quarta-feira, 27 de julho de 2011

Simpatia

imagem Google.


Aos que são simpáticos.



Estou convicto, que a simpatia é o mais lindo de nossos sentimentos pelo fato de nos colocar na vida das pessoas naturalmente, assim desprovidos de outras emoções, que não seja a de e sentir bem, e fazer o bem. É pela simpatia, que criamos laços com amarras perfeitas numa relação de troca de amabilidades, sinceridades e cooperação.

Na vida simpatizamos com coisas, pessoas, cidades, partidos políticos, animais enfim por tudo que nos surpreenda. Não é raro, ouvir alguém dizer, que não se simpatiza com alguém, por este ou aquele motivo, ainda que não se explique ou justifique. Mas é assim, basta que não goste de alguém ou algo, para a palavra simpatia vir à tona. Em muitos casos a palavra simpatia assume um eufemismo, esconderijo de uma verdade.

Assim acontece nos blogs, onde a gente cria laços de simpatias, seja pelo comentário ou mesmo pela arte de postagem. Às vezes há uma evolução da simpatia, e o laço se torna mais seguro. Simpatizamos com pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo e vamos “linkando” pessoas, para nossa rede de simpatia. Logo ficamos cativos a estas pessoas e compartilhamos de seus momentos, às vezes sem nunca vê-los, mas os sentimos, em cada mensagem, em cada ato de carinho. 

A simpatia tem esta arte de embelezar nos iluminar os sentimentos. Por isso não se entende as pessoas que parecem fazer questão de serem antipáticas. O lindo é sonhar com um mundo, onde todos se harmonizam numa verdadeira cadeia de carinho, onde cada um possa estar envolvido na promoção da felicidade e do bem estar geral, numa harmonização com o universo.

***************************************************************************

Ilustro com esta bela declamação da cantora Maria Bethania em Drama do 3° Ato de 1973 ao vivo no Teatro da Praia Rio de Janeiro sobre texto de Fernando Pessoa:

"Eu quero ser sempre aquilo/Com quem eu simpatizo/E eu torno-me sempre/Mais cedo ou mais tarde/Aquilo com quem eu simpatizo/E eu simpatizo com tudo/São simpáticos os homens superiores/Porque são superiores/E são simpáticos os homens inferiores/Porque são superiores também/Porque ser inferior é diferente de ser superior/E isso é uma superioridade/A certos momentos de visão/Eu simpatizo com alguns homens/Pelas suas qualidades de caráter/Com outros eu simpatizo/Pela falta dessas mesmas qualidades/E com outros ainda eu simpatizo por simpatizar com eles/Como eu sou rei/Absoluto na minha simpatia/Basta que ela exista/Para que tenha razão de ser.”



Toninho

26/07/2011.








29 comentários:

  1. Lindo meu simpático amigo.Entre nós a antipática tenho sido eu que quase nao tenho aparecido por aqui.Vim corrigir esse erro e dizer que adorei sua coerente cronica sobre a simpatia.Beijocas mil!!!

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que vc é ???
    Um lindoooo!!! Uma pessoinha abençoada que por onde passa deixa um rastro de doçura, sabedoria e encanto!!!
    Toninho, me perdoe por visita-lo tão pouco...
    continuo em falta com meus amados... mas, meu coração se encanta e os ama cada dia mais... cada vez mais!!!
    Obrigada por sempre me encantar com suas ternas visitas... e enriquecer minha alma com seus maravilhosos textos!!!
    beijo assim bem grande pra vc simpatia!!!

    MelBraga***

    ResponderExcluir
  3. Não é à toa que eu te sigo aqui e acolá e onde mais você passar deixando seu rastro de generosidade e simpatia, meu amigo. Abraço grande. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Meu grande amigo Toninho!
    Voltei e logo encontro um super tema sobre a simpatia! Sem dúvida que ser simpático é a forma de me alimentar a vida. Gostei da forma como falas da simpatia e tenho a certeza de que, se eu habita-se junto de ti, teria um bom amigo para compartilhar amizade e simpatia.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. ...Essa homenagem a simpatia ofereco a vc Toninho...pena que vc ta tao longe...senao ia la te dar um abraco...hihi.Simpaticos beijos de uma mineira-alema simpatizada com os simpaticos desse mundao.Vc viu?,to aprendendo a romantizar com vc,hihi.Linda quarta.Lu.

    ResponderExcluir
  6. Por isso estou aqui sempre te lendo, mesmo em férias...abração,chica

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Toninho!!

    É verdade...a simpatia vai criando elos que nos ligam, e a falta dela nos afastam das pessoas.Como a afinidade,começa com a simpatia, e flui com o tempo, conforme vamos nos conhecendo e reconhecendo as afinidades!
    Lindo e verdadeiro texto!!!
    Beijos pra ti!!
    Tenha um dia iluminado!

    ResponderExcluir
  8. Muitas vezes não temos muito a oferecer,
    ou repartir,mas enquanto existir palavras
    que tragam de volta a esperança perdida nas longas
    dificuldades da vida,
    elas valerão mais do que do qualquer dinheiro ou bem material,
    porque renovam a vontade de lutar
    até encontrar soluções para nossos problemas.
    Algumas palavras, nos momentos certos trazem de volta,
    a vontade de viver e tem o poder de transformar
    quem está quase desistindo.
    Um beijo no coração para sempre sua amiga,Evanir.
    Você é muito especial para mim..

    ResponderExcluir
  9. A simpatia é o dom maior, quem nem todos as possui, as vezes são pessoas maravilhosas, mais não tem este dom, conheço muitas assim, com o tempo vamos conhecendo melhor, e pode ser o contrario, nós simpatisamos e depois vem a decepção, eu tenho muito cuidado nas minhas escolhas. Agora o amigo é diferente, nós o aceitamos como ele é, com seus defeitos,a maioria das vezes nos machuca, mais não ha como desgostar, 'vuo dar um exemplo eu tinha uma amiga que as outras perguntavam porque eu gostava dele , era antipatica até dizer basta, isso não se explica , ou se gosta ou não' abraços Celina

    ResponderExcluir
  10. Toninhooooo!
    É por isso que eu venho aqui sempre. Simpatizei contigo no primeiro instante, fora a beleza das suas poesias e crônicas.
    um beijo carioca ó simpático!

    (hoje tem poeta novo no me and you, verifique)

    ResponderExcluir
  11. Toninho meu querido, a simpatia mora aqui, e mora também em ti, nas palavras que nos deixas, toda vez que vejo um comentário na minha Esferografia, fico muito, muito, muito feliz, pois sei que foi um amigo que leu cada palavrinha que fiz nascer por lá, e que com novas cores complementa um horizonte chamado: Amizade!!! :)

    Amo a Bethânia ela já foi trilha sonora da mais linda história de amor que tive na vida.

    ResponderExcluir
  12. Tu e teus escritos são muito simpáticos. Gosto muito de te ler. Abração.

    ResponderExcluir
  13. Toninho querido que texto feliz esse seu...o mundo hoje esta tão frio,tão direto que a simpátia anda ficando em segundo plano...e quando alguem é simpático com a gente chama muito a atenção...e devemos procurar ser simpáticos para criar elos,criar vínculos,fazer amigos..
    É só através da simpátia com certeza..
    abraço com pão de queijo e cafezinho..rsss
    Titi

    ResponderExcluir
  14. Olá Toninho,

    Como tem pasado?
    Na realidade, a simpatia é um dom.
    Não se pode comprar, na loja. Vem de dentro.
    Mas pode fazer-se um esforço para melhorar.
    Tenho novidades escritas. Terei muito gosto em recebê-lo.

    Bjs de luz.

    ResponderExcluir
  15. Toninho
    Que bálsamo ler esse seu texto. É por isso que estou aqui, te seguindo, te admirando, morrendo de simpatia por você. E eu acho tão fácil, é mais leve, mais natural, a gente nem precisa fazer força pra ser simpático. Já o antipático deve ser tenso, ansioso pq não consegue relaxar nunca, tem que manter sua pose de inatingível. Excelente texto. Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  16. sIMPÁTICO AMIGO

    E, ASSIM, NESTE LAÇO, VAMOS NOS SEQUINDO, ACOMPANHANDO DE PERTO MESMO DISTANTES.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Toninho!

    “...Se tens algo a pedir para Deus, que seja o amor, que é o instrumento divino de transformação verdadeira. Não tenha medo de amar, de recomeçar, de transformar, afinal de contas, tudo começa com um gesto, com uma atitude, com um desejo e eu desejo que você realmente seja feliz.”

    Um abraço super carinhoso

    Deus seja sempre a tua fortaleza!

    Yehi Or

    ResponderExcluir
  18. Toninho nem sei o que falar, comentar, sobre um texto que tanto bem nos faz, você transmite uma energia linda, é sábio e singelo ao mesmo tempo,gosto muito de estar aqui e é por esta simpatia toda que vale muito a pena, obrigadas por compartilhar conosco tão belos pensamentos e ainda por cima estes versos de Bethania, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  19. ♥•˚。˚
    Olá, amigo!
    Você é a simpatia em pessoa.
    Beijinhos.
    Minas
    (¯`v´¯)
    `•.¸.•´
    ●/ ♥•˚。˚
    /▌
    / \ 。˚。♥

    ResponderExcluir
  20. Que cheio de simpatia seu texto meu querido...nem tinha como ser diferente...você é pura simpatia amigo...e muitos aos qual encontro nesta rede imensa o são também, cada qual com seu carisma, mas é bom demais compartilharmos este sentimento tão bom e benfazejo que nos liga.
    Bom dia meu querido...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  21. Acredito sempre que o que sempre nos une são os laços da afinidade...semelhante atrai semelhante...e isso é muito bom!

    Um abraço, querido!
    Liz

    ResponderExcluir
  22. Toninho,
    Estarei "fora do ar" até dia 1º de agosto, quando virei com novidades na coluna da direita, uma vez que é virada de mês. Me aguarde! Eventualmente, se for possível, postarei alguma texto interessante, mas as idas aos blogs de meus queridos amigos, só terei condições para fazê-las na segunda-feira. Beijos e até a volta!!!
    http://amadeirado.blogspot.com
    http://alemdasnuvens2011.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, Toninho!

    A leveza de seu texto me fez lembrar de muitos amigos que fiz através dos blogs. É uma coisa mágica mesmo porque a grande maioria deles eu nunca vi de perto e já os considero velhos conhecidos. Parabéns pela sensibilidade com as palavras!

    Um grande abraço e desejo que a paz esteja sempre em seu coração

    Deus seja contigo

    ResponderExcluir
  24. Olá Toninho,

    Agradeço as suas gentis palavras no meu blog.

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir
  25. Meu querido amigo

    Perante a ternura deste texto...não tenho palavras e deixo a minha amizade num abraço apertado.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  26. Uma pura verdade isto aqui! Às vezes simpatizamos com algo ou alguém sem nenhuma razão visível, e o oposto também pode ser o mesmo caso.
    Aqui cheia de simpatia lhe desejo um lindo fim de semana!
    Ange.

    ResponderExcluir
  27. Amor de Volta!!

    LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas? Funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava, mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS?

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)?
    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre AVS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que AVS venha para MIM, afaste todas aquelas que têm contribuído para o nosso afastamento e que ele AVS não pense mais nas outras! Mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém.).

    Publique esta simpatia por três vezes, Basta copiar e colar por três vezes em fórum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma
    Não esqueça de colocar as iniciais do nome de seu amado (a)Voltar ao topo

    ResponderExcluir
  28. Sabia que vindo aqui encontrava simpatia, até mais do que eu queria.

    Ainda mais embalado por Paulinho Pedra Azul e outros...
    Tudo aqui é muito lindo e simpático meu amigo.

    Parabéns!!!


    Demoro mais é certo quevolto!

    Abração

    ResponderExcluir
  29. O anônimo acima na verdade é sua amiga e vizinha VANIA MOTA,errei na hora de clicar :D

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.