terça-feira, 21 de agosto de 2012

Escolha certa.



Na vida estamos sempre diante de uma escolha, tão logo assumimos nossa existência produtiva, elas se apresentam para uma decisão. Ocorre que muitas vezes nos sentimos impotentes e recorremos aos especialistas de plantão, que pode ser um amigo ou um profissional, que sabiamente aplica uma injeção na nossa autoestima.

Na vida moderna os jovens são lançados bem novos nas escolas e cedo estão propensos a ingressar em algum curso superior, quando muitas vezes não se tem ainda formada uma vocação profissional. É comum assistir uma série de atropelos, momento em que é fundamental a participação da família, para não que se transforme num aluno disperso e perdido na faculdade com sucessivas trocas de curso. 

Nesta situação vem a importância dos especialistas, orientadores que administram a dose na medida certa, para os passos seguintes e libertadores. São eles responsáveis pela interiorização no despertar das potencialidades que fazem crescer isentos das mazelas comuns que geram frustrações. Tenho lido muito sobre esta coisa da medida certa do equilíbrio diante uma tomada de decisão. O fato das escolas relatarem péssimos alunos em escolas famosas, muitas vezes vem desta falta de preparação, para escolher uma carreira, que possa incentivar o interior a produzir cada vez mais e melhor. 

E assim se processa no amor, onde a situação é ainda mais complexa, pois envolve uma serie de fatores, que muitas vezes passam despercebidos dos envolvidos, como afinidade, gosto, cultura, escolaridade e sonhos que cada um carrega para sua vida. Aqui é preciso mesmo uma preparação de autoconhecimento das partes, para encaminhar um fechamento dourado da relação, sob a pena de ter que conviver com frustrações e traições por toda a vida, até que a relação apodreça de vez e o laço se rompa.

Então na vida é preciso entender e saber comportar-se diante das escolhas que se apresentam ao longo da vida e assim ter um viver mais leve e tranquilo, para enfrentar as intempéries que se avolumam na caminhada, onde muitas vezes é você contra tudo e todos, mas tem de ser você, com alma lavada e coração aberto sempre.

Toninho.
*********************************************************************
 

33 comentários:

  1. Olá, Toninho
    Um texto, certamente, escrito por mãos sensíveis e que amam e sofrem...
    Muitas verdades contidas nele...
    No amor, temos mesmo muitas especulações e como sugere a imagem que vc utilizou... perfeito!!!
    Me recordei de algo dito por Inácio de Loyola:
    "O amor deve se por mais em obras do que em palavras".
    Deus te cubra de bênçãos e e te faça feliz!!!
    Abraços fraternos e festivos de paz

    ResponderExcluir
  2. Querido Toninho,

    Escolhas fazem parte da nossa vida todo o tempo e temos que ter a capacidade de discernir para não caírmos em arapucas do destino... há que se ter juízo e muito siso, para enfrentarmos os perigos e percalços desta vida.
    Bela e inspirada postagem.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  3. Sera que em tudo e sempre, temos o direito a escolhas?
    Muito bom o que vc escreveu Toninho...
    Beijo...

    ResponderExcluir
  4. Na vida estamos a escolher o tempo todo.
    Me assusto ainda com as grandes responsabilidades que os jovens devem escolher.
    E o amor?
    É mesmo uma escolha?
    Toninho, maravilhoso o texto.
    Xeros

    ResponderExcluir
  5. Escolher é uma decisão pessoal, mas quando têm-se pessoas mais experientes que orientam nesse caminho fica tudo melhor né Toninho?
    E vamos vivendo, experimentando, acertando, errando... a vida taí e tudo tem seu preço.
    Belo texto!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá meu querido amigo,
    Grande verdade em suas palavras!
    Devemos preparar-nos para o amor como quem se prepara para enfrentar uma Universidade.
    As escolhas em nossas vidas têm grande importância e é, através delas que fazemos nossa caminhada neste mundo. No amor, há que ter-se sabedoria suficiente para que nossas escolhas nos levem a uma estabilidade emocional ideal, tanto para os homens quanto para as mulheres.
    Grande e afetuoso beijo.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo estamos vivendo este problema aqui em casa, sabe que tenho nossa raspinha de 18 anos, e não consegue decidir qual profissão seguir, vai da advogacia, passa pelas faculdades de analista de sistema, vai para engenharia, elétrica ou civil, e por fim chega a administração e depois volta a primeira opção, e eu não sei como ajudar, é difícil mesmo, e muito importante a definição certa, porque senão teremos um ser humano insatisfeito e um profissional medíocre, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  8. Muito bem colocado,Toninho! As escolhas podem mudar completamente os rumos das vidas envolvidas... Impressionante a importância de bem ponderar tudo, tudiiiiiiiiiiiiiiiiiinho!!! Até onde ir, com quem consultar, operar ou não,ir/ficar...São tantas...abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  9. Toninho você expos aqui algo muito bacana sabe? A escolha é sempre muito intrigante na gente. Ainda mais sobre campos a seguir. A vida é assim feita para estas escolhas, mas precisamos saber exatamente escolher certo. Porque sempre há consequências refletidas na escolha errada. Na vida pessoal como profissional. O futuro nos cobra atos e fatos.

    Beijão amigo e bom dia

    ResponderExcluir
  10. Lindo Dia-Toninho-Sábia mensagem compartilhas aqui,a minha jornada tem mais pedras do que flores,mas dizem que já foram escolhas que fiz,sei lá se eu fiz deveria estar com "insolação"rsrsrs.....Mas o bom é seguir avante e ir tentando até dar certo,mas nunca parar e nem ficar depressivos.Tem que ser Guerreiros e com alegria para dar certo.Valeu amigo.Bjus\Flor*

    ResponderExcluir
  11. As escolhas que fazemos deveriam ser simples, baseadas apenas na resposta a uma única pergunta: Isso te faz feliz?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia meu amigo sábio!!!!!!
    Vc é dono de uma sabedoria expressiva e,eu te admiro por isso,me fazes acreditar sempre que estás entre os melhores blogueiros...amado e querido sempre...
    Vejo muita sabedoria na sua escolha...muito reflexivo seu texto...aplausosssssss
    bjs de bom dia !!!!!

    ResponderExcluir
  13. É amigo vc tem razão. devemos ponderar, vale para a profissão e o relacionamento amoroso.Mais se eu ti disser que toda a minha vida foi na base da improvisação, acho que ela ja veio traçada, tive lágrimas pelos caminhos mais tambem muitas alegrias. Um abraço fratern. celina

    ResponderExcluir
  14. Essa primeira fase de escolha, que pode ser definitiva numa profissão, acho um pouco injusta, já que os jovens ainda estão em formação. Mas é o que tem que ser feito, e as cobranças sempre aparecem.
    Paciência... muita paciência.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente no profissionalismo visa-se primeiro o prazer de lucrar e não de ser feliz, por isso tantos maus profissionais não acha? A escolha é realmente muito difícil...
    O meu caçula rodou, rodou e foi acabar todo de branco...Mas na cozinha! kkkk, o que importa é que seja um bom chefe.
    ótimo texto meu amigo!
    Te desejo uma linda semana!
    Um forte abraço,
    Ivany

    ResponderExcluir
  16. Nos momentos de decisões precisamos estar autocentrados e isso exige o autoconhecimento. Aplausos para esse texto claro e conciso.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Toninho!
    Uma reflexão perfeita!
    Estamos sempre prestes a tomar uma decisão e nem sempre é fácil. Somos consequências de nossas decisões, elas nos forjam e cada vez mais cedo os jovens são chamados aessas decisões.
    Abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  18. Oii amigo, tem razão no que diz por experiencia própria sei bem o que é escolher um curso precipitadamente e se arrepender da escolha depois, os jovens precisam ter muita calma nesse momento importante de escolher uma carreira! vale pedir ajuda com certeza! Bacana o texto! Abraços

    ResponderExcluir
  19. Sorte dos jovens que podem contar com uma ajuda gabaritada para lhes abrir os olhos ante as decisões por uma carreira ou uma mudança radical.E assim seria ideal se ocorresse com os sentimentos;o amor nos relacionamentos.Pena que hajam tantas lacunas abandonadas ao longo da relação até que se tornem abismos intransponíveis.
    Òtima reflexão amigo Toninho.
    Luz em teus dias, sempre.
    Abraços,
    Calu

    ResponderExcluir
  20. Olá Toninho

    Você está certo a vida é feita de escolhas, pena que as famílias estão ficando em segundo plano e nossos jovens lançados ao mundo muito cedo. Obrigado por comentar no meu blog

    Um abraço, paz e bem
    GERALDO RIBEIRO

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, Toninho. Muito difíl são as escolhas na nossa vida. Têm pessoas que tem uma facilidade para escolher, tomar decisões e prosseguir ou não no que se propôs.
    Relacionamentos pessoais são sempre complicados, ou talvez seja eu que tenho pouca tolerância.
    Seja como for, nada é fácil de ser escolhido, nem curso, nem amores, nem continuação e nem fim.
    Parabéns!
    Beijos na alma e fique na paz!

    ResponderExcluir
  22. Oi Toninho
    Realmente em todas as fases da vida as escolhas trazem uma certa dúvidas e muitas vezes inconscientemente nos encaminhamos pelos caminhos e só depois é que vamos acertando as arestas.
    O importante é saber seguir em frente.
    Parabéns pelo bom texto.
    meu abraço

    ResponderExcluir
  23. Olha amigo, meu marido costuma dizer ao meu filho que a vida reflete as nossas escolhas, portanto deve-se tomar muito cuidado com aquilo que decidimos, pois se for de coração e com a alma lavada não precisamos temer o futuro.
    um grande abraço, carioca



    ResponderExcluir
  24. Toninho, é um presente vir te ler e reler.
    Hoje estou sem vonatde de escrita,por isso procuro o brilho dos meus amigos.
    Um beijo querido

    ResponderExcluir
  25. Sou professora e digo sempre aos meus alunos que antes de fazer quaquer escolha há que recolher informação...muita informação. Depois, saber o que se quer....se se quer mesmo fazer "aquilo" e saber que "indo por aí" quais vao ser as consequências!
    Bom vir aqui, viu?
    Bj

    ResponderExcluir
  26. Bom dia,Toninho!!!

    Mas que maravilhosa reflexão meu amigo!!!
    Concordo plenamente com você!As escolhas são fundamentais na vida e cada fase requer um cuidade diferente.Tudo tem seu tempo!Quando eu era mais nova sonhava em fazer faculdade,mas não sabia que curso seguir!Hoje depois de tanto tempo(claro que nem precisava demorar tanto!rsrs),me sinto no lugar certo!Reconheço que pertenço ao mundo das Letras!
    Por isso,qualquer escolha deve ser cuidadosamente feita,sem pressa, sem pressão!
    Beijos e meu carinho meu amigo!!!!Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  27. Toninho,de fato são as escolhas que determinam o nosso futuro e sempre é bom falar com Deus antes de decidir!...rss...sempre me ajuda!Amanhã vc está no Recanto com sua entrevista!Espero que goste!bjs,

    ResponderExcluir
  28. Um texto excelente para muita reflexão por parte dos pais. Meus filhos realmente chegaram muito cedo à porta das Faculdades. Todos com 17 anos. Os dois primeiros estão contentes com as suas escolhas, mas o caçula experimentou e não se encontrou. Deixei-o livre, sem estudar, até que ele mesmo possa descobrir sozinho aquilo que lhe faz mais feliz, sem pressões. Ele diz que gostaria de jogar bola, eu queria que ele fosse um Jurista. Mas isso sou eu. E ele? é o que realmente conta. Então, ele decide. Pois se não trabalhamos felizes, de nada vale o dinheiro ganho com a tristeza na alma.
    Como sempre, Toninho, um excelente texto. Me ajudou muito, pode ter certeza! sabe aquela coisa de mãe? ...

    Um beijo, querido e um lindo dia!

    ResponderExcluir

  29. Olá amigo,

    Um excelente e sábio texto.
    Escolhas pautadas em convicções bem formuladas e no auto conhecimento por certo poderão ajudar a trilhar caminhos mais seguros ou que valham a pena lutar por eles. Hoje em dia há mais suporte para os jovens, tanto por parte de especialistas quanto por parte de pais mais instruídos e com mais conhecimento. Assim, suas escolhas podem ser mais condizentes com os anseios de cada um. Quanto mais conscientes as escolhas, menor possibilidade de frustração e desalento.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  30. Caro Toninho

    Um texto bem escrito para reflexão.
    Antes , constituir uma família era feita com bases mais sólidas e cursar uma faculdade com muito mais convicção. Os jovens sabiam quais eram os seus reais objetivos, as profissões que queriam. Mas os tempos mudaram. A minha filha teve essa dificuldade. A princípio pensou na carreira de comunicação e rádio TV., talvez movido pelo teatro que ela adora e até chegou a concluir o curso. Mas tudo não passou de uma empolgação. Agora está feliz com a faculdade de nutrição e já está quase concluindo o curso, área que pretende seguir. Deixo-a livre para fazer a sua escolha.
    Adorei seu texto.
    Um lindo dia para você
    Um carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  31. A escolha, de vez em sempre, vem recheada de ponderações ... Parabéns poeta maior, Toninho!

    ResponderExcluir
  32. Grande poeta itabirano! Seu blog está recheado de belas narrativas! Parabéns! Abraços de Calazans

    ResponderExcluir
  33. Grande poeta itabirano! Seu blog está recheado de belas narrativas! Parabéns! Abraços de Calazans

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.