quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Serras de Catas Altas

Serras de Catas Altas em perigo.








A gente não entende onde a fúria da especulação quer parar.

Pasmem que uma empresa de mineração de nome Maybach vem causando um transtorno na vida dos moradores daquela pequena localidade de Catas Altas entre Santa Barbara e Mariana. O motivo é que a empresa, esta fazendo sondagens no sentido de explorar minerais nas serra que compõem o complexo histórico turístico de Caraças, mais precisamente na área das nascentes do rio Maquiné. Onde ainda se mantém o famoso convento do Caraça com seus capuchinhos e padres da Arquidiocese de Mariana. Serras não renascem homens de tratores, serras não gritam pelo socorro, mas sua mãe natureza dá resposta terrível em forma de catástrofe à comunidade.


Serra que é verdadeiro cartão postal daquela localidade, tendo como ilustração velhos casarões conservados em seu sopé mantendo a histórica imagem. Ameaça terrível às nascentes dos rios e às cachoeiras do lugar. Da exuberante fauna e flora, que meus olhos tanto se extasiaram em visitas.

Governo de Minas, onde anda sua autoridade e cultura? Como não intervir rapidamente, no sentido de frear estes loucos por pedras de minérios de ferro e outros. Não basta o que se fez com a Serra do Curral nas imediações de Belo Horizonte? Vejam autoridades o visual daquela serra pelada agredindo nossos olhos, onde verde se via hoje uma mancha de cor avermelhada, com poeira subindo e se espalhando por toda cidade e tingindo o céu anil de Belo Horizonte, até não mais poder ter o belo horizonte. Como senhor Governador? Até quando vamos assistir esta desenfreada corrida pelos minerais desta terra, sem nenhum critério?

A população se manifesta, faz atos e protestos enquanto as autoridades apenas se dizem incapazes de veto, alegando que fará uma rígida fiscalização, como se isto realmente ocorresse contra estas grandes empresas de mineração. Não autoridades, o povo não lhes colocou no trono para esta apatia, este cumprimento cego das vontades dos poderosos.

Fico a imaginar o stress o medo da família do Lobo Guará com as sucessivas explosões de dinamite na fúria louca da empresa, na extração fácil das jazidas. Com certeza sairão na busca desenfreada por lugar tranqüilo e temo que não mais exista este lugar pela região, depois da fúria da Vale. Será que vale autoridades, estes repasses que mais parecem esmolas, ou mesmo uma paga por algo quer sabe esta fazendo de errado? Amanhã quando nem serra, nem lobos, nem água, nem cachoeiras se puder ver, estes royalties poderão recompor esse estrago?



Meu grito a todos no sentido de acompanhar todo o processo, pois nossas serras não renascerão, nem os lobos preservados serão a sua atração daquele mosteiro incrustado entre serras da beleza do lugar. Hoje quando olho para as serras que os meus olhos tanto namoraram que meus olhos nunca alcançaram o topo, sinto esta angustia desvairada, em saber que o homem, não tem mais limites para com a natureza, que o homem, não pensa num mundo melhor para os que chegam. Que o progresso que eles pregam para a região é mesmo o fio da navalha, a corda esticada sobre o abismo.

Povo simples, humilde, povo pobre que sonha com vida material melhor, que é enganado em sua simplicidade apenas para atender o capital. Eu penso, eu sofro, será que o capital vence mais esta maquiavélica batalha?


Pois é meu lobo Guará, o melhor a fazer é juntar todas suas tralhas e fugir, quem sabe para o Pico do Itambé, antes que do seu coro façam tapetes para expor em uma sala de uma empresa que representou seu fim.





Oh, Minas Tão Gerais!



"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro." (Provérbio Indígena)


Baseado em relatos sobre pedido de exploração de minerais naquela região.
Toninhobira
10/08/2010.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. TONINHO, PAREI COM TUDO PARA LER COM A MÁXIMA ATENÇÃO O TEU TEXTO!
    OLHA MEU AMIGO, É DE DOER, É DE MATAR, É DE MORRER DE RAIVA, ANTE A APATIA (INTERESSEIRA) DESSES POLÍTICOS BRASILEIROS!
    É DURO SABER E VER QUE TODOS ELES ESTÃO COOPERANDO PARA A DESTRUIÇÃO DO NOSSO PLANETA.
    O QUE ESTÁ FALTANDO MEU AMIGO, SÃO ATIVISTAS ALEMÃES, FRANCESES, E DO PRÓPRIO GREEN PEACE, PARA IREM ATÉ O LOCAL, SE AMARRAREM NAS ÁVORES E DESAFIAREM SE POSSÍVEL COM A PRÓPRIA VIDA, ESSES MONSTROS INSANOS E PREDADORES.
    ACORDA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ACORDA MUNDO, PARA A BESTIALIDADE DOS DIRIGENTES BRASILEIROS, QUE NÃO ADMINISTRAM BEM ESSE PATRIMÕNIO QUE É DA PRÓPRIA HUMANIDADE!!!!!!!!!!!
    ATÉ QUANDO MEU DEUS??
    TONINHO, EU FICO DOENTE, COM TAL ATITUDE!
    AQUI PRÓXIMO DE CASA, A SERRA DA CANTAREIRA ESTÁ SENDO DEVASTADA COM AS CONSTRUÇÕES IRREGULARES!
    E NINGUÉM FAZ NADA, NADA, NADA!
    DE QUE ADIANTOU ESCREVER PARA O GOVERNADOR, PARA O PREFEITO E PARA SOS MATA ATLÂNTICA?
    O QUE VAMOS FAZER TONINHO???
    PELO MENOS, TEU BLOG É UM DOS POUCOS QUE ESTÃO DANDO UM GRITO DE ALERTA, POIS A TERRA AGONIZA!!


    Choro de Deus

    Os céus molham a terra, em um pranto divino...
    Os mares estão de ressaca, tamanha agitação!
    É Deus irado, ao descer em um fogo repentino,
    Para prantear com certeza, a total devastação...

    Minha fauna, minha flora, e os seres do meu coração...
    O que fizeram? - Assim Deus pranteava, enfurecido!
    A obra que construiu, com afinco, amor, e paixão,
    É o corpo violentado da mãe, contaminado e ferido...

    Se és Criador, e já sobre o mal tens triunfado,
    Desvenda o Apocalíptico mistério obscuro
    Que envolve teu Ser, da auréola que te faz divino!

    Pois, os golfinhos estão atordoados aos milhões
    As baleias são rasgadas pelo arpão do demônio,
    Os mares estão morrendo, os homens fazendo serão...

    UM ABRAÇO AMIGO, VALHA-NOS DEUS!!

    ResponderExcluir
  3. tONINHO BOA NOITE, LI O SEU POST E ACHEI UM ABSURDO O QUE ESTÃO FASENDO COM AS NOSSAS MATAS E COM OS NOSSOS ANIMAIS. NÃO PODE SER FELIZ QUEM ASSIM PROCEDE,MAIS CEDO OU MAIS TARDE ELES TERÃO O PAGAMMENTO A MÃE TERRA SE ENCARREGARAR DE COBRAR O QUE ESTÃO FAZENDO.MUITO BOM O SEU POST ENQUANTO TIVER ALGUEM PARA APONTAR OS ERROS COMETIDOS, E COMENTALOS AINDA RESTA UMA ESPERNÇA QUE ALGUEM BEM INTECIONADO FAÇA ALGUMA COISA. UM ABRAÇO CARINHOSO CELINA.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, meu amigo! Eu ainda acrescento que o mesmo vai ocorrer com o véu da noiva lá Serra do Cipó, onde o Sr Eike Batista está desapropriando inúmeras fazendas para extrair minério. E os chineses estão chegando aqui em Minas com uma voracidade nunca vista. Como se tornaram o maior consumidor de minério do mundo, agora resolveram deixar de ser simples compradores da matéria prima e estão adquirindo minas para eles mesmos retirarem. Não dá para confiar nas atuais autoridades que deveriam cuidar disso. A denúncias pipocam aqui todos os dias sobre laudos ambientais comprados. Em Caeté, sob a serra da Piedade, a Vale vai abrir a maior mina do chamado sistema sul e não está havendo resistência capaz de barrar essa fúria gananciosa dos empresários. Minerar é preciso, mas viver dignamente também. Nosso lobo guará está ficando sem ter para onde ir. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto! Lindas fotos! Lindo lugar! - Parabéns, Toninho! - Abração

    ResponderExcluir
  6. Olá meu amigo, bom dia! Os colegas Antonio
    e José Claudio ja disseram tudo por mim...
    Parabéns pelo post intenso e sabiamente
    escrito como só você consegue escrever tão bem..
    Nada mais justo do que esse emocionante grito
    de alerta com o qual você desabafa aqui...
    Carinhos meus pra ti, sempre... Bjsss

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.