segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Lembranças de uma Noite de Natal.





















Nas minhas lembranças vejo um Natal, que nem em sonhos me visitam mais e confesso uma danadinha de saudade, do tanto que perdemos em cada movimento desta vida. Meus olhos desfilam pelas ruas das cidades, a procura de uma igreja aberta nas noites de Natal. São vinte e três horas, todas elas fechadas. Será que o galo sindicalizado passou a revindicar adicional noturno? 


Mas se vê noite de farta comida e excesso de bebidas, como tenho visto na Sexta Feira da Paixão, ou seja, nascimento e morte do Maior de todos, hoje é motivo de bebidas em excesso, seguido de mortes de facas, de balas e trânsito e prisões.


Era linda a noite pré Natal, todos indo para a missa do galo e quando terminava, em cada casa uma oração de agradecimento, para em seguida fazer a tão esperada ceia de Natal com a família. Mas logo após o ato com a família, começava a via sacra dos vizinhos e parentes mais próximos para uma confraternização, como uma troca de visitas. Era noite de muita alegria e fartura mesmo, mas não se via os excessos com álcool, nem se conhecia ocorrências policiais nesta noite.


O que me encantava de encher os olhos, eram os presépios que as famílias se esmeravam para representar a cena do nascimento do Menino Jesus. Lembro-me do uso de pó de minério, que brilhava como estrelas do céu, o uso de musgo que se buscava nas nascentes próximas, a areia fina e branca, a vela acesa. Junto do presépio sempre um prato onde alguns recolhiam as doações de dinheiro, que seriam repassadas às igrejas do bairro. Aos poucos perdemos nossas tradições, que hoje na memória buscamos resgatar?


A árvore de Natal era feita de galhos que se buscavam na serrinha do bairro. Ficavam brancas de algodão enrolado nos galhos e algumas bolinhas penduradas. Junto dela os sapatos dos menores, para receber o tão sonhado presente imaginado durante todo o ano. Naquele bairro criança sonhava pequeno e os presentes não excediam ao tamanho dos sapatos. Lembrança das bonecas moldadas em jornal, que não podiam ver água, os carrinhos minúsculos de plásticos ou feitos de madeira macia. Tudo era simples lá naquela cidade num cantinho de Minas, para aquelas pobres crianças de sonhos moderados, mas que vivia o deslumbramento da data.


Como não lembrar-se da farra da criançada para caçar o peru e ajudar as cozinheiras naquele processo de embebeda-lo com cachaça, pois rezava a crença, que sua carne ficaria mais macia. Que delicia era aquela carne assada no forno de fogão a lenha, um cheiro que deixava todos angustiados pela hora de comer um pedaço. Era costume naquela época se criar porco nos quintais e sempre nesta data também podia se degustar um saboroso leitão a pururuca, ou o famoso lombo assado era guardado em meio ao toucinho frito, pois geladeira não existia. Era tudo muito simples, mas as pessoas se mostravam mais felizes, mas tudo se perdeu no tempo e nas modernidades do mundo globalizado.



Toninho.
26/12/2011. 
 
**********************************************************************

Agradeço todas as manifestações de Feliz Natal.
Renovo meu desejo de estar com voce no Novo Ano
na sintonia maravilhosa, por um pensamento positivo
de um mundo melhor e mais justo.

Vamos juntos mais uma vez, com toda fé.

*********************************************************

Foto de um presépio lá da cidade de Itabira
Vizinhos de minha mãe, é lá onde moram minhas
lembranças e saudades e alguns ais.


22 comentários:

  1. OI AMIGOO TONINHO, MUITAS LEMBRANÇAS SÃO QUASE IGUAIS AS MINHAS,SINTO SAUDADES DE TODA AQUELA SIMPLICIDADE, MAIS QUE DEIXOU MUITAS RECORDAÇÕES, OS VISINHOS TODOS IA CHEGANDO E ERAM CONVIDADOS, O PERÚ CEVADO E AS OUTRAS GOLOSEIMAS SEM FALAR DA FAMILIA , QUE MUITOS SÓ RESTAM AS LEMBRANÇAS, NUMA ÉPOCA DESSA SINTO MAIS TRITEZA QUE ALEGRIA, MAIS TENHO UMA FAMILIA E TENHO QUE REPRESENTAR QUE ESTOU FELIZ , UM ANO NOVO DE MUITA SAÚDE E PAZ AS BENÇÃOS DE DEUS PARA VC E TODOS SEUS ENTES QUERIDOS CELINA.

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo
    Muitas das suas lembranças fazem parte também meu baú. Vamos tentando manter a tradição em família, mas as missas são, por aqui, entre às 19:30 e 20:00 horas. Os presépios vão se extinquindo, enfim ...esses tempos modernos do consumo.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Lembranças preciosas Toninho!! Este natal está vivo em algum lugar ainda? Será? A missa do galo era linda mesmo. Tudo é lindo na noite de natal. Uma pena a perca desse sentido verdadeiro que vai embora junto aos valores espirituais da humanidade...cada vez mais....penso e não sei também o que fazer. Confesso que fico muito triste também por tudo isso.
    Beijos e uma feliz última semana do ano!!
    Carla

    ResponderExcluir
  4. Belo alvorecer meu amigo querido e amado sempre!
    Hoje venho agradecer a sua presença no meu blog que fez irradiar os comentários de calor humano...sentido pela alma que transporta amor e carinho sempre.Te quero em 2012 com o mesmo sabor que me dedicastes esse ano,para que eu possa continuar a sorrir...
    Deixa eu dizer que te amo!
    Bjsssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Essas saudades desses Natais lidos, na simplicidade, ficam pra sempre!!! Lindo,Toninho! Bom pra ler e reler! abração,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  6. Oi Toninho
    Lembranças que ficam pra sempre e dificilmente voltarão.Que pena!Era assim como voce conta, o Natal era feito de emoçoes ,hoje as igrejas vazias e as lojas cheias.
    Que o espírito tenha ficado em nossos coraçoes e que seja assim durante o nosso ano novo que vem surgindo.
    Obrigada pela amizade , tudo de muito bom pra voce e familia.
    com abraços

    ResponderExcluir
  7. a noite de Natal sempre nos deixará na alma uma lembrança de paz,,,de amor,,,união e fraternidade,,,abraços de bom dia pra ti meu amigo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia,Toninho!!!

    Ah!Meu amigo...infelizmente tem coisas que mudam e não é pra melhor...tenho tentado resgatar um pouco para passar para s meus filhos.A lembrança mais doce nesta épca que tenho é da minha vó arrumando o presépio...era tão lindo(nem lembro dos presentes!!!), tenho procurado,mas acreita que neão encontra presépios como o que ela tinha???Mas não desisto, ainda acho um bem lindo!
    Enquanto isso fazemos nossa parte, reverenciando o aniversariante e agradecendo muito!
    Obrigada meu amigo pela companhia este ano, pelas palavras sem pre gentis e tão amigas!Obrigada!Que Deus te abençõe!
    Feliz 2012!!!Que seja de muita saúde, amor e paz!

    ResponderExcluir
  9. Toninho, que pena ter-se perdido essa tradição, onde também cresci e me traz tantas saudades da pureza e inocência. Parabéns pelo texto deslumbrante. FELIZ ANONOVO!

    ResponderExcluir
  10. Já vivi Natais maravilhosos qdo estavámos com a família toda reunida, o tempo vai passando pessoas queridas vão partindo e os Natais nunca mais foram os mesmos.

    Querido amigo quero agradecer pela sua amizade, seu carinho, seu apoio e por ter me acompanhado durante esse ano, sem saber vc tem me ajudado e muito, espero que nesse novo ano vc esteja ao meu lado novamente, que Deus te ilumine sempre.

    Feliz 2012 com muita saúde, paz, luz, amor, e que seus sonhos que só Ele sabe sejam realizados.

    Um gdeeeeeeeee abraço.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  11. Olá Toninho,
    À medida que lia ia me lembrando, passo a passo, dos Natais da minha infância, bem parecidos. Lembro-me, ainda, de que meu pai, já falecido, não perdia uma missa do galo.
    Como tudo mudou! Perdeu-se o sentido da festa cristã e o encantamento das coisas simples, mas marcantes. Bom para nós que tivemos a oportunidade de viver esta magia.

    Adorei conhecê-lo e espero que nossa amizade se fortaleça no ano vindouro.

    QUE 2012 SEJA DE PAZ, POESIA, SAÚDE,REALIZAÇÕES E MUITO...MUITO FELIZ!

    Afetuoso abraço.

    ResponderExcluir
  12. Ao grande amigo Toninhobira, desejo um ano de 2012 perfeito, extensivo a todas as pessoas que tem o prazer de manter convivência com você. Esta música de fundo é sensacional. Passa no nosso blog dizendo quem é.

    ResponderExcluir
  13. Essa nostalgia que você manifestou chega sempre. O mundo mudou, mas as alterações significativas, nessas datas, vemos nas pessoas. Em minha casa, no interior, sequer havia ceia. Almoçávamos juntos no dia 25 e esse era nosso Natal. Tudo dentro da maior simplicidade. A missa sempre foi importante para meu pai. O clima era de fé, sem essa intervenção exagerada da mídia e sem esse consumismo que escondeu o verdadeiro sentido da data.
    Espero que tenha passado um Natal com amor, união familiar e paz.
    E lhe desejo um 2012 de muitos caminhos, de muita força, de muita saúde, luz, sabedoria.
    Foi um enorme prazer conhecer seu espaço nesse 2011 e criar esse vínculo afetivo que muito significado tem.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Toninho lendo seu texto me recordei de saudades minhas guardada com muito carinho. Meus Natais de hoje não tem mais o mesmo sabor, porque meus pais era o nosso maior presente. Mas essa é a lei da natureza, não podemos mudar... Obrigado amigo pela amizade, e pelo carinho nesse ano de 2011... Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus. Estaremos junto em 2012 se Deus assim permitir.Que 2012 seja de muitas realizações, paz, saúde e alegria pra você e toda sua família.
    Beijo grande no coração!
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  15. A LEMBRANÇA É O COMBUSTÍVEL DA ALMA DEPOIS DE ALGUM TEMPO, E REVIVER NELAS, É REVIVER EMOÇÕES A MUITO GUARDADO NO GUARDA ROUPA...
    FELIZ 2012 AMIGO POETA...

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo, o que nos resta agora é manter as tradições quando pudermos.
    Infelizmente aquilo que é bom e simples vai sendo descartado como se fosse algo estranho.
    É uma pena não?
    Porém é bom estarmos ao lado de pessoas que ainda compartilham com a graça de um Natal onde a família predomina.
    Venho desejar uma Boa Passagem de Ano, boas festas para ti e toda tua família, com a Graça Divina.

    ResponderExcluir
  17. Poeta, realmente, a lembrança dos natais da infância, por exemplo, são inesquecíveis. A pureza, a simplicidade, a expectativa, iluminavam os nossos rostos para vivermos a noite das emoções.
    O teu texto é de uma beleza ímpar que nos transporta para uma verdade que já não existe.
    Abração.

    ResponderExcluir
  18. O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo.
    É que nós deveríamos ter uma alma nova.
    É dentro de você é dentro de mim que devemos deixar renascer amor e Esperança,
    pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus!
    Desejo um Feliz e Abençoado Ano Novo.
    Um 2012 de relizações na sua vida .Na nossas vidas.
    De coração te agradeço pela sua linda amizade.
    Beijos de Paz e Luz.
    Com Carinho.
    Evanir.

    Que Em 2012 possamos estar juntos muito mais
    que em 2011.

    ResponderExcluir
  19. Linda Noite Feliz*Toninho*Parabéns pelo texto.Natal para mim tem que ter alegria,felicidade e presépio.Meditar e conscientizar sobre o que aprendemos mais nesta ano que se finda.No que eu evolui,então o silêncio me disse......aprendi mais um pouco a espalhar a Essência-A perdoar-espalhar o amor..Assim desejo que teu 2012 seja uma sequência de 2011,que você leve consigo todas as alegrias,de viver..para um Novo dia que vai amanhecer....Sucesso sempre..Bjus\Flor*

    ResponderExcluir
  20. Um belo dia pra ti meu amigo...abraços.

    ResponderExcluir
  21. Olá,Toninho!!!

    Deixo um beijo e meu carinho meu amigo!!!
    Tudo de bom sempre pra ti!
    Beijos!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Meu querido amigo

    Mesmo com o Oceano a separar-nos as recordações do Natal são identicas e vi as minhas nas suas recordações...como eram doces esses momentos, que vão perdurar para sempre na nossa memória.

    Deixo um beijinho desejando que 2012 seja um ano de muita paz e amor.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.