domingo, 25 de julho de 2010

Idolos de areia


Ídolos de areia.







Temos assistidos ultimamente a degradação do espírito esportivo de competição promovido pelas escuderias de Formula 1, principalmente com pilotos brasileiros sendo coadjuvantes das palhaçadas esportivas, frustrando uma legião desta modalidade movida pelo patriotismo. Assim o mesmo povo que chorou pelo diante do acidente com o piloto Felipe Massa, fazendo promessas, participando de correntes de incentivos pelo seu retorno com frase do tipo “Força Massa” hoje vi este povo o taxando de covarde, mercenário. Alguns mais exaltados até usaram a frase via torpedos dizendo que Felipe Massa, sem massa encefálica, uma alusão ao seu acidente, onde o mesmo teve uma forte lesão na cabeça com afundamento craniano causado por uma peça que se desprendeu do Carro do Rubinho Barrichello, outro piloto brasileiro.
Não se entende a força da grana, que se vem mostrando sua fúria no sentido de fazer valer cada vez mais seus interesses de lucros exacerbados, deixando à deriva a paixão o profissionalismo, com torcedores apaixonados em segundo plano em processo odioso.
Foi vergonhoso assistir neste domingo a corrida em que o brasileiro liderava a corrida na Alemanha, quando numa comunicação via rádio o chefe da escuderia da Ferrari enviou mensagem para o Felipe Massa, no sentido dele reduzir sua velocidade para permitir a ultrapassagem do piloto espanhol Alonso, cognominado Príncipe das Astúrias, um piloto que tem se mostrado anti esportivo, anti ético na sua carreira, tendo já prejudicado o próprio piloto brasileiro em manobras reprováveis, que não condizem com a ética do esporte de automobilismo.
Pode-se sentir a expressão de desanimo e decepção do locutor brasileiro que transmitia a corrida pela televisão, bem como na radio BANDE NEWS onde as pessoas em interação ao vivo com a emissora mandavam os mais irados recados de repudio ao ato de Felipe Massa. Inclusive um ouvinte, dizendo que até estavam sentindo vergonha de ser brasileiro inclusive usando o país vizinho Argentina, afirmando que um argentino jamais permitira tal assedio de perda de moral, eu fiquei assim, como *abestalhado como se diz na Bahia de agora e de outrora, como diria a escritora Mirian Sales?
Este ato apesar de muitos acharem normal neste meio do elitizado esporte mostra o quanto os detentores do poder pensam só mesmo nos seus planos e umbigos, o que gera um processo de perda de interesse das torcidas neste esporte, uma vez que nem sempre ao melhor é permitido o pódio, pois este mesmo esportista se vende, sem o mínimo respeito a sua legião de torcedores e seguidores. Bem é sabido que neste esporte os pilotos bem sucedidos como o caso do Felipe Massa já alcançara uma estabilidade financeira, que os permite inclusive ancorar lindas navegações no Principado de Mônaco, sendo assim deixa ainda mais incrédulos e decepcionados os torcedores diante tal picaretagem.
Parafraseando Caetano Veloso, posso dizer:
_ Que feio Felipe Massa! Ver a feia fumaça, que saiu de sua descarga, nos causando tosses secas, sentimento de engasgamento, ao provocar aquela desaceleração que gelou os corações de seus torcedores brasileiros. Um fato que faz lembrar o episodio da decisão da copa do mundo, onde ainda se questiona o desfecho daquela fatídica decisão, colocando em prova a idoneidade da CBF numa alusão que teria vendido a copa para a França, para que assim o Brasil fosse beneficiado no processo de escolha do país sede da Copa de 2014.
Eu assim com patriotismo acelerado, vendo nos olhos das crianças, jovens e esportistas em geral a terrível decepção de sua torcida diante tamanha submissão, me pergunto:
Nossos ídolos seriam de areia como os Castelos bem escrito pela escritora **Ange em 17/07/2010?
Ou será que a gente vai ter que fazer renascer o a moral a dignidade em nossos esportistas criando homens de aço, com cabeças pensantes e não flutuantes?

Oh, Felipe Massa, me deixe,viu!!!.
Vice só Sarney (sic)
Você ficou triste na foto em segundo plano.

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/atreis

Toninho
25/07/2010


Obs.
1-   *Miriam Sales Oliveira é escritora baiana com postagem no Recanto das letras autora do excelente Livro A Bahia de outrora.
2-   **Solange A. de Souza (Ange) outra excelente escritora do Recanto das Letras com seu texto Castelo de Areias

3 comentários:

  1. Toninho, quando eu ouvi a gravação dos boxes dando ordens sorrateiras para ele ceder à ultrapassagem, sinceramente achei que o brio de esportista, homem, competidor e de quem respeita os torcedores, o país e a sí proprio, fossem fazer com que ele não condescendesse . No momento da ultrapassagem, que deu para ver nitidamente que foi permitida, parei de assistir à corrida. E acho que deveríamos todos boicotar o restante do campeonato . Os empresários e sanguessugas do esporte só entendem uma linguagem: a redução dos seus lucros, via boicote. É o único diálogo possível com eles. Junto-me à sua coerente e muita bem fundamentada indignação. Abração, meu amigo! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Toninho, eu já cansei de torcer para brasileiros!
    Agora veja uma coisa, Toninho, que me revolta profundamente: Os argentinos ganham prêmio Nobel (5), ganham Oscar(2), ganham no futebol olímpico (2), ganham no basquete olimpico (1), são os primeiros a instituir o casamento gay, tem a primeira presidente mulher da América Latina! Então Toninho, eles são os primeiros em tudo, nós estamo sempre na rabeira, já percebeu isso?
    Então meu querido, olha, sinceramente, só nos resta o que?
    Nem sei mais... Desculpe amigo, esse dasabafo...
    Um abraço, até a próxima. De qualquer maneira, estou contigo!

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo, emocionada ao receber tão lindas
    e perfumadas flores logo pela manhã, e pelos
    belíssimos e emocionantes comentários que me
    deixou tanto no blog como no Recanto das letras
    eu resolvi, p'ra ti, escrever alguns versinhos
    bem simples, mas extraídos da sinceridade do
    meu coração...

    Amigo assim...


    Você é!
    muito especial...
    Entre todos os amigos,
    É um dos que ama sem igual...
    Ah! Você é!
    Dos amigos que eu tive,
    Um dos mais atencioso
    Envia flores, perfuma meu dia...
    Sim, você foi!
    O meu melhor achado,
    Feliz eu sou por ter te encontrado,
    És um girassol a enfeitar meu jardim...
    E é esse encanto de menino,
    Portador de paz e alma pueril,
    É que te faz ser assim,
    Tão importante p'ra mim...
    Você é!
    A real felicidade
    Que através da amizade
    Leva o bem sem maldade...
    Custo a crer!
    E nem sei se chego a merecer
    Tanto carinho e ternura
    Que você traz ao meu viver...
    Ah! Anjo poeta!
    De coração eu digo
    Que p'ra mim
    Você é luz, é abrigo
    Eu amo você...

    Que Deus te conceda uma ótima e iluminada semana...
    Bjsss....Flor

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.