sábado, 21 de dezembro de 2013

Eu fico pensando












O Menino nasce trazendo esperanças e outro morre numa viela estreita levando na mão apenas um pedaço de pão, mas cheio de emoção.
É Natal, há mesa farta e a mesa que tudo falta, nada de novo.

Então é Natal, gente esquecida num hospital do governo, gente que clama por mais atenção e no palácio sobra euforia e mentiras na hipocrisia.Então é Natal e um grupo de almas perfumadas sai com alguns brinquedos e alimentos, são os anjos do dia, que levam alegria aos seres invisíveis, esquecidos, abandonados sob um viaduto ou praça da cidade. Há caridade perfumando a noite destes pobres infelizes.

É Natal uma criança chora ao vir ao mundo, os pais felizes lhe dá o nome de Natalino, ou Jésus da Silva, carrega a esperança para a família, abrigada num barracão, lá no alto do morro, onde se deveria ter uma orientação no controle da natalidade, que assusta os números das estatísticas. Mas não, ali apenas procriam.


É Natal, há carga positiva de pensamentos espalhados pelos lares. Penso na felicidade em cada caixa que se abre, em cada embrulho multicolorido. Há endividamento estimulado, bem como há angustia dos desejos não atendidos. Na emoção misturam-se lembranças das pessoas que se foram para outro plano e outras que estão distantes. Há tristeza na noite, sorrisos escondem frustrações, na mesma sala há festa e solidão.

Sinos anunciam a hora sagrada do nascimento. No Céu uma estrela guia faz lembrar a determinação dos três reis magos. Nas casas a oração natalina em forma de agradecimento. Entre abraços e beijos, lágrimas se misturam na alegria, lembranças que assaltam o coração. Por que tanta tristeza uma noite feita para alegria? Até parece que nós humanos somos mesmos seres esquisitos. E neste clima acelera uma indignação de saber da desigualdade e da inoperância reinante.

Mas, durma em paz Menino e acorde feliz a brincar, que seu Pai o embala nesta noite de luz, a zelar para que seus dias sejam de alegrias.

Toninho.
21/12/2013

Feliz Natal a todos vocês que fazem parte de minha vida, que talvez nunca nos encontremos, mas já os levo em meu coração. Que a fraternidade seja nosso prato predileto, que nos revigore para a vida. Renovo o meu contrato de estar com vocês em mais um ano que se aproxima. Feliz 2014 com sonhos em penca na mais perfeita evolução e realização.
 
Nota:
Uma pausa, mas estarei a visita-los, pois adoro viajar com vocês, isto é, se eu conseguir,rsrs.(lembrei da querida Chica)
Beijos no coração.
 




segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O que é o amor.


O que é o amor senão uma espera?
O ziguezaguear numa plataforma,
Com os olhos perdidos numa curva,
Movidos por uma esperança acesa
Vidas em encontros e despedidas.

Diz meu amor, se vale o desencanto,
Nas vindas e despedidas na estação,
Numa vigília em forma de angustia,
O amor busca sempre uma tradução.

Diz para mim do amor que professo,
Sob um céu cheio de estrelas fugidias.
Olhar para o paralelismo dos trilhos,
Infinitamente encontram as emoções.

Diz logo amor deste desejo de amar,
Em meio às sucessivas ausências,
Na solidão que no peito apavora,
Quando é noite na plataforma vazia.

Seria o amor esta ênfase dos poetas,
Mas que jamais conseguem traduzir?
Desesperado sacam versos da jaqueta,
Lançados sobre os trilhos, por concluir.

Toninho
06/12/2013.
************************************************************
A todos uma boa semana com elevação do clima de Natal em sua mais perfeita tradução. 
Ainda não entendi por que algumas pessoas estão com dificuldades de comentar no blog. Não uso nenhum bloqueio.
*************************************************************