sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Exótica natureza.

 


Botando a cabeça para funcionar é a BC da Chica de todos os dias 5, 15 e 25 para uma imagem oferecida e inspiração livre. Participe e leia os amigos no blog chicabrincadepoesia. A imagem abaixo de um coral a Chica trás de seu passeio por uma praia no nordeste. Após a imagem minha leitura da imagem.


Encanta do João de barro um ninho,

pela arte civil do minúsculo pássaro,

como um pedreiro trabalha sozinho.

Faz sua casa bela com melhor barro.

 

A natureza tem as suas delicadezas,

no céu, pelo mar, florestas e jardins,

imagens curiosas de tantas belezas,

como pelos campos a casa de cupins.

 

Só mesmo o Deus como regente real,

atrás das curiosidades da natureza

como a beleza exótica de um coral,

habitat natural de seres na sutileza.

 

São belos os corais unidos no recife,

que depredados tornam-se em joias,

de gananciosos que vivem de grife,

desamor à natureza sobram nóias.

 

Toninho

15/09/2023

Grato pela visita.

Hoje estou com a Gracita aqui: sonhossepoesia


9 comentários:

  1. Boa noite de sexta, querido amigo Toninho!
    Um poema cheio das belezas divinas com tanta sutileza em cada verso.
    Deus caprichou criando a natureza como bordados perfeitos, como crivos da mais linha fina da Madeira e você, poeta, sabe perceber, sentir e poetar à altura.
    Lá do Alto, o Poeta Mor fica feliz ao ver sua sensibilidade.
    Tenta um final de sexta abençoado!
    Beijinhos
    P.S. Parabéns pelo soberbo poema na querida amiga Gracita!


    ResponderExcluir
  2. Tens razão,Toninho! A natureza, onde quer que olohemos,nos encanta e surpreende. Que seja toda ela bem respeitada e tratada,mS INFELIZMENTE ASSIM NEM SEMPRE É!

    Linda poesia! Obrigadão! abração praiano e tudo de bom! A tua poesia na Gracita também ficou show,né? chica

    ResponderExcluir
  3. Gosto do olhar e adoro a criatividade Toninho!
    Bom fim-de-semana 😘

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Toninho . Quanta sensibilidade e beleza em seus versos . A Natureza é mesmo encantadora e nos revela belezas e curiosidades inimagináveis . Que pena que nem todos a respeitam. E ela já está dando sua resposta . Abraços . Bom domingo

    ResponderExcluir
  5. A natureza é pródiga em inspirar seja qual for o Tema. Escolhestes bem as imagens e o poema sobre os exóticos corais, a casa de barro e tantos outros que nos maravilha. .Amo a casainha do joão de barro o engenheiro da natureza.,
    Um abraço Toninho, também para chica.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Perdão pela exclusão do comentário, Toninho, mas o Blogger continua me sacaneando. Então, vamos novamente. Como eu dizia...
    Toninho, meu bom amigo.
    Teus texto, sejam eles em prosa ou verso, sempre me despertam algo. Sempre fui muito mais do mato do que da praia, mas sempre fui próxima da natureza, e os pássaros são uma paixão. João-de-Barro? Tenho alguns aqui no quintal, que me rodeiam a cada instante. Isso sem contar as sabiás, canários, corruíras, entre tantos outros. Mas, o que mais me chamou a atenção em seus versos foi esta passagem: "...como a beleza exótica de um coral, habitat natural de seres na sutileza.".
    Quantas vezes, ao levantarmos uma pedra em um terreno seco, encontramos uma infinidade de seres? Ou ao partirmos um tronco apodrecido pelo tempo, vertem comunidades enormes de insetos e outros seres viventes? Não é porque o ambiente é inóspito para nós, humanos, que não existirá vida ali naquele lugar. Deus deu a casa conforme a necessidade e a capacidade de adaptação. A natureza, meu amigo, é mágica, e seus versos retratam isso. São mágicos.
    Linda semana pra ti, meu amigo.

    Marcio

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, caro Toninho.
    Lindo poetar, a sua interpretação está sensível e profunda. Há sim a necessidade do respeito à natureza, tudo com amor e equilíbrio rima muitíssimo bem!
    O meu abraço neste início de semana...

    ResponderExcluir
  9. Belo poetar, meu amigo, a natureza nos enche o olhar de coisas simples e belas e tanta inspiração nos surge nessas pequeninas coisas. Eu adoro a natureza, nela me inspiro também, sou aldeã e fui criada bem no seio dela. Beijinho, tudo bom.

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.