domingo, 12 de maio de 2019

Mãe que é mãe.



Hoje participo com uma reedição de uma postagem de 2012 no belo projeto da querida amiga poetisa Professora Lourdes Poetizar e encantar. projeto com único objetivo de espalhar poesias, sem nenhuma concorrência. Nesta semana em especial é dedicado às mães. Vamos ler todos os amigos com as suas inspirações e homenagens aqui: filosofandonavidaproflourdes. A minha escolha de imagem e construção da inspiração em homenagem às todas as mães e à minha que hoje vive numa estrela.



 Meu Deus que estais no Céu , envia-me um facho de luz sobre minhas mãos, que se iluminem na justa linda homenagem, no agradecimento à minha mãe e às todas mães, que na vida dedicam amor incondicional aos filhos. Pois elas só vivem de esperanças aos filhos. Mas se não o merecer, rogo que olhai por todas as mães, que não dormem, não se alimentam, que se sacrificam cada dia pela família. Mães que vivem  pela formação dos filhos, que não se desesperam para torna-los uteis à sociedade como belas arvores  frondosas e frutíferas. Zelai por elas Pai.


Se me permite Pai, olhai pelas mães, que não viveram a gravidez, mas que se dedicaram na adoção às crianças órfãs, que por algum motivo não conviveram com suas mães. Estas têm igual importância ou talvez maior ainda conforme aquela sua vontade, onde pedia para olhar pelas crianças e não as importunassem. Zelai então por elas Pai.

Mas Deus, lembrai e abençoai aquelas mães, que ao longo da vida exercem a dupla função de mãe e pai em vários lares espalhados por este mundo, principalmente naqueles lares tão desprovidos de recursos, onde o viver às vezes, impõe limites incabíveis, sob o domínio do medo, da violência do mundo das drogas. Iluminai todas elas meu Pai.

E por fim meu Pai, suplico uma benção em especial, para o conforto daquelas mães detentas, que se encontram privadas dos filhos, devido a algum processo de desvio de conduta e que têm seus filhos educados por parentes ou órgãos de proteção à criança. Olhai por elas Pai, para que se recuperem e na liberdade reencontrem seus filhos para uma vida digna.

Abençoai Pai todas as mães que carinhosamente me incentivam a acreditar na vida, crer num mundo melhor mais justo, onde todos possam conviver em harmonia e tolerância. E que assim seja Amém.

Toninho
12/05/2019


Feliz dia às Mães que me leem . Levem meu carinhoso abraço e admiração extensivo a todas as mães da família. Ofereço esta rosa orvalhada.


Um carinho especial  às queridas mães ex- blogueiras ou que se foram deste plano ou estejam em longa pausa, como:

Celina_de Recife_ aniversariante  neste dia 08.
Flor da Vida ---Anne Lieri a menina voadora
Fê blue bird_ de Portugal---Saudosa Helena de Portugal
Celia Rangel--Luna_Luz de Luma
Alê bordados-- Lia Rubel_lendo a vida
Ana Aparecida_ Pelos caminhos da vida--Maria Alice Cerqueira
Rosa Solidão de Portugal--Silvana_ Meus devaneios escritos.
Natália de Portugal--Jack Lima
Amara_poesias em retalhos---Lenalima
Rita do cantinho virtual---Valeria_doce filosofia
Cissa_mundo de cissa --Nadja Regina_cacarecos
Jussara Neves_minas de mim---Alessandra Feijó_ ONG Alerta
Ana Carla_misturação---Yves_telhados azuis
Sissym_masquerade--Denise_tecendo ideias
Lucia Bezerra_ da cadeirinha de arruá--Vivian_flores e livros
e outras mães blogueiras que me fogem da lembrança.


Toninho
12/05/2019  


Uma feliz semana para todos.
Gratidão pela 
visita.




26 comentários:

  1. Que sentido poema em forma de prece em homenagem às mães. Fiquei até comovida ao lê-lo alto. E consigo digo: Assim seja…
    Um abraço a todas as mães do Brasil.
    Um beijo para você meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Toninho!
    Parabéns amigo por esta linda e comovedora homenagem a TODAS as mães.
    Abençoado domingo, poético e... sem televisão!
    Beijo, para si e todas as mães do Brasil.
    "E que assim seja Amém."

    ResponderExcluir
  3. Toninho,que linda esa oração que abrange todas as mães e suas possibilidades. Gostei muito@! Obrigadão pelo carinho sempre e nesse dia e ainda tua lembrança com as "sumidinhas" ou as que infelizmente estão em outro plano... Linda homenagem! abração, ótimo odia ! chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia das mães, querido amigo Toninho!
    Quero agradecer a Deus por mais uma vez acordar e poder ler um poema tão encantador enaltecendo as mães diversas onde me enquadro na "mãe/pai" com muita gratidão a Deus que me deu forcas para lutar e vencer até aqui.
    Ser mãe de verdade (Mãe que é Mãe) não é para qualquer uma.
    Muito obrigada pela rosa orvalhada, meu amigo. Foi a rosa que inaugurou meu dia abençoado. Linda, ainda que virtual.
    As amigas que pararam de blogar devem se sentir feliz. Deixaram muita saudade e sentimos muito a falta delas.
    Amigo, Deus enviou um facho de luz a sua mão! Parabéns pela linda homenagem!
    Fez muito bem em avivar este texto para nós.
    Tenha um Domingo de saudades inspiradoras!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.S. As que estão no céu intercedem por nós e para quem não sabe o que é ter uma mãe, Deus as console imensamente. 💒

      Excluir
  5. Uma prece emocionante e sentida que abrange todas as mães e que me fez ficara com os olhos marejados de lágrimas de puro encantamento. Uma homenagem especialíssima e bela. Deixo o meu amoroso abraço para todas as mamães que aqui vierem lhe visitar
    E pra você o meu aplauso por tão fabulosa e exuberante homenagem
    Um feliz domingo e beijos poéticos desta amiga que muito lhe admira,
    Gracita daqui das Minas Gerais

    ResponderExcluir
  6. Tenho a certeza que a sua linda oração chegou ao céu. Só posso acrescentar "amén". Conheço algumas das blogeiras que mencionou e comungo da sua saudade.

    Abraço a todas e uma para o poeta e para a estrelinha que, lá no alto, vela por ele
    Ruthia
    O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  7. Amigo Toninho! No meu comentário em resposta ao seu eu sitei esse pensamento:

    A teoria da relatividade pode explicar muitos segredos
    do universo, no entanto o amor de mãe não é relativo,
    é absoluto, é infinito!

    O amor de mãe é grandioso e eu creio que seja eternos. As mães quando partem para outro plano e vão morar com Deus, o seu amor pelos filhos continua vivo porque é imortal.
    As mãe que hoje são estrelas, anjos.
    Sua participação emocionou! Tocante suas palavras e com certeza essa linda oração sua querida mãe e todas as m~es que estão com Deus, escutaram. Principalmente porque foste pra sua mãe um filho muito amado.

    Obrigada amigo! Que Jesus continue lhe abençoado e a sua família. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Às mães detentas: me fez estremecer... é que a gente esquece que muitas mães, a grande maioria das mães, neste dia, ao invés de promoverem almoços, festas e presentes, estão isoladas em uma cela ou num asilo...e tantas outras coisas tristes que eu nem vou escrever.
    Sua oração me valeu e me redimiu do egoísmo, do egocentrismo e da minha vaidade.
    Obrigada!
    Um abraço, Toninho!

    ResponderExcluir
  9. Linda homenagem neste poema em oração. Grata pelo que me toca as seus desejos deste dia. Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado por esta bela e sentida homenagem.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  11. Lindo poetizando. Mas que sejam os 365 dias do ano:))

    Hoje :-
    Existem sussurros na brisa.


    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderExcluir
  12. Querido Toninho
    Belíssima homenagem a todas as mães!
    Pessoalmente, agradeço o carinho da linda rosa oferecida.
    Comovente a sua preocupação em chegar a todo o «tipo» de mães, algumas tão esquecidas na nossa sociedade! Lindo demais! Bem haja, pela sua enorme sensibilidade e carinho demonstrados.
    Um grande abraço
    Beatriz

    ResponderExcluir
  13. Uma bela oração à luz materna que inspira poesia, vivificando, florescendo e frutificando em amor.

    Um abraço. Tudo de bom.
    💙 Individuação. Self, ego e mitologia.

    ResponderExcluir
  14. Querido amigo Toninho.
    Concordo inteiramente com a oração, faço coro consigo... Oremos.
    Um texto, emocionante, muito emocionante.
    É impressionante o desaparecimento de um amigo blogueiro, principalmente, quando não há nenhuma explicação...
    Todo o louvor às mães, de todos os géneros...
    O melhor para as mães de sua família. 💌
    Um longo abraço terno, de sincero afeto.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei para reler e melhor apreciar.
      Agradeço a mimosa rosa, com o mesmo carinho com que me foi dedicada.
      Também agradeço a canção que recorda a piedosa D Canô, Mãe de Santo, muito amada por seus filhos e todos que a conheciam.
      Uma poetagem dedicada ao Amor de Mãe e não só, também ao amor dos Amigos.
      Dói muito quando um blogueiro amigo desaparece da 'net' sem uma palavra... Célia Rangel que semeava palavras de ajuda, incentivo e esperança... (Que se encontre em paz).
      Uma postagem de muito Amor e carinho que aplaudo.
      Beijo, meu Amigo
      ~~~

      Excluir
  15. Uma bonita homenagem às Mães! Vendo somente agora, mas agradeço o carinho.
    Realmente, muitas blogueiras sumidas. Algumas, fico imaginando o que aconteceu!... Lembrei de muitas da sua lista, mas há tantas outras...
    Um abraço grande

    ResponderExcluir
  16. Nao tenho palavras meu amigo, para expressar meus sentimentos depois de ler tao bela oraçao, so gratidao...

    Toninho, meu querido... uma semana de muita paz para vc e os seus...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. Amigo Toninho,
    tua extrema sensibilidade aguçada em ótica poética exalta belamente o leque das diferentes vivências do amor materno em suas múltiplas ressonâncias.
    Uma homenagem especial e cara.
    Obrigada!
    Boa e tranquila semana pra ti.
    Abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  18. ficou tão bonita essa prece Toninho, tão abrangente num mundo de tanto amor distribuído por tantas mães, nas suas diversas tarefas e carinhos que dispensam a tantas crianças do mundo e que lhes permitem crescer com harmonia e com confiança na sociedade!
    grande abraço Toninho,
    Angela
    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Amigo, desculpe a demora par vir apreciar sua majestosa poesia. Uma homenagem saudosa do maior amor da sua vida sua mãe e as outras mães que hoje são estrelas.
    Seja muito feliz, abraços

    ResponderExcluir
  20. Meu amigo, ando sem tempo, ajudando minha filha nas encomendas do fabrico dela e daí a demora para vir aqui. me emocionou sua oração. as mães nunca morrem, continuam vivas no nosso coração. Viram estrelas. Parabéns! deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    Arranjando um tempinho para concluir o poetizando e na tentativa de deixar no rascunho, esqueci e publiquei, pois seria só a noite. Espero que gostem dessa edição. Ficarei grata com sua maravilhosa participação que só engrandece essa BC.
    Deixo esse pensamento para que possamos refletir.
    “Não deixe que as pessoas te façam desistir daquilo que você mais quer na vida. Acredite. Lute. Conquiste. E acima de tudo, seja feliz! Lute. Acredite. Conquiste. Alcance...seja tudo o quiser ser, mas acima de tudo, seja você sempre”.
    Abraços, com carinho e o desejo de que tenhas um final de semana feliz e abençoado.
    Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  22. Olá Toninho que linda homenagem às mães adorei também sua lembrança de todas as mulheres que passaraM PELO SEU BLOG, beijinhos e um forte e terno abraço

    ResponderExcluir
  23. Ah meu amigo corri para cá depois que li teu comentário em meu blog, Mineirinho você me levou às lágrimas, hj moro sozinha, dois filhos em outra cidade, a terceira caçulinha já não mora comigo. Mas me resta o netinho que cuido pra mamãe trabalhar. Teu poema me fez viajar no tempo e tb esta homenagem a estas blogueiras maravilhosas que hj ou se afastaram ou escrevem poesias lá casa do Pai. Obrigada de todo coração! Abraço bem apertado.

    ResponderExcluir
  24. Um texto muito belo, sentido e que muito me sensibilizou, Toninho!
    Magnífica homenagem, a todas as mães!...
    Adorei cada palavra! Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.