quarta-feira, 11 de julho de 2012

Politicagem no Brasil















Os noticiários políticos do Brasil deixam um rastro de apatia, parece coisa orquestrada, para que se perca o interesse pela política e faça um mero ir e vir nas urnas com descrença total de suas ações. Um povo que não se interessa por política, se sujeita a ser governado por aqueles, que se arvoram, com claro desejo de se locupletarem incluindo familiares e asseclas. Não raro ouço pessoas dizendo que votaram ou votarão nulos ou mesmo se ausentarão das urnas.

Cada dia uma nova decepção, a corrupção que escandaliza toda nação. Parece uma fabrica de corruptos, este pássaro resistente às armas de extinção. Não consigo separa-los por legendas, são da mesma ninhada, perdidos na podridão do poder. Ideologia que julgávamos ser a linha, que direcionaria os rumos de um político, é jogada em armários trancafiados a sete chaves, cai a mascara e aparecem suas caras sujas, manchadas na usurpação do poder, que infelizmente lhes conferimos em ato democrático. Somos filhos traídos e deserdados de todos os direitos.

São hienas famintas, que nos surrupiam a ultima pele de nossa carcaça degradada e fragilizada pelo desrespeito e violência de nossas esperanças. São parasitas que pisam sobre a democracia na maior naturalidade, como fizeram nos anos de chumbo de nossa triste historia. O que me assusta, é saber, que tem muita gente no desplante de sentir saudades daquela pagina infeliz da historia, marcada por maldade, sangue e lagrimas. 

Porém quem criticou no passado hoje repete os mesmos atos. Onde está a credibilidade? Não, eu não entendo como fecham os olhos e os ouvidos, a todos os lamentos e borrões de sangue deixados nos corredores atapetados, onde as paredes foram testemunhas silentes de todas as maldades executadas em nome de uma democracia, que bem sabemos fora negada.

Assim triste os vejo cinicamente zombando uma CPI criada justamente para julgar, punir estas pratica. Será? Então se calam e sorriem ironicamente apoiados na nojenta e garantida mudez, prova do desrespeito pela nação. Mudez esta que sabemos ser programada ensaiada pelos melhores juristas bem gratificados com o dinheiro sujo de suas ações e vidas pregressas. Sinto cusparada no rosto, que vem desses sem escrúpulos, que deformam conceitos éticos e morais da política. Criaram o descrédito que reina absoluto, principalmente na massa que sustenta a miserável pirâmide, que cresce cada vez mais. 
É claro, que é para os lados. 

Seríamos uns otários?

Toninho.
26/06/2012

Um país que não pune com rigor seus corruptos, não deveria pensar em pena de morte para pobres, pretos e favelados. Sequer deveria patrocinar eventos internacionais, que na obscuridade das ações fomentará o nascimento e crescimento desta população de pássaros corruptos. E que me perdoe os pássaros.

Hoje (11/07/2012) ouço pelos noticiários, que um deles foi punido, mas vi que não foi por unanimidade e ainda teve algumas abstenções (uma vergonha).

Mas, cadê os outros?

34 comentários:

  1. Toninho, a unanimidade por aqui ( ou por lá!) só existe pra coisas ruins que prejudiquem o povo.Aí eles são rápidos, eficientes e unânimes em suas decisões...

    Um foi punido, mas ouvi tantos dizerem que foi punido injustamente.Pode? Triste situação do Brasil! abração,chica e tua crônica, mais uma vez, linda!

    ResponderExcluir
  2. Toninho, querido amigo, teu texto é de lavar a nossa alma!
    Essa corja de politicos nos consideram otários, mas nós, o povo estamos cansado dessa vergonha orquestrada. Infelismente, para nosso Pais, por motivo de falta de confiança na maioria dos nossos politicos, muitos dos que eu conheço dizem que vão anular seus votos.O que será do nosso futuro? Precisamos mudar já! Parabéns!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quantos brasileiros padeceram nos porões da clandestinidade,na esperança de uma democracia e de um futuro melhor para este pais,Estes heróis não reconhecidos sofreram em vão por um Brasil mais justo e mais feliz,nada existindo hoje a justificar este sacrificio.E a corrupção campeia livre e impunemente em um país onde só se punem os humildes e pobres.

    Linda a sua crônica,amigo.E instigante também.

    Bjsssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  4. eu pergunto cadê o sangue dessa nação... bjuuu poeta

    ResponderExcluir
  5. Mineirinho
    O desgosto com a situação não deveria provocar a ausência às urnas, mas um voto muito bem pensado. A desesperança chega quando vemos os mesmos rostos nos partidos. Tenho a sensação de que nós, cidadãos, estamos ausentes, quando deveríamos gritar o nosso desconforto e a nossa vergonha, por termos colocado lá tantos desonestos a nos representar. Concordo, inteiramente, com as suas colocações. Infelizmente, creio que dignidade e honra não contam pontos nos currículos dos candidatos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. E arrisco a dizer que só cassaram por causa de alguma pressão vinda de fora. Se dependesse apenas das consciências, atos e vontades deles lá de dentro, sairia perdoado e como vítima.

    A imprensa, ao mesmo tempo que ajuda, contribui com a manutenção desse reino podre, pois faz parte inseparável dele para a manutenção do status quo, da dominação e perpetuação dos mesmos no poder.

    Como disse o Pulitzer:
    "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma."


    Abraços, amigo e parabéns pelo libelo que nos alenta.

    ResponderExcluir
  7. Hoje penso que a impunidade, a corrupção, a ambição do poder é um mal que afeta transvessalmente quase todos os países.
    Teresmos que ser intransigentes e não desistir de lutar.
    São crónicas como a sua que contribuem para despertares.
    Obrigada pelaas suas gentis palavras, Toninho
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Detesto política, porque são ladroes de terno e gravata com permissão para roubar o povo, mas infelizmente somos o povo né amigo, só assistindo de camarote essa roubalheira, belíssimo texto, eu havia notado que seu blog sumiu dos meus blogs favorito, assim eu não conseguia acompanhar as suas postagens, pensei até que você estivesse de "férias" do blog, mas já arrumei amigo...a reforma esta no fim,pobre só consegue reformar um pouco por mês né amigo, por isso esta demorando...xeros

    ResponderExcluir
  9. Olá amigo, o que mais gostei foi da imagem totalmente condizente com o texto, deveria ser nossa bandeira oficial rsr rio p não chorar abraçoosss

    ResponderExcluir
  10. Acho que a passividade política diante dos inúmeros casos de corrupção é um reflexo de um profundo desencanto nacional. Quase uma aceitação de que nada mudará. Triste demais.

    ResponderExcluir
  11. Brilhante ,manifesto, amigo Toninho.
    Quisera eu que teu texto fosse lido e assimilado por cada cidadão brasileiro e fizesse brotar na consciência de cada um todas as verdades que vc destacou com propriedade e agudeza.
    Concordo que dar a estes "pássaros"o título de políticos é manchar o real conceito de democracia, pois a política não é culpada por seus membros eleitos em voto direto.Ela, é vilipendiada diariamente ante estes que se dizem representantes dela no poder.
    Ao afastar o povo da ação política, as máfias no poder garantem sua infinitude.
    Acorda povo brasileiro!
    Vc nos trouxe mais um bem público através de tuas palavras.
    Saúde e paz a vc e toda família, meu amigo.
    Calu

    ResponderExcluir
  12. Olá Toninho,

    Belíssimo texto de revolta e de de indignação.
    A política é "negócio" sujo, em qualquer lugar
    do mundo.
    Vamos votando e vamos alterando, só que depois fazem todos o mesmo.

    PS: Ja tinha comentado o seu post do dia O3 de Julho e o do dia 30 de Junho, em que abri uma exceção para alguns blogues amigos.

    Boa sexta.
    Beijos da Luz.

    Não reparou, que eu tinha voltado, só isso.
    Não tem mal nenhuum. É sempre bem recebido, com certeza, em meu blog.

    Agradeço sua visita e comentário.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Toninho, por fazer de suas palavras o que muitos de nós queríamos ter escrito.
    Estamos estarrecidos diante dos fatos, não sabemos mais a quem apelar, por todos os lados grassa a corrupção, em todas as esferas, as mais altas, aquelas que antes eram a nossa salvação e agora o que será de nós, pobre povo, sem voz, sem educação, doente, vilipendiado de todas as maneiras!?
    O país do futuro chegou e olha o que estamos vendo? Nossa geração tinha tantas esperanças neste 'país do futuro' e agora ...?
    um abraço carioca


    (Não deixe de visitar o meu blog Me and You com um lindo poema da Calu.)

    ResponderExcluir
  14. Oi Toninho
    Tenho me poupado de ler a respeito de mais escândalos, me enche de tédio... porque tudo se repete a cada semestre.
    Precisamos e devemos nos indignar e sobretudo mudar nossa postura na hora das escolhas.
    Obrigada por falar por mim, ok?
    abraços pra ti

    ResponderExcluir
  15. oba voltou o cantinho aconchegante...
    que texto primoroso,estou com você e a cada dia mais decepcionada..
    bjs

    ResponderExcluir
  16. É pra se ficar indignado mesmo amigo!!! Excelente seu texto Toninho, concordo contigo. Dá desgosto ver tanta coisa errada.
    Bom final de semana, beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  17. Olá, amigo!
    Boa sexta-feira 13 com muita sorte e muitas alegrias.
    Beijinhos.
    Brasil.
    ¸.•°`♥✿⊱╮

    ResponderExcluir
  18. Oi amigo bom final de semana, Deixa que eles se destruirá por se próprio, em matéria de politica, não sei de nada, faço questão de não entende los, a única coisa que sei que mudam tanto de partidos, e na época das eleições, as crianças e os idosos são muitos beijados e os mais humildes se candidatam a ganhar o Rio de Janeiro embandeirado como diziam o povo da minha terra em época de eleições.Um abraço grande. Celina.

    ResponderExcluir
  19. Toninho, meu querido!!!!
    Concordo contigo em gênero, número e grau!!!!! Disseste tuuuudo o que penso. Parabéns pelo texto cheio de verdades.
    Aproveito para agradecer tuas visitas aos meus blogs, teu carinho, tua paciência e compreensão pela minha demora em retribuir tua atenção. Demorei, mas cheguei.rsrsrs É que me afastei da net para poder colocar em dia algumas coisas aqui em casa. Ainda não terminei. Então diminui o ritmo nos blogs.
    Desejo um fim de semana maravilhoso para ti.
    Beijocas, muitas!

    ResponderExcluir
  20. Querido, maravilhoso esse manisfesto contra a corrupção em nosso país, mas sabe, ando tão cansada, para não dizer enojada, desse nosso país que prefiro nem comentar.Já essa semana o meu contador me pediu para preencher uma montanha de papéis que vem aí mais um imposto para pagar.Acho que está faltando dinheiro para as propinas...

    Obrigada sempre pelo carinho das suas visitas, querido.Seus comentários são maravilhosos e com certeza um grande incentivo para que eu continue...

    Beijos e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  21. Maravilha a sua expressão de repúdio à vergonha nacional, corrupção. Nosso descrédito nos torna indolentes e a luta precisaria ser enérgica na demonstração de que não somos "idiotas".
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite Amigo Querido.
    Um texto de aplaudir de pé é exatamente isso que sinto diante dessa corja .
    O pior de tudo quem entrou no lugar do bandido que saiu foi outro
    bandido que assumiu o cargo e já saiu de ferias .
    Outra realidade triste não temos o melhor para votar é tudo farinha do mesmo saco.
    A pena de morte no Brasil seria para matar ladrão de galinha por isso sou contra.
    Amigo.. não poderia estar num lugar para votar pena de morte .
    Eu garanto não ficaria um estrupador vivo minha matança começava justamente nesse ponto.
    No meu livro existe uma grande revolta referente a esse caso.
    Quantas vidas destruidas e muitas vezes o estrupo seguido de morte.;
    Todo tipo de crime é cruel e macabro mais o estrupo é cruel demais.
    Cade a lei ?
    Amigo acho que fiquei nervosa junto contigo
    meu santo voto nunca foi aproveitado.
    Beijos lindo Domingo .
    Evanir.

    ResponderExcluir
  23. Pois é, a política segue seu curso, como sempre, não é amigo?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. Amigo Toninho

    Quando penso não consigo me conter de tanta indignação. E ainda nos obrigam a ir ás urnas.
    Como conter todos os tipos de violências urbanas se não temos exemplos de honestidade desses pássaros corruptos?
    Um lindo domingo e bom início de semana para você.
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  25. Com certeza você fala o que o povo pensa e nem sempre sabe expor suas ideias! A descrença é geral. Como vc mesmo disse são todos de uma mesma ninhada, impossível separa o joio do trigo. Beijos amigo!

    ResponderExcluir
  26. Situação grave, hein, meu amigo?! - Abração

    ResponderExcluir
  27. Amigo aqui só deixo mesmo um beijinho, pois a politica por cá vai de mal a pior.
    E eu fujo dela a sete pés, beijinhos de luz e paz...

    ResponderExcluir
  28. Olá meu caro,

    hoje vim conhecer o seu espaço "oficial".
    Muito bom! Seu texto é excelente! Prende-nos do início ao fim com umassunto que não é fácil falar pois estamos todos saturados dessa corrupção.
    Eu, como milhoes de brasileiros, também ainda não sei onde vamos parar. Mas sei dizer por mim que hoje levo as minhas escolhas políticas a sério, mesmo sabendo que eu sou um grão de areia no meio de um deserto.

    Grande abraço

    Leila

    ResponderExcluir
  29. Hoje já deixei este meu comentário em outro blog de uma amiga querida, e deixo-o aqui também, por se tratar do mesmo assunto, e é o que eu hoje penso:

    "Já fui militante política voraz. Na época de faculdade lutava com idealismo. Meu pai é todo marcado por cicatrizes de balas pela luta contra a ditadura no seu país, e me ensinou desde muito cedo a amar política e idéias revolucinárias, como a de um undo melhor. Mas hoje, aquieto-me e sereno a minha mente, e cuido da minha política interior perante a vida ...
    aprendi a duras penas..."

    E hoje é assim, Toninho. Cuido da minha paz interior, pois já prejudiquei muito muito a minha saúde com política.

    Um beijo, amigo querido, espero que me compreenda...

    ResponderExcluir
  30. Bom dia,Toninho!!!

    Assino em baixo meu amigo!!!É preciso saber o que se passa na política, senão corremos o risco de votar sempre nos mesmo!(tenho esperanças que alguns sejam gente de bem...)
    Mas que andam alienando o povo com falta de educação, e manipulação da mídia...ah,andam!
    Beijos e meu carinho pra ti!

    ResponderExcluir
  31. Perfeito o texto...é assim esse nosso Brasil...
    Otima semana para vc...
    Beijo...

    ResponderExcluir
  32. Uma vergonha mesmo!! Até quando será que vamos conviver com tudo isso? Beijo da amiga Ivany

    ResponderExcluir
  33. Meu amigo dizer mais o que? Você disse tudo, tua indignação é minha e de muitos, mas estão desunidos ou apáticos não conseguem fazer nada, não veem uma saída. Eu pessoalmente acho que ninguém deveria ir votar em protesto, para não dar voto a canalhas, mas o povo brasileiro não é unido, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  34. Pois é meu amigo, antes chama-os de palhaços, pintávamos a cara pra sair nas ruas, mas de uns tempos pra cá, a coisa só piorou... Tenho a impressão que ao pitarmos a cara para irmos para as ruas pedir mais justiça e honestidade, a tinta serviu para virarmos palhaços no lugar deles... Até quando isso irá continuar?

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.