segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Viagem na rua da vila.


Numa leitura na pagina da Ailime acabei por entrar no seu poema e veio esta inspiração saudosista, com imagem da Ailime meu poema. Obrigado Ailime.
Confiram por lá sua inspiração Canto meu




Viagem na rua da vila.


As pedras da rua ainda escorregadias.
Sob os pés ouço ainda vozes conhecidas.
Casas que trazem lembranças fugidias,
janelas presas ainda espiam escondidas.

Alisar as paredes brancas e desbotadas,
com portas que conduzem uma viagem,
apenas me fazem, sentir coisas passadas
assombradas, no petrificar da imagem.

Os telhados onde gatos olham vigilantes,
vejo uma chaminé onde desce bom Noel,
sobre a rena com sinos e veste berrante,
Pai Noel nunca me dera nem um pincel.

Sigo pela rua com um fardo de saudade,
minhas pernas frouxas no corpo curvo.
O sol se põe sobre telhados, é infinidade.
Nesta volta ao passado no olhar turvo. 

Toninho
18/11/2019


Uma feliz semana
para todos.
Grato.



18 comentários:

  1. Boa noite de nova semana de paz, querido amigo Toninho!
    Ailime posta fotos lindas que nos inspiram muito e você, com bom leitor já fez um maravilhoso poema de reminiscências de sua vida no interior.
    Muito lindo esse saborear postagens dos amigos queridos nossos e ainda poder poetar em sintonia com eles. Um belo exemplo de fraternidade bonita que o mundo dos blogs nos oferta com tanta delicadeza.
    Olhos turvos numa canção bonita, também tenho quando me lembro do meu pai amado em seu lar construído com tanto carinho para um grande coração amoroso como era o dele.
    Parabéns por sua inspiração que vem de Deus.
    "Sigo pela rua com um fardo de saudade,
    minhas pernas frouxas no corpo curvo."
    Assim se dá no tempo do amadurecer...
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Também passei pela Ailime e adorei a foto! Não há dúvidas que voltamos ao passado, olhamos através das janelas, espiamos pelas frestas da velha porta e muita coisa se forma dentro de nossas cabeças. É muito bom recordar, né Toninho? Porém às vezes traz sofrimento pelas coisas que não voltam mais, pelo tempo, pelos entes queridos. Teu poema está muito belo, ainda me fez dar a última olhada para as pedras escorregadiças. Aplausos sempre, amigo!
    Beijo, uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Lindo de se ler por isso o meu aplauso pela inspiração!!! Bj

    ResponderExcluir
  4. Ailime e suas fotos e poesias lindas. Te inspiraste muito bem! A saudade expressa muito bem em cada passo nessa rua... LINDA! abração,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Toninho!
    Lembranças da infância ressurgem da inspiração.
    Muito lindo, deu para sentir os natais de outrora na cidade antiga. Senti aí todo o passado presente no fundo do seu coração.
    Muito lindo!
    Tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  6. A alma de um poeta nutre-se assim, de um sopro, de uma bela paisagem, de uma nostalgia.
    E assim você transborda essa bela poesia que também nos faz espiar por entre telhados e vozes conhecidas que nos percorrem.
    Lindo, lindo!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Adorei o poema e a imagem.E, claramente a nossa Carminho :))

    Hoje : O Meu horizonte adormecido.

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo

    ResponderExcluir
  8. Eu acho a rua feia, feia, de tanta degradação!
    Felizmente os lugares onde morei permanecem bem conservados, mesmo depois da guerra e não eram de luxo. Mas o que interessa, mesmo, são as recordações.
    E estamos quase no Natal e recordamos o estábulo sagrado...
    Dias ótimos, querido Amigo.
    Carminho é o autêntico fado.
    Abraço grande
    ~~~

    ResponderExcluir
  9. Sempre em grande estilo!! Amei o seu poema, bem como da nossa musica!

    Beijos. Boa noite!

    ResponderExcluir
  10. Inspirou-se bem na imagem da Ailime. Que joia, sentimentos e emoções brotaram com avidez e recordações...
    Abração... Venha CIRANDAR com "Pé na Estrada"...

    ResponderExcluir
  11. Boa noite:- Doce inspiração poética. Deslumbramento
    .
    …………… Poema ……………
    ^^^ Impuros Desejos ^^^
    .
    Deixando um abraço.

    ResponderExcluir

  12. passando por aqui Toninho, deixando o meu abraço
    bem representada essa rua que testemunhou tantas vivências do passado, com seus olhares de janelas e de gatinhos! gostei muito
    dessa rua se avistam histórias felizes outras menos, mas elas estão repletas de recordações, nada a ver com os edifícios dos dias de hoje onde as pessoas se fecham como em gavetas e que ninguém conhece!
    parabéns pela inspiração
    Angela

    https://poesiesenportugais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Foi Ana que me dirigou para aqui
    abração

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Toninho,
    Ficou belíssimo o seu poema nessa "Viagem da rua da vida". A foto que não é das minhas origens se assemelha muito à rua e porta dos meus avós onde fui muito feliz na minha infância e daí também surgiu o meu poema.
    Fiquei emocionada por também se inspirar na imagem e agradeço a referência ao meu blogue.
    Um beijinho e uma abençoado fim de semana.
    Ailime
    (lembrei agora que faz hoje 24 anos que minha Vó partiu).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Ailime, podemos entrar num poema, numa imagem e fazer uma viagem às nossas origens e conseguimos reprisar momentos lindo e outros nem tantos.

      Grato sempre amiga e esta lembrança da Vó será sempre ativa, pois foi boa a convivência.
      Bjs

      Excluir
  15. Bom dia Toninho!
    Agradeço pela presença e comentário tão carinhoso.
    Seja sempre muito bem-vindo ao meu blog!
    Uma saudosa, bela e sensível participação.
    Parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Toninho.
    Um lindo poema que não tem como se identificar...
    Um tempo que vivi bem pouco na minha infância, porque já tenho 40 anos de idade, mas compreendo essa saudade e essas palavras, porque essa foto e poema remete bem os velhos e bons tempos...
    Maravilhoso poema, linda inspiração.
    Abraços,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  17. Uma inspirada e tocante viagem ao passado... através da sua sensibilidade poética, Toninho... e um video da Carminho que eu ainda não conhecia, e que adorei descobrir por aqui!...
    Adorei o post! Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.