quinta-feira, 20 de junho de 2019

Vidas apagadas.


Hoje uma participação no projeto coletivo de Poetizando e encantando da professora Lourdes com o único fim de espalhar poesias e fazer amigos pela blogosfera, aqui encontra outros amigos filosofandonavidaproflourdes



Vidas apagadas



Passam as águas barrentas do meu rio,
nelas revejo arrastados moveis e casas,
lembranças assediam meu olhar vazio,
as lagrimas ainda ardem como brasas.

A tromba d’água sobre o dia bem lindo,
derreteu o vilarejo, revirou nossa vida,
naquele outono vi meu amor partindo,
nas furiosas águas do rio na despedida.

Ironicamente o arco-íris no céu surgiu.
No vilarejo só as famílias destroçadas.
Engolidas pela lama que tudo destruiu.
Hoje cidade fantasma vidas apagadas.

Jogo rosas ao rio onde está meu amor,
escondido pela lama adormece sereno.
É assim ano após ano com minha dor,
volto à cena, faço no coração o dreno.


Toninho
20/06/2019



Grato pela visita.
Bom feriadão 
Feliz festejos juninos.

30 comentários:

  1. Aqui um ode, um alerta. Desnaturado ser humano a despoetizar a natureza, que, vítima da sanha desumana, termina por vitimar afetos, no reverso da natural poesia da vida. Despoetizando e desencantando, até quando?

    Um abraço. Tudo de bom.
    💙 Seja caminho.

    ResponderExcluir
  2. Linda e triste inspiração,Toninho! Beleza! abração, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Boa noite de paz, querido amigo Toninho!
    Que triste realidade! Era duro passar pelo Rio Doce e ver a água de lama por lá, em Linhares, quando ia pra filha.
    So mesmo drenando o 💝.
    E a saga continua, meu amigo... Até quando?
    Só mesmo poetando para minimizar toda dor.
    Muito sentida sua participação.
    Tenha dias abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Oi Toninho
    Acabei de ficar mais triste ainda, mais murmúrios, dores e perdas.
    Todos sabemos de quem é a culpa, que pague muito caro
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  5. Toninho, desta vez a sua participação é feita de memórias não apagadas, e lágrimas que continuam caindo dos olhos do poeta. A dor em cada verso do poema. Amei!
    Beijo, meu amigo.

    ResponderExcluir
  6. Querido Toninho
    O seu belo poema, magnífica resposta ao desafio proposto, fez-me recordar tempos da infância, quando não havia barragens e o rio Douro transbordava e, com ele, levava pipas de vinho do Porto e de consumo, móveis, enfim os haveres das populações ribeirinhas.
    É sempre um fenómeno desolador, que tão poeticamente retratou.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  7. Triste, belo e muito tocante, seus versos...
    Bom vir te visitar, aqui, meu bom amigo...
    Como sempre, muito bonita, sua participação na blogagem .
    Bom final de semana
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Um triste poetar Toninho,mas rico em palavras.
    Lindo!
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia amigo Toninho!
    Desculpe a demora para adicionar seu link e vir apreciar sua maravilhosa participação.
    Além dos problemas da net que só vive dormindo e quando acorda cai, esses dias uma tal de sinusite me pegou, nunca tive, ouvia falar que era péssimo e como é! Os ossos da face doem, até os óculos incomoda. Mudança de clima um frio maravilhoso mas aconteceu isso. Estou medicada e as dores aliviando, graças a Deus!
    Quanto a sua linda poesia, encantadora! Um contemplar triste em ver vidas apagadas pela poluição e o que dói é saber que o ser humano é culpado de toda essa degradação da natureza. Outro dia li em uma rede social a seguinte frase " O cara jogo tudo no rio, sofá, geladeira velha, cadeiras... depois o rio vem buscar o restante, fica reclamando". No fundo é uma grande verdade. Se todos fizesse a sua parte, com certeza, o mundo seria menos poluído e melhor.
    Amei sua interpretação da imagem amigo. Um tema, importante para reflexões numa linda poesia!
    Obrigada pela bela participação.

    Tenha um final de semana feliz e que as festas juninas sejam de paz e alegria. Muitas vezes a nossa comemoração é em família e é maravilhoso!
    Feliz festejos juninos! Abraços

    ResponderExcluir
  10. Bela imagem num bom poema...

    Derivado ás mini férias, passo para deixar um olá e desejar um feliz fim-de-semana.
    Hoje:-Férias que deixam saudades...

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde!
    Parabéns pela belíssima participação do Poetizando.
    cada semana é uma magnífica poesia encantador.

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua postagem, taL COMO SEMPRE seus poemas são maravilhosos faz-nos sonhar, beijinhos e um forte e terno abraço

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Amigo Toninho sempre comento as postagens e esqueço de me referir a música escolhida. Não é descaso, ao entrar na página fico lendo e ouvindo a música do vídeo, saio e não me refiro. Desculpe! pois sempre tens bom gosto nas escolhas. Abraços

    ResponderExcluir
  15. Boa noite amigo!
    Vim apreciar sua linda participação, pedir desculpas pois estou com um comentário colado mas o meu carinho é real pois sai do meu coração.
    Concluída a reforma da minha casa, estou na arrumação, meus filhos estão chegando, minha nora esperando bebê, meu segundo netinho, filho do meu filho, quero que encontrem tudo limpo e no lugar. Não podia deixar de vir aqui, li toda poesia, linda inspiração, merece aplausos!
    Parabéns! Feliz festejos junino! Que tenha comidas deliciosas e muito amor no coração de todos. Abraço grande da amiga Genilda.

    ResponderExcluir
  16. Triste é Toninho voltar ao lugar da perca, eu acredito que não voltaria, sei que falha minha é mas nunca voltei ao cemitério, só pra enterrar meu irmão, não quero ler os nomes deles na placa. Mas é das tristezas da alma que surgem as mais belas inspirações como essa sua, linda! abraço

    ResponderExcluir
  17. E assim vão acabando como nosso lindo estado de Minas Gerais. É mesmo uma ironia o arco-íris no céu emoldurando a tragédia, só que a natureza não tem culpa, a culpa é nossa. Abração, meu caro.

    ResponderExcluir
  18. É ferida que ainda dói, que não cicatrizou...
    Fez muito bem lembrar a tragédia, até porque há o perigo de repetir-se.
    Confrange olhar para a água do rio fotografado; tem a cor da matriz da hematite e da magnetite...
    Excelente inspiração e desenvolvimento do tema.
    Poetizou com enfâse e competência, querido amigo.
    Continuação de boas festas juninas. 🚩💥🎈🎈🎈
    Abraço grande.
    ~~~

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Toninho,
    Um poema muito belo, cuja construção está perfeita.
    Admiro muito sua inspiração e criatividade poética.
    Beijinhos e um domingo muito abençoado.
    Ailime

    ResponderExcluir
  20. Oi querido amigo!
    Um poema muito bem inspirado e articulado, mas um tanto melancólico e dolorido, cujo a tragédia levou e ainda não foi esquecido. Muito interessante Toninho. Gostei bastante.
    Beijos de paz e um bom início de semana.
    Luisa

    ResponderExcluir
  21. Lembranças doridas de uma tragédia que extirpou um amor, o qual ficou tatuado no coração e aqui lindamente poetizado traduzindo a emoção em uma ode melancólica e saudosa. Um poema excepcional que estou aplaudindo de pé meu amigo
    Uma semana rica de bênçãos e alegrias
    Beijinhos perfumados de poesia

    ResponderExcluir


  22. Muitas pessoas do tudo nosso povo disse isto...
    Em purugal agora..sempre, sempre muitos, muitos problemas em putogalo-landia...sempre!

    Agora em putugalolandia muitas pessoas vivem no pasado com cabesa no cu....em um mundo dos Fantasias e nao em nossa realidade de Sopas dos pobres, z-e-r-o trabalhos, economia lixa etc., etc. Que vai faser?

    E muitas pessoas tem vivendo no pasado tambem e por isso borar tudos comentarios que fala dos verdades!

    *Muitas pessoas vivem no mundo dos Fantasias agora em portugalo landia...muitas!!*

    putugal agora atolado na merda! Que vai fasser pa no "fix"?


    Nome: Pedro Lopes.Problemas? Nao Problemas amigos! Visitem meu pagina web no youtube e reportar os problemas a youtube ja que google, youtube e Blogger seu na mesma empresaria.
    Meu Pagina: https://www.youtube.com/channel/UCbdqhyJx-1yPliHs7_apF2g

    Beijos e boa sorte amigos :) E lembrate Sempre...que vai fasser tu? E Olivenza bella cidade Espanhola por Graca de Deus!! E lembrtae do Wiryamu Mozambique covardes portoputas?? do Wiryamu Mozambique covardes?? Nimguma pessoa fallar do isso?? putugal o pior colonizador no mundo!

    ResponderExcluir
  23. Um poema que me trouxe de volta a lembrança daquela tragédia que nos deixou o coração cheio de lama e tristeza… Muito belo, meu Amigo.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  24. Oi Toninho!
    Que lindeza de poema!
    Sabe amigo eu sempre falo que muitas vezes escrevemos coisas que me parecem terem sido ditadas por algo superior, digo de passagem que gosto sempre do que escreves mas este, me tocou muito.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  25. Oi Toninho... que participação marcante!!
    Linda poesia que toca fundo... e nos faz lembra dos que ser perderam... que foram!
    Das coisas perdidas, mas, de um novo amanhecer que chega e um recomeço nos inspira.
    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  26. Sua participação ficou bonita, traz uma reflexão de grande dimensão...
    Bom feriado pra você... As comidas da comemoração são gostosas e me trazem saudades do NE...
    Abçs

    ResponderExcluir
  27. Uma inspiração contornada de tristeza, solidão e saudade, mas bela e encantadora.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!
    O mundo dá muitas voltas.
    E foi numa dessas voltas na net
    que eu te encontrei,
    amizade linda!
    Voltando aos poucos, ainda com restrições e continuando a fisioterapia e medicações, mas bem melhor, graças a Deus!
    Estou concluindo minha participação e quinta feira voltaremos com o Poetizando, se Deus quiser!
    Farei comentários mais reduzidos, mas voltarei pois já estou com saudade desse convívio poético.
    Obrigada pelo carinho e votos da minha melhora. Obrigada do fundo do meu coração.
    Até quinta feira com mais uma edição com lindas imagens.
    Tenha uma linda noite e um despertar de paz e felicidade.

    ResponderExcluir
  29. O que dizer... quando mais uma barragem, aí no vosso país, não resistiu por estes dias?...
    Uma emotiva e muito tocante inspiração... sobre a realidade... que tragicamente se repete... sem que haja, aparentemente, vontade política, para se mudar algo... e evitar mais vidas perdidas...
    Mais uma notável participação, Toninho! Melhor leitura da imagem, seria impossível!...
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.