quinta-feira, 24 de maio de 2012

A realidade da vida.











Se a boca fala do que o coração está cheio, queremos crer, que o coração seja alimentado tão somente de coisas boas e alegres, para que a saída seja sempre bem sucedida. Isto é real, por isso mesmo dizemos que palavras são como flechas, onde todo cuidado deve ser observado antes de coloca-las no arco para o disparo final. Ocorre que a vida também tem muito de fantasias, que nos alimentamos para torna-la mais leve nesta caminhada. E bom mesmo seria se fosse como a poesia de encantos e alegrias.
Mas há uma vida, que se vive com todas as mazelas e desencontros, que não pode ser relegada a segundos planos. É preciso viver próximo da realidade, pois que a vida lá fora não nos oferece rimas nem métrica. São estes momentos que julgamos difíceis e penosos, onde é preciso muita sabedoria, arte e cooperação para não se entregar aos desencantos ou mesmo depressão no meio da construção de um verso.
Assim é preciso viver o real, onde cada um doa o melhor de si para a própria formação como pessoa com todas suas possibilidades afloradas e assim num processo mais adiante, possa contribuir para com a sociedade, em que esteja inserido como partícula ativa, onde pessoas se interagem pela promoção de um todo equilibrado sem fantasias e aptos ao enfrentamento da vida nua e crua, mas em igualdade de condições. Pode parecer bem utópico ou coisa de louco, enquanto não for dado o primeiro passo rítmico em conjunto.
A realidade da vida é estar neste direcionamento social, saber da pobreza, da desigualdade, das diferenças de crenças e opiniões, entender as alegrias que se misturam com as tristezas, mas buscar sempre alternativas, que façam amenizar o próprio viver e o dia a dia dos que nos cercam. A realidade vai além de nossas portas e cercas de nossos jardins, ela está em cada esquina, no trabalho, nas escolas e ruas e morros de nossa cidade. Não podemos encapsularmos em nossa família, esquecendo a vida lá fora, pois somos parte de um todo, que jamais poderá ser ignorado. Assim viveremos sem medo de sermos felizes e bem próximos de uma realidade que julgávamos distante.


 Toninho.
23/05/2012.

 Livre no pensar:
Nunca te é concedido um desejo sem que te seja concedida também a facilidade de torná-lo realidade. Entretanto, é possível que tenhas que lutar por ele. (Richard Bach)
******************************************************

Algumas interações que complementam o texto:


Profunda interação da amiga Chica: http://www.blogger.com/profile/18024789355281721651
Lindo e concordo,Toninho!! Não precisamos nos sentir culpados por estar bem e felizes.
Podemos,sim, ajudar para que mais pessoas assim se sintam e fiquem. 
********************************************************
Visão da Denise: http://baliar.blogspot.com.br/
A mistura do real e do ideal nos remete à realidade que vc menciona tão bem, Toninho, da qual não dá pra fugir uma vez que somos partes dessa comunidade vital - que alicerça o ser que construímos nessas relações, na interação que nossos sentimentos e necessidades permitem e anseiam

25 comentários:

  1. Que lindo, amigo Toninho!! Acredito muito que agimos e falamos de acordo com o que carregamos no coração! Por isso, devemos estar sempre vigilantes com o que levamos no peito!

    Beijinhos!♥

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Toninho, excelente reflexão, a vida é isso mesmo um constante aprendizado e uma constante busca de novas alternativas! Muito boa a frase que colocou no final tbém! Abraços

    ResponderExcluir
  3. kibelo texto poeta... bem claro e esclarecedor... bjuuu

    ResponderExcluir
  4. A mistura do real e do ideal nos remete à realidade que vc menciona tão bem, Toninho, da qual não dá pra fugir uma vez que somos partes dessa comunidade vital - que alicerça o ser que construímos nessas relações, na interação que nossos sentimentos e necessidades permitem e anseiam....boa reflexão, meu amigo!

    Um abraço afetuoso, Toninho!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Toninho! Um texto consciente. Não é fácil conviver, nem sempre é fácil, mas estamos aqui para aprender. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Lindo e concordo,Toninho!! Não precisamos nos sentir culpados por estar bem e felizes.

    Podemos,sim, ajudar para que mais pessoas assim se sintam e fiquem.

    E como podemos! Há tantas oportunidades de fazer o bem e essas fazem com que fiquemos mais felizes. abração,chica

    ResponderExcluir
  7. Toninho,muito linda a msg de sua cronica!Somos blogueiros,mas não podemos nos esquecer que a vida ocorre fora da telinha!...rss...bjs e meu carinho!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Meu prezado amigo.
    A boca fala do que o coração está cheio.
    E isto já estava escrito desde tempos imemoriais nas Palavras Divinas.
    Se o coração tem coisas boas, boas coisas estarão em nossos caminhos.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  10. Meu querido amigo

    Um texto muito consciente...a vida é mesmo um aprendizado constante e uma renovação.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  11. Oi Toninho!
    Muito séria a sua mensagem! Não podemos esquecer da realidade que existe lá fora gritando para ser vivida e sentida, afinal a vida não é só poesia.
    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Toninhobira boa noite! É amigo infelizmente a vida é assim, ou sempre foi assim ,uns com tantos e outros sem nada, se formos estudar o porque disso tudo, não chegaremos a lugar nenhum, o importante é fazer a nossa parte, ajudando no que for possível, hoje tenho os meus momentos de paz e desfruto de momentos felizes junto a familia, sinto alegria dos irmãos que tive a felicidade de fazer algo por eles ,não direi o que fiz por pudor, aprendi não falar nunca o que de bom pude fazer ao meu próximo.
    Compreendendo que fui a beneficiada.
    Abraços Celina.

    ResponderExcluir
  13. O importante é ser feliz sem medo.
    A vida urge e pede atitude.
    Bom final de semana Toninho.
    Xeros

    ResponderExcluir
  14. Amigo querido, que crônica linda e forte escreveste. Sinto tanto de perder tantas coisas bonitas que fizestes nestes tempos. Mas aos poucos, vou lendo, pois gosto muito de seus escritos: poemas, poesias, crônicas, haicais e afins.
    E como sempre, buscando no ser humano a exteriorização de uma consciência maior da realidade e de tudo o que nos cerca. E pode ter certeza, nos toca sempre, fundo na alma.

    Obrigada por voce existir...

    Um beijo no coração...

    PS.: O seu poema anterior, sobre o amor é uma verdadeira obra de arte. Gostei muito...voce sempre se supera...

    ResponderExcluir
  15. Olá,Toninho!!!

    É verdade!precisamos viver a reaalidade,mas sem nunca esquecer de fazer a nossa parte, tentar dar a nossa contribuição para que tudo melhore!!Também depende de nós.Juntos fazemos a diferença.Fé e esperança sempre.Dias melhores hão de vir!
    Beijos, meu amigo!!!
    Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir

  16. ¸.•°`♥✿⊱
    Belo texto, coerente e reflexivo.
    Ah, se todo mundo pensasse nisso!...

    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    Brasil ♡
    ¸.•°`♥✿⊱╮

    ResponderExcluir
  17. Não há como fazermos uma cerca, apesar de alguns tentarem fazê-la dentro do seus luxuosos condomínios. As interações constroem as nossas realidades e enquanto as diferenças, desigualdades forem o núcleo da sociedade, por mais que se queira a realidade vai bater as nossas portas nos alertando que algo precisa ser feito por cada um e todos nós
    bjs
    bom final de semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Toninho, um texto muito consciente e reflexivo.
    A realidade existe e está ao nosso redor, e cada um contribui da forma que sabe para amenizar um pouco a realidade dura de outros.
    Alguns fazem doações materiais, outros agem diretamente se colocando como voluntários e outros como tantos de nós doam seus escritos, seus poemas que consolam tantos corações.
    O fato de procurarmos estar bem já é uma grande ajuda que espalha boas energias curando tantas almas necessitadas de um pouco de luz, amor e alegria, são como flashes que iluminam caminhos.
    Meu amigo, um fim de semana abençoado pra ti, beijos

    ResponderExcluir
  19. Acho que viemos ao mundo para sermos felizes e fazermos felizes quem está por perto. Caso contrário, a vida se torna sem sentido. Dependemos uns dos outros em todos os sentidos.
    Um belo texto para reflexão, meu amigo querido!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Somos um conjunto ninguém faz nada sozinho nesta vida, abraço Lisette.

    ResponderExcluir
  21. Deus é poesia plena.
    Mas muitos não enxergam e nem definem o Criador como tal.
    Sei que lá fora está sem rima sem lira mas,
    ainda podemos sonhar pela igualdade, pela fraternidade, pela paz e muito amor.

    Amigo Toninho
    Mais um lindo poema
    Um bom final de semana
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  22. Um pouco de fantasia(não a mentira,) ajuda-nos a refletirmos melhor a dureza da vida.O verdadeiro amor é procurarmos fazer o outro feliz.Pode até ser difícil, mas não impossível.
    Uma bela crônica, meu poeta!
    Bom final de semana.
    Abração.

    ResponderExcluir
  23. O mundo não está além de nossas portas e do nosso "eu". Prolifera o egocentrismo e os sonhos são bem individualistas. Isso faz com que a realidade fique distante, quando deveríamos estar a ela integrados, como parte insubstituível. Fechar os olhos não vai apagar a verdade.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  24. Amigo querido !!!!!
    Na realidade da vida ,saber viver é ter a convicção profunda que a vida é descobrir projeções e prolongamentos...
    Crônica muito bem elaborada !!!!!
    bjs com sabor do mais novo dia que está para nascer !

    ResponderExcluir
  25. Oi Toninho,
    A maioria das minhas poesias são ficção, moro perto de um Hospital, vejo gente doente a toda hora.
    Eu tenho uma dorzinha no pé que operei, mas é normal.
    Ainda tenho muita lenha pra queimar, no bom sentido.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.