domingo, 20 de junho de 2010

Os Sinos de Solimões em meu sonho

Os Sinos de Solimões em meu sonho.









 
 
 
Os sinos dobram pela cidade, os sons ecoam como um alerta, de algo que vem da beira do rio, que se repete sistematicamente a cada ano. Ouvem-se as badaladas dos sinos de Solimões, anunciando o esperado período da arribada que geralmente ocorre durante seis dias, quando aquelas tartarugas em verdadeira invasão em procissão rumam em direção àquelas areias nas margens do Rio Solimões, para efetuarem suas desovas.



É o período da arribada das Tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa) em pleno médio Solimões. Neste período elas procuram as margens para colocarem seus ovos em tabuleiros de ninhos. Tudo seria normal na vida destes animais. O que preocupa é que segundo estudos elas estão em processo de extinção desde o ano de 2000, por isso implantou-se uma frente voluntária para coleta e proteção destes ovos, para se evitar o roubo dos ovos por vândalos, com fins comerciais.


A cada badalada dos sinos parece vir um grito de dor que se ecoa pelas areias. Porque chora Solimões, pode ser visto nas areias cobertas de ovos. Denunciam que ovos são roubados pela população para que sejam ingredientes de exóticos pratos em restaurantes especializados. Tartarugas tristes se espalhadas pelas areias, indefesas assistem seus ovos serem levados de maneira ruidosa em varias sacolas.


No meu sonho as tartarugas se rebelam e se defendem armadas do poderoso Solimum (veneno usado em flecha por indios ) defendem seus ovos, seus filhotes, que numa descontrolada marcha se dirigem para as águas do Solimões, numa derradeira esperança de serem levadas por estas e sobreviverem para uma nova desova.




Baseado numa denuncia “spam” que circula pela internet sobre roubos de ovos destas tartarugas em pleno Solimões. Mas devemos ficar atentos, pois a natureza urge de cuidados e vigilância constante.


Onde há fumaça...



Toninhobira/19/06/2010

2 comentários:

  1. Essa denúncia não é só fumaça, não. O projeto Tamar está aí há anos não é à toa. Essa ganância desenfreada tem que ser limitada mesmo. Bem que seu sonho podia se realizar, enquanto o resto da humanidade não acorda. Abraço gande. paz e bem. (E Deus ajude o Brasil daqui a pouco. rsrs).

    ResponderExcluir
  2. Ah! Meu querido amigo, quem dera esse sonho
    se realizasse! E quem dera todos tivessem
    uma Alma pura como a sua pra ter sonhos
    assim... Se os tivessem, não atacariam, não
    roubariam os ovos, antes ajudavam a proteger...
    Amei teu texto! Deixo a você um carinhoso e
    fraterno abraço e o desejo de que tenha uma
    semana linda e abençoada por Deus nosso
    Senhor... Bjsss

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.