quarta-feira, 8 de maio de 2019

Onde andam meus passos.


Ao ver esta foto no Instagram, chamou-me atenção as pegadas na areia em segundo plano do olho, que se encanta com o horizonte. Logo pedi a cessão da foto à amiga Lis Costa para ilustrar um poema inspirado.
Grato Lis.


















Ando pela praia como peregrino,
deixo minhas pegadas pela areia,
para que reencontre este menino,
que tu amavas sob a luz candeia.

Onde me levam os passos agora,
no vagar pela noite fria escura?
Só pirilampos luzem na aurora,
testemunham minha amargura.  

A praia já se irradia pelos raios,
onde me encontro cego de amor.
No barco bailam loucos anseios,
ardentes emotivos no esplendor.

Em meio a todo este abatimento,
vejo-te deslizar sobre as pegadas.
É o ato da sedução como rebento,
na própria magia. É a alvorada.

Toninho
26/04/2019

21 comentários:

  1. Amigo Toninho, este seu poema, "Onde andam meus passos", é mais um dos seus tantos poemas de rara inspiração que li, como se vê por esta bela estrofe:

    Onde me levam os passos agora,
    no vagar pela noite fria escura?
    Só pirilampos luzem na aurora,
    testemunham minha amargura.


    Uma excelente semana, poeta Toninho.
    Grande abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. O poema e a foto estão brilhantes:)) Parabéns-

    Hoje :-As estradas são como os sentimentos, inconstantes

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderExcluir
  3. Sensacional inspiração! Adorei a poesia e a foto. Também adoro ver pegadas na areia da praia! LINDO!!! abração, ótimo dia! chica

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia de paz interior, querido amigo Toninho!
    Um poema onde o mar revela nossas próprias pegadas, sendo bem visíveis que são as de Deus que nos carrega no colo, é um verdadeiro tesouro esse caminhar passo a passo.
    Ele nos inspira a compor para amenizar provável solidão da alma que todos sentimos vez por outra com saudades imensas do Amor.
    A alvorada toma nova cor quando se tem Amor no peito, caso contrário, tudo é nostalgia e o poeta consegue traduzir todo esse sentimento.
    O vídeo é bonito na sua letra, caminhar juntinho de quem amamos é lindo! Quando se caminha junto o sol ou com a chuva existe no coração um sentimento ímpar mesmo sem eles no ar... tanto faz chuva ou não... O dia se torna branco, alvo e cheio de Amor...
    Vou já deixar minhas pegadas na areia pois caminho lado a lado do maior sentimento do mundo, com ele no peito.
    Deus é Amor, amigo! Fique com Ele!
    Tenha dias abençoados junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Toninho!
    Que lindo poema, o mar também me inspira.
    Abraços,
    Sueli

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Toninho,
    Um poema lindíssimo!
    A imagem é brilhante, assim como a sua inspiração.
    Um beijinho, Amigo.
    Muita paz!
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite Toninho, sua poesia é puro enlevo! Linda inspiração. Parabéns!! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Mar, saveiros, pegadas, tons de madrugada... A foto da Lis tinha tudo para uma ótima inspiração amorosa de poeta romântico e sensível.
    De um tempo de solidão, profunda tristeza e desalento, eis que tudo se inverte e a paixão reacende com uma chama nunca experimentada.
    Gostei muito, querido Amigo.
    Quanto a Geraldo não conhecia. Pode?!
    Investiguei no Google... Uma grande carreira de um resistente da ditadura.
    A canção é interessante... como são comoventes e sinceras as juras de apaidxonados!!
    Dias outonais confortáveis e felizes. 🌺
    O meu terno abraço.
    Beijo
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Majo. Perfeita sua curiosidade e pesquisa. Carinhosamente o chamamos de Geraldinho Azevedo. Sim resistiu, teve musicas censuradas outras coisas desta coisa nojenta.Veja Canção da Despedida dele.
      Obrigado sempre.
      Beijo

      Excluir
  10. Querido Toninho
    Estou muito atrasada nas minhas visitas. Falou-me do Carnaval, que aí deve ser um lindo espectáculo.
    Que linda é essa alvorada, onde a sua inspiração nos conduziu!
    Gostei muito do vídeo também.
    É sempre um enorme prazer vir a este blog, pleno de sensibilidade e encantamento.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  11. Deixaste extravasar em belíssimos versos a bela alvorada e nos traz a doce magia do amor nela assim revelada. Soberbo poetar meu amigo
    Beijoos e meu carinhoso abraço

    ResponderExcluir
  12. Batendo muitas palmas!!!
    Lindo é pouco pra dizer, então me calo e o abraço, meu irmão.
    Tudo está dito!

    ResponderExcluir
  13. nostalgia, sedução, esperança :)
    muito bonito Toninho,
    e a imagem está também muito bela :)

    ResponderExcluir
  14. Linda inspiração nostálgica pelo encanto da saudade. Fundo musical perfeito.
    Para onde nos levam as pegadas??
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  15. Olá, querido amigo!

    Um belo e romântico poema, que nos consegue prender da 1ª à última linha.
    Vagueando pela areia, Vê suas pegadas e faz perguntas a você mesmo, para as quais não encontra resposta. Por onde andará esse amor, que ela tanto demonstrava ter por você?
    Felizmente que ao romper da aurora, ela surgiu no horizonte, como que por magia e sedução, e a alvorada no seu coração e na natureza aconteceram. Que maravilha!

    Para esse seu escrito a foto da Lis Costa calhou mesmo bem: pegadas na areia e um alvorecer lindo espelhado nas águas.

    Qto ao vídeo, conheço algumas canções de Geraldo Azevedo e gosto tanto das letras, qto da interpretação delas. Parece um "fora de lei", com sua postura e rebeldia, mas ele sabe bem o que diz e canta.

    Ontem, uma comentarista me pediu que retirasse o comentário dela por achar que meu post merecia mais e como o comentário dela estava juntinho ao seu, acabei eliminado o seu e não o dela. Depois, hoje, ela em OFF me chamou a atenção. Lhe peço desculpas, Toninho, e se pretender deixar, de novo, seu comentário, eu ficarei mto feliz. Obrigada e de novo apresento as minhas desculpas.

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  16. Lindíssimo poema, querido poeta!
    Um peregrino sem rumo... um amor... o reencontro na alvorada... amei!
    Foto incrível da Liz! Encaixou-se na sua inspiração. Gostei muito da música. Bjs e um final de semana de paz.

    ResponderExcluir
  17. Toninho,

    A alvorada e o crepúsculo são momentos incríveis com o qual o Criador nos presenteou e que poderiam ser melhor aproveitados e vividos.

    Pirilampos.... Antes eram comuns, mas há muitos anos não os vejo mais.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
  18. Maravilhosa e sensível inspiração, que não poderia combinar melhor com a formidável imagem da Lis!...
    Uma dupla perfeita!... Adorei!!! Ando com um montão de saudades da nossa Lis!...
    Beijinhos para ambos!
    Ana

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.