domingo, 5 de janeiro de 2020

Delicadezas do Criador.



A BC_Botando a cabeça para funcionar bem sucedida criação da Chica e seu neto Neno, volta ao ano 2020 com a bela imagem abaixo para inspiração livre e ou comentários na postagem. Vamos com a Chica viajar pelas imagens em mais este ano, que sonhamos seja de paz, apesar de alguns malucos mandatários pensarem diferente. Vamos lá conhecer e participar chicabrincadepoesia.blogspot



A interação com a natureza nos leva ao equilíbrio com reflexos na vida, nas relações afetivas amorosas, vida profissional e financeira. Há otimização dos nossos quereres. Tem sabedoria a busca do equilíbrio ao longo da travessia. Uma blindagem contra as aflições, tão comuns no cotidiano que muitas vezes levam à depressão, é fugir para o campo, deixar-se encantar pelas delicadezas espalhadas pela natureza, pois a natureza é Deus.

Não é nada fácil, encontrar o ponto de equilíbrio vivendo sob tensão nesta selva de pedra. Há constante conspiração das mazelas reinantes na cidade grande, onde a pressa nos cega de olhar o belo, seguimos como nossos olhares embaçados à margem do abismo, construído, na busca desenfreada da tal felicidade, que nos vendem em troca de nossa paz e estabilidade emocional. 

Quando nos presenteamos com uma vida no campo, toda natureza nos envolve e somos tragados pelo emaranhado de verdes cores, de águas cristalinas em corredeira, de cantoria variada de passarinhos nas manhãs orvalhadas, perfumadas por flores do campo. As noites são mais belas, tem mais estrelas cintilantes e a Lua sempre a nos namorar e encantar. Não há luar mais bonito quando nesta envolvência.

E assim como crianças, rolamos pela gramínea verde, lançamos nossas pernas ao alto, cantamos movidos pela alegria da liberdade, pela sensação de bem-estar e tudo fica mais bonito e encantador. Há poesia neste frisson de desarmamento do espírito de todas as angustias e apreensões, que nos desnorteiam. Deixe-se levar, permita-se o sentir como criança leve, livre e solta. O céu é azul, o sol doura as tardes. Olha este Céu, esta mata e dê graças ao Criador por tudo isso.


Toninho
05/01/2020.



Grato pela visita

25 comentários:

  1. GRATIDÃO... a palavra que faz a diferença!!! 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhosa inspiração, desde a música escolhida!

    Realmente encontrar a paz e manter nosso equilíbrio emocional, com tantos que querem fazer de tudo para que o mundo a perca é cada vez mais importante.

    E estar em contato com a natureza, relaxar, voltar a ser crianças nos ajuda nisso! Adorei! Obrigadão, lindo domingo! Levei o teu link! abração, chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de muita paz domingo, querido amigo Toninho!
    Como fala a música, a paz vinda como um Vento de um tufão... Só que do bem...
    Assim estamos nós aqui...
    A natureza nos integra... Cura, liberta, refaz dos "ais"...
    Muito bonito seu texto poético e animador de acordo com um início do novo ano.
    Envolvência de dias de pôr do sol e de luares estrelados... Sabedoria linda do Criador que nos cumula de paz.
    O último parágrafo está lindíssimo, fechando com Chave de Ouro todo contexto pacificador.
    Amanheço em paz... Permaneço nela vindo aqui, meu amigo.
    Obrigada... Gratidão.
    Tenha paz aí junto aos seus. Deus é Bom!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    😇🍃

    ResponderExcluir
  4. Olá, Toninho...
    Começou 2020 com uma inspiração muito linda... A música é poeticamente maravilhosa... Vamos adiante, o Amoroso Criador é fiel em todas as Suas promessas!
    Abração nosso...

    ResponderExcluir
  5. Sem duvida que Deus é maravilhoso :)
    Desejo que 2020 seja um ano cheio de conquistas e bençãos :)

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Toninho,
    Sublime a sua inspiração neste início de ano, no Desafio da Chica.
    Fiquei deveras sensibilizada pela beleza do pensamento e da escrita, a que o Toninho já nos vem habituando.
    Parabéns e continue assim para nosso crescimento e aprendizado.
    Fez-me lembrar a minha infância em que tive o privilégio do contacto diário com a natureza e à noite poder admirar o céu estrelado e a Lua que tinham outra dimensão.
    Agradecer a Deus sempre devemos, porque Ele foi majestoso na sua Criação.
    Um beijinho e feliz Novo Ano.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Cá estou eu de novo, Toninho... e continuando com a mesma dificuldade em abrir o seu blog! Corre muito lentamente, levando uma eternidade a abrir... talvez seja algum problema só meu de alguma actualização que ainda não fiz... mas continua bastante pesado a abrir... já experimentei aceder em horas distintas... e continuo com o mesmo problema aqui deste lado... normalmente, os selinhos, e a incorporação de vídeos, originam isso com o tempo... razão pela qual, apenas incluo links de vídeos no meu blog, e mantenho tudo o mais simples possível... talvez seja bom, conseguir confirmar com outros leitores, se também estarão tendo problema idêntico... ou pode tentar verificar, se tem notado se os seus comentários, possam ter diminuído recentemente... tal costuma ser um sintoma da dificuldade de se aceder a um blog, por parte dos leitores... e talvez convenha averiguar entre leitores do Brasil e fora do Brasil... e agora... comentando o post... Pois adorei o texto, que fez uma adorável leitura da espectacular imagem... e que me devolveu um pouco a fé e a esperança neste nosso problemático e turbulento mundo... que recorre a guerras e guerrilhas, como solução corrente de quaisquer desentendimentos... veja-se o início deste ano... e como alguns países o iniciaram... com atentados... retaliações...
    Deixo um beijinho e os meus votos de um feliz 2020! A minha mãe... ainda a braços com a tal alergia... está medicada... e aguardando pela próxima consulta para ou manter a medicação, ou fazer análises mais específicas, para tentar determinar a origem da mesma... provalmente de alguns dos seus medicamentos para problemas cardíacos... ou de controlo de tensão, ou de controlo das batidas... por causa da fibrilhação e arritmia...
    Vou tentar vir aqui, hoje e amanhã, noutras horas, Toninho... para ver se consigo aceder melhor ao seu blogue, e avaliando a dificuldade... pois por aqui, continua com uma abertura extremamente lenta... na parte dos comentários sem qualquer problema... mas como digo... a abrir o blog, e a correr para baixo ou para cima... é que está o busílis da questão!...
    Mais daqui a pouco, tentarei passar pelo seu outro blog, Toninho... que ainda não tive oportunidade, e depois lhe direi se terei igual dificuldade ou não... mais no final da manhã ou de tarde, pois tenho alguns afazeres de momento...
    Beijinho! Feliz semana! E até mais logo... assim que der...
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Sem qualquer dificuldade no acesso ao seu outro espaço, Toninho... vou começar comentando por lá, então, logo mais à tarde, com tempo!...
    Beijinho!
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Mais uma brilhante poema! Muitos parabéns, Toninho!
    -
    Vagueando nas asas do vento
    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  10. Sermos grato à natureza divina que nos refugia dos dissabores cotidianos deste mundo tão violento.
    Para mim ainda está um pouco lento o acesso ao seu blog. Mas sou persistente, r s,rs, Bja Boa semana

    ResponderExcluir
  11. Você foi de encontro ao que procurei transmitir: desarme-se para o encante-se, bem mais pobremente escrito, perto do seu! Parabéns, nota-se uma cabeça lindamente intelectualizada! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Pessoal eu tentei algumas mudanças para que o blog carregue mais rápido.
    Favor me dar um retorno se ainda estão com dificuldades de acessar e comentar.
    Grato.

    ResponderExcluir
  13. Uma participação magnífica, expressando a beleza e a relevância da natureza, de preservá-la e vê-la como obra prima do amor de Deus.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Toninho!!!
    Cá estou!!! E tá fantástico!!! Correndo sem problema nenhum agora!... :-D
    Assim sendo, à tarde, cá estarei com tempo, comentando e apreciando o que se me escapou, nas últimas semanas... porque até ontem estava mesmo muito complicado, pelo menos aqui deste lado!...
    Beijinhos! Até logo mais!
    Ana

    ResponderExcluir
  15. Querido Amigo.
    Gostei muito do seu belíssimo texto de enaltecimento bucólico, identifico-me com os suas emoções.
    Excelente participação em poesia pura, sentires genuínos expressos em imagens muito belas de uma prosa deliciosa.
    Parabéns pela inspiração.

    Não gostei de ver o combóio mágico de Carlos tão reduzido... no meio está a virtude... Srrssssss...

    Agradeço todo o carinho do ano passado... Novamente juntos em 2020... que seja um bom ano de convívio.
    Abraço grande.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Majo, recorri a um site que mede velocidade de abertura de sites e lá confirmou que devia mudar alguns itens do blog, a imagem Trem de Drummond estava muito grande e causava lentidão, como outras coisas do blog em termo de Gadgets então em experimental estou tentando deixar o blog mais rapido. Depois de tanto mudar parece que está melhor conforme comentarios de amigos que tinham problema.
      Depois refaço as medições e talvez possa aumentar um pouco o painel.
      Grato.
      Beijo

      Excluir
    2. Faça como eu, Tominho.
      Tenho uma página como álbum de mimos, onde vou guardando os mais antigos...
      Também renovo frequentemente a minha lista de blogues, retirando os que não houve empatia ou cumplicidade. Também se pode fazer duas listas, uma com imagens, outra sem imagens.
      O trem Itabirano ficou muito bem assim.
      Beijos, Amigo.
      ~~~~

      Excluir
  16. Voltamos com gratidão por todos vós, desejando um óptimo 2020. Para poder chegar a todos, hoje, numa breve visita. Bem hajam por não nos terem abandonado.

    Hoje : A fé de voltar...

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite amigo. Hoje tive facilidade de acesso. bjs

    ResponderExcluir
  18. A Natureza oferece-nos tantas coisas belas. É só sabermos olhar e agradecer ao Criador… O seu texto é cheio de reflexão, meu Amigo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Bravo, Toninho!
    Não tenho dúvida que é obrigação de todos defender a natureza, o que nem sempre é observado, o que é uma pena. Felizmente, temos os poetas e escritores de vários gêneros para enaltecer a sua importância, para abrir um pouco a mente das pessoas indiferente a essa força da natureza. Parabéns!
    Que o ano de 2020 seja pródigo em poemas, como os que são de tua lavra.
    Feliz ANO NOVO, amigo Toninho!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Toninho

    Um texto maravilhoso em que nos faz um convite que não podemos recusar :): Deixar-nos envolver pela natureza e por tudo o que ela acolhe. E não há dúvida que fazemos parte dela.

    E assim sendo, nada mais natural do que, em companhia dos outros seres vivos que a habitam, pocurarmos ali o nosso equilíbrio.

    Adorei todas as passagens e retive a "cantoria" dos passarinhos, porquanto não há música mais bela, e com ela aprendermos a cantar, a dançar e a sermos livres das amarras com que a vida citadina nos prende.

    Abraço

    Olinda

    ResponderExcluir
  21. Oi amigo
    À medida que adentrava em sua poesia fui deixando-me imbuir pela magia dos seus versos e chego ao fim leitura em êxtase pela vida bucólica e tão mais amena do campo. Um poema fabuloso que estou a aplaudir de pé
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  22. Hi, I follow you on gfc # 471 ,follow back?

    https://lovefashionyes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Toninho, boa tarde.
    Lindas e belas palavras, que deixam a gente com muita paz, porque se conecta com Deus, com a natureza...
    Belos versos...
    Abraços,
    Juliana.

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.