segunda-feira, 26 de agosto de 2019

INTELIGENCIA ESPIRITUAL


FESTA DA INTERAÇÃO ESPIRITUAL.

INTELIGENCIA ESPIRITUAL é o tema da festa de 10 anos do blog idade-espiritual de nossa querida amiga Rosélia, que me convidou para participar e hoje deixo minha participação nesta linda festa de amigos.


INTELIGENCIA ESPIRITUAL.


Às vezes a mente implora e temos que atender, são os incômodos da mente. Eles podem nos vir com rompimento de uma relação, na malsucedida carreira profissional ou mesmo por decepção, com aqueles que julgávamos nosso porto seguro. Incômodos que nos torturam, como uma perda de familiares onde sentimos o chão se abrir em enormes crateras.

Assim alguns se refugiam em profundo silencio que chamo de retiro espiritual. De lá ressurgem fortalecidos, para a longa jornada. Viver é estar nesta eterna mutação, enfrentando todas as adversidades. Ao se retirar a pessoa pode fazer uma autoanalise com reflexões de vida e morte e assim, poder fazer a volta com beleza e leveza de espírito.

Não creio que devemos matar um leão a cada dia, isto fere nossos princípios de paz e preservação da fauna e flora, logo se cumpre saber, que a vida nada mais é, que esta alternância de situações, que muitos definem como dias felizes e outros não e talvez por isso mesmo, seja ela tão motivadora e interessante. Viver nesta escada, que se alterna, é poder se permitir, viver emoções e encantar-se na sua plenitude.

O que se persegue nesta vida é o equilíbrio, seja na vida financeira, nas relações em todas as variações, bem como na equação de todos nossos quereres. A isto entendemos e ou definimos como sabedoria e Inteligência espiritual, que se alcança ao longo da vida. Se nos perdemos desta Inteligência, experimentamos sentimentos, que causam aflições, que geram desperdício de energias, que deveriam ser canalizadas, para nosso engrandecimento como pessoa e como elemento produtivo e útil a sociedade. Agregação de valores é viver a inteligência espiritual, que faz possível a paz interior, que se faz revolucionária.

Toninho
26/08/2019.

      Minha homenagem ao blog pela festa.


Uma linda semana
para todos.
Paz e harmonia
em cada dia.

31 comentários:

  1. Ele é meu Amor, meu Refúgio, Libertador, Fortaleza e Abrigo. É meu Escudo: é nele que espero.
    (Sl 143(144),2)

    Olá, querido amigo Toninho

    Permite-me chorar um pouquinho?... a cada post que recebo, meu coração derrama um mar de emoção em forma de lágrimas ao canto de cada olho, amigo.
    Assim tem sido a cada ano e com cada amigo que chega para festejar comigo a Inspiração linda que Deus me deu de criar um blog uma certa vez onde a PAZ não reinava em meu coração...
    Vou lhe contar um segredo, mas não conte para ninguém: um dia, num Retiro Espiritual na Gávea, RJ, pedi à Nossa Senhora que me intercedesse ao seu Filho amado para que Ele me concedesse o Dom do Equilíbrio. Com a vida dura que tive, foi difícil os nervos não perderem a elasticidade natural e eu ficar em condições normais de serenidade, não fazia coisa que não fosse chorar...
    Recebi o Dom, um belo dia, porque DEUS é Bom...
    Que associação belíssima foi a da Inteligência Espiritual com a Paz, meu amigo. Per-fei-to!
    Tenho tido algumas provações cada vez mais difíceis, mas logo a paz é restaurada em mim, pela Divina Graça.
    Que lindeza é a imagem que usou para o selo comemorativo!
    Sou uma sementinha que começou a brotar e isso me deixou contempladíssima... como os amigos me leem direitinho! Às vezes me sinto como esse pequeno caule, fragilizada, mas tenho anjos ao redor que me ajudam a erguer.
    Comigo se deu bem assim, há apenas 3 dias do meu pai amado ter falecido, iniciei este... tinha perdido o chão... Como você falou no primeiro parágrafo.
    Desde que isso que disse em seu post aconteceu comigo, sou muito feliz, amigo:

    "... é poder se permitir, viver emoções e encantar-se na sua plenitude."

    Nem sei como lhe agradecer e as palavras têm me fugido diante de tais postagens que os amigos têm feito não só para cumprir uma praxe a mais... e sim, percebo um carinho delineando cada uma que chega e me sinto muito mais feliz e equilibrada para prosseguir nessa jornada do mundo virtual onde fiz uma opção, até quando Deus me permitir.
    Muito obrigada pelo seu carinho pois aprendi algo há uns 25 anos:

    "Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma e sim o sentir e saborar internamente as coisas"
    (Inácio de Loyola)

    Seja muito feliz e abençoado, meu amigo!
    Tenha paz em seu lar e em todos seus projetos!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    P.S. Estarei ouvindo o áudio que postou até adormecer na maior paz e felicidade como é costume em meu lar toda noite. O mesmo le desejo de coração, extensivo aos seus familiares.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Toninho quero iniciar dizendo que gostei muito da faixa do seu blog, com a caricatura do seu conterrâneo, o nosso grande poeta Carlos Drummond de Andrade, que está desincumbindo papel de maquinista do trem.
    Sobre o teu texto, “Inteligência Espiritual”, não me surpreendi pelo seu conteúdo, uma vez que pelos seus poemas pude sentir o quando valoriza e o quando conhece aspectos importantes da vida, com o que de bom tem a nos oferecer, como o que nos reserva em sofrimento por todos os motivos que são mencionados nesse seu belo trabalho. Parabéns amigo!
    Uma excelente semana, com muita paz, Toninho
    Grande abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  3. Perfeitas tuas colocações e concordo que nada de matar um leão por dia, mas ter cabeça e pra tanto, equilíbrio nessa alternância de dias felizes e outros não e continuar o caminho! Linda participação nessa festa também linda!

    abração e parabéns aos dois! chicA

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Também acredito que na vida tudo tem que ser e estar em equilíbrio. As dualidades existem, temos que aprender com elas, cada fase um ensinamento, um aprendizado.
    A música do Gilberto Gil, além de linda, condiz bastante com seu post.
    Linda participação, gostei de passar por aqui.
    Um abraço
    Sônia

    ResponderExcluir
  5. Toninho,

    Vivemos na sociedade da pressa, na qual é bem comum deixarmos para depois o que realmente importa. O problema é que nos esquecemos de que um dia pagaremos por isso...

    Excelente reflexão!
    simplicidadeeharmonia.com

    A próposito, estou recomeçando a postar em meus outros blogs, se quiser ver:
    Simplicity Forever
    A Bíblia na vida diária

    ResponderExcluir
  6. Assim pensamos, viver no equilíbrio em direção a paz interna e contribuir para mudanças significativas à sociedade. Sabedoria que se alcança na persistência e esperanças. Parabéns pela sua participação e querida Rosélia por este belo tema em celebração aos 10 anos do seu blog

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Toninho.
    Um lindo texto, e muito significativo!
    também não gosto desses termos que definem a vida como luta, matar leões, etc. A vida só é.
    Se os desencantos não servirem para nos trazer a estes momentos de crescimento que você cita, é porque ainda estamos lá em baixo nos degraus da evolução. Aprender sempre!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Toninho,
    Que texto tão belo, impregnado de inteligência espiritual que me deixou com a alma cheia.
    O Toninho é uma pessoa muito especial, que muito considero na Net e que não me surpreende com a grandeza da sua alma aqui bem manifesta.
    Um beijinho, Amigo, para você e Rosélia.
    Parabéns pela sua participação.
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. Querido amigo.
    Escrevestes lindamente.
    Um texto verdadeiro e reflexivo.
    Sou imensamente grata pela sua amizade.
    Deixo aqui um abraço carinhoso para tí e
    Rosélia
    Verena.

    ResponderExcluir
  10. Sim amigo Toninho,aceitarmos as adversidades da vida,faz parte da nossa evolução espiritual
    Lindo.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir

  11. Linda homenagem a nossa querida amiga Rosélia pelos dez anos do seu blog. Ela merece todas as nossas homenagens. Parabéns a você e a ela. Bejuss

    ResponderExcluir
  12. É com carinho que também participo da linda festa do blog da nossa querida Rosélia.
    Parabéns pela sua linda homenagem e parabéns para a amiga querida Rosélia, que venham mais e mais sucesso. Bjuss


    ResponderExcluir
  13. Boa noite!
    Vim parabenizar você, pela linda homenagem a querida Rosélia pelos dez anos do seu blog Inteligência Espiritual.
    Como é lindo a fé em Deus e lindo quem não se omite em propaga-la. Que Deus abençoe a nossa amiga e a todos nós.
    “Onde habita a Luz Divina, não existem trevas... É uma separação tão evidente como a não consubstanciação da água com o óleo.”
    Lázaro de Souza Gomes
    Tenha uma noite de paz e um amanhecer abençoado e feliz.

    ResponderExcluir
  14. Ei Toninho! Um excelente e reflexivo texto! Completo em todos os quesitos de um grande pensador. Linda e completa participação. GRande abraço meu amigo e conterrâneo .

    ResponderExcluir
  15. Querido amigo, perfeito em todos os detalhes essa "alma revelada": resume com clareza e inteligência espiritual que não se separam o físico da espiritualidade quando vivemos a verdadeira "homeostase", a ligação não se rompe e encontramos o sentido da vida! Muito linda a interação que a querida Rosélia faz a cada mimo recebido, comovente e agregador.Parabens a ambos e a nós que nos entrelaçando estamos nessa cadeia de amor.Bom dia!

    ResponderExcluir
  16. Belíssimo texto ,Toninho
    Precisamos estar atentos para que as aflições do dia a dia, não chamusquem nossa Inteligência Espiritual.
    Perfeitas também as colocações nos comentários e Parabéns a Rosélia por reunir todos em volta de um Tema tão necessário e profundo.
    Abraço grande

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Toninho, pela dissertação.
    De facto, o equilíbrio é fundamental em todas as variantes da vida e pugnar por ele, deve ser ser um objetivo superior.
    Também, os meus parabéns à Rosélia. Admiro a sua enorme dedicação à blogosfera.
    Abraços a ambos.
    ~~~

    ResponderExcluir

  18. Querido amigo Toninho, só se concebe a figura do Leão quem vive abaixo da linha da pobreza, aqueles mal-afortunados, aí cabe, pois a vida lhes é madrasta.
    Muitos de nós que vamos amadurecendo, vamos mudando a visão de vida, descartando o supérfluo e o irrelevante, a vida passa a ser melhor, mais fácil, espiritualizada, consequentemente menos sacrifícios. Não estamos mais com o gás da juventude e levamos a vida mais a sério. Você fez um texto exemplar, equilibrado, justo. E como é bom quando encontramos a paz! Diria eu que é uma dádiva.
    Beijo, amigo, um bom fim de semana!
    Aplausos, sempre.

    ResponderExcluir
  19. Simplesmente perfeito seu texto! Deixou bem claro a mensagem profunda da temática em questão. Equilíbrio é primordial para seguirmos nossa jornada, semeando paz, amor e amizade por onde quer que passemos.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  20. Meu amigo,
    quão sábias e férteis são tuas proposições ao tema. Tua escrita abrangente define e sustenta o conceito magistralmente. Bravo!
    O equilíbrio é pedra angular para felizes escolhas e assertividades na jornada da vida.

    Paz e Bem: Vida Plena!
    Calu

    ResponderExcluir



Obrigado pela sua visita.
Alguma dificuldade ou desconforto neste blog como tamanho de fonte, dificuldade de comentar, links maliciosos etc favor comunicar para corrigir.
Caso não tenha um blog poderá comentar como anonimo e no fim colocar seu nome ou não para que possa agradecer.
Fique a vontade!
Meu abraço de paz e luz.