terça-feira, 14 de agosto de 2018

A flor da paixão.




Linda flor de maracujá eu vi acolá.
Veio-me todas lembranças gentis,
senti o bem-bom do suco maracujá,
que acalma como ballet de colibris.

Vem do Tupi-Guarani tão bela flor,
o fruto me alimenta, alivia a tensão, ¹
desfaz as agonias vem bom humor,
a sua flor estampa a divina paixão ².

Cubra-me todo corpo com as flores,
na Paixão coroado foi Jesus Cristo,
decima segunda paixão com dores, ³
vê sua mãe olhar triste nunca visto.

Unge-se no óleo maracujá a ferida,
da lança afiada daquele centurião,
sofre dura angustia com a descida.
Vê o corpo inerte, vem Ressurreição.

Toninho
20/06/2018


Inspiração na postagem da Ailime da cidade de Sintra-Portugal no seu blog: confiram lá belas fotos da natureza aqui: ailime-nascentes.blogspot 


Notas:

Maracujá do Tupi Mara Kuya fruto que se come na cuia de cor amarelo. Conhecida como fruta da tranquilidade com a ingestão de seu suco. Na área cosmética tem várias aplicações com o seu óleo e o Brasil é o maior produtor.

   1-   O maracujá é usado como remédio para controle da pressão arterial, mas deve ser usado com moderação.

   2-   A flor de maracujá é também conhecida como Flor da Paixão ou Coração Ferido em referência aos elementos do Calvário, que podem ser visualizados na flor como as cinco chagas, três cravos e a coroa de espinhos e possivelmente pela sua cor roxeada que encantou os primeiros missionários europeus.

  3-   Referência à morte de Jesus Cristo que acontece na Décima segunda estação da Via Crucis.






22 comentários:

  1. Essa flor é linda e o suco da fruta adoramos por aqui e acalma o que sempre é bom! Tua poesia, nela inspirada, ficou DEZ! Parabéns mais uma vez e a flor da Ailime foi bem retratada! abração,chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querido amigo Toninho!
    Que beleza poder poetar inspirado na Estação Sacra!
    Deus seja louvado!
    "Cubra todo meu corpo com as flores"...
    Peço a Deus neste momento sagrado da Hora do Ângelus e da Ave Maria que nos cubra de bênçãos de toda sorte e, de maneira especial, com as espirituais que nos purificam e torna nossa vida sublime.
    A flor do maracujá é belíssima!
    Tenha dias felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem
    P.S. Parabéns por tão sublime poesia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vídeo musucal é belo e acabo de presenciar um entardecer espetacular com nuvens claríssimas ...
      Momentos sublimes como nuvens límpidas que circulam por aqui, amigo...
      Que sejamos a flor para a Paixão de Jesus adornar para nossa ressurreição cotidiana!

      Excluir
  3. Boa poesia, a flor de maracujá é linda..aqui tenho um pé e está carregadinho. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo poema e linda inspiração. Delicia é o suco de maracujá, muito cuidado, não liquidifiar a polpa, o óleo é prejudicial ao fígado e ao estômgo. Coloca-se a polpa em recipiente de vidro com açúcar, bate com colher até soltr toda polpa da semente, coa e add água, o suco fia bemmais saboroso. Receitada minha mãe!
    O vídeo contém imagens lindas e a música transmite uma sensação de paz.
    Parabéns pelo postado!

    feliz e radianteamanhecer queridoamigo!
    Bjs fraterno!

    ResponderExcluir
  5. Uma flor maravilhosa e um belo poema!
    Obrigada pelos anexos partilhados!!!
    bj

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Toninho,
    Maravilhoso seu poema que me deixou muito sensibilizada!
    Uma flor da qual eu não sabia o nome e tantos significados tem.
    Gostei imenso de seus apontamentos sobre a mesma que desconhecia, nomedadanente no que respeita a Paixão do Senhor.
    A flor de maracujá é mais uma das maravilhas criadas por Deus.
    Um beijinho e o meu bem-haja pela sua enorme generosidade
    Que Deus o abençoe e lhe conceda muitas graças.
    Beijinhos e um lindo dia de Nossa Senhora da Assunção.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Muitos parabéns pela inspiração. Muito bom...

    Hoje; No meu olhar, um sentimento profundo

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira /Feriado.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Toninho
    Que flor linda, uma bela criação de Deus. Eu tomo muito suco de maracujá, quando li as suas palavras que faz bem, mas tomar com moderação, já fiquei em alerta, pois nos últimos dias estou tomando muito. Lindo poema meu amigo. Feliz dia. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma excelente postagem, meu amigo Toninho! Gostei muito do teu poema inspirado no maracujá, a flor da paixão. Além de ter-me sentido tocado, pela beleza de teus versos, saio daqui menos ignorante, depois de ter aprendido muito sobre o maracujá.
    Parabéns, meu amigo poeta.
    Grande abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  10. Olá, Toninho, conheci a flor de maracujá aqui!! Que belo poema, amigo!
    Também saio menos ignorante, como diz o Pedro, pois além do lindo poema que o maracujá te inspirou, gostei de ler sobre suas propriedades.

    (...) o fruto me alimenta, alivia a tensão,
    desfaz as agonias vem bom humor,
    a sua flor estampa a divina paixão ².

    Muito bom, meu amigo!
    Felizes dias pela frente!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Lindo poema, fizestes com inspiração sugerida com a bela flor e os sabores do seu fruto, eu adoro maracujá, mas como sou calma ele me faz dormir , realmente é um bom calmante natural, não tomo muito mesmo, porque fico sonolenta por muito tempo!
    Parabéns pela criação poética!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  12. Olá Toninho,
    todos os poemas que enaltecem as maravilhas da mãe natureza são de louvar:) tamanha beleza e diversidade nos deixa emocionados, e essa flor tem uma beleza delicada e que se associa a imagens da tradição cristã, como acabo de aprender :)
    abraço
    Angela

    ResponderExcluir
  13. Oi Toninho! Poeta, soube trazer o contexto do texto que lhe serviu de inspiração de maneira magistral. Aqui em casa tem pé de maracujá, e sempre pude contemplar a beleza de suas flores. As flores do maracujá´traz em si, uma das belezas naturais da nossa terra. O poema é lindo , e digo até me instruiu sobre essa linda flor do Brasil. Grande abraço poeta de Minas.

    ResponderExcluir
  14. Um poema muito bem inspirado nesta magnifica flor que é a do maracujá.
    Gostei bastante.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  15. Poetizou com bravura e muita criatividade... A flor do maracujá é linda e como a fruta é saborosa e tranquilizante!...
    Um abç

    ResponderExcluir
  16. Linda flor! Linda mesmo, a poesia que acompanha a imagem também! Ah, se quiser prestigiar o meu canal no https://www.youtube.com/user/SuperJota007, agradeço! Abraço

    ResponderExcluir
  17. Não surpreende que os padres jesuítas do Brasil tenham admirado a flor belíssima do maracujá, para nós exótica... É realmente admirável na sua delicada e suprema perfeição.
    O sumo dourado é muito agradável e dele só conhecia o poder calmante...
    Um poema diferente inspirado no encanto e graça. algo misteriosa, de uma flor com história.
    Poetizou e encantou, Amigo.
    Grande abraço.
    Como invejo o Beto por ter um pé no quintal...
    Beijos.
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majo não é difícil de cultivar, pesquise aí e se tiver quintal é possível é tudo tipo que precisa de apoio para enramar.
      Fico na torcida.
      Beijo

      Excluir
    2. O meu querido Amigo está habituado a ver trepadeiras pujantes e frondosas e por isso, não imagina como são plantas frágeis. Exigem sol pleno, mas definham com o frio e morrem com as geadas.
      Como as ilhas são menos atreitas a geadas há algumas culturas, sendo a dos Açores certificada como espécie protegida...
      Eu satisfaço saudades com frutos do Brasil.
      Beijo.

      Excluir
  18. Procurei o poema da canção e li sobre a intérprete...
    É, de facto, uma peça musical muito bela e intemporal.
    Parabéns pelo bom gosto.
    Abraço, Mineirinho.
    ~~~

    ResponderExcluir
  19. Legal Majo.
    Gosto de ver este interesse em buscar o entendimento.
    Beijo

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.