quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Um rio vai devagar



Poetizando e encantando completa sua 100ª edição numa bela festa da querida amiga Lourdes e o convido a participar deste momento maravilhoso de uma dedicação em 100 semanas superando os próprios problemas para vir nos inspirar com suas imagens meticulosamente escolhida para o sucesso ora coroado. Meus parabéns Lourdes e a todos, que aqui vieram com suas inspirações no poetizar e encantar. Vamos festejar aqui: filosofandonavidaproflourdes minha imagem escolhida para esta edição e a inspiração.



Um rio vai devagar.

O rio nasce inocente como uma criança.
Sequenciam quedas no seu curso natural
na direção certa do mar. É uma aliança
da natureza, a leva-lo até o mar colossal.

Sou rio fraco a ganhar no tempo energia,
sobrevivo às quedas à poeira do caminho,
atravesso rochedos, vales sem a fantasia.
Sigo pela vida como o menino passarinho.

O rio leva um pouco de mim na corrente.
na curva mergulho com volta ao passado.
revejo meu rio mudar de rota indiferente.
Sou o rio, nas veias meu sangue apresado.

Ele leva, lava minha mágoa do progresso,
com sua fúria louca poluiu toda nascente.
Há desespero do sabiá no cantar possesso.
Choro ao meu rio que deságua na mente.


Toninho
10/09/2019 

Grato Lourdes pela linda lembrança

Minha gratidão pelas 100ª edição.

34 comentários:

  1. Boa noite meu amigo poeta Toninho! A festa sem você não estaria completa. Você com sua alma poética e sua sabedoria, sempre valorizou esta Bc com suas majestosas participações e atenção que deu a todos os participantes, comentando com maestria e carinho todas participações.
    Hoje mais uma vez me encantou com este belo poema, obrigada! Que as águas claras do rio, banhe toda sujeira que vier pela frente, que também nos lave a alma para que possamos perdoar.
    amei as flores, já estou levando. Logo você receberá seu livro, espero que tenha gostado da ideia da coletânea. Tantos poetas grandiosos, tantas poesias majestosas, deveria ser publicadas, imortalizadas. obrigada amigo por tudo! Seja sempre bem vindo! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por todo carinho com minhas escritas e imagino o trabalho, para selecionar a coletânea sua grande ideia e arte.
      Mais uma vez parabéns.

      Excluir
  2. Boa noite de paz e festa, querido amigo Toninho!
    Que beleza essa serenidade do riacho a levar coisas boas pela agua afora ao 💝 da amiga tao querida Lourdes!
    Meus parabens por acolher a cada amigo com belas poesias no Poetizando, com muito carinho, ética e elegancia virtual. Voce enriquece a ideia da nossa querida amiga Lourdes
    Rios levam um pouco de nos ao mar sagrado para nossa purificacao.
    Muito bonita participacao e a metáfora do rio em curso com a vida cotidiana. Ha lama, ha esperanca com as novas aguas a rolarem pela mare.
    Que sua vida seja um rio puro de alegrías sem fim!
    Seja muito feliz e abencoado, meu amigo!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Boa noite amigo Toninho! desde a primeira edição participo e você sempre foi um grande incentivador da continuidade nesta BC. Comecei timidamente, com vergonha até, mas quando lia seus elogios me encorajava a seguir, pois percebi que és um grande poeta. Então só tenho que lhe agradecer por me encorajar a seguir. A Lourdes nos presenteou com edições maravilhosas, imagens fantásticas e agora com essa coletânea, temos mesmo que comemorar! Linda poesia, mais uma vez me encantou.
    Achei fantástica sua poesia e aqui destaco,
    O rio leva um pouco de mim na corrente.
    na curva mergulho com volta ao passado.

    Parabéns! Abraços, vamos continuar na festa.

    ResponderExcluir
  4. Tão lindo teu poetar e essa imagem tenho visto, "chamou" vários amigos! E bem lembraste da tristeza de ver as mudanças nesse rio pelo progresso... Linda participação nessa festa da Lourdes que tanto gostamos! abração e parabéns aos dois! chica

    ResponderExcluir
  5. Uma belíssima inspiração perante um interessante olhar!!!
    Bom fim_de_semana Toninho

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Toninho.
    Um rio traz e leva tantas histórias, e é tão rico em seu conteúdo, tão cheio de vida!
    Amei o poema!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns mais uma vez nós encantando com uma paravilhosa poesia... Parabéns uma linda festa do poetizando... Chave de ouro...

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde amigo querido!



    Vim comunicar que seu presente, a coletânea já esta a caminho, hoje fui até os correios para lhe enviar.

    Parabéns mais uma vez! Espero que goste, foi com todo carinho.

    Leia as explicações na postagem, é importante sua opinião se o livro deve ou não continuar na editora a venda.

    Caso deseje comprar mais livros, entre no site

    www.agbook.com.br

    ao receber me comunique, caso deseje faça uma postagem.

    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  9. Que bonito poema com imagem igual ao Do Gil, mas versos diferentes. Lindo demais:))

    Edição especial:- :- Metáforas de amor (Poetizando e Encantando)

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo poeta, um dom maravilhoso como sempre!
    Vim dar-lhe um abraço e saborear suas palavras.
    Um lindo fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  11. Devagar vai o rio com seus risos e prantos, venturas, desventuras... Como o rio dos versos, das inspirações que devagar avançaram nas 100 edições de um poetizar e encantar sem fim, que desaguou num livro, na festa dos encontros poéticos, na virtualidade do versejar tão real.

    Te convido para ler: 😎 A vida é criança. Viver, o brincar.
    Um abraço. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  12. É nós navegamos juntos as suas palavras poéticas.
    Parabéns amigo Toninho pela brilhante participação.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  13. Desde a nascente até a foz o rio leva no seu leito grandes histórias e lava as mágoas que feriram o coração do poeta
    Aplausos pela fluida inspiração
    Beijos e um feliz domingo e semana

    ResponderExcluir
  14. Boa noite amigo!
    Estou precisando tomar uma decisão urgente sobre a nossa COLETÂNEA e não devo decidir antes de saber a opinião de todos que estão com suas poesias neste livro que fiz com as melhores intenções, Deus sabe!
    Peço-lhe que vá até a postagem, leia o que escrevi de vermelho logo abaixo do selinho de entrada e deixe sua opinião de como devo agir. Que jesus nos ilumine para fazer tudo certo, sem fazer ninguém sofrer, apenas feliz.
    Desculpe incomodar, obrigada!
    Comunico também que estou recebendo endereços e só vou colocar os que faltam todos juntos em virtude do correio ficar um pouco distante da minha casa. Todos irão receber com todo carinho, já estão autografados.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Parabéns, querido amigo Toninho, por ter participado nessa festa da cultura, a BC da Lourdes, que já tem 100 edições.

    É assim que se fazem amizades e se reúnem amigos talentosos.

    Seu poema está mto bem escrito, natural, belo e fresco como a correnteza das águas do rio, que levam seus desgostos, felizmente. Que a vida lhe seja sempre agradável.

    Beijos, um grande abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir
  16. "O rio leva um pouco de mim na corrente.
    na curva mergulho com volta ao passado."
    Parabéns Toninho, pela sua linda participação na 100ª edição do Poetizando e Encantando.
    Amei o poema. Fique bem, meu amigo.
    Beijo, bom domingo.

    ResponderExcluir
  17. Um poema terno como o frescor das águas que desce lentamente o seu curso num versar mágico
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  18. Em seu lamento justo, correm murmúrios antigos nas saudades que navegam as águas deste rio.
    Poema sonoro, alça nos ares, frescor e saudade.
    Bravo, meu amigo, por mais esta bela participação.
    Tenha uma semana ótima. Paz e Bem!

    Abração,
    Calu

    ResponderExcluir
  19. Poetisou lindamente Toninho, você é o rio , o rio e você...Enlevo e beleza caminhando juntos e nos encantando ! Parabéns para os participantes dessa inspirada BC que com perseverança de todos e dedicação da Lurdes chega a 100a edição.Obrigada pelo incentivo deixado lá no Quero Somente Ser Poesia.bjs

    ResponderExcluir
  20. Toninho, que lindo isso que destaco abaixo!! Quanta sensibilidade, gosto demais de sua verve poética!

    "Ele leva, lava minha mágoa do progresso,
    com sua fúria louca poluiu toda nascente.
    Há desespero do sabiá no cantar possesso.
    Choro ao meu rio que deságua na mente."

    Aplausos, querido amigo, e uma boa semana pra você.
    beijo

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Toninho! E esse rio que e´a vida segue seu rumo. Às vezes transborda para atingir outras margens, mas sempre voltando ao seu leito original, para assim seguir em frente. Belissimo! Grande abraço , companheiro e amigo das gerais.

    ResponderExcluir
  22. Aplaudindo aqui de pé a sua linda participação na festa da Lourdes, Toninho.
    Um carinhoso abraço para ambos de
    Verena,

    ResponderExcluir
  23. Um rio corre sempre sossegado se não lhe profanarem a nascente… Gostei muito do seu poema, meu Amigo.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  24. Toninho!
    Sempre romantizando seus poemas e nos proporcionano um momento único de leitura, parabéns!
    E que linda homenagem para a amiga Lourdes, ela bem merece todo nosso carinho.
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
    https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/10/divulgacao-cultural-81-100-poetizando-e.html

    ResponderExcluir
  25. Amigo Toninho este seu poema, que se inicia com estes versos, “O rio nasce inocente como uma criança.” prepara o leitor para a integralidade de seu conteúdo. Um poema inspirado e muito bem construído. Obra de poeta. Parabéns!
    Sobre o teu blog, Toninho, mais de uma vez pensei em falar da mudança feita na faixa, mas me esqueci. Agora, mais atento, digo que a nova faixa, com a locomotiva dirigida pelo teu ilustre conterrâneo, o Mestre Carlos Drummond de Andrade, com o título “Mineirinho”, ficou na medida certa. Gostei.
    Uma boa semana de alegria e paz, amigo Toninho.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  26. Um rio é sempre uma alegria e uma grande ventura para os meninos do interior...
    Traz sempre no coração os riachos da sua infância, numa saudade eterna que lhe corre nas veias e o tornam mais nobre.
    Tem razão em não desculpar a sua poluição e degradação.
    Homenageou a Lourdes, poetizou e encantou com seu talento.
    Dias de paz e contentamento. (●'◡'●)
    Abraço grande, meu Amigo
    🍀🍀🍀

    ResponderExcluir
  27. Boa noite!
    Querido amigo, o poetizando está de férias, mas a nossa amizade não!
    Diante de tanto carinho e apoio recebido nesses dias, que foram importantes para me reerguer e segui em frente. Fiz uma singela postagem em agradecimento aos meus queridos amigos e amigas, que são verdadeiros presentes divinos.
    Obrigada por tudo! Deus esteja sempre lhe protegendo a todo instante.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  28. Que metáfora linda entre o Rio e as etapas de nossas vidas, amigo Toninho!

    Foi nota 20000000000000 para essa pérola poética que brotou de seu coração.

    Obrigada pela visita e tem posts novos no meu blog.

    Volte sempre!

    Beijos sabor carinho e um fim de noite de quinta-feira de paz e alegrias

    Donetzka

    ResponderExcluir
  29. Que lindo!

    Beijinho | danielasilva-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Toninho,

    Que coisa mais linda esse poema, a tranquilidade da água serpeando indiferente aos obstáculos, gostei imenso das comparações, rio/vida. Parabéns por essa obra prima.

    Bom final semana.
    Bjss

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde meu amigo! Já estou de coração apertado porque seu livro não chegou ainda! Das que enviei primeiro estão faltando a sua a do Antônio e a da Luísa em Portugal. Mas chegarão em nome de jesus!
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde meu amigo! A coletânea já chegou em suas mãos? Começo a me preocupar pois foi das primeiras que coloquei no correio. A sua e a do Antônio faltam chegar. Me avise quando receber. Obrigada!

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.