim.
    E para todos nos blogueiros caso não a
    conhecer o endereço dela esta na postagem do blog.
    Que tal deixar seu carinho a essa pessoa
    tão especial?
    Uma linda tarde beijos no coração.
    Evanir.
    A aniversariante é a Marcia Luconi.

    ResponderExcluir
  23. o pequi é lindo e gostoso,pena que o desmatamento pode acabar com ele.

    ResponderExcluir
  24. Adorável post, amigo Toninhobira!
    Informação e boniteza de mãos dadas...
    Gostei demais!
    O pequi, até pouquíssimo tempo eu desconhecia. Recentemente um vizinho viajou e trouxe-me uma boa quantidade , de presente.
    Fico impressionada com a riqueza de nossa flora! Penso na enorme quantidade de frutos que nossa terra produz, sem que sequer saibamos da existência deles...
    É sempre um grande prazer vir aqui! Pena que o blogger não me anda facilitando as coisas... Mas vou insistindo. Agora, por exemplo, encontrei uma facilidade surpreendente! Que bom!!!
    Abraço bem forte, Toninho

    ResponderExcluir
  25. Morei em Minas, Ipatinga, antes de vir pra Bahia, quando ainda era criança.
    Não me recordo de muitas coisas, mas sou capaz ainda de sentir sua forte energia.
    Lindos haikais, Toninho.

    *tem homenagem à vc no meu blog!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Poeta amigo vim te agradecer o carinho no dia de meu niver, brigaduuuuuuuuuu você já me presenteou com a maior dadiva que há no mundo a tua AMIZADE, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  27. O blogs sobe e desce e é difícil o parar, para escrever.
    E quase tira a vontade de escrever.

    Hoje sinto isso e te desejo um bom dia e te digo, nunca te esqueci.

    É fácil esquecer...eu estou a ficar esquecida...eu sinto e reparo...mas eu também
    esqueço...mas me pergunto...continuo a escrever
    escrevo tão bem quanto imagino?E me sinto e ao que escrevo tão esquecida...talvez desista e para não desistir, me afasto de todos...

    Um beijo,

    Mª. Luísa

    Lindo o que escreves.

    Mª. Luísa

    ResponderExcluir
  28. Bom dia,Toninho!!!

    Vim deixar meu beijo e desejar um maravilhoso final de semana!!!!!
    Tudo de bom meu amigo!

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.