sábado, 28 de dezembro de 2024

Minha metade na verdade.

 

Um escritorme inspira é uma postagem mensal da Norma em seu blog pensandoemfamilia, para um poema próprio inspirado em um escritor. Ela trouxe o escritor Chico Buarque de Holanda e nos deixou livres para participarmos. Assim deixo a minha inspiração abaixo.

Minha metade na verdade.


Tinha para mim viver o grande amor.

Os suspiros denunciavam cega paixão,

irreversível vivenciar tudo sem a dor,

neste idílio pulverizado pela decepção

 

Nada era meu, era apenas uma ilusão,

que se desintegrava no correr dos dias,

por onde passava com minha desilusão,

que metafórica se vestia das fantasias.

 

Tinha para mim viver o amor imortal,

ungido pelas promessas de eternidade,

mas qual o que foi apenas no carnaval,

naquela avenida se vestiu da realidade.

 

Nada era meu, apenas a noite de luar,

o som da bateria retumba na saudade,

doce gosto do beijo partido ficou no ar,

nada era meu apenas a minha metade.

 

 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Para que os sinos dobram?

 

Inspirado na postagem da Chica "Sem botar a cabeça para funcionar aqui chicabrincadepoesia pela imagem abaixo. Nesta ultima edição desta BC em 2024.


Badalam os sinos em cada coração,

É anuncio da vinda de um menino,

O Menino Deus da nossa salvação,

Que de bondade ajusta meu destino.


Badalam os sinos naquela capelinha,

Ressoando fundo minhas memorias,

Um Natal distante na cidadezinha,

Onde o menino inventava estórias.


Badalam os sinos na noite de Natal,

fieis apressados com ultimo badalo,

O menino sonhava com a ceia final,

A longa interminável missa do galo.


Hoje sinos badalam nas lembranças,

A noite perdeu o seu encantamento,

Das fantasias perderam as crianças,

Ficou só uma saudade num lamento.

 

Toninho

23/12/2024

Grato pela visita

Um Feliz Natal no coração

alegria de poder crer que

vamos estar juntos no novo Ano Novo,

com aquele sonho teimoso de ver um mundo melhor.




quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Uma palavra um conto

Uma palavra um conto. É um projeto mensal da Norma para incentivar a criação de contos. Para mais leituras de participantes links no seu blog pensandoemfamilia.

 



O professor da turma de Engenharia ambiental escolheu um sitio numa reserva, para uma dinâmica com os estudantes num contato com o meio ambiente. A turma animada com o passeio, levou a semana preparando suas mochilas, com objetos e instrumentos para uma espécie de sobrevivência.

Mas o aluno Carlão que se achava o mais adiantado, recusou participar destes encontros e trocas de informações. Alegava sempre que tinha algo para estudar.

No fim de semana antecedente ao passeio eles se reuniram em um barzinho, falaram das coisas impreteríveis, que precisariam levar. Concluíram que precisavam de muito pouco, pois os recursos naturais estariam disponíveis.

Carlão em casa juntava um monte de tralhas, para sua mochila, que abarrotada quase não fechava direito, com todos os bolsos cheios de tralhas elétricas e eletrônicas e coisas de uso pessoal, parecia que estava indo para um resort.

No dia da viagem chamava atenção a mochila do Carlão. Foram de micro-ônibus, até a entrada da reserva. O caminho era uma trilha e o peso da mochila causava desconforto ao Carlão. Ele suava muito. Havia alguma zombaria entre os alunos.

Na reserva a turma observou, que ele tinha trazido até barbeador elétrico. Enfim Carlão percebeu, que a mochila tinha um monte coisas inúteis, inclusive o local não tinha eletricidade. Arrependeu do monte de inutilidades, que colocara na mochila. Sentiu um vazio, por não ter participado dos encontros. A mochila pesada era uma lição, de que ser esperto, pode não dar em nada, do que pensava encontrar. 


Toninho

18/12/2024

Grato pela visita.


domingo, 15 de dezembro de 2024

Sinos da alegria.

 


Botando a cabeça parafuncionar é uma proposta da Chica para os olhares sobre uma imagem, que acontece todos os dias 5, 15 e 25 quando ela posta a imagem no seu blog chicabrincadepoesia, onde pode deixar seu link e ler os amigos. Abaixo a imagem e minha leitura dela.


Sinos da alegria.


Dobram os sinos no alto da colina,

ungem meus versos numa benção.

É árdua a minha procura da rima,

no instante magico a introspecção.

 

Doura-se a tarde em lindo poente,

meu olhar alcança o campanário,

onde um bronze badala insistente,

silencioso louvo ao Deus solitário.

 

A vila se movimenta em procissão,

silenciam os pássaros pelos ninhos.

Vejo velas acesas pela ressurreição

fieis cantam, levam seus raminhos.

 

O campanário pela noite encoberto,

sob brilho da lua se destaca a cruz,

eu menino da vila pela fé recoberto,

ergo meus olhos aos céus, vejo Jesus.

 

Toninho

15/12/2024

Grato pela visita


quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Se o Menino Deus nascesse no litoral é uma proposta de nossa querida amiga Rosélia na sua Interação de Natal este ano no seu blog idade-espiritual. Confira e participe até dia 15 e leia nossos amigos por lá.


Se o Menino Deus nascesse no litoral.

 


Um menino Deus nascia no litoral.

numa tarde de um lindo pôr do Sol.

Gaivotas sobrevoavam num ritual,

Sabiá coqueiro cantava no arrebol.

 

Era o nascimento de um Salvador,

aquela estrela iluminava a areia,

a lua surgira no céu em esplendor,

um farol iluminaria toda a aldeia.

 

As ondas se elevaram estranhas,

um vento soprava numa cantiga.

Nascia um menino das entranhas

concebido por Maria na barriga.

 

Se o menino nascesse num litoral,

uma brisa fresca viria refrescar.

Pescadores entoariam feliz Natal,

o Menino Deus amaria este mar.


Toninho

09/12/2024

Grato pela visita. 


Hoje parabenizamos Lucia

Nossa amiga poetisa 

do sertão 

Felicidades hoje e sempre amiga.



 


domingo, 8 de dezembro de 2024

Beijo blindado.

 

Poetizandocom a letra só, é um desafio mensal de nossa amiga Gracita no seu blog sonhosepoesias onde tem links dos amigos participantes. Confira.

 Beijo blindado.

 

Brincando beijou Bianca

Belos beijos bem blindados

Boca bonita blusa branca

Bonitos botões bordados.

 

Batom bordô bela boca

Bela Bianca brejeira

Brindou bendita beijoca

Bela beldade brasileira.

 

Benito busca bisar beijo

breve bazófia bradava

Bêbado barrado baculejo

Bandeira branca bailava.

 

Bendito batom brilhante

Bianca brilha belamente

Bebem Brandy bastante

Banheira banho benfazente.

 

Toninho

08/12/2024

Grato pela visita.


sábado, 7 de dezembro de 2024

Um coração de pedra.

A BC_botando a cabeça parafuncionar deste dia 05/12 apresenta a imagem abaixo para em inspiração livre no seu blog chicabrincadepoesia. Esta BC da Chica acontece todos os dia 5, 15 e 25 Confira e leia os amigos.


Vais lento nas pedras da calçada,

olhar sempre para a frente acolá,

teu coração bate, a voz entalada,

sentes no ar perfume de manacá.

 

De pedras foram teus caminhos,

na caminhada diária andarilho,

segues protegido pelos anjinhos.

Sentes paz segurança pelo trilho.

 

A travessia é longa e encantada,

no chão petrificado um coração,

quiçá sofrido de uma namorada,

na despedida naquela estação.

 

Vais por esta calçada até o mar,

deixai se libertar desta angustia.

A brisa suave no rosto a acalmar

o coração de pedra pede anistia.


Toninho

06/12/2024

Grato pela visita


sábado, 30 de novembro de 2024

Olhando as flores de Sintra.

 

Semanalmente nossa amiga Ailime nos oferece flores de sua caminhada pela Sintra, que encantam e inspiram, que seja uma homenagem à sua generosidade. florida.


As flores lá não fogem do jardim,

elas entendem do tempo de florir.

Quando finda Primavera é assim,

até que as arvores vem se despir.

 

Assim na vida são nossas alegrias,

no continuo vai e vem frenético,

mistura festa, solidão e alegorias,

a cada dia que se faz hermético.

 

Aqui nosso campo é só devastação,

o rio que corria, já não vai ao mar,

os peixes na piracema é suposição,

a sede dos peixes faz reconsiderar.

 

As flores seguem em suas missões,

perfumam a mão fina e delicada,

Ou sobre a pedra fria nas aflições,

onde jaz inerte uma mãe amada.

 

Toninho

29/11/2024

Grato pela visita.

 


quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Elo partido

 

Botando a cabeça parafuncionar é um desafio da Chica de todos os dias 5, 15 e 25 para uma imagem escolhida e postada no seu blog chicabrincadepoesia. Participação livre de regras com postagem ou em comentários. Veja links dos amigos.Abaixo minha analogia participação.


Elo partido

 

Eram oito moleques na rua de terra vermelha. De idades idênticas estavam sempre juntos nas brincadeiras, no futebol, ou mesmo quando tinha uma tarefa doméstica, se ajudavam mutuamente. Eram como elos de uma corrente os meninos descalços da rua vermelha.

Na escola sempre juntos ocupavam as últimas cadeiras, sob olhares atentos da professora. Às vezes aprontavam bagunças, levados ao castigo na sala da diretora. A pena era rezar o terço ajoelhados, que eles nem sabiam direito a Salve Rainha.

No futebol era o time Os Oitos Imbatíveis, sempre campeão dos torneios no campinho da vila. Naquele ano na decisão do torneio, tiveram problema com a doença de um dos moleques. Para eles foi um rompimento de um elo da corrente, que fragilizada perdeu segurança e funcionalidade.

Nesta decisão foram derrotados. O elo substituto não tinha afinidade com eles, foi uma dura lição para eles. Aquela corrente inoxidável agora com um elo partido era apenas um grupo de sete meninos comuns.

Depois da derrota passaram a interagir melhor com os outros meninos e a corrente aumentava cada vez mais segura com novos elos agregados. A prepotência deu espaço para uma humildade. Este comportamento teve reflexos na escola, que a professora reconheceu e foi comentar com elogios junto à diretora.

 

Toninho

26/11/2024

Grato pela leitura



Gratidão Chica por tudo que faz
para nos manter nesta 
corrente inoxidável

Meus parabéns !!!



sábado, 23 de novembro de 2024

Semente do prazer.

 

Uma palavra, um conto é uma iniciativa da Norma para incentivar mini contos. Uma palavra é dada para o desenvolvimento no blog pensandoemfamilia. Siga e veja links dos amigos participantes. Abaixo da imagem a minha participação.


Numa cidadezinha qualquer vivia Mariazinha, que gostava de ensinar ler e escrever os meninos pobres da vila, numa pequena sala de sua casinha. Sem técnica de pedagogia, tinha apenas os primeiros anos do fundamental, mas lia muito jornais e revistas.

As doações de livros e revistas chegavam à sua casa, que ela rapidamente lia. Após ler e copiar algumas passagens, ela deixava o livro em algum lugar, que alguém pudesse levar e assim mais pessoas teriam o acesso à leitura.

Sem saber ali plantava a semente do prazer de ler e compartilhar, pois dentro do livro, ela deixava um bilhete, para a pessoa fazer o mesmo. Na cidadezinha as pessoas comentavam sobre os livros deixados para serem lidos.

No domingo pelo adro da igrejinha Mariazinha viu uma linda casinha presa num poste. Curiosa olhou de perto, viu que dentro tinha alguns livros usados. Ela sentiu uma grande alegria, lembrou do primeiro livro deixado numa praça, que agora o reencontrava ali.

Sorrindo e emotiva pegou o livro e o reverenciou como um troféu e disse baixinho, este é a semente de todo processo de leitura. Descendo a rua, percebeu que mais casinhas como aquela, estavam nos postes e muros das casas como caixa de correspondências. A sua semente tinha produzido frutos maravilhosos, que ela nem em sonhos imaginara saborear.

 

Toninho

23/11/2024

Grato pela leitura.


segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Gaiola vazia.

 


Umaimagem, uma trova uma BC de todo fim de semana criado pela nossa amiga Lúcia, que apresenta uma fotografia em seu blog brincadeirasdepoetas, onde tem os links dos amigos trovadores. Confira!


Trova I

Passarinho liberto

Gaiola ornamenta

Comportamento certo

Libertar ação benta.

 

Trova II

Libertou passarinho

Enfeite de gaiola

Um ato bonitinho

Pardal dá cabriola.

 

Trova III

Tardia liberdade

Sem força numa asa

Sabiá a majestade

Cant0 triste na casa.

 

Toninho

18/11/2024

Grato pela visita.


sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Uma lição na dor.

 

Botando a cabeça parafuncionar é um projeto da Chica para leitura de imagens todos os dias 5, 15 e 25 para inspiração livre em postagem e ou comentários. Visite Chicabrincadepoesia e veja outros amigos que participam. Para hoje a imagem abaixo e minha leitura.


Uma lição na dor.

Na histórica cidade de Santana um casal octogenário, chamava a atenção pela presença marcante em todas as festividades. Passos lentos de mãos dadas lá estava Amâncio e Dorinha com um sorriso a cumprimentar a todos.

Naquela noite natalina chovia copiosamente, a missa do Galo era tradicionalmente à meia noite. Quando terminava, eles sempre levavam um convidado para a ceia junto com filhos e netos. Estes moravam na capital e devido tempo chuvoso e rodovia interditada, adiaram a viagem.

O casal não deixaria de ir à missa, assim munidos de sombrinhas, seguiram para a igrejinha acompanhados do fiel Cutelo um cachorro de rua adotado. Pela rua eram admirados debaixo da chuva em direção à igreja.

Depois da missa voltavam silenciosos sem um convidado, a chuva aumentara. Quando passavam pelo casarão, viram um mendigo abrigado sob a marquise. Pararam junto dele e tabularam umas conversas e decidiram o levar para a ceia. Os filhos ligaram para desejar Feliz Natal e não gostaram da ideia dos pais.

Quando amanhecia, deram ao mendigo uma cesta com várias guloseimas e se despediram. Quando estava alguns metros da casa, ouviu gritos desesperados da Dorinha. Voltou correndo, viu Amâncio enfartando. Gritou para um carro, que passava e fez massagens no peito dele até o posto médico. O médico elogiou as ações rápidas do mendigo, que ajudou salvar Amâncio.

Os filhos quando souberam da notícia, deram um jeito de chegarem à Santana. Conheceram o mendigo. Em agradecimentos alugaram um pequeno barracão e conseguiram o emprego de gari e prometeram enviar uma cesta de alimentos mensalmente, até ele se firmar na vida.

O Amâncio recuperado, toda semana chama o mendigo para um café no fim da tarde. Sorri silenciosamente a lembrar a bronca dos filhos pelo convite ao mendigo na ceia.


Toninho

15/11/2024

Apenas uma ficção nomes fictícios. 

.


         Grato pela visita

Gratidão Rosélia a delicada lembrança

 da festa

 15 anos do blog 

Espiritual-idade.








sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Clara alva alma

 


Desafio poetizando somente com uma letra, é proposta da querida amiga Gracita em seu blog sonhosepoesias onde pode acessar links de outros amigos participantes. Vai ser uma bela viagem confira. Neste primeiro somente a letra A. Abaixo minha inspiração. Confesso que entendi erroneamente e tornei mais difícil o desafio, sendo assim fiz na realidade um poema onde todas as palavras só continham a vogal A. Mas vou ainda tentar construir um poema as palavras iniciam com letra A. Minhas desculpas Gracita e participantes.

Clara alva alma.

 

Falava, mas nada acalmava

na sala a Clara para calada,

salva faz a trava na aldrava.¹

na alva cama lança cansada

 

Na manhã alcança a tal paz,

dança abraçada às palavras.

na taça chá da maçã a apraz,

já nada faz falta lá para trás.

 

Clara lava a alma na trama,

a dança chá-chá-chá na sala, ²

para balançar canta samba,

tamanha graça a cada fala.

 

Nada a barra para a batalha,

armada agarra na alavanca.

A cantar abranda cada falha,

canta tal qual a Asa branca.³

 

Toninho

29/10/2024

Grato pela leitura


Notas: 

1- aldrava: Barra que gira em torno de um eixo e serve para fechar uma porta por pressão de uma mola ou pelo próprio peso; aldraba, tranca.

2- Chá,chá,chá:  é uma dança latino-americana originária de Cuba, construída sobre a música homónima.

3- Asa Branca: A pomba-asa-branca é uma ave columbiforme da família Columbidae. Conhecido pelos nomes populares de: asa branca, legítima, ligiti ou pomba-ligiti (derivado. 


Parabéns vizinha Gracita!

Que haja paz e poesia

em cada dia do 

novo ciclo.


Aqui o desafio da Gracita como deveria ter sido por mim inspirado:

Angustia.

 

Poetizando só com a letra A.

 

Acontece a ausente angustiante,

amada almejada agora afastada,

aguarda ainda assim a amante,

aprisionada angustia acelerada.


Ainda amparado a algo atraente,

atravessa a aurora acordado

Amarga ausência ansiosamente,

Andaluz andarilho alucinado.


Abundantemente apraz anoitecer.

Além avista andorinhas atrasadas,

amorosamente almejava acolher,

aquelas ativas asas alvoraçadas.


Atentamente assistiu animado,

aparentemente ama a alvorada,

ali admira a aliança abençoado,

antidoto ante a agonia alvejada.

 

Toninho

09/11/2024

Grato pela visita.


terça-feira, 5 de novembro de 2024

Inesgotável fonte.


  

Botando a cabeça para funcionar deste dia 5 apresenta a imagem abaixo para em livre inspiração fazer sua leitura pelo blog chicaaabrincadepoesia, deste projeto que acontece todos os dias 5, 15 e 25. Confira e leia nossos amigos por lá.


No caminho havia uma grota fria,

e nunca visitada pelo astro rei Sol.

Onde pássaros e bichos na alegria,

Refestelavam sob raios do arrebol.


Na grota jorrava continua a fonte,

da encantada bica cristalina pura,

agua para passantes da piemonte,

pobres homens vítimas da secura.


Esta fonte no retorno refrescava,

da jornada sob um sol escaldante,

agua fresca pelo peito que suava,

sentia-me num oásis refrescante.

 

Hoje desmoronada aquela grota,

ficou em mim a sensação frescor,

mas os olhos nesta foto a revolta,

sinto a lamina cortante do trator.

 

 

Toninho

05/11/2024

Grato pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...