sábado, 1 de fevereiro de 2025

“O ócio é uma possibilidade infinita a ser explorada. ”

 


Um escritor me inspira é um projeto mensal criado pela amiga Norma sobre um escritor e uma frase de algo escrito por ele com postagem no blog pensandoemfamilia, onde temos links de alguns amigos participantes. Creio ser minha primeira participação. Vamos lá incentivar. 

“O ócio é uma possibilidade infinita a ser explorada. ” 


Vladimir um metalúrgico envolvido em lutas de classes, mas havia absorvido o trabalho na montadora pelos resultados, que garantiriam prêmios aos mais envolvidos com as metas da empresa.

Depois de algum tempo lendo o "Direito à preguiça" de Paul Lafarque, começou a repensar sua dedicação ao trabalho, sem tempo para a sua família. E angustiado com a carga horaria, começou a envolver seus companheiros sobre redução da jornada.

Não poderia dar outra, Vladimir foi demitido. Procurou outro emprego e nada de ser admitido, devido seu histórico de reivindicação. Assim aproveitou esta fase para uma temporada com a família numa praia nordestina, onde pode repensar sua trajetória de metalúrgico e tempo para a família.

O tempo com a família falou mais alto e assim permaneceu pelo litoral, comprou uma barraca de praia envolvendo os familiares onde no ócio explorou a felicidade de viver em paz, sem aquela rigidez de horário e produção.

A liberdade fez de Vladimir um homem mais feliz e leve e hoje ainda mais se dedica à leitura de livros balançando numa rede nos fins de tarde.

 

Toninho

01/02/2025

Grato pela visita.

Nota aviso: Nossa amiga Lis Costa está com problema de acesso nos seus dois blogs, ela não consegue ver os comentários para moderar. Está em tentativas de restauração. 

9 comentários:

  1. Boa noite de sábado, querido amigo Toninho!
    Já sabia que viria um excelente conto.
    Sabe, me identifiquei com seu personagem principal. A liberdade de ir e vir sem compromissos forçados é uma bênção maravilhosa.
    Aqui, também me delicio na rede e na cadeira da mamãe para ler confortavelmente. Bom demais tendo a brisa do mar bem pertinho.
    Muito criativa sua participação.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos fraternos

    ResponderExcluir
  2. ,Beleza, Toninho!
    Wladimir teve uma ideia bem iluminada e na certa, sem rigidez de horário e sem subordinações será bem feliz, ainda que o trabalho de barracas na praia não seja mole e fácil!
    Ficou lindo! Adorei!
    abração, tudibão! chica

    ResponderExcluir
  3. ter liberdade de escolha de trabalhar e ter tempo para usufruir da diversidade de possibilidades do viver. Ótima conto que retrata as brechas que muitos encontram diante da rigidez dos horários dedicados ao trabalho. Gostei de aderir a esta série que tomou seu próprio rumo.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Achei perfeita a decisão de Wladimir. Meu filho também tomou a decisão de seu próprio patrão, autônomo! Como adorava som, aos poucos e modestamente, foi construindo sua lojinha de sons. Penou na pandemia, mas graças a Deus ele continua com a loja! E é fiel a ela! Sua participação como sempre, excelente! Bela semana!

    ResponderExcluir
  5. Gosto tanto dos seus contos e de tudo o que escreve, tão cheio de sensibilidade.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Mineirinho
    Você sempre consegue escrever com sensibilidade e emoção.
    Gostei do seu conto, deveras inspirador e um espelho de alguns.
    Boa semana.
    :)
    https://olharemtonsdemaresia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de perguntar: mas então Vladimir não precisava de trabalhar?
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhava demais e explorado não tinha tempo para a família. Mudou para vida leve numa praia dono de uma barraca que lhe dava o sustento.Grato Juvenal

      Excluir
  8. E dei início à sua aventura de ficção com uma curiosidade imensa de seguir os seus passos . E eis que , igual a si próprio, a sua busca foi directa à felicidade e bem estar do outro . E arranjou uma forma simples , pacata . A sua sensibilidade , Toninho , faz de si um amigo que admiro . Parabéns, meu Amigo !

    ResponderExcluir


Meu novo blog:
https://poemaenosolhares.blogspot.com/
Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.

Meu abraço de paz e luz.