segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Arte de ajudar

Ainda que fragmentado pode-se doar um pouco de si, que será muito para alguém que padece de desencanto e desesperança. O coração não esquece o riso de quem agradece. É preciso falar com o coração da pessoa, o que a boca dela nem sempre consegue expressar. Momentos que nossas palavras são os olhos, que guiam pelos caminhos escuros e perigosos de um abismo.

Às vezes não temos noção de nossa importância na vida do outro e do nosso grau de utilidade no universo de relacionamentos. Viver é mesmo uma arte de encontrar forças em cada manhã para prosseguir e compartilhar esta energia no sentido de que todos possam superar cada adversidade, cada tropeço pelos caminhos.

Você que agora me lê por certo terá um exemplo de sua participação na reabilitação de uma pessoa dentro ou fora do seio familiar. Somos seres bons e estimulados para o bem, mas é preciso se permitir a estas possiblidades de estar a fazer o bem, suportando as criticas e ou zombarias dos que ainda não entenderam o significado da palavra comunhão bem além das paredes da religião. Somente assim podemos completar e realizar a nossa longa travessia com a paz a inundar nosso coração. 

É assim que surgem os famosos anjos de nossas vidas, eles estão espalhados por todos os cantos e somente com alma perfumada, é que podemos senti-los voando sobre nossos momentos de fraquezas e incertezas. A gente sempre vai encontra-lo, quando mais precisarmos. Isto você pode ter a certeza, um dia você o recebera e será feliz assim e quando um dia sentir que o é para alguém, neste dia você estará sob a luz que incendeia corações e esta luz o fará ser cada vez mais doador de sentimentos de vida, de comunhão.

Toninho.
08/11/2014

A todos uma boa semana de paz e alegrias.
Alegra-me saber de algumas chuvas, pelas cidades castigadas por uma longa seca, que vem provocando racionamento de água e outros transtornos.

25 comentários:

  1. Arte de ajudar!
    quem precisa ser ajudado
    que o não seja de enganar
    quem não merece ser enganado.

    Dar a mão que precisa,
    quando precisar dela
    quem na mentira acredita
    vive sem a verdade com ela!

    Gostei do seu poema,
    quem sabe, sabe
    o ter lido valeu a pena
    para aprender nunca é tarde!

    Boa noite caro amigo poeta, Toninho, um abraço.
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda demais sua interação caro poeta Edumares, voce sempre em sintonia com nossas inspirações. Ilustrou bem com toda sua arte.

      Excluir
  2. Mineirinho, quem procura anjos com asas costuma se decepcionar. Há muitos, sem elas, entre nós, e alguns nem fazem parte de nossos círculos de amizade ou familiares. Chegam no momento oportuno, para dar um empurrão ou um alento. E também nós, sem perceber, costumamos fazê-lo pelos demais, quando nos guiamos pelo coração e alimentamos a indispensável solidariedade humana. Um belo texto. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. De fato. Hoje depois do almoço estávamos lembrando de algumas histórias em que nós ajudamos... e do período entre 2007/2012 em que fomos ajudados.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo,Toninho!

    E quando menos esperamos, aparece um desses anjos, mesmo sem asas ao nosso lado, mostrando um caminho, dando uma orientação numa hora necessária, cuidando de nós. Isso é maravilhoso e melhor ainda, quando chega a nossa hora de sermos anjos para alguém e sempre aparece. É tão bom!


    Lindo, adorei tua inspiração! abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Um anjo nos faz tão bem e sempre há quem precise de ajuda. No blog Poesia muitas novidades, depois pase lá amo suas visitas

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo a arte de ajudar favorece tanto quem dá como quem recebe. Acredito que há anjos que nos guiam, basta escutá-los com o coração.
    Adoro a canção que nos ofereceu muito apropriada à sua reflexão.

    beijinho

    ResponderExcluir
  7. Olá, amigo Toninho
    Escrevi um post há pouco que me introduziu no seu e, lendo-o... meditei que os anjos aparecem nos dias não sorridentes... nos demais, eles descansam de nos proteger tanto...
    Seu post está lindo!!!
    Vou ver o vídeo agora...
    Fique na paz interior de quem faz o e preza pelo bem!!!
    Bjs fraternais

    ResponderExcluir
  8. Ja fui auxiliada por muitos anjos, e lamento não ter sido um anjo quando de mim necessitaram . Mas sou uma pessoa boa, sempre pronta a ajudar no possível.
    Aqui sempre tem música, eu gosto!

    Zizi

    ResponderExcluir
  9. Olá Toninho,

    Seu texto reflete a luz da sua alma. Muito lindo.
    Ajudar é apenas uma questão de atitude e de amor, eis que todos nós sempre teremos alguma coisa para oferecer ao próximo num momento de eventual necessidade. Se não há recursos materiais, há ombro, palavras, afeto, carinho, oração e outras coisas que independem da matéria. Quem se engaja nessa campanha de amor e solidariedade estará simplesmente semeando para colheita futura. Todos nós temos necessidade, em algum momento da vida, de 'um anjo' a nos amparar. E eles estão por toda parte, travestidos de pessoas de coração amoroso e solidário.
    Você está certo quando assevera que : "Às vezes não temos noção de nossa importância na vida do outro e do nosso grau de utilidade no universo de relacionamentos". De fato, não temos, mas o importante é que nossa passagem pela vida terrena não tenha sido em vão.

    Por aqui, confundem-se as cores dos times mineiros. Na torcida pelo nosso azul celeste.

    Ótima semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Toninho!
    Boa noite!
    Sou anjos algumas vezes, Tenho ajudado bastante algumas pessoas... A solidariedade é um bem grandioso, nos faz mais forte, nos ensina a crescer. É uma semente que você planta e gera muitos frutos na sua colheita de vida.
    Não existe coisas mais importante do que poder ajudar pessoas quando precisa.

    Adorei a reflexão meu amigo!
    Deixo um beijo e um punhado de sorriso.
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  11. Olá Toninho,um pequeno gesto pode representar muito, tudo para quem está precisando de um estender de mão de alguém para o ajudar.A solidariedade é nobre! E você chamando todos para esse tema contribue para um mundo melhor! Lindo isso tudo!
    Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Anjos sem asas fazem parte de minha vida! Conheço vários inclusive você!... Te seguindo, espero vê-lo no meu sublime espaço! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Um texto para a mesinha de cabeceira. Obrigado, Toninho.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Toninho amigo, como existem anjos bons à nossa volta! Eu também já tive este privilégio na vida e pretendo ser para outros, um bom anjo também, adoro ajudar e ouvir as pessoas!
    Um ótimo dia para ti e milhões de beijinhos cariocas!

    (Espero-o lá na minha página do Face - Momentos Lilases)

    ResponderExcluir
  15. UN PLANTEAMIENTO MUY COHERENTE Y REFLEXIVO.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  16. Toninho nós sempre temos anjos bons em nossas vidas e nos fazemos, também, de bons anjos para os outros. Isso é muito gratificante e faz que a vida tenha um colorido melhor. É bom ser bom!
    Você é esse anjo bom que nos enche de potentes palavras.
    Abração.

    ResponderExcluir
  17. É meu amigo você tem razão. Viver em em comunhão também é poder ajudar a quem precisa. A palavra de Deus nos ensina: "A seara é grande, mas, são poucos os trabalhadores". Mateus 9:37

    Obrigado pelos comentários, eles trás vida aos posts.
    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá Toninho
    Qual será o verdadeiro significado de ser um anjo na vida de uma pessoa, um doador material ou alguém que para, ouve, escuta e doa uma palavra de libertação, esperança e alento.
    Muitas vezes não conseguimos discernir as duas coisas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Oi Toninho adorei tudo aqui no seu blog e também estou te seguindo. Bjos e tenha uma linda quinta-feira cheia de paz.

    ResponderExcluir
  20. Oi Toninho, boa tarde!
    Seu texto é perfeito!
    Sair da nossa zona de conforto e estender a mão, abrir o coração em favor do outro, é o que de melhor podemos fazer , é isso que o Criador quer de cada um de nós...Muitos anjos já pousaram em minha vida, e sei que também já pousei na vida de alguém. Não tem nada mais prazeroso do que se saber útil na vida de um ser que carece de carinho, chegue ele de onde for. Como sempre, li mais uma linda inspiração sua. Perfeito!
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  21. Oi Toninho, que a paz a luz e a harmonia, esteja sempre contigo,lindas as tuas palavras , gostei muito, que bom ser anjo na vida de alguem, inesquecivel receber palvras de carinho de incentivo de alguem, graças a Deus encontro oportundade de puder ajudar e ser tambem ajudada com carinho nos deixando comovida e grata pelo resto da vida, vai o meu abraço de carinho, Celina

    ResponderExcluir
  22. Penso que podemos em algum momento ajudar mesmo sem saber que estamos ajudando e sermos também ajudados. È muito gratificante quando percebemos que algo se iluminou através da nossa luz.Estar em comunhão com o bem da vida nos coloca neste trilho. bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá Toninho
    "Fica sempre um pouco de perfume, nas mãos que oferecem flores".
    Abraço

    ResponderExcluir
  24. Olá Toninho! Teu poema revela a grandeza da tua essência.
    Paz e bem amigo!
    Desejo bom final de semana!
    Saudações!

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.