domingo, 15 de outubro de 2017

Meu pote mágico.

















Tenho de minha mãe preciosa relíquia,
levo comigo pelo resto da minha vida,
pequenina relíquia um pote de alegria,
uma herança poderosa da mãe querida.

O pote é a criança que vem me abraça,
quando adultos me impõem dissabores,
naquele momento que o chão se afasta,
evaporam-se substancias multicolores.

Precisas substâncias da interiorização,
Forjam-me no aço, revitalizam meu ego.
Com corte certeiro dilacera a decepção,
quem vem como onda roubar o sossego.

Nunca esqueço num canto empoeirado,
o pote de alegria que me faz fortalecido.
Se o génio do mal surgir descontrolado,
abro o pote magico, faço-me destemido.

Toninho
10/10/2017
Confira no outro blog: familia-silva



Inspiração veio lá da Chica aqui http://lugarescoloridos.blogspot.com.br/2017/10/bc-raio-x-n-23.html  onde ela fala de um pote da alegria, que a defende do mau humor naqueles dias que tudo conspira para ser ruim.

*************************
Meus parabéns à todos
os professores 

Sugiro uma leitura nesta postagem http://pensandoemfamilia.com.br/blog/sobre-depressao/

33 comentários:

  1. Puxa, tua inspiração ficou mais uma vez linda! Obrigadão pelo carinho e esse pote da poesia faz bem ter...Ajuda um bocado,posso te dizer! Há dias nos quais, seem ele, tudo fica chatice... Valeu! Obrigadão e parabéns pelo dia aos professores! chica

    ResponderExcluir
  2. Poetizou com bravura e ternura, Toninho! Como é bom se sentir fortalecido por algo que traz a nossa lembrança forças novas e refrigério... Precisamos nos apoiar e confiar no que pode nos dar esperanças!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E parabéns a todos os professores que são dedicados e persistentes!!!

      Excluir
  3. Fui professora por isso sei o quão gratificante é lembrarem_se de nós!!!
    Adorei ler seu poema e escutar sua partilha musical!!! Bj

    ResponderExcluir
  4. É preciso ter guardado bem dentro de si um pote de alegria, esperança e fé pra continuar a jornada, obrigada pelos parabéns. No blog deixei homenagens a queridos professores

    ResponderExcluir
  5. Toninho
    sua inspiração está em alta, pois só assim se faz bela poesia.
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  6. Pote muito precioso para enfrentarmos este mundo tão cheio de fúria. Linda inspiração que nos remete a necessidade de buscar no interior nossa própria alegria de viver. Bom final de domingo. bjs

    ResponderExcluir
  7. Que todos os seres deste mundo se possam encontrar e se doarem ao próximo em prol de um bem comum ,mais um gratificante momento caro amigo Toninho ,desejo-lhe uma semana muito abençoada ,um grande abraço Emanuel.

    ResponderExcluir
  8. Que poesia fabulosa Toninho...
    Tão bom ter boas recordações de quem amamos,
    e guardar algumas lembranças faz bem...
    Bjs ;)

    P.S.: Gosto dessa música Do Milton Nascimento!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Toninho.
    Que lindo, realmente precisamos nós alegrar nas lembranças boas, e termos algo deixado por quem tanto amamos é algo divino. Uma linda semana, e deixo aqui os parabéns a todos professores. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, amigo Toninho!
    Esta vídeo me representa... amo...
    Sabe, tenho meu pote reserva e ele fica armazenado no coração... mas, fisicamente, tenho um recanto aqaui em casa em que dedico a 3 pessoas que continuaram me amando apesar de estarem já no céu... oferto flores e eles ficam me olhando para me proteger... eu peço socorro quando necessito e eles enxugam minhas lágrimas quando ocorrem...
    Também são participantes das alegrias imensas que tenho tido...
    Sim, tenho um pote mágico e ele me levará ao céu...
    Seu poema me faz pensar em dias melhores... vejo sinais de positividade, pois tendo fé e esparança armazenados no tal potinho mágico tudo dará certo...
    O meu é cuidado por um anjo guardião que me acalma...
    Seu poetar me disse muito... há que se ter uma reserva de potencialidade da alma para não sucumbirmos no cotidiano quando ondas tenebrosas vêm nos assaltar e tentar nos roubar a paz interior...
    Oxalá nunca percamos de vista nosso pote e que ele nos sirva de alento em todas ocasiões do nosso viver.
    Ter intercessores no céu é um grande privilégio para os que cremos no Poder Divino.
    Seja muito feliz e abençoado!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Uma recordação materna: um pote que você enche de alegria para tornar a vida mais leve. Gostei muito do poema.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Toninho.
    Esse pote é a herança que guardamos com muito amor, e repassamos para as pessoas sem jamais deixar de ser nosso.
    Belíssima poesia! Tenha uma excelente semana de paz.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  13. Adorável participação Toninho.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  14. Um pote mágico que contém lembranças, alegria e amor.
    Lindíssimo poema.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  15. Muito linda sua poesia,,Toninho.

    Realmente a criança é um pote de alegrias e muito valioso.

    Adultos com o tempo se embrutecem.

    Por isso devemos guardar para sempre a criança que existe dentro de cada um de nós.

    Obrigada pelas visitas!

    Beijos sabor carinho e uma noite de segunda_feira de paz e bênçãos

    Donetzka

    Blog Magia de Donetzka

    ResponderExcluir
  16. Pôxa! Fiquei querendo seu pote mágico de alegria! Queria sorrir mais, mas sendo só o dia inteiro quase não sorrio! Vez ou outra alguém me tira sorrisos. Lindo poetar o seu! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Pois e´amigo poeta. Somos um pote onde foi guardado os ensinamentos e os valores, desde a infância. Feliz e´aquele que carrega dentro a alegria de um bom aprendizado. A criança, e´sim um barro nas mãos do oleiro , para que no futuro também possa ser oleiro, e moldar outros potes....Grande abraço mineiro!

    ResponderExcluir
  18. Meu pote é transbordante de alegria, lembranças maravilhosas da minha infância e dos valores repassados pelos meus pais. Amei seu lindo poema.
    Abraços cheios de ternura!

    ResponderExcluir
  19. Ah meu amigo atraso mas venho, esta minha vida de aposentada não tem nada e acabo deixando o lazer pra depois. Mas que coisa mais linda é este teu pote, nele tudo que te faz bem esta, pois são lembranças da infância, dos sábios conselhos da mamãe e da proteção especial dela, lindo demais e Milton Nascimento tudo de bom, abraços meu amigo

    ResponderExcluir
  20. Nada há que se compare às recordações de nossa Mãe - elas sempre deixam um pode de alegria para enfeitar nossos dias.
    E este "pote de alegria" originou um belo poema.
    Gostei muito!

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  21. Me emocionei lendo, vc tem esse dom amigo, o de tocar a alma da gente atraves das lembranças...

    Beijos, Toninho...

    ResponderExcluir
  22. Olá amigo bom dia! Vim agradecer suas visitas aos meus blogs e por segui-lhos. Obrigada, seja sempre bem vindo. Feliz em saber que gostas do Poetizando aos Domingos e será um prazer ter a sua participação. mesmo que não faça a postagem no mesmo dia, fará durante a semana, deixa o link da postagens no meu blog para ser visitado.Sinta-se convidado amanhã será o 6º. Abraços

    ResponderExcluir
  23. Bela poesia e uma linda homenagem a sua mãe. Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Isso é o que fica de mais rico, essa herança que só nossos pais deixam. Esse seu pode de alegria, de garra, de força, vale ouro, querido amigo.
    Um parabéns pelo seu dia, um pouquinho atrasado, mas a intenção é a mesma!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  25. Olá Toninho,

    Belíssimo soneto, nesta arte de excelência
    escrita por você, Fica ainda mais luminosa
    com este sentir sublime, que nos proporciona
    este caminho sábio de transcender dores
    com o pote mágico herdado pela mãe sábia,
    compreendo bem isso, tenho preciosidades
    de sabedoria herdada da minha mãe, que
    guardo na memória e também sempre me
    fortalece interiormente para lidar
    com o aprendizado da vida...
    Parabéns!
    Apreciei muito o seu espaço de arte, um
    blog lindo, com uma qualidade superior
    de expressividade poética.
    Adoro o Milton nascimento!!
    Agradeço o seu gentil comentário ao
    meu poema no blog da querida Ana.
    O importante foi conhecer o seu espaço,
    o meu tempo disponível é escasso, mas
    adoro o voo da partilha das artes poéticas
    e em geral.
    Um domingo feliz!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Toninho!
    Pote de alegria que escreveste lindamente. São essas alegrias e lembranças que dá sentido a vida da gente.
    Adoro essa música, uma boa escolha.
    Parabéns a todos os professores!!!!
    Estive um pouquinho ausente amigo, mais já estou de volta.
    Boa semana cheia de coisas boas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Meu amigo passei para desejar uma excelente semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  28. Lindo o seu poema, Toninho e que benção poder trazer consigo, esse pote...

    Aproveito a vinda aqui e quero agradecer de coração, as suas palavras, deixadas, no meu Blog, pela Julie.

    E também dizer, que estive rapidamente em Salvador...terra bonita, amei em especial a parte velha, adoro cultura e ver estas verdadeiras obras de arte... passear por lá, me faz ver vida, no que é e no que foi.
    Mas o trânsito... misericórdia rsrsrs não imaginava que era tão intenso.
    Ainda hei de conhecer mais da Bahia, terra abençoada.

    Boa semana, amigo, um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
  29. Meu prezado amigo.
    Que poema terno, tocante e belíssimo!
    Esse pote da Alegria é um tesouro precioso.
    Um texto bem estruturado e muito expressivo que narra um episódio singular e comovente.

    «Eu caçador de mim» também tem um texto poético admirável, eximiamente interpretado pelo muito apreciado Milton do Nascimento,
    que sempre canta e encanta.

    Agradeço intensamente a parte que me toca nos parabéns aos professores.
    Grande abraço, querido poeta.
    Que os seus dias sejam iluminados por inspirações radiosas.
    Beijos de muita Amizade.
    ~~~

    ResponderExcluir
  30. Olá amigo, seguindo com meu primeiro perfil. Parabéns pelas lindas poesias. grata pela visita. Abraços

    ResponderExcluir
  31. Uma poema maravilhoso, onde o carinho e a recordação... se materializam no pequenino pote... reconfortante... e sempre presente... como o são as mães... em qualquer circunstância...
    Uma magnifica inspiração! Mais uma, aliás...
    Adorei! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.