terça-feira, 12 de março de 2019

Primavera de Portugal


Inspirado no escritor poeta Humberto Maranduva (Portugal)



Quando o inverno de lá se aquieta,
é lindo o colorido da nova estação.
É primavera, que já vejo no botão,
da nova rosa que ofertarei à Pietá.

O cinza do jardim veste-se violeta,
veste-se verde o campo da criação, 
sob o olhar do pastor com emoção,
levando ovelhas ao som da sineta.

As ruas ora vestidas de cerejeiras.
Sinto na conexão com a natureza,
inebrio-me o cheiro das macieiras.

Então em Portugal, é primavera,
sinto em êxtase com a sua beleza.
Acordar por lá, aí quem me dera.


Toninho
02/03/2019

Aceitei o convite belamente feito pelo amigo Humberto Maranduva para esperar a Primavera lá de Portugal aqui: InviteO Humberto é o irmão da querida Beatriz do blog Vida e pensamento quem o me apresentou. Hoje os convido a conhecer e sentir o mesmo que sinto viajando por lá. Confiram: maranduvaline.blogspot.com


Que a semana
continue bela e leve.

23 comentários:

  1. Beleza de vídeo e poesia tão bem inspirada! Visitei a Beatriz, de quem estava com saudades e fui até o Humberto, ótima leitura lá! abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um grande abraço, Chica. Tive agora ocasião de a visitar nos seus blogues. Até já.

      Excluir
  2. Boa noite de paz, querido amigo Toninho!
    Você sempre cumprindo com elegância os desafios que lhe são feitos.
    Muito bonito poema primaveril pois minhas amigas estão se vestindo de flores por lá para recepciona-la com toda pompa como ela merece.
    Quem me dera também sentir o cheiro das flores de Laranjeiras!
    Ah! Que lindo, meu amigo!
    Tenhamos dias floridos na alma independente da Estação.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😘🌼
    P S. Video lindinho! As flores de lá são belas...🌹🌺🌷

    ResponderExcluir
  3. Toninho, só hoje reparei neste seu gesto de incrível amizade e partilha. Sou mesmo distraído.Um grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. Belo som e adorável poesia primaveril!!! Bj

    ResponderExcluir
  5. Mais um poema brilhante:))

    Hoje:- Caminhos da ilusão...

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderExcluir
  6. Bonito poetar, Toninho! Portugal na Primavera é um encanto... Fui duas vezes por lá, justamente nessa fase (mas ainda é um período c friozinho)...
    Abraço... Convido vc a Cirandar conosco no post do dia 10/Ciranda de Frases...
    Obrigada pelas indicações dos blogs, vc sempre amigo e prestativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho, vi o seu comentário por lá, triste e horrendo acontecimento. Clamores! Arre, o mundo jaz mesmo no Maligno... (João 5.19)
      Obrigada por Cirandar, semeando a paz..
      Abç

      Excluir
  7. Ai quem me dera também acordar por lá, longe dos absurdos que tem acontecido no Brasil.
    Temo que tão cedo não vamos conseguir melhorar, pois a mentalidade geral não muda...

    Lindo poema, Toninho!

    ResponderExcluir
  8. A primavera é uma bela estação e agora em Portugal ela vai chegando, certamente encantando e inspirando lindos versos.
    Um abraço.
    .

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de visitar Portugal na primavera e nos verões! Sua poesia nos deu uma linda visão beijos!

    ResponderExcluir
  10. Toininho
    o video é lindo
    mas a sua inspiração poética fez um belo soneto.
    adorei ler...a nova rosa para Pietá

    beijinhos

    :)

    ResponderExcluir
  11. La primavera es siempre bienvenida, la luz se hace más intensa, millares de especies de plantas florecen y todo tiene una presencia bella y verde. La vida se llena de matices. Encantador poema por todo lo que sugiere y cristaliza. Ha sido un placer. Saludos muy afectuosos y cordiales.

    ResponderExcluir
  12. Gostei do video bem como do belíssimo poema e já estamos quase a entrar na Primavera, aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  13. Gostei deste bocadinho de conversa Toninho,
    o seu poema muito sentido e delicado,
    deixo aqui uma homenagem à Primavera

    Quando vier a Primavera…

    irei ver o blogue acima mencionado :)
    deixo votos de um bom fim de semana
    Angela

    https://www.youtube.com/watch?v=ZNWEmKLLFWA

    ResponderExcluir
  14. "As ruas ora vestidas de cerejeiras.
    Sinto na conexão com a natureza,
    inebrio-me o cheiro das macieiras." Aceitastes o convite e o cumpristes com muito merito, meu caro poeta de Minas! Lindissimo! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Que homenagem à Portugal, hein, Toninho? Nossos irmãos merecem todo nosso carinho e amizade!
    E nós aqui, entrando no outono...
    Belíssimo poema, amigo!

    *Vou conhecer os blogs de seus amigos!

    *hoje estou me redimindo aqui no seu blog (a gente se perde com tantos amigos), mas não preciso dizer que estou adorando.

    beijo.

    ResponderExcluir
  16. Uma publicação, que adorei, Toninho! Pela delicadeza e atenção, com que homenageou a nossa Primavera, quer em imagem, escolha musical e palavras...
    Uma verdadeira delícia para os sentidos!... Sempre um privilégio imenso, passar por aqui!...
    Beijinho
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Vídeo muito belo e apaziguador.
    Toninho, faço votos de que esteja a passar bem. Um abraço.
    https://www.google.com/search?q=cerejeiras+em+flor+portugal+2019&rlz=1C1AOHY_enPT733PT733&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjOs86w7PnhAhULjqQKHehMDxUQ_AUIDigB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Toninho
      Só hoje me apercebi deste seu belo soneto! Fiquei comovida. Gostei imenso do vídeo e da canção. Nem imagina como é a nossa primavera! Tem de vir cá, e digo já que, qualquer que seja a estação do ano, vai adorar! Apenas terá de suportar um pouco de frio, se vier no outono ou no inverno, mas garanto que não se vai arrepender.
      Saber que tudo partiu de um convite do meu irmão mais velho fez-me sentir orgulhosa.Ele deve ter ficado muito satisfeito.
      Um grande abraço
      Beatriz

      Excluir
  18. Não poderia ficar indiferente a um texto com a temática da primavera. Estive a ler o seu poema que apreciei. Para além da nova roupagem das árvores e das flores a andorinha é, incontestavelmente, em Portugal, um ícone da primavera. Se me permite aqui lhe deixo o meu sentir poético sobre esse símbolo:

    Andorinha

    Chego com a primavera,
    Encho o ar com os meus gorjeios,
    Percorro todo o espaço
    Em liberdade esvoaço,
    Faço mais de mil volteios.
    Sou o sonho e a quimera
    De um tempo remoçado
    Que em cada ano de espera
    Cada ano é renovado.

    Saudações bárdicas,
    Juvenal Nunes


    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.